Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque que em Portugal se passou de besta a bestial?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Porque que em Portugal se passou de besta a bestial?

    Estive fora de Portugal durante alguns anos devido a falta de emprego na minha área. Parte da minha formação foi feita em Portugal, mas já devido à perspectiva de haver pouca saída na minha área acabei a formação académica fora com posterior integração imediata no mercado de trabalho.

    Mas a minha questão não é essa. A minha questão é o facto de há uns 15 anos a trás, quando vivia a tempo inteiro por cá, as pessoas eram bastante pessimistas (exageradamente imo), para muitos o nosso país era o pior em tudo ou quase tudo, quando havia contacto com pessoas de fora de Portugal notava um serio complexo de inferioridade e esta postura derrotista deixava-me extremamente desgostoso, pois não compreendia essa postura, nunca percebi porque que um português tem que se sentir inferior a qualquer outra pessoa, sempre tive orgulho no nosso país, na nossa historia, na nossa cultura, diversidade, gastronomia, entre muitas outras qualidades esquecidas pela maioria das pessoas.

    Hoje de regresso reparo que se passou para o extremo oposto, as pessoas que tinham uma postura derrotista, colegas e amigos meus inclusive, hoje dizem que somos os maiores de forma exagerada até (imo), isto porque ganhamos o festival da canção, porque ganhamos no euro, porque temos melhor treinador de bola do mundo, o melhor jogador de bola do mundo, porque até a madona veio para cá (?), porque é a principal escolha dos turistas, etc... Portugal afinal é o maior porque os outros nos disseram...(?)

    É bom ter orgulho e ser positivo, mas acho que este orgulho exacerbado que hoje verifico é baseado na imagem e isso pode ser perigoso pois a imagem tem pés de barro e um factor de desgaste elevadíssimo e corremos um serio risco de cair do topo do pedestal fazer o caminho inverso do 80 para o 8.

    Não seria mais legitimo ter orgulho por aquilo que o Portugueses conseguiram ao longo da sua história, pelos seus poetas, navegadores, contribuição para a humanidade? Em algo de real, solido e concreto? Se não formos nós a valorizarmos a nossa cultura ninguém o fará por nós, e aquilo que se está a verificar no presente na minha opinião não é valorizar a nossa cultura, é criar uma perigosa imagem alienada da realidade.

    #2
    acho bom que as pessoas tenham orgulho no seu país e percebam que Portugal tem muitos muitos pontos positivos e que se não tivesse políticos tão corruptos e o centro político tão à esquerda, seria um país com muito mais sucesso do que é actualmente.

    no entanto, é importante também que as pessoas percebam que no estrangeiro, mesmo na Europa, ainda ninguém sabe bem o que é Portugal.

    ganhámos o festival da canção? Ninguém quer saber, quem ganhou o ano passado? Uma vez ganhou uma gaja de barba, alguém achou que o país dele/dela era espectacular?

    ganhámos o euro, sim, mas a grécia também ganhou em 2004 e ninguém passou a venerar a grécia por causa disso. A opinião geral pela Europa é aliás que a França foi bem superior e Portugal ganhou pela solidez defensiva e um bocado por sorte - o que até acaba por ser verdade.

    mais futebol? Mourinho já não é considerado o melhor treinador do mundo, e há muita muita gente que não gosta dele. Ronaldo é de facto um fenómeno mundial, mas alguém gosta mais da suécia por causa do Zlatan? Ou há uns anos, da libéria por causa do Weah?

    quanto à madonna ninguém sabe onde ela mora nem ninguém se interessa.

    Comentário


      #3
      Eu não noto nada disso.

      O que eu noto é que os estrangeiros dão muito mais valor ao nosso país do que nós próprios.

      Em especial Espanhóis, Ingleses e Alemães reformados

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
        acho bom que as pessoas tenham orgulho no seu país e percebam que Portugal tem muitos muitos pontos positivos e que se não tivesse políticos tão corruptos e o centro político tão à esquerda, seria um país com muito mais sucesso do que é actualmente.

        no entanto, é importante também que as pessoas percebam que no estrangeiro, mesmo na Europa, ainda ninguém sabe bem o que é Portugal.

        ganhámos o festival da canção? Ninguém quer saber, quem ganhou o ano passado? Uma vez ganhou uma gaja de barba, alguém achou que o país dele/dela era espectacular?

        ganhámos o euro, sim, mas a grécia também ganhou em 2004 e ninguém passou a venerar a grécia por causa disso. A opinião geral pela Europa é aliás que a França foi bem superior e Portugal ganhou pela solidez defensiva e um bocado por sorte - o que até acaba por ser verdade.

        mais futebol? Mourinho já não é considerado o melhor treinador do mundo, e há muita muita gente que não gosta dele. Ronaldo é de facto um fenómeno mundial, mas alguém gosta mais da suécia por causa do Zlatan? Ou há uns anos, da libéria por causa do Weah?

        quanto à madonna ninguém sabe onde ela mora nem ninguém se interessa.
        Nu, cru mas é mesmo assim.

        O que nos falta é ainda respeito pelo próximo e educação.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
          ...Em especial Espanhóis, Ingleses e Alemães reformados
          Junta os italianos no Algarve.

          Comentário


            #6
            Portugal é um país fantástico. O problema de Portugal é os Portugueses.A realidade é que Portugal desde os tempos da ultima monarquia para cá, é governado por gente de m*rd@.Tem havido um enorme declinio ano após ano desde então. A entrada para a CEE ajudou e muito a melhorar as coisas, mas isto só vem provar a tal teoria de que só conseguimos melhorar um pouco as coisas com a ajuda dos estrangeiros. Se não fossem os estrageiros da CEE de então a enfiarem aqui centenas de milhões de contos, o que seria feito de nós? Se não fossem os entrangeiros a darem emprego a 1/3 da população portuguesa (5 milhões de emigrantes), o que seria feito de nós? Mesmo hoje, em 2018, se não fossem os turistas estrangeiros que são os responsáveis pelo actual crescimento do PIB, o que seria de nós?Portugal há mais de 100 anos para cá que não consegue fazer nada sozinho sem a ajuda dos estrangeiros, quase a roçar a caridade. Tirem os estrangeiros da equação e vão ver a população portuguesa toda a passar fome.Isto é deveras triste para um povo que outrora dominou o mundo

            Comentário


              #7
              MVA, a tua teoria faz lembrar a das operadoras portuguesas por causa do roaming.Estavam contra por causa de haver mais estrangeiros a visitar Portugal que portugueses a visitar o estrangeiro...E a do supermercado alemão que tirou os produtos importados das prateleiras para a malta ver que afinal a Alemanha não produzia grande coisa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClintEastwood Ver Post

                Não seria mais legitimo ter orgulho por aquilo que o Portugueses conseguiram ao longo da sua história, pelos seus poetas, navegadores, contribuição para a humanidade? Em algo de real, solido e concreto? Se não formos nós a valorizarmos a nossa cultura ninguém o fará por nós, e aquilo que se está a verificar no presente na minha opinião não é valorizar a nossa cultura, é criar uma perigosa imagem alienada da realidade.
                É que nem mais
                valorizarmo nos por causa do Ronaldo ou da Madonna é surreal

                Comentário


                  #9
                  Ó meu caro citando parte do teu post :

                  "
                  Hoje de regresso reparo que se passou para o extremo oposto, as pessoas que tinham uma postura derrotista, colegas e amigos meus inclusive, hoje dizem que somos os maiores de forma exagerada até (imo), isto porque ganhamos o festival da canção, porque ganhamos no euro, porque temos melhor treinador de bola do mundo, o melhor jogador de bola do mundo, porque até a madona veio para cá (?), porque é a principal escolha dos turistas, etc... Portugal afinal é o maior porque os outros nos disseram...(?)
                  "


                  Achas que isto é algum motivo de orgulho ? Mas qual orgulho ? Um país que quem está com gripe fica empenado 10h numa urgência do hospital?

                  O nosso país tem defeitos e virtudes como qualquer um.

                  Há países bem melhores? Há. E piores tambem. Nada de novo.

                  De resto é só a parvoíce das pessoas a falar mais alto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                    É que nem mais
                    valorizarmo nos por causa do Ronaldo ou da Madonna é surreal

                    Arre porra até que enfim que estou de acordo contigo !

                    Comentário


                      #11
                      Jovens sub 25/30 têm claramente esta perspectiva de vida e ainda bem! O orgulho não é, por si só, negativo.

                      O problema está na capacidade do mercado de trabalho aguentar com o "pós bebedeira" económica. Vivemos tempos de prosperidade económica nunca antes vistos em Portugal e quem já tem um pouco mais de experiência de vida sabe instintivamente que há algo q não bate certo. Enfim, podem dizer que é o turismo ou seja o q for mas a verdade é que em termos de avanço tecnológico, portugal não parece estar a acompanhar os países mais desenvolvidos.

