Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Monóxido de Carbono

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Monóxido de Carbono

    Eu tenho uma espécie de problema com o meu esquentador, vamos lá ver se alguém consegue ajudar:

    O mesmo encontra-se na cozinha, e a ventilação não é das melhores, apesar de cumprir com o mínimo exigido.

    Já na altura da instalação havia uns valores que não me convenceram muito, nomeadamente leituras de CO a 20 e por vezes a 30, mas pronto... la arranjaram a aumentar ligeiramente a ventilação e ficou tudo ok. Quando veio a EDP aprovar a instalação, dava sempre Zero de CO.

    Mas eu como sou desconfiado comprei um medidor /alarme de CO, e tenho quase sempre medições junto ao esquentador próximo de zero.

    Lá vem um dia ou outro que essas medições disparam, nomeadamente para perto dos 30 ou até mais de 40, como foi o caso de hoje de manhã. Tinha o aquecimento ligado, a porta da cozinha fechada e quando lá entrei vi no visor 44. Não chegou para disparar o alarme, até porque isso só acontece acima dos 50, e se mantiver por algum tempo essa medição, mas obviamente algo está errado.

    O problema é que não me parece ter a ver com a ventilação, já que nas mesmas condições, com a porta fechada e com a mesma entrada de ar, 99% das vezes tenho valores perto de zero.

    O que pode ser isto? Acham que é da exaustão? Pode ser por exemplo influência do vento? (por exemplo pode impedir que os gases saiam pela chaminé)

    E já agora, não seria suposto o esquentador bloquear? Ou esse valor não chega?
    Obrigado

    #2
    Tens o exaustor do fogão ligado à mesma saída de gases do esquentador?

    Comentário


      #3
      Para ser sincero não sei, mas acho que não

      Comentário


        #4
        faz o teste de teres os esquentador ligado em conjunto com o exaustor e medes o CO, depois desligas o exaustor e vê o que dá

        Comentário


          #5
          Estou com um problema semelhante.
          Onde posso encontrar um medidor de CO minimamente fiável?

          Comentário


            #6
            O meu anterior esquentador avariou. Comprei há 2 meses um esquentador ventilado, recomendado pelo técnico devido aos gases. Tenho tudo ligado à chaminé/exaustor. Por acaso nunca me deu para medir o CO. Agora com o ventilado não devo ter problemas.

            Comentário


              #7
              com o ventilado a probabilidade de teres retorno de CO é quase nula.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                Estou com um problema semelhante.
                Onde posso encontrar um medidor de CO minimamente fiável?

                Bem, resumindo, e porque eu já andei a pesquisar bastante sobre o tema:

                - Se não quiseres gastar muito, eu recomendo-te definitivamente este medidor / alarme:


                https://www.amazon.co.uk/Kidde-Monox...dp/B00ABGEL62/

                Os valores são bastante fiáveis. Já comparei com um de um conhecido que tem um medidor profissional, e a diferença nunca é mais de 1-2 PPM

                Mas tens de perceber como funciona. Como é um aparelho relativamente barato e é para estar sempre ligado, ele só mostra no display valores maiores que 30PPM. Abaixo de 30, ele mostra 0. Mas tens um botão que é o Peak Level, e se ficares a carregar nele por 2 segundos, ele mostra-te o maior valor acima de 10 medido. Por exemplo, 11 já aparece. Abaixo de 10 é residual, não tem muito interesse.

                Exemplo: Imagina que a medição é 12. O visor está a mostrar zero. Mas se tu carregas no Peak Level, ele mostra-te 12. Depois podes fazer o reset ao Peak Level, e ele mostra-te o novo valor, e assim sucessivamente. No entanto, e como eu já disse acima, se for acima de 30 está sempre no visor. Por exemplo ontem eu tinha 44 sem carregar em nada.

                Na minha opinião, para um gajo "normal", não vale a pena mais do que isto.

                E este também tem alarme, que dispara em certas condições. Se não estou em erro, acima de 50PPM ele dispara de 3 em 3 minutos, depois vai diminuindo o tempo conforme aumenta o valor. Em valores perigosos ele dispara continuamente.


                Em alternativa a isto, podes comprar um medidor profissional. Vantagem: em princípio o sensor é melhor do que este. Desvatagem: normalmente não é para estar sempre ligado. Ou seja, ligas quando queres medir. E um dos bons custa perto de 200€


                Se tu fores um gajo desconfiado / paranoico como eu compra 2, e mete um junto ao esquentador e outro em um sítio mais afastado, por exemplo no quarto onde dormes. Assim garantes que se disparar o alarme, consegues ouvir. (o alarme é alto, mas não exageradamente alto).
                Editado pela última vez por Charger144; 09 March 2018, 07:45.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                  Bem, resumindo, e porque eu já andei a pesquisar bastante sobre o tema:

                  - Se não quiseres gastar muito, eu recomendo-te definitivamente este medidor / alarme:


                  https://www.amazon.co.uk/Kidde-Monox...dp/B00ABGEL62/

                  Os valores são bastante fiáveis. Já comparei com um de um conhecido que tem um medidor profissional, e a diferença nunca é mais de 1-2 PPM

                  Mas tens de perceber como funciona. Como é um aparelho relativamente barato e é para estar sempre ligado, ele só mostra no display valores maiores que 30PPM. Abaixo de 30, ele mostra 0. Mas tens um botão que é o Peak Level, e se ficares a carregar nele por 2 segundos, ele mostra-te o maior valor acima de 10 medido. Por exemplo, 11 já aparece. Abaixo de 10 é residual, não tem muito interesse.

                  Exemplo: Imagina que a medição é 12. O visor está a mostrar zero. Mas se tu carregas no Peak Level, ele mostra-te 12. Depois podes fazer o reset ao Peak Level, e ele mostra-te o novo valor, e assim sucessivamente. No entanto, e como eu já disse acima, se for acima de 30 está sempre no visor. Por exemplo ontem eu tinha 44 sem carregar em nada.

                  Na minha opinião, para um gajo "normal", não vale a pena mais do que isto.

                  E este também tem alarme, que dispara em certas condições. Se não estou em erro, acima de 50PPM ele dispara de 3 em 3 minutos, depois vai diminuindo o tempo conforme aumenta o valor. Em valores perigosos ele dispara continuamente.


                  Em alternativa a isto, podes comprar um medidor profissional. Vantagem: em princípio o sensor é melhor do que este. Desvatagem: normalmente não é para estar sempre ligado. Ou seja, ligas quando queres medir. E um dos bons custa perto de 200€


                  Se tu fores um gajo desconfiado / paranoico como eu compra 2, e mete um junto ao esquentador e outro em um sítio mais afastado, por exemplo no quarto onde dormes. Assim garantes que se disparar o alarme, consegues ouvir. (o alarme é alto, mas não exageradamente alto).
                  Tem um preço intersante, e a tua explicação esta excelente.
                  Em princípio vou mandar vir esse.
                  Obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Sim, o vento e a pressão atmosférica têm grande influência. Em dias de tempo mais cinzento nota-se logo mais dificuldade em saída de gases.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Sim, o vento e a pressão atmosférica têm grande influência. Em dias de tempo mais cinzento nota-se logo mais dificuldade em saída de gases.

                      Foi o que eu imaginei.
                      Nunca associei uma coisa com a outra, mas quando vir valores mais altos, vou começar a reparar no tempo e se está vento ou não.

                      Por exemplo hoje, com o mesmo cenário, porta fechada, janela fechada, aquecimento ligado e caldeira a trabalhar no máximo, tenho Zero de CO .

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Sim, o vento e a pressão atmosférica têm grande influência. Em dias de tempo mais cinzento nota-se logo mais dificuldade em saída de gases.
                        Exactamente isso.

                        Em relação aos medidores, há que ter em conta que devem ser calibrados periodicamente independentemente de ser profissionais ou não.
                        O facto estares usar dois, minimiza riscos.

                        Já agora: o esquentador é ventilado??

                        Comentário


                          #13
                          Sim, tem mesmo muita influência.

                          Mas nesses dias piores podes realizar o teste que o RicardoDTI te aconselhou.

                          Vá tive um caso em que sem a exaustão do fogão a funcionar, o esquentador desligava ao fim de algum tempo por causa do sensor. Noutros casos até piora, depende.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Exactamente isso.

                            Em relação aos medidores, há que ter em conta que devem ser calibrados periodicamente independentemente de ser profissionais ou não.
                            O facto estares usar dois, minimiza riscos.

                            Já agora: o esquentador é ventilado??
                            No post original eu disse mal, não é esquentador, é caldeira.
                            E segundo o técnico que instalou, não existem mais caldeiras ventiladas, pelo menos da Vulcano (?) Fiquei um bocado na dúvida, mas pronto, quem sou eu para duvidar.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X