Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como preparar uma mudança para outro país

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como preparar uma mudança para outro país

    Boa noite a todos!

    Bom, neste tópico venho pedir alguns conselhos e opiniões a quem tenha algum conhecimento ou experiências de emigração.

    Acontece que eu e a minha namorada estamos a acabar os nossos cursos e dentro de 1 ano pretendemos sair do país. Esta vontade prende-se com o facto de que aqui em Portugal na área dela (engenharia química) há pouca oferta e as condições não são as mais adequadas. E por outro lado queremos procurar um estilo de vida diferente e noutro tipo de cultura.

    Principalmente por esses motivos, nós pretendemos ir para a Holanda. Um país que achamos que nos pode oferecer tudo o que procuramos.

    Acontece que nós nunca viajamos, nem temos amigos ou familiares lá, o que fará com que tenhamos de ir do zero e com um pouco de espírito de aventura.

    Será normal termos as nossas dúvidas, os nossos medos e inseguranças face ao risco e ao abraçar do desconhecido, no entanto, o facto de queremos ir viver para aquele país dá-nos força para ultrapassarmos essas inseguranças.

    Temos feito as nossas pesquisas e reunido o máximo de informação sobre os passos a dar para se preparar uma mudança de país, mas há pontos que gostava de colocar para ver se me podem ajudar a pensar digamos assim:

    É muito arriscado ir sem ter trabalho "garantido"? Tipo, chegar, alugar um quarto para a fase inicial, tratar das burocracias necessárias, procurar trabalho e só depois estabelecermo-nos de forma mais organizada?

    Eu faço esta pergunta porque sei que na minha área (cozinha) tenho talvez mais facilidade em arranjar trabalho em pouco tempo do que a minha namorada. E num país com uma quantidade enorme de restaurantes por cidade, acredito que rápido me orientava.

    Dessa forma e com as poupanças para os primeiros tempos (viagem, renda de dois meses, papeladas, transportes, alimentação, contas) daria eventualmente uma margem de manobra para a minha namorada enviar curriculos e ir a possíveis entrevistas e conseguir um contrato de trabalho que então nos permitisse estabelecer-nos com mais segurança.

    Não sei se estou a pensar bem ou se estou com uma noção completamente errada do que é preparar uma mudança de país.

    Espero as vossas opiniões, todas são benvindas.

    Obrigado desde já.

    #2
    Em primeiro boa sorte para a vossa aventura.

    Um dos problemas que podem ter e na barreira linguística, não tanto no teu caso, a cozinha, mas principalmente para a tua namorada, nada que com boa vontade não se consiga resolver, dependendo da vossa facilidade com línguas, como ainda falta um ano, e no caso de quererem mesmo ir para a Holanda, utilizem o duolingo, ja serve para pelo menos aprenderem o básico.

    Estamos numa época em que a informática não serve apenas para ir ao Facebook, tentem procurar empresas que possam ser interessantes ainda estando cá e vão mandando CV, não perdem nada, uma boa ajuda para a procura de emprego é este site https://ec.europa.eu/eures/public/pt/homepage se não me engano agrega oferta dos institutos de emprego dos vários países da Europa.

    Uma dica, não se foquem apenas em países grandes tipo Holanda, tenho um primo a viver na Polónia, eng. Informático, pode não ganhar tão bem como em outros paises (está a ganhar entre 1.500€/2.000€), mas o custo de vida é mais baixo que o nosso, o que lhe permite fazer uma boa vida e poupar bastante.

    EDIT:

    Outra dica a quem estiver numa situação parecida, se estão a estudar e pensam no fim do curso emigrar, se tiverem possibilidades vão de Erasmus, pode-lhes abrir portas.
    Editado pela última vez por ImHoTep; 17 March 2018, 09:36.

    Comentário


      #3
      Escolhendo o pais e tendo um plano, é sempre bom, conhecimentos da língua obviamente ajudam.

      Mas holandês vai lá vai, aquilo apesar das semelhanças com o alemão, a parte falada é horrível, tem muitos sons que simplesmente não existem em português, boa sorte

      Comentário


        #4
        São novos e ainda namorados. não vale a pena grande planeamento. Não há filhos nem casas a atrapalhar. Imagino eu.

        Primeiro acabar o curso, arranjar o trabalho e siga. Se assim for o caso. Que isto de planos a dois nessas idades que englobam mudanças de país tem muito que se lhe diga. Lol

        Comentário


          #5
          A Holanda é um sítio engraçado para começar uma vida nova, fica numa zona bastante central e tens acesso à muitos outros países rapidamente.

          Um pequeno aparte, caso ainda não tenhas percebido, é o clima. Acho que é dos sítios da Europa com clima que me desagrada mais. Se és alguém que dá valor ao sol e bom tempo, então tens de considerar bem. Se conheces o clima de Londres, é relativamente similar em termos de temperatura, mas no verão é ainda mais frio (quero dizer, menos quente). E no inverno só vais ver sol muito raramente...








          Fora isso, é um sítio bastante interessante e com um mentalidade completamente diferente do "tuga".

