Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gás propano canalizado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gás propano canalizado

    Bom dia,

    Tenho gás propano canalizado (aquelas urbalizações que têm umas botijas gigantes numa espécie de armário junto aos prédios).
    Preciso comprar um novo fogão.
    Não sei que fogões dão para este tipi de gás porque tudo o que vejo é para propano (de botija em casa) ou gás natural canalizado.

    Alguém me sabe dizer se algum destes é compatível com o gás propano canalizado que tenho?

    #2
    quando vais á loja perguntas sobre isso, existe para gás natural, gás propano ou butano, os esquentadores é exactamente a mesma situação, está referenciado para que tipo de gás operam, os fogões penso que é apenas os bicos tem de ser trocados e afinados para o gás em questão, mas na loja eles melhor que ninguém informam-te disso...

    Comentário


      #3
      Compra mas é um fogão eléctrico e esquece o gás propano, que é caríssimo.

      Comentário


        #4
        O XLPower ja disse tudo, tenho gás propano e estou mortinho por me livrar daquilo, carissimo.

        Comentário


          #5
          Também tenho gás propano com garrafas grandes(45 kg). Propano é propano...quer seja bilhas em casa quer seja na rua.

          Tal como já aqui disseram, realmente o gás propano é caríssimo(o dobro de Espanha) porque as marcas têm lucros astronómicos(já foi aprovada uma lei para tabelar o valor, mas ainda está em água de bacalhau). Agora, não sei se um fogão eléctrico teria menos gastos dado que a electricidade também está caríssima.

          Comentário


            #6
            Está mais que provado em vários testes que uma placa de indução gasta menos em eletricidade que uma placa a gás natural. Que fará comparar com gás propano.

            Placa de indução é de longe o mais económico. A parte chata é teres de trocar os tachos e panelas todos (têm de ser compativeis com indução).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
              Está mais que provado em vários testes que uma placa de indução gasta menos em eletricidade que uma placa a gás natural. Que fará comparar com gás propano.
              Como é que é isso se o gás natural é mais barato do que o propano ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                Está mais que provado em vários testes que uma placa de indução gasta menos em eletricidade que uma placa a gás natural. Que fará comparar com gás propano.

                Placa de indução é de longe o mais económico. A parte chata é teres de trocar os tachos e panelas todos (têm de ser compativeis com indução).
                placa de indução mais barato que gás natural...

                eu tenho gás natural pago uma bagatela por mês de gás, o meu irmão tem placa de indução e já está para mudar aquilo para gás natural pois gasta uma fortuna em luz...

                Comentário


                  #9
                  Gás natural é muito mais barato que electricidade, isso é factual. Gás propano já não tenho tanta certeza.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                    placa de indução mais barato que gás natural...

                    eu tenho gás natural pago uma bagatela por mês de gás, o meu irmão tem placa de indução e já está para mudar aquilo para gás natural pois gasta uma fortuna em luz...
                    Fortuna em luz por causa da placa de indução?
                    Só se tiver algum restaurante...
                    Ele que veja bem aonde está a gastar electricidade, porque eu tenho placa de indução, e não gasto nenhuma fortuna em luz. Gasto cerca de 50€ de electricidade por mês, mas tenho dois filhos, e é máquina de louça e roupa sempre a bombarem, mais combinado, mais arca, mais várias TV's, mais forno, etc.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                      Gás natural é muito mais barato que electricidade, isso é factual. Gás propano já não tenho tanta certeza.
                      Fatual aonde? Isso já foi discutido em detalhe cá no fórum, já foram apresentados estudos, e a electricidade anda ela por ela com o gás natural. E se for em bi-horário até ganha.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                        Fatual aonde? Isso já foi discutido em detalhe cá no fórum, já foram apresentados estudos, e a electricidade anda ela por ela com o gás natural. E se for em bi-horário até ganha.
                        Por curiosidade, indução é mais rápido do que gás? Só tive placa de vitroceramica e agora tenho gás e, este último além ser ser muito mais económico é bem melhor para cozinhar.

                        Comentário


                          #13
                          sim a indução é bem mais rápida que o gás.

                          Pode parecer estranho mas a comida fica mais saborosa na indução que no gás. Experiência própria, tive gás propano canalizado e agora tenho indução.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                            sim a indução é bem mais rápida que o gás.

                            Pode parecer estranho mas a comida fica mais saborosa na indução que no gás. Experiência própria, tive gás propano canalizado e agora tenho indução.
                            É um caso a pensar, aquisição de uma placa por indução. O que a placa(s) de vitroceramica tinha de bom era a facilidade de limpeza.

                            Comentário


                              #15
                              Quando comprares o fogão explicas que é para gás propano e a casa troca os bicos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                É um caso a pensar, aquisição de uma placa por indução. O que a placa(s) de vitroceramica tinha de bom era a facilidade de limpeza.
                                E se for de indução ainda muito mais fácil é a limpeza. É que no caso da placa de vitrocerâmica normal, o calor tem que atravessar o vidro da placa e depois o fundo do tacho até chegar à comida. A placa fica muito quente, e qualquer comida que vaze fica queimada e agarrada à placa.
                                Na placa de indução, o calor é gerado no fundo do próprio tacho através de indução electromagnética. A placa em si não aquece tanto, nunca fica nada agarrado à placa, é só passar um pano e está limpa, mil vezes melhor que uma placa a gás, nem sei como é que alguém quer ter o trabbalho hoje em dia de limpar uma placa a gás.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  E se for de indução ainda muito mais fácil é a limpeza. É que no caso da placa de vitrocerâmica normal, o calor tem que atravessar o vidro da placa e depois o fundo do tacho até chegar à comida. A placa fica muito quente, e qualquer comida que vaze fica queimada e agarrada à placa.
                                  Na placa de indução, o calor é gerado no fundo do próprio tacho através de indução electromagnética. A placa em si não aquece tanto, nunca fica nada agarrado à placa, é só passar um pano e está limpa, mil vezes melhor que uma placa a gás, nem sei como é que alguém quer ter o trabbalho hoje em dia de limpar uma placa a gás.
                                  É verdade nunca pensei nisso, a placa de indução “não aquece” e podes sempre limpar na hora... mais uma razão para mudar. O chato vai ser mesmo instalar (parte eléctrica), e retirar a placa de gás (segurança)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                                    sim a indução é bem mais rápida que o gás.

                                    Pode parecer estranho mas a comida fica mais saborosa na indução que no gás. Experiência própria, tive gás propano canalizado e agora tenho indução.
                                    Faz lembrar quem jura a pés juntos que nota a diferença entre o gasoil simples do Jumbo e da Galp.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                      Faz lembrar quem jura a pés juntos que nota a diferença entre o gasoil simples do Jumbo e da Galp.
                                      Acreditas no que quiseres, estou.me nas tintas [emoji6]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                                        Acreditas no que quiseres, estou.me nas tintas [emoji6]
                                        Crença é tentar fazer os outros acreditar numa afirmação dessas sem qualquer sustento.
                                        Que controles melhor a confecção de uma refeição numa placa de indução que noutro tipo de queimador, é plausível e sensato, mas o que é melhor para ti não tem de ser necessariamente melhor para os outros.

                                        Agora afirmar que a refeição feita numa placa de indução é melhor, quando a fonte de calor não tem qualquer contacto direto com os alimentos, é apenas um comentário desprovido de senso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tendo em conta os custo do eletricidade, uma placa a gás natura é ainda bem mais rentável que uma placa de indução, embora a última seja muito mais eficiente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                            Tendo em conta os custo do eletricidade, uma placa a gás natura é ainda bem mais rentável que uma placa de indução, embora a última seja muito mais eficiente.
                                            Outra vez? Então mostra lá as tuas contas?

                                            Comentário


                                              #23
                                              O pobre do user que começou o tópico a esta hora está deve estar a considerar comer sashimi todos os dias... com o preço da energia...

                                              Em termos de fogões a gás tens dois tipos de injectores no bicos: os de gás natural e os de propano/butano. Ser a botija doméstica ou de tamanho colectividade é indiferente. E ser butano ou propano também é igual.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                placa de indução mais barato que gás natural...

                                                eu tenho gás natural pago uma bagatela por mês de gás, o meu irmão tem placa de indução e já está para mudar aquilo para gás natural pois gasta uma fortuna em luz...

                                                X = Preço por kWh do gás natural = 6,7 centimos
                                                Y = Preço por kWh da electricidade = 20 centimos
                                                Z = Preço por kWh do gás propano = 28 centimos
                                                f = eficiência/rendimento termodinâmico de uma placa de gás natural = 25%
                                                g = eficiência/rendimento termodinâmico de uma placa de indução = 83%
                                                h = eficiência/rendimento termodinâmico de uma placa de gás propano = 30%


                                                Custo de aquecer 1 kWh usando uma placa de gás natural = X/f = 6,7/0,25 = 26,80 centimos
                                                Custo de aquecer 1 kWh usando uma placa de indução = Y/g = 20/0,83 = 24,09 centimos
                                                Custo de aquecer 1 kWh usando uma placa de gás propano = Z/h = 28/0,30 = 93,33 centimos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Qual a fonte desses números? Tenho aqui no gás natural 34%...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mesmo que seja 34%, fica pouco mais barato que a placa de indução. Mas se tiver tarifa bi-horária, a placa de indução passa novamente a ser mais barata.

                                                    Além disso, acho esse valor do gás natural muito baixo, eu pago 8 cêntimos, o que já torna o valor praticamente igual ao da placa de indução (no caso de ser 34%), há uma diferença de cerca de 1 cêntimo por kwh.

                                                    Mas só o que se poupa em trabalho, esfregões e detergentes para limpar a placa a gás e o fundo dos tachos, acho que compensa largamente a placa de indução, nem que fosse um bocado mais cara do que o gás.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu sinceramente não percebo como é que alguém que saiba o trabalho que dá limpar placas a gás, os bicos, e os tachos, não ponha logo praticamente de parte esta solução.
                                                      Ma se calhar há quem ache agradável andar a esfregar bicos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Atenção que há 2 tipos de placas elétricas. Indução e outras.

                                                        As de indução são bem caras.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Fortuna em luz por causa da placa de indução?
                                                          Só se tiver algum restaurante...
                                                          Ele que veja bem aonde está a gastar electricidade, porque eu tenho placa de indução, e não gasto nenhuma fortuna em luz. Gasto cerca de 50€ de electricidade por mês, mas tenho dois filhos, e é máquina de louça e roupa sempre a bombarem, mais combinado, mais arca, mais várias TV's, mais forno, etc.
                                                          E aquecimento de Águas? Gás ou elétrico?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                                            E aquecimento de Águas? Gás ou elétrico?
                                                            É a gás.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X