Anúncio

Collapse
No announcement yet.

28 horas de trabalho semanais, concordam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    28 horas de trabalho semanais, concordam?

    http://expresso.sapo.pt/internaciona...or-metalurgico


    Vocês concordam com isto?

    Para mim é algo ambíguo.

    Se por um lado percebo o efeito na qualidade de vida dos trabalhadores, por outro, eu que estou habituado a trabalhar 10 horas por dia e às vezes muito mais, não me via a trabalhar 5 horas e meia (ou 4 horas e meia, se trabalhasse ao Sábado).

    O argumento de que a tecnologia permite uma produção mais eficaz não me convence muito.

    Opiniões?

    P.S Vale lembrar que é opcional...

    Mas podemos aproveitar para discutir qual seria o tempo de trabalho ideal na vossa óptica.. 30 horas? 40? zero?
    Editado pela última vez por Charger144; 09 February 2018, 07:18.

    #2
    Na Alemanha os trabalhadores lutam pelos seus direitos e bem, com sindicatos fortes, é por lutas destas que têm os ordenados e regalias que todos sabemos.

    Entretanto por cá ameaça-se com a deslocalização, polui-se a opinião pública para dizer barbaridades sem saberem o que é fazer trabalho repetitivo ao ritmo de uma linha de produção.

    Quanto às 28h? Por mim se a empresa pode, porque não? O valor de uma empresa é também os seus trabalhadores, a sua mão de obra, neste caso especializada.

    Comentário


      #3
      Por mim 30 horas estava bom.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
        eu que estou habituado a trabalhar 10 horas por dia e às vezes muito mais, não me via a trabalhar 5 horas e meia (ou 4 horas e meia, se trabalhasse ao Sábado).
        Já fiz isso durante muito tempo. Hoje recuso-me a fazer mais de 40 horas semanais. E francamente acho que já é demasiado.
        Eu sei que prejudico a carreira, mas para mim o tempo disponivel para lazer e para passar com a familia vale muito mais que a carreira.

        O ideal eram as 35 horas da FP seram iguais no privado. Mas infelizmente em Portugal mais depressa as pessoas do sector privado lutam para conseguir que os FP passam a ter 40h do que lutam para que os privados tenham também 35h.

        Comentário


          #5
          Agora que tenho 2 filhos pequenos, o ideal para mim e a minha mulher seria das 9h às 16h30 ou mesmo até às 16h
          É que ir buscar os miúdos, banhos, cozinhar e arrumar ... não resta tempo para nada

          Comentário


            #6
            Para mim, que sou um trabalhador de alta produtividade, concordo. Para vocês, claro que não. 10 horas por dia é o mínimo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
              eu que estou habituado a trabalhar 10 horas por dia e às vezes muito mais, não me via a trabalhar 5 horas e meia (ou 4 horas e meia, se trabalhasse ao Sábado).



              Opiniões?


              opinião: e o resto da vida? Vale bem a pena, trabalhar menos horas, e viver mais.

              Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
              Para mim, que sou um trabalhador de alta produtividade, concordo. Para vocês, claro que não. 10 horas por dia é o mínimo.
              Infelizmente é crónico em Portugal

              Comentário


                #8
                Sem compensacao salarial e por um período limitado. Isto é uma boa medida para quem foi pai/mae recentemente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por silva35 Ver Post


                  opinião: e o resto da vida? Vale bem a pena, trabalhar menos horas, e viver mais.
                  Eu acabo tendo tempo para tudo. Cheguei à conclusão que sendo organizado, tenho mais tempo a trabalhar 9 ou 10 horas por dia do que se fosse desorganizado e trabalhasse só 4 ou 5. Mas também é óbvio que por vezes tenho 2 ou 3 dias livres para compensar os outros.
                  O meu horário também não é rígido e tenho a sorte de gostar do que faço. Daí dizer que não consegurira trabalhar só 4 horas por dia, mesmo que pudesse.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                    Já fiz isso durante muito tempo. Hoje recuso-me a fazer mais de 40 horas semanais. E francamente acho que já é demasiado.
                    Eu sei que prejudico a carreira, mas para mim o tempo disponivel para lazer e para passar com a familia vale muito mais que a carreira.

