Boas pessoal, tal como o título do tópico indica procuro alguém entendido na matéria de forma a ajudar este leigo mas apaixonado, numa possível compra...
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Originalmente Colocado por eblase Ver Post@ice chamado à recepção.....
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Então é o seguinte, vou tentar ser o mais sincero e conciso possível.Já tive 4 motos desde os meus 8 anos mas todas elas de 4 rodas, ou seja, nada a ver com as de duas. Quanto às duas rodas a minha paixão sempre foram as Harleys e penso que a altura de comprar uma está a chegar. Embora tenha ficado perdidamente apaixonado, doente até, pela fatbob de 2018 tenho perfeita noção que é areia demais para a minha camioneta e sinceramente também não queria aleijar tanto a carteira neste momento. Depois de semanas a ver vídeos e ler sobre praticamente todos os modelos disponíveis de momento fiquei-me pela mais pobrezinha delas mas que seria talvez a compra mais sensata, a 883 iron, embora seja menos potente é também mais leve e creio que mais versátil se me faço entender, talvez a escolha mais acertada para quem vai iniciar com as duas rodas (e mesmo assim talvez seja um risco para um leigo neste campeonato como eu sou). Gostava do teu/vosso parecer sobre o grau de risco na compra devido à falta de experiência inerente e possíveis conselhos para o meu caso em concreto. De forma a terem mais noção do meu amadorismo no que toca a motos apenas tenho carta de condução A1, vou começar a tirar a carta A para a semana.Editado pela última vez por Hrakyjah; 15 March 2018, 11:41.
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Isso da pobrezinha é só conversa. A Iron é uma boa moto e das mais adequadas até para quem faz muita/só cidade...
A experiência (ou falta dela) vai dar no mesmo. Uma iron pesa cerca de 260k, ao passo que a fat bob 2018 ronda os 300k. Há diferença, mas acredita que não é muito acentuada. Para mais são motos com centro de gravidade baixo, muito fáceis de levar, desde que a rodar.
A manobrar paradas a coisa é mais complicada. Mas se se tiver os cuidados básicos (fazer as manobras sempre pelo lado direito da moto, e sempre com o descanso colocado; tentar estacionar sempre de traseira para o passeio...), a coisa tende a correr bem. Isto é válido para qualquer moto.
Em estrada, a diferença das sportsters para as softail, por exemplo, vão muito mais além do que a maior dimensão seja da moto, seja da capacidade do motor. Isto é algo que se sente num test drive de 20 minutos, mas vai ampliar e muito com a convivência diária
Outro pormenor, a harley quando lança um novo model year, tende a efectuar mais alterações do que se possa notar á primeira vista. Desde travões, suspensões passando pelo quadro, electrónica, etc. Há determinados anos chave onde ocorreram maiores ou mais significativas alterações, mas de um modo geral estão constantemente a evoluir.
Claro que há um enorme mercado de peças seja da própria marca, seja de outros fabricantes, que permitem complementar a coisa. Podes dar uma vista de olhos aqui (https://www.revzilla.com/), para teres uma ideia, mas uma pesquisa no google dá-te entretenimento para um dia, pelo menos
Se pretenderes comprar nova, tens sempre a possibilidade de ver as campanhas do momento. Por vezes há uma modalidade onde compras uma sportster, usas durante um ano, e querendo, trocas por uma "maior" tendo garantido pelo valor de retoma, o valor da compra. Na prática não perdes um cêntimo de desvalorização.
A comprar usada tens a vantagem de poder conseguir uma moto já com alguns extras (escape, admissão e electrónica são o mais comum), que a comprar separado se tornam dispendiosos. Depende um pouco do que pretendes, mas facilmente gastas uns 1500€ nisto.
Quanto às perguntas que colocas, só tu poderás avaliar. Podes começar por fazer um test drive, numa iron é fácil e por norma há sempre uma softail também disponível. Pelo que já consegues ter uma ideia.
Se fores dos arredores de lx posso indicar-te uma casa onde por certo és bem esclarecido e tens a oportunidade de ver boas máquinas usadas.
Contudo não posso deixar de dar a minha opinião em algo que acho importante. Se a sportster for a escolhida, e a não ser que o uso seja muito em cidade, vale a pena ver a 1200 em vez da 883.
Mais dúvidas é só colocares
Cump.Editado pela última vez por ice; 15 March 2018, 11:49.
