Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Questionário: A Parentalidade Consciente e a Flexibilidade Psicológica Parental

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Questionário: A Parentalidade Consciente e a Flexibilidade Psicológica Parental

    Viva pessoal, vinha pedir a vossa colaboração para preenchimento de um questionário para a minha irmã, é sobre o tema acima descrito e no âmbito do mestrado em psicologia clínica:

    Olá! O meu nome é Catarina e faço parte de um grupo de investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra que se encontra a desenvolver um estudo acerca de duas competências - a parentalidade consciente e a flexibilidade psicológica parental – que parecem ser fundamentais para uma vivência da parentalidade mais gratificante.Devido ao número escasso de respostas do sexo masculino, pedia a colaboração de todos os pais de crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 2 e os 19 anos para completarem um questionário online (disponível aqui: https://apps.fpce.uc.pt/limesurvey/i...325?lang=pt).O questionário é composto por perguntas simples, de resposta rápida, anónimas e confidenciais, e com um tempo médio de preenchimento de cerca de 20 minutos. Podem também visitar a nossa página (http://fpceucprojeto.webnode.pt/) para esclarecer qualquer dúvida ou contactar através do e-mail projeto.fpceuc@gmail.com.Obrigada pela vossa colaboração!
    Obrigado por colaborarem ;)

    #2
    ok

    Comentário


      #3
      Primeira pergunta: Tem um filho/a entre 2 a 19 anos de idade ?
      Resposta: Não.
      Segunda "pergunta". Obrigado e adeus

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
        Primeira pergunta: Tem um filho/a entre 2 a 19 anos de idade ?
        Resposta: Não.
        Segunda "pergunta". Obrigado e adeus
        Não serve para amostra.

        Comentário


          #5
          Questionário demasiado longo. Desisti nos 40%.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
            Questionário demasiado longo. Desisti nos 40%.
            Idem.

            Ninguém pode fazer um questionário destes e depois queixar-se que tem poucas respostas (principalmente de homens).

            Mesmo muita gente que leve até ao fim, aposto que já está a responder para despachar a coisa.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
              Questionário demasiado longo. Desisti nos 40%.
              Sim, também desisti nos 40%. Não só é demasiado longo como repete perguntas mais do que uma vez !!!

              Dizer: Se o seu filho se portar mal, age bruscamente ?
              ou
              Dizer: Age de forma rápida se o seu filho não se portar bem ?

              Isto é a mesma coisa...só naquela.

              Comentário


                #8
                Tá lá bem explícito que pode demorar uns 20 minutos...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                  Questionário demasiado longo. Desisti nos 40%.
                  É um erro cada vez mais comum neste tipo de questionários. Não percebem que as pessoas não têm disponibilidade para estas coisas, e que qualquer coisa que dure mais de 4 ou 5 minutos tem grande probabilidade de ficar pelo caminho. Insistem que precisam daquela informação toda por isto ou por aquilo, mas se fossem a ver bem se calhar ficavam melhor servidos com uma amostra de 50 pessoas a responder a 20 questões, que uma amostra de 10 pessoas a responder a 40 questões.

                  Comentário


                    #10
                    Também desisti a meio. E muitos dos que chegam ao fim, foi por especial favor ou boa vontade e respondem a despachar.

                    Comentário


                      #11
                      Cheguei ao fim, por teimosia...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                        Sim, também desisti nos 40%. Não só é demasiado longo como repete perguntas mais do que uma vez !!!

                        Dizer: Se o seu filho se portar mal, age bruscamente ?
                        ou
                        Dizer: Age de forma rápida se o seu filho não se portar bem ?

                        Isto é a mesma coisa...só naquela.
                        Provavelmente será por questões se validade.

                        Comentário


                          #13
                          Decidi reiniciar o questionário.

                          Conheço um pouco o método dos questionários. Algumas perguntas são feitas de forma repetida para confirmar as respostas dadas. Exemplo, se à pergunta "Considera que passa o tempo suficiente com o seu filho ?" responder que sim, concordo totalmente e noutra pergunta "Acha que o tempo que passa com o seu filho é adequado ?" responder que discorda, então a pessoa não está a ser coerente.

                          Agora, outra coisa é repetir várias vezes a mesma pergunta...o que é de mais cansa.

                          Algumas perguntas apenas numa página:

                          - Tenho conseguido educar o meu filho de acordo com os meus valores (aquilo que é importante para mim).
                          - O meu comportamento enquanto pai/mãe é consistente com os meus valores (aquilo que é importante para mim).

                          Outro exemplo:

                          - Quando estou a brincar com o meu filho, sinto que a minha cabeça está noutro lugar.
                          - Quando passo tempo com o meu filho, dou por mim a planear o meu dia e a pensar nas coisas que preciso de fazer.
                          - Dou por mim a ouvir apenas parte do que o meu filho diz, porque estou ocupado a fazer ou a pensar noutra coisa ao mesmo tempo.

                          E já agora...logo no início do questionário, aparece uma pergunta um tanto ao quanto desapropriada para um ser humano(na minha opinião):
                          Até que ponto está satisfeito com o(s) seu(s) filho(s)?

                          Eu costumo ficar satisfeito quando a batedeira funciona bem e não avaria ou quando vou a um restaurante e sou bem servido.
                          Ficar satisfeito com um filho ?...

                          Comentário


                            #14
                            Muito bom! "tentei devolvê-lo durante os primeiros dois anos de garantia, mas a mãe não o aceitou!"

                            Comentário


                              #15
                              Viva, primeiro que tudo obrigado pela vossa disponibilidade, efetivamente é um questionário longo e por isso fico grato pela vossa colaboração.
                              Quanto ás perguntas repetidas é uma questão de validade das respostas, de qualquer forma ela registou-se para poder responder às vossas críticas e melhorar.

                              Comentário


                                #16
                                Sim, realmente o questionário é um teste à paciência de qualquer um.

                                Comentário


                                  #17
                                  Também desisti porque tenho trabalho para fazer e confesso, por cansaço também.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X