                    O ideal eram as 35 horas da FP seram iguais no privado. Mas infelizmente em Portugal mais depressa as pessoas do sector privado lutam para conseguir que os FP passam a ter 40h do que lutam para que os privados tenham também 35h.
                    Completamente de acordo, com a idade as nossas prioridades mudam... Não se pode competir por quem faz mais, mas sim quem faz melhor.

                    Porque no mundo e em todos os sectores haverá sempre alguém disposto a trabalhar mais, mais horas e mais barato. Neste momento o "Saber" é o melhor capital quer dos trabalhadores quer das empresas.

                    Quanto ao bold é a mentalidade portuguesa, viu-se nos comentários recentes sobre a auto-europa. Em vez que lutarem por melhores condições para si, criticam as condições que os outros conseguem ou conquistam. Frases como "São uns Lords, só têm é regalias, haviam de trabalhar como eu... etc" Ora isto é para pessoas que trabalham numa linha de montagem em trabalho repetitivo com escassos minutos para pausas para levarem para casa 800€... onde chegou o nosso cinismo.
                    Editado pela última vez por jmf; 09 February 2018, 10:12.

                    Comentário


                      #11
                      Actualmente trabalham 35 horas. O que estão a tentar acordar é a redução para 28 horas semanais por um período máximo de 2 anos.

                      Comentário


                        #12
                        Já a alguns anos que deixei de fazer mais de 8h por dia. Não vejo qualquer sentido nisso. Trabalho para viver e não o contrário e sou igualmente produtivo.
                        Quando vivi na Bélgica ainda era pior, 7h/dia e já vão com sorte, e o país anda para a frente.

                        Gosto muito do que faço,mas gosto muito mais da minha vida para lá do trabalho. A família os amigos e tempo para mim são muito mas muito mais importantes.
                        É a mentalidade que para mim temos de começar a incutir em portugal e lutar a séria por isso.

                        Não que seja contra os picos de trabalho, mas planaltos é que não.

                        Penso que 30h também seria o ideal. Ah, e começar a convencer as empresas (as que possibilitam claro) a colocarem os seus trabalhadores em programas de Work@Home pelo menos 1 dia por semana. Aumenta-se o bem-estar do trabalhador, poupam-se recursos a empresa e na minha opinião embora se possa sentir alguma baque inicial na produtividade, é uma questão de tempo até as coisas estarem regularizadas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                          Agora que tenho 2 filhos pequenos, o ideal para mim e a minha mulher seria das 9h às 16h30 ou mesmo até às 16h
                          É que ir buscar os miúdos, banhos, cozinhar e arrumar ... não resta tempo para nada
                          Isso seria o ideal, mas já era bom se a maior parte do pessoal saísse às 17:30. A maior parte do pessoal sai às 18/19/20. É complicado.

                          Comentário


                            #14
                            Na Alemanha são actualmente contratos de 35 tidos como o normal. No entanto recebem menos 12,5% que é a diferença de horas.

                            Os salários calculados por horas devim também ser usados em Portugal. Aí ninguém chorava e queriam todos trabalhar 40.

                            Comentário


                              #15
                              28 horas de trabalho semanais, concordam?

                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              Sem compensacao salarial e por um período limitado. Isto é uma boa medida para quem foi pai/mae recentemente.
                              Na Alemanha os papas podem tirar até julgo que 24 meses (até a criança ter 8 ou 12 anos).
                              Recebem é ajuda do estado apenas nestes meses, que é muito menos que salário.

                              Comentário


                                #16
                                Não me importava nada de trabalhar 28h semanais mas na empresa onde trabalho isso já era considerado part-time não sei se é possível fazer tal coisa, dentro do fazível já ficava contente com 6h por dia e trabalhar a 4/2 como fazem nos outros aeroportos europeus

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                  Na Alemanha são actualmente contratos de 35 tidos como o normal. No entanto recebem menos 12,5% que é a diferença de horas.
                                  Recebem menos 12,5% comparativamente a quem ?
                                  Há trabalhadores da mesma empresa a trabalharem 40 horas e outros 35 ? Por opção ? De quem ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    28 horas de trabalho semanais, concordam?