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Desde já agradeço a tua ajuda. Estou ciente dessas alterações nos modelos e o que procuro é mesmo uma boa campanha 0 kms ou um bom negócio de uma usada de preferência com menos de 10.000 kms e com 1 ano ou pouco mais. Já vi alguns negócios e inclusivamente já falei com alguns proprietários. Liguei também para os 3 concessionários do País a perguntar por motas de serviço (883 e 48) e todos eles têm ou estão para ter provenientes de retoma com poucos kms ou de serviço/exposição. Quanto aos extras, dou prioridade à linha de escape Vance & Hines, uma vez que a sonoridade me parece bastante mais apelativa e o look da moto ganha bastante a meu ver, no caso da iron principalmente, para mim quanto mais preta e menos cromada, melhor. Nos carros tendo a detestar qualquer alteração ao original, já nas harleys nem por isso, antes pelo contrário. Não sou da zona de Lisboa, estou no Alentejo mas desloco-mo lá com facilidade, tanto que já falei também com o concessionário do Porto e de Quarteira, desde que apareça um bom negócio faço 300/400 kms sem problema.Tudo o que me indicares/aconselhares para mim é bem aceite e agradecido. Qualquer negócio que aches bom para o meu caso eu agradeço a lembrança Já agora qual é a tua Harley se não é indiscrição?
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Já vi que estás mais virado para as sportsters. E ficas bem servido
Chamo a atenção para alguns pormenores, a 48 tem um depósito muito pequeno. São apenas 8 litros que dão para cerca de 100 kms (ou menos, depende...) até veres a luz da reserva acesa. Isto numa viagem, mesmo que pequena, chateia.
Os escapes que queres, suponho que sejam os short shots:
São muito bonitos, mas são igualmente barulhentos. Em viagem, e mesmo com os silenciadores, acabam por chatear. Se escolheres um escape mais comprido, até pode ser da mesma marca, vais ter o melhor de dois mundos, um som bem audível quando andas a velocidades moderadas, e menos ruido quando fazes umas tiradas a 100/120 (ou mais...).
O teu gosto é parecido com o meu. A 1ª hd que tive foi uma nightster (igual à da foto), precisamente a moto de fabrica que veio estrear o estilo mais negro da marca
Na altura tinha muito cinzento, mas pronto, a ideia era essa
Como não podia deixar de ser escolhi o v&h short shots. E nunca me arrependi, mas o incomodo estava lá.
Quanto a concessionários, ires ao porto, lisboa ou algarve é igual. Os donos são os mesmos...
Um dia que calhe, para nas pontes, pouco antes de setúbal
Tenho uma (extinta) low rider s.
Cump.
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Só?sendo assim ainda é mais pequeno que o da 883, nem tinha reparado.Estou, até mesmo pela carteira, são 10.000 por um capricho e para ter algo mesmo mesmo como queria passava os 20.000, por enquanto fica de parte É precisamente esse escape. Embora saibas melhor do que eu o ruído dele, aí penso que não me vou cansar, embora seja muito barulho acho que isso nunca me fará mal, no fim de contas tenho um carro com motor V8 (que já faz algum barulho) e só não lhe tiro o silenciador para não parecer xunning e por vergonha, porque por mim ouvia aquele ronco a 100% Já vi pessoal que coloca uma válvula de bypass e com um simples toque num botão fica o ronco enaltecido, para mim era perfeito, em viagens que me apanhasse sozinho e sem mirones o ronco ficava no máximo de certeza
Não sabia que os donos eram os mesmos, de qualquer das formas creio que os negócios possam ser diferentes, isto é, mais restritos a cada área geográfica uma vez que nenhum concessionário me apresentou as mesmas motos de serviço/retoma para venda. Olha que eu paro mesmo, para ouvir essa menina a fazer barulho vale a pena
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O site da hd é completo. Podes também comparar as várias motos, o que é uma grande ajuda.
O motor das sportster é o mesmo. A diferença do 883 para o 1200 é "apenas" uns mm no diâmetro, o curso é o mesmo. A caixa sendo igual em ambas, tem relações mais compridas nos modelos 1200, o que permite melhor andamento em estrada.
Já por isso preferia sempre a 1200. Depois, com as alterações da praxe já fica muito engraçada e a alma, principalmente com pendura, é outra.
As sportster são as hd mais divertidas (nunca conduzi as street, mas acho que não mudaria de opinião...). São as mais directas de direcção, muito por culpa da inferior distância entre eixos. São fiáveis e a manutenção por norma não escalda (se bem que aqui a casa onde a assistes manda muito, como em tudo).
Também tens escapes com válvula de actuação eléctrica para as hd, mas facilmente gastas + de 2k €...
Atenção que com os short shots ficas com um escape directo...
Nas pontes tens uma casa da especialidade. Costuma ter um stock generoso dentro do que procuras e por certo não sais de lá enganado (nem escaldado)
Cump.
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Originalmente Colocado por ice Ver Post
A manobrar paradas a coisa é mais complicada. Mas se se tiver os cuidados básicos (fazer as manobras sempre pelo lado direito da moto, e sempre com o descanso colocado; tentar estacionar sempre de traseira para o passeio...), a coisa tende a correr bem. Isto é válido para qualquer moto.
Se fores dos arredores de lx posso indicar-te uma casa onde por certo és bem esclarecido e tens a oportunidade de ver boas máquinas usadas.
Cump.
Se puderes manda-me por PM esse stand das Harleys usadas perto de Lisboa, nunca se sabe se pode dar jeito no futuro.
