Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mortes precoces no desporto de alta competição

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mortes precoces no desporto de alta competição

    São inúmeros os casos de atletas que morrem aos 20, 25, 30...

    O caso mais recente (que se ouviu falar) foi o do Davide Astori, mas todos os anos há dezenas de casos iguais que passam ao lado da comunicação social, nos mais diversos desportos.

    Eu não tenho nenhum fundo científico para comprovar a minha teoria, mas tenho a sensação de que a incidência de morte súbita cardíaca é bem maior em atletas do que na população em geral. Pelo menos não se ouve muito falar em jovens que morreram subitamente sem estar a praticar desporto (eu sei que há, mas tenho a sensação de que a percentagem é muito pequena).

    Será o meu raciocínio correto? E em caso afirmativo, a que se deve?

    Eu sei que estes atletas de alta competição "puxam" bastante pelo coração, e caso tenham alguma patologia, acabam por potenciar o risco. Mas por outro lado são constantemente monitorados e é difícil perceber como uma doença que leva à morte súbita (normalmente arritmias genéticas ou dilatação do coração) passa ao lado de exames regulares.

    Existe algum grau de negligência nestas mortes? Ou há certas patologias que podem ser completamente invisíveis e assintomáticas?

    E para concluir o raciocínio, por exemplo este jogador, se não fosse jogador, muito provavelmente não teria morrido tão cedo, certo?

    #2
    O caso mais recente foi ontem, um jogador do Tours que faleceu com 18 anos.

    É algo que acontece frequentemente, com desportistas ou não. E os habituais testes médicos não detetam tudo e mais alguma coisa.

    Comentário


      #3
      Isto sou eu a falar, e sou só um badocha que passa o dia sentado no sofá, mas tenho 1 primo que faz desporto de alta competição e a quantidade de suplementos e cenas que eu nem sei o que são que mete para dentro da goela são impressionantes. O gajo deve ter uns 20 potes de cenas para comer e beber a toda a hora e até no leite mete whey Poderão este tipo de coisas estar relacionadas com problemas de saúde?
      Editado pela última vez por blakke; 10 March 2018, 11:05.

      Comentário


        #4
        O desporto de alta competição nunca fez bem a ninguém.
        Para mim é como termos um carro e andarmos sempre no redline... um dia dá o estoiro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post

          É algo que acontece frequentemente, com desportistas ou não.
          Acontece, mas não com frequência. É raríssimo um jovem de 20 ou 25 anos aparentemente normal sofrer morte súbita sem estar a praticar desporto.
          É aí que reside a minha dúvida, mas tenho a nítida sensação que em contexto desportivo a incidência destes casos de morte súbita em jovens é muito superior ao normal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
            Isto sou eu a falar, e sou só um badocha que passa o dia sentado no sofá, mas tenho 1 primos que fazem desporto de alta competição e a quantidade de suplementos e cenas que eu nem sei o que são que mete para dentro da goela são impressionantes. O gajo deve ter uns 20 potes de cenas para comer e beber a toda a hora e até no leite mete whey Poderão este tipo de coisas estar relacionadas com problemas de saúde?
            Isso é mito, a não ser que ele ande nos esteróides sem a mínima noção e mesmo assim tinha de tomar muita cena, isso dos potes esquece.

            Quanto aos casos, obrigar o coração no pára-arranca, pára-arranca hã mais risco, do que uma corrida contínua e não muito depressa, o ideal seria caminhadas forçadas, mas o mundo não é perfeito, pelo menos isto é a minha posta de pescada, de muitos anos de musculação e atletismo.

            Uma pequena observação, tendo eu menos de 40´s, hã uns largos tempos, fazendo sexo, entusiasmei-me em demasia e senti dores no coração, como se estivesse a ser esmagado, parei de imediato.

            Sejam principalmente amadores, quando virem que estão no limite do cardio, abrandem de imediato e parem, hã 2 semanas numa prova de btt nos açores faleceu um homem nos 40´s, numa prova devido a problemas relacionados com o coração.

            Já um atleta de elite, não tem muita escolha, é o seu ganha-pão e se aparentemente em termos médicos nada se deteta, não vale a pena lançar o pânico, olha é a vida, vão fazer o quê? Desistir de competir, jogar, lutar, etc.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
              O desporto de alta competição nunca fez bem a ninguém.
              Para mim é como termos um carro e andarmos sempre no redline... um dia dá o estoiro.
              Tal e qual.

              E reparem que raros são os ex-atletas de alta competição que vivem até idades avançadas. Dá que pensar!

              Comentário


                #8
                Um atleta de alta competição tem o seu tempo limite, pode ser o seu estilo de vida de competir, mas poucos são os desportos que exigem grande rigor físico em que o atleta irá competir para lá dos 30 anos ao mais alto nível. Depois disto terá que arranjar outra coisa ou reformar-se pois o desporto é bom q.b. tudo que seja alta competição traz malefícios quer sejam lesões a curto/médio/longo prazo, disto não há dúvidas.

                A diferença é que em desportos rei e bons clubes os atletas têm uma boa equipa médica a segui-los, nos restantes casos vai depender do treinador do atleta ou do próprio de conhecer os seus limites.

                Quanto a amadores, há modas e muitas vezes enveredam por coisas que o seu corpo não permite, correndo riscos despropositados, o ideal será sempre consultar um médico de medicina desportiva que faça uma avaliação do individuo e do seu estado de saúde.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                  Isto sou eu a falar, e sou só um badocha que passa o dia sentado no sofá, mas tenho 1 primo que faz desporto de alta competição e a quantidade de suplementos e cenas que eu nem sei o que são que mete para dentro da goela são impressionantes. O gajo deve ter uns 20 potes de cenas para comer e beber a toda a hora e até no leite mete whey Poderão este tipo de coisas estar relacionadas com problemas de saúde?

                  Esperaria precisamente o oposto.

                  O corpo esforça-se tanto que se depleta de nutrientes e minerais. Basta uma ligeira deficiencia em certos minerais e já se sente que o corpo demora mais 1-2 dias a recuperar, para nao falar em caimbras. Ora se isso nota-se nos musculos como braços e pernas, imagina só no coração. Morte imediata.

                  Comentário


                    #10
                    Eu acho que todos os dias morre gente com 10, 25, 30 anos de causas naturais. Quando são atletas é notícia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                      Isto sou eu a falar, e sou só um badocha que passa o dia sentado no sofá, mas tenho 1 primo que faz desporto de alta competição e a quantidade de suplementos e cenas que eu nem sei o que são que mete para dentro da goela são impressionantes. O gajo deve ter uns 20 potes de cenas para comer e beber a toda a hora e até no leite mete whey Poderão este tipo de coisas estar relacionadas com problemas de saúde?
                      É capaz. Nunca vi ninguém a morrer numa tasca a beber cerveja e a fumar 3 maços.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Tal e qual.

                        E reparem que raros são os ex-atletas de alta competição que vivem até idades avançadas. Dá que pensar!
                        Acho que é mais por aqui...vê-se não tanto pelo número de atletas que morrem jovens mas pelos ex-atletas que não morrem de velhice.

                        Basta ver que os futebolistas "antigos" morrem quase todos na casa dos 50 e muitos/60s.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                          Eu acho que todos os dias morre gente com 10, 25, 30 anos de causas naturais. Quando são atletas é notícia.

                          Estamos num fórum e vem aqui muita gente e infelizmente todos nós conhecemos ou ouvimos falar de pessoas que morreram e ao ler este post e por muito que pense não tenho conhecimento de nenhum jovem ter morrido de causas naturais, os únicos que morreram (jovens) praticavam desporto e isso dá que pensar.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            É verdade. Um rapaz morreu numas provas físicas. Nunca teve nenhum problema. Provavelmente não estava habituado a fazer desporto.
                            Se não fosse fazer as provas provavelmente não morria.
                            Como fumo tenho sempre medo de andar a puxar muito de bicicleta no verão...
                            Sabe-se lá.

                            Comentário


                              #15
                              Há futebolistas a chegar aos 80 e 90, assim como há uns que morrem mais cedo.

                              Tipos que nunca fumaram um cigarro ou beberam apagam-se aos 50, os Rolling Stones, que juntos já tomaram tanta droga, tabaco e álcool que dava para matar uma cidade e aí andam, a fazer concertos pelo mundo aos 70 e muitos anos...com uma energia do caraças...

                              É o que tiver que ser, como diz o outro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Chowhound Ver Post
                                Acho que é mais por aqui...vê-se não tanto pelo número de atletas que morrem jovens mas pelos ex-atletas que não morrem de velhice.

                                Basta ver que os futebolistas "antigos" morrem quase todos na casa dos 50 e muitos/60s.
                                mas onde foste retirar tal conclusao?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Hanntonio Ver Post
                                  Há futebolistas a chegar aos 80 e 90, assim como há uns que morrem mais cedo.

                                  Tipos que nunca fumaram um cigarro ou beberam apagam-se aos 50, os Rolling Stones, que juntos já tomaram tanta droga, tabaco e álcool que dava para matar uma cidade e aí andam, a fazer concertos pelo mundo aos 70 e muitos anos...com uma energia do caraças...

                                  É o que tiver que ser, como diz o outro.
                                  Droga boa. Limpa.Não as droga dos tesos. Do desporto de tanta coisa que devem consumir é natural. Por ex. ficarem quase todos carecas... tem um motivo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Hanntonio Ver Post
                                    Há futebolistas a chegar aos 80 e 90, assim como há uns que morrem mais cedo.

                                    Tipos que nunca fumaram um cigarro ou beberam apagam-se aos 50, os Rolling Stones, que juntos já tomaram tanta droga, tabaco e álcool que dava para matar uma cidade e aí andam, a fazer concertos pelo mundo aos 70 e muitos anos...com uma energia do caraças...

                                    É o que tiver que ser, como diz o outro.

                                    Mas isso é óbvio. Há gente que fuma, bebe, come fast food e vive até aos 90. Mas são excepções

                                    O que eu queria era encontrar uma estatística, uma média que permitisse concluir que as mortes por problemas cardíacos em jovens são mais frequentes em praticantes de desporto... ou não.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mortes precoces no desporto de alta competição

                                      http://www.bmj.com/press-releases/20...rvival-advanta

                                      Enviado por dispositivo móvel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                        Mas isso é óbvio. Há gente que fuma, bebe, come fast food e vive até aos 90. Mas são excepções

                                        O que eu queria era encontrar uma estatística, uma média que permitisse concluir que as mortes por problemas cardíacos em jovens são mais frequentes em praticantes de desporto... ou não.

                                        Claro que é óbvio.

                                        Tão óbvio quanto os desportistas de alta competição que morrem prematuramente(seja lá o que isso for).

                                        São excepções.

                                        Faz uma pesquisa dos últimos 20 anos, apenas no futebol profissional e vê quantos jogadores morreram(em actividade ou já fora dela).

                                        De entre milhares e milhares de profissionais, terás uma dúzia de casos a nível mundial.

                                        Podemos ficar a perguntar : será que este rapaz italiano, se fosse empregado de escritório, teria o mesmo destino aos 31 anos?

                                        Não sabemos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                          Droga boa. Limpa.Não as droga dos tesos. Do desporto de tanta coisa que devem consumir é natural. Por ex. ficarem quase todos carecas... tem um motivo
                                          Epá, droga boa...
                                          Claro que é melhor que a dos junkies, mas também não deve dar muita saúde meter para a veia quilos dessas drogas boas, beber uma garrafa de jack daniels e fumar 3 maços de tabaco por dia

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Hanntonio Ver Post

                                            Faz uma pesquisa dos últimos 20 anos, apenas no futebol profissional e vê quantos jogadores morreram(em actividade ou já fora dela).

                                            Jogadores federados (não quer dizer que sejam profissionais) só nos últimos 3 anos foram mais de 25. Só de futebol.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                              Jogadores federados (não quer dizer que sejam profissionais) só nos últimos 3 anos foram mais de 25. Só de futebol.
                                              Mais do que eu pensava.

                                              E qual seria o universo dos jogadores federados? Não temos esses dados?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Hanntonio Ver Post
                                                Mais do que eu pensava.

                                                E qual seria o universo dos jogadores federados? Não temos esses dados?

                                                Isso não sei, mas devem ser milhões.
                                                Não estou a afirmar que eles morram mais do que a população em geral, só estou a tentar saber se é ou não assim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1861445/

                                                  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4969030/

                                                  It is highly unlikely that any screening program will be effective at appropriately identifying all athletes at risk of SCD; therefore, increased access to automated external defibrillators as well as training in cardiopulmonary resuscitation at a community level are important means of reducing SCD in athletes.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X