                                    Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                    Recebem menos 12,5% comparativamente a quem ?
                                    Há trabalhadores da mesma empresa a trabalharem 40 horas e outros 35 ? Por opção ? De quem ?
                                    Sim, quem trabalha 35 horas recebe menos no total que quem trabalha 40 horas, estando no mesmo patamar e tarifa. No entanto, por hora, é exatamente o mesmo.

                                    Quem decide se faz 40 é o chefe, se acordo com as tarefas e escopo de trabalho do trabalhador. Não tem nada a ver nem com hierarquias, etc.

                                    Está definida uma % máxima que a empresa pode ter de contratos a 40 horas. Isto acordado com a comissão de trabalhadores (aqui funciona por área de trabalho, ex: metalúrgica, etc)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                      Sim, quem trabalha 35 horas recebe menos no total que quem trabalha 40 horas, estando no mesmo patamar e tarifa. No entanto, por hora, é exatamente o mesmo.

                                      Quem decide se faz 40 é o chefe, se acordo com as tarefas e escopo de trabalho do trabalhador. Não tem nada a ver nem com hierarquias, etc.

                                      Está definida uma % máxima que a empresa pode ter de contratos a 40 horas. Isto acordado com a comissão de trabalhadores (aqui funciona por área de trabalho, ex: metalúrgica, etc)
                                      Espera lá.
                                      Em Portugal, és contratado para trabalhares 40h semanais. Também podes ser contratado a tempo parcial, por exemplo, 20 horas e recebes na proporção, ou seja, metade.
                                      Agora, se te quiserem contratar para trabalhar 48 horas, é ilegal. Há um limite de 40 horas semanais. Na Alemanha o limite não existe ? Se o teu contrato for de 40 horas, podes trabalhar mais, mas aí a empresa paga horas EXTRAORDINÁRIAS que é mais à hora do que as horas normais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                        Espera lá.
                                        Em Portugal, és contratado para trabalhares 40h semanais. Também podes ser contratado a tempo parcial, por exemplo, 20 horas e recebes na proporção, ou seja, metade.
                                        Agora, se te quiserem contratar para trabalhar 48 horas, é ilegal. Há um limite de 40 horas semanais. Na Alemanha o limite não existe ? Se o teu contrato for de 40 horas, podes trabalhar mais, mas aí a empresa paga horas EXTRAORDINÁRIAS que é mais à hora do que as horas normais.
                                        Na Alemanha tens contrato de 40 horas no máximo. O que for feito a mais ou fica em banco de horas ou é pago, sem que todas as empresas são totalmente contra pagar.
                                        O que fazes é tirar horas/dias. Quando atinges 70 horas extras (por exemplo) o Boss é notificado e és obrigado a definir um plano de redução de horas com ele.

                                        SE te pagarem horas extras, és pago à mesma taxa do teu salário, sem qualquer acréscimo e, claro, com impostos em cima (casos excepcionais são pagos).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Revejo-me nas 40 horas, que podem ser (bem) mais em momentos de "pico"!

                                          Para a nossa realidade, produtividade, resiliência... 28 era perigoso!

                                          PS: tenho alguém lá em casa que faz mais que 40, bem mais ...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                            Revejo-me nas 40 horas, que podem ser (bem) mais em momentos de "pico"!

                                            Para a nossa realidade, produtividade, resiliência... 28 era perigoso!

                                            PS: tenho alguém lá em casa que faz mais que 40, bem mais ...
                                            Fazer mais ou menos depende demasiado de pessoa pra pessoa. Nao digo quem, apenas que mais próximo é quase impossível, mas conheço quem facilmente uma média de 14 horas por dia (sem contar com qualquer fim de semana, muitos são com algumas horas no pc) - algo que para mim, para além de impensável chega a roçar o anormal.
                                            E faz porque tem de ser e porque gosta. Escolhas. Não seria a minha. E não, não tem patrocínio da twitch... mas também não é um trabalho qualquer. Digamos que as coisas são “ajustadas” e as condições proporcionais.