                      Eu estaria mais descansado se a nossa prosperidade fosse baseada em tecnologia do que propriamente num modelo de Flórida-estância-balnear tropical da Europa...

                      Comentário


                        #12
                        Poucas pessoas ajudaram a moldar o País. O nacionalismo é algo bacoco.

                        É como associar todo o alemão ao Hitler.
                        Como Portugal venceu o Euro 2016...a maioria do povo nem sequer teve relacao mas sao os maiores.

                        Religiao e nacionalismo servem para controlar as mentes mais fracas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                          Eu não noto nada disso.

                          O que eu noto é que os estrangeiros dão muito mais valor ao nosso país do que nós próprios.

                          Em especial Espanhóis, Ingleses e Alemães reformados
                          Eu também não noto nada disso. É claro que as coisas estão melhores e que se vive um certo desafogo, o que é muito natural após anos de aperto, mas se há coisa que noto e bem hoje em dia é realismo e nunca euforia. Os portugueses reconhecem as melhorias, agem de acordo com elas, mas não vejo ninguém a embandeirar em arco. Nem sequer o governo. Se atentarem no discurso político do Costa verão que até ele tem cuidado com o que diz. Já do lado dos meios de comunicação social em geral até se vê o contrário: estão constantemente à procura dos pontos negativos no meio dos positivos.

                          Em suma, considero até que os Portugueses precisavam de reforçar a sua dose de orgulho. Não digo que devíamos ser como os Espanhóis, Franceses ou Estado-Unidenses, que esses até chateiam de tanta soberba, mas não nos fazia mal nenhum sermos um pouco mais autoconfiantes. Felizmente as novas gerações escolarizadas parece que já se vão conseguindo libertar do nacional-servilismo que tanto afecta quase toda a gente com mais de 40.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Arre porra até que enfim que estou de acordo contigo !
                            ok...who cares?

                            Comentário


                              #15
                              Nao sejas tao amarga rapariga

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Jovens sub 25/30 têm claramente esta perspectiva de vida e ainda bem! O orgulho não é, por si só, negativo.

                                O problema está na capacidade do mercado de trabalho aguentar com o "pós bebedeira" económica. Vivemos tempos de prosperidade económica nunca antes vistos em Portugal e quem já tem um pouco mais de experiência de vida sabe instintivamente que há algo q não bate certo. Enfim, podem dizer que é o turismo ou seja o q for mas a verdade é que em termos de avanço tecnológico, portugal não parece estar a acompanhar os países mais desenvolvidos.

                                Eu estaria mais descansado se a nossa prosperidade fosse baseada em tecnologia do que propriamente num modelo de Flórida-estância-balnear tropical da Europa...
                                Estamos em prosperidade económica ou é apenas as mensagens que surgem como notificações dos jornais nos telemoveis ?

                                É que olhando para a policia, hospitais, bombeiros, precários, etc, não vejo nada melhor....

                                Já para não falar que quem tem baixos salários vai continuar a tê-los.

                                Pelo menos há muita gente que confunde isto com os anos 90...não estou a dizer que sejas tu mas já ouvi bem essa expressão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                  ok...who cares?
                                  Epá ninguém, a bem da verdade estou-me a ***** para isso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estou como o outro.
                                    Crise tudo igual. Crescimento tudo igual.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Em 2016 ganhámos o campeonato europeu de futebol.
                                      Em 2017 ganhámos o festival da canção
                                      Este ano já ganhámos o campeonato europeu de Futsal.

                                      O governo xuxalista repôs uma série de cortes
                                      A economia está a crescer

                                      Ainda queres melhor?
                                      Agora só nos falta sermos campeões do mundo, e passamos a ser os melhores do universo, uma espécie de super-homens.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Está sempre tudo na mesma.
                                        Na crise estava tudo igual. Agora está tudo igual.
                                        Sei lá.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E o actual Chefe de Estado que já levantou mais taças que os anteriores todos juntos!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Depois há estes factos :

                                            Para quem tem o " azar " de não ganhar o ordenado minimo, a vida não está mais fácil coisa nenhuma.

                                            Fazendo contas bem feitas, o poder de compra está exactamente igual ou até pior que no tempo da troika !

                                            Comentário


                                              #23
                                              Realmente ter como motivo de orgulho que a Madonna mudou-se para Portugal e faz uns posts no Instagram a falar de Lisboa é....pacóvio.

                                              Portugal tem tanto para se orgulhar mas sempre que oiço algo sobre esse tema, é sempre a mesma coisa (Euro, Madonna e Eurovisão).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClintEastwood Ver Post
                                                porque é a principal escolha dos turistas, etc...
                                                Esta é outra que oiço com frequencia.
                                                O turismo de massas em Portugal, principalmente Lisboa tem crescido bastante e ainda bem, mas basta olhar para Espanha que recebe muito, mas muito mais turismo, para vermos que Portugal está longe de ser a escolha principal.

                                                É o tal 8 ou 80, já tive que educar um gajo que debatia que Portugal estava na moda, e que todos queriam ir parar a Portugal. Bastou mostrar-lhe os datos turisticos Europeus para acabar com o assunto.
                                                Editado pela última vez por Paulinhonanet; 12 February 2018, 14:33.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tirando o clima, não estou a ver o que é que isto tem de bom...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se o Superfast, vem cá falar da Suiça, acabam-se já as peneiras

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                                      Tirando o clima, não estou a ver o que é que isto tem de bom...
                                                      As taças. São duas taças de campeão europeu.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                                        Tirando o clima, não estou a ver o que é que isto tem de bom...
                                                        Que resposta tão pessimista. Lá está, o tal 8 a 80.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                          Esta é outra que oiço com frequencia.
                                                          O turismo de massas em Portugal, principalmente Lisboa tem crescido bastante e ainda bem, mas basta olhar para Espanha que recebe muito, mas muito mais turismo, para vermos que Portugal está longe de ser a escolha principal.

                                                          É o tal 8 ou 80, já tive que educar um gajo que debatia que Portugal estava na moda, e que todos queriam ir parar a Portugal. Bastou mostrar-lhe os datos turisticos Europeus para acabar com o assunto.
                                                          Espanha é a todos os títulos um mau exemplo, em primeiro lugar porque é muito maior que Portugal e portanto qualquer comparação em números absolutos perde significado, mas em segundo lugar e sobretudo porque Espanha é o país Europeu com maior peso do Turismo na sua economia. Mas se virmos as coisas em termos relativos verificamos que o Turismo em Portugal está a crescer muito mais que na Espanha, e que o seu peso an economia já supera o da França e o da Itália, que são em termos absolutos os países mais visitados do mundo em turismo. E felizmente o turismo global está a crescer bastante, o que nos dá algum conforto porque ainda sabemos que uma parte importante do crescimento que temos registado é sólido e não meramente transitório.
                                                          O que tem acontecido nos últimos anos é que, excetuando o Algarve, o turismo em Portugal passou de ser um complemento para ser uma indústria séria neste país, e isso só pode ser bem vindo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                            Esta é outra que oiço com frequencia.
                                                            O turismo de massas em Portugal, principalmente Lisboa tem crescido bastante e ainda bem, mas basta olhar para Espanha que recebe muito, mas muito mais turismo, para vermos que Portugal está longe de ser a escolha principal.

                                                            É o tal 8 ou 80, já tive que educar um gajo que debatia que Portugal estava na moda, e que todos queriam ir parar a Portugal. Bastou mostrar-lhe os datos turisticos Europeus para acabar com o assunto.

                                                            Neste ponto estás enganado. É óbvio que a Espanha tem obrigatoriamente de ter muito mais turismo do que Portugal, por causa da dimensão, clima parecido com o nosso, litoral bem maior que o nosso, ilhas e ainda cidades históricas.

                                                            Mas quando se fala que Portugal está "na moda" tem um bocado a ver com tendências. O crescimento do turismo em Portugal é muito maior do que em Espanha.

                                                            Não precisas ir muito longe... o aeroporto do Porto teve em 2017 quase 11 milhões de passageiros.

                                                            Nos últimos 3 anos o tráfego nesse aeroporto cresceu 70%.


                                                            agora comparemos por exemplo com Barcelona. Por lá eles têm 47 milhões de passageiros. O Porto ter quase 1/4 dos passageiros de Barcelona é um feito enorme em termos turísticos para uma cidade tão pequena. Os números absolutos podem ainda não refletir, mas a tendência é que Portugal continue a crescer muito mais do que os outros países em número de turistas.

                                                            É por isso que se diz que Portugal está "na moda"

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X