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Originalmente Colocado por msantos Ver PostIce, não estou a perceber essa dica de fazer as manobras com a moto parada do lado direito da moto, eu faço sempre do lado esquerdo, do lado do descanso, se por algum motivo a moto tombar na minha direcção o descanso ajuda a amparar a moto.
Se puderes manda-me por PM esse stand das Harleys usadas perto de Lisboa, nunca se sabe se pode dar jeito no futuro.
Mais a sério, por norma só ando com ela à mão para a colocar na garagem. Como é ligeiramente a subir, e vai de marcha atrás, pode haver algum desequilibro, e assim é só pousar no descanso
Seguiu pm.
Cump.Editado pela última vez por ice; 15 March 2018, 13:22.
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Originalmente Colocado por msantos Ver PostIce, não estou a perceber essa dica de fazer as manobras com a moto parada do lado direito da moto, eu faço sempre do lado esquerdo, do lado do descanso, se por algum motivo a moto tombar na minha direcção o descanso ajuda a amparar a moto.
Mas eu acho que ele falou do lado direito, porque primeiro está a mota: se cair para um lado, tem o descanso, se cair para o outro, cai em cima de nós. Importante é não deixar a menina cair ao chão
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Originalmente Colocado por ice Ver PostFácil, ou fica no descanso ou eu amparo
Mais a sério, por norma só ando com ela à mão para a colocar na garagem. Como é ligeiramente a subir, e vai de marcha atrás, pode haver algum desequilibro, e assim é só pousar no descanso
Seguiu pm.
Cump.
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Originalmente Colocado por DV82 Ver PostE à parte disso, o punho do lado esquerdo é fixo!!! Eu também prefiro o lado esquerdo,
Mas eu acho que ele falou do lado direito, porque primeiro está a mota: se cair para um lado, tem o descanso, se cair para o outro, cai em cima de nós. Importante é não deixar a menina cair ao chão
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Originalmente Colocado por ice Ver PostO site da hd é completo. Podes também comparar as várias motos, o que é uma grande ajuda.
O motor das sportster é o mesmo. A diferença do 883 para o 1200 é "apenas" uns mm no diâmetro, o curso é o mesmo. A caixa sendo igual em ambas, tem relações mais compridas nos modelos 1200, o que permite melhor andamento em estrada.
Já por isso preferia sempre a 1200. Depois, com as alterações da praxe já fica muito engraçada e a alma, principalmente com pendura, é outra.
As sportster são as hd mais divertidas (nunca conduzi as street, mas acho que não mudaria de opinião...). São as mais directas de direcção, muito por culpa da inferior distância entre eixos. São fiáveis e a manutenção por norma não escalda (se bem que aqui a casa onde a assistes manda muito, como em tudo).
Também tens escapes com válvula de actuação eléctrica para as hd, mas facilmente gastas + de 2k €...
Atenção que com os short shots ficas com um escape directo...
Nas pontes tens uma casa da especialidade. Costuma ter um stock generoso dentro do que procuras e por certo não sais de lá enganado (nem escaldado)
Cump.
Cumps
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Originalmente Colocado por msantos Ver PostPois, mas eu mesmo em termos de posição corporal parece-me que não dá jeito estar do lado direito da moto, de qualquer modo inclino-a sempre ligeiramente para o meu lado por isso nunca a senti a fugir/cair para o lado direito. Fazer manobras à mão com a RT era um verdadeiro pincel.
Já lá vão uns anos e nunca tive stresses, pelo que em equipa que ganha...
Cump.
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Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver PostUltimamente tenho sido um "cliente" assíduo do site Essas vantagens da 1200 percebo facilmente e claro sria sempre outra louça...a ver vamos. Tenho essa percepção, em termos sonoros e estéticos a linha da Vance & Hines é qualquer coisa... Podes mandar-me o nome e o endereço da(s) loja(s)? Mais uma vez obrigado.
Cumps
Sei bem o que custa tentar saber informações de modelos menos conhecidos. Ainda me lembro das dúvidas que tinha quando comprei a buell
Muito treinei eu o meu inglês
Cump.
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Originalmente Colocado por ice Ver PostFeito. Qualquer dúvida é só colocares.
Sei bem o que custa tentar saber informações de modelos menos conhecidos. Ainda me lembro das dúvidas que tinha quando comprei a buell
Muito treinei eu o meu inglês
Cump.
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Originalmente Colocado por ExCon Ver PostVinha tentar ajudar, mas o Ice já disse tudo, não iria acrescentar nada...excepto que optaria por uma mais estradista
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Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver PostEu percebo e o que o ice disse iatambém nesse sentido. A questão é que não queria gastar mais de 10.000 euros na brincadeira e assim já se tornava complicado, além disso esteticamente gosto muito da iron, embora claro, gosto muito mais da fat bob, mas 20.000 aéreos está fora de questão
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A minha ideia seria conseguir algo semelhante ao que aparece ao minuto 2:41 e claro, sempre o mais negro e mais sem brilho possível...
https://www.youtube.com/watch?v=GimegktzEf8
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