                                            Outra pessoa muito próxima apenas quer ir pro trabalho de rotina, o que sempre fez e vai continuar a fazer, e as 17h por se na alheta - responsabilidades e afins? Nada disso, too much work.

                                            Já agora, na Alemanha qualquer nível management tem contrato sem limite de horas, julgo que em Portugal seja igual.

                                            No entanto... é perfeitamente possível trabalhar com 35h/semana, com mais férias, com 6a a sair às 14:30, tudo isso - apenas não com a nossa actual mentalidade em Portugal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              neste aspecto dos horários de trabalho, Portugal está muito longe dos países nórdicos

                                              há muito aquele pensamento de que quem fica mais horas no escritório, além das horas normais, é quem trabalha

                                              o problema é que muitas dessas pessoas durante as horas normais passam é o tempo a coçar os tomates, andam na internet, passam horas nos corredores a tomar café e na conversa, e não produzem

                                              todavia quem cumpre o horário e TRABALHA, mas sai cedo, já é olhado de lado

                                              sobre o horário eu acho que ao nível global, digo em todos os países, deveria ser reduzido para dar mais tempo à família

                                              passamos mais tempo útil, excluindo as horas de sono, com os colegas do que com a família

                                              Comentário


                                                #24
                                                Concordo, trabalhem menos, sem aumentar impostos e deixem quem o qu€r trabalhar

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  olhem só este contraste :

                                                  https://www.jn.pt/local/noticias/bra...o-9107792.html

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    25 , 30 ou vá 35 horas devia ser o máximo.

                                                    Em especial para profissionais de saude, policias, etc.

                                                    Mas mesmo nas profissões " soft " , 35 devia ser o máximo.

                                                    A partir da 7ª hora diária já nem a produtividade chega a metade do que seria suposto.

                                                    E claro concordo com o user Altar.

                                                    E é tipo 5h por dia mas com produtividade a sério.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      35 horas semanais e era bem bom!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Epá... não sejam assim pá... mas custa alguma coisa fazer mais de 40 horas e receber uma porcaria ?

                                                        Mostrem aos vossos patrões que têm orgulho e que trabalham por gosto pá !

                                                        Até porque como diziam noutros tempos num certo país europeu: " o trabalho liberta "...

                                                        E já agora, uma piada dos States:

                                                        " Alguma vez ouviram algum chinês a queixar-se que ganha pouco ?
                                                        Pois claro que nunca ouviram, aqueles que se queixam, desaparecem.
                                                        "
                                                        Editado pela última vez por BoraLaMarina; 09 February 2018, 13:41.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                          Na Alemanha tens contrato de 40 horas no máximo. O que for feito a mais ou fica em banco de horas ou é pago, sem que todas as empresas são totalmente contra pagar.
                                                          O que fazes é tirar horas/dias. Quando atinges 70 horas extras (por exemplo) o Boss é notificado e és obrigado a definir um plano de redução de horas com ele.

                                                          SE te pagarem horas extras, és pago à mesma taxa do teu salário, sem qualquer acréscimo e, claro, com impostos em cima (casos excepcionais são pagos).
                                                          OK, mas a questão das 35 horas, não é que recebem menos 12,5%. A noticia é de uma área, metalurgica, e nessa área trabalham 35 horas, ponto. Não recebem menos 12,5% do que os que trabalham 40 horas pela simples razão de que ninguém trabalha 40, nessa área, correcto ?
                                                          Portanto, se há redução de 35 para 28 horas(até 2 anos), não sofrem redução do salário por fazerem menos horas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                            Para mim, que sou um trabalhador de alta produtividade, concordo. Para vocês, claro que não. 10 horas por dia é o mínimo.
                                                            Sim, deve ser cá uma alta produtividade...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X