          Uma coisa que eu te aconselho é pensar numa reserva extra de dinheiro. Eu que já fiz algumas mudanças ao longo da vida posso dizer que pensar em dinheiro para apenas 2 meses de renda é extremamente arriscado. Não me deslocaria daqui para outro país sem ter pelo menos uma almofada para 6 meses, e o ideal seria 1 ano ou ainda mais. Vais ver que depois de lá estares aparecem sempre inúmeras despesas com as quais não estás a contar.

          Adicionalmente, não sei como funciona o mercado de arrendamento na Holanda, mas se for como em Portugal, tu não consegues arrendar uma casa decente sem adiantares pelo menos 6 meses de renda, isto porque tu não vais ter histórico nenhum de lá (IRS, etc) e provavelmente não vais ter ainda emprego. Quem é que te aluga uma casa ou apartamento sem garantias?
          Editado pela última vez por Charger144; 17 March 2018, 11:36.

          Comentário


            #6
            Vivo na Holanda, mais concretamente em Maastricht.

            Salvaguardando o espírito aventureiro de cada um, para vir, um de vocês teria de ter emprego garantido.

            O mercado de arrendamento é caro comparado com PT, especialmente se vieres sem emprego.

            Se precisares de info, apita.

            Comentário


              #7
              Pelo menos a mim estes planos saem sempre furados. Um de vocês arranja uma oportunidade em Portugal ou noutro país qualquer e todos os planos que têm para a Holanda saem furados.

              E ja fui emigra, Angola, e nunca tinha-me passado pela cabeça ir para Angola, mas logo que acabei o curso apareceu a oportunidade e em 1 mês estava lá..

              Por isso sou cada vez mais de planos para um futuro próximo e de coisas que eu posso controlar (emprego à saída da faculdade dificilmente tens muita escolha) . Porque as coisas mudam muito facilmente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                Em primeiro boa sorte para a vossa aventura.

                Um dos problemas que podem ter e na barreira linguística, não tanto no teu caso, a cozinha, mas principalmente para a tua namorada, nada que com boa vontade não se consiga resolver, dependendo da vossa facilidade com línguas, como ainda falta um ano, e no caso de quererem mesmo ir para a Holanda, utilizem o duolingo, ja serve para pelo menos aprenderem o básico.

                Estamos numa época em que a informática não serve apenas para ir ao Facebook, tentem procurar empresas que possam ser interessantes ainda estando cá e vão mandando CV, não perdem nada, uma boa ajuda para a procura de emprego é este site https://ec.europa.eu/eures/public/pt/homepage se não me engano agrega oferta dos institutos de emprego dos vários países da Europa.

                Uma dica, não se foquem apenas em países grandes tipo Holanda, tenho um primo a viver na Polónia, eng. Informático, pode não ganhar tão bem como em outros paises (está a ganhar entre 1.500€/2.000€), mas o custo de vida é mais baixo que o nosso, o que lhe permite fazer uma boa vida e poupar bastante.

                EDIT:

                Outra dica a quem estiver numa situação parecida, se estão a estudar e pensam no fim do curso emigrar, se tiverem possibilidades vão de Erasmus, pode-lhes abrir portas.
                No que toca à língua, o nosso inglês está em dia e quanto ao dutch, com boa vontade vai - se aprendendo

                Pah... Polónia já é um tipo de cultura completamente diferente que não vai lá muito de encontro ao que procuramos.
                O facto de se ganhar mais ou menos não é muito importante para nós, o nosso propósito de vida não é de todo enriquecer, desde que dê para viver tranquilos para nós já está bom... senão íamos para a Suíça trabalhar 12h e a ganhar 4500 eu e 6000 ela... e aliás, a mãe da minha namorada está em Zurique, não nos seria difícil ir para lá.

                Mas sim, claro que temos vindo a pensar em alguns destinos, mas a Holanda é mesmo o nosso objetivo

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carloseduardo Ver Post
                  São novos e ainda namorados. não vale a pena grande planeamento. Não há filhos nem casas a atrapalhar. Imagino eu.

                  Primeiro acabar o curso, arranjar o trabalho e siga. Se assim for o caso. Que isto de planos a dois nessas idades que englobam mudanças de país tem muito que se lhe diga. Lol
                  Idades que já não somos propriamente adolescentes, eu tenho 27 e a minha namorada tem 24...e estamos juntos há 7 anos, vivemos juntos há 4...já é qualquer coisa

                  Comentário


                    #10
                    Sim, estamos a par do clima holandês, apesar de que ele não é igual em todo o país, esse gráfico é de Amsterdão, na holanda do sul e mais no litoral há mais umas horinhas de sol por ano mas sim, nada que se possa comparar com que temos aqui em Portugal.

                    De resto concordo com tudo que dizes, é um pensamento mais seguro e que pode precaver situações inesperadas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                      Pelo menos a mim estes planos saem sempre furados. Um de vocês arranja uma oportunidade em Portugal ou noutro país qualquer e todos os planos que têm para a Holanda saem furados.

                      E ja fui emigra, Angola, e nunca tinha-me passado pela cabeça ir para Angola, mas logo que acabei o curso apareceu a oportunidade e em 1 mês estava lá..

                      Por isso sou cada vez mais de planos para um futuro próximo e de coisas que eu posso controlar (emprego à saída da faculdade dificilmente tens muita escolha) . Porque as coisas mudam muito facilmente.
                      Compreendo perfeitamente, aliás nós até somos apologistas de viver um dia de cada vez e sem grande ansiedade pelo futuro e esta mudança se chegar a acontecer será sempre nesses moldes, com calma e cientes que certezas na vida, só a morte.

                      No entanto é sempre importante ir reunindo alguma informação, ponderando para depois não se fazer tudo em cima do joelho, com falta de informação e de forma desorganizada

                      Comentário


                        #12
                        Antes de saírem tem que mudar a morada no cartão do cidadão, e por consequência nas finanças (se não, com um bocado de sorte serão tributados como residentes nos dois países...).

                        E não sei se é boa ideia um de vós ir antes, arranjar casa e emprego e depois segue o segundo, para aliviar a conta do alojamento "temporário"...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                          Vivo na Holanda, mais concretamente em Maastricht.

                          Salvaguardando o espírito aventureiro de cada um, para vir, um de vocês teria de ter emprego garantido.

                          O mercado de arrendamento é caro comparado com PT, especialmente se vieres sem emprego.

                          Se precisares de info, apita.
                          Agradeço desde já! Tentei enviar mp, não tenho a certezas se consegui, depois verifica

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                            Antes de saírem tem que mudar a morada no cartão do cidadão, e por consequência nas finanças (se não, com um bocado de sorte serão tributados como residentes nos dois países...).

                            E não sei se é boa ideia um de vós ir antes, arranjar casa e emprego e depois segue o segundo, para aliviar a conta do alojamento "temporário"...
                            Não sabia disso, julguei que só após tivesse o alojamento salvaguardado e um contrato de trabalho é que faria a alteração. Alterar antes de ir é um pouco complicado, imagina que as coisas até nem se proporcionam e temos que regressar, teríamos que andar com alteração outra vez

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                              Idades que já não somos propriamente adolescentes, eu tenho 27 e a minha namorada tem 24...e estamos juntos há 7 anos, vivemos juntos há 4...já é qualquer coisa
                              Erro meu então [emoji3]

                              Compreendo. Não falo por experiência própria mas por casos conhecidos onde não foi nada fácil, sequer possível, conciliar a vontade de ter carreiras lá fora com duas cabeças duas ideias e oportunidades que permitam ter uma vida em comum.

                              Não será fácil como não é em portugal mas boa sorte.

                              Comentário


                                #16
                                Eu sai de Portugal com 22 se não estou em erro (tenho 24 e meio agora) e a minha namorada veio comigo (tinha 20 anos) e começamos a viver juntos aqui (na terra das 12h de trabalho por 4k CHF ).

                                Não fiz plano nenhum, eu tinha trabalho garantido e casa (só paguei no fim do primeiro mês de trabalho) compramos 2 voos e pronto foi assim... agora temos os 2 trabalho e no fim valeu a pena a aventura (na altura só pensei no positivo, não tive grandes medos honestamente).

                                Cada caso é u caso ...

                                Comentário


                                  #17
                                  A minha opinião é a seguinte: leva contigo algum dinheiro para começares uma nova vida no estrangeiro, para te aguentares os primeiros tempos, dormida, comida, mas penso que fazes bem, pois poderás ter uma outra visão do que é ver, Portugal de fora para dentro, e acredita se conseguires, mudaras muito como pessoa ao veres a coragem que tiveste na vida, e muitos não tem.
                                  Desejo boa sorte, eu fiz o mesmo e se soube se o que sei hoje, teria saído de Portugal, uns 10 anos antes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                                    Não sabia disso, julguei que só após tivesse o alojamento salvaguardado e um contrato de trabalho é que faria a alteração. Alterar antes de ir é um pouco complicado, imagina que as coisas até nem se proporcionam e temos que regressar, teríamos que andar com alteração outra vez
                                    A alteração da morada no CC, é aquilo com que menos te deves preocupar. Em minutos fazes isso on-line (pelo menos para moradas nacionais) e voltas a "desfazer". Não tenhais medo...
                                    Quanto ao clima, é o que já disseram, mas acrescento: no Inverno, é bem pior que o UK, enquanto que no UK mesmo que seja por pouco tempo ainda vez o Sol, na Holanda passas vários dias seguidos ou mesmo uma semana sem sequer o ver brilhar por trás das nuvens.
                                    Já o Verão, existe ao contrário do UK - pelo menos de Londres para cima. Temperaturas de 25 graus e superiores é comum, por semanas seguidas, dias solarengos e a água do mar no Verão é bem mais quente que a costa ocidental Portuguesa. Ainda dá para aproveitar praia.
                                    As diferenças dentro do país não são assim tão grandes, e olha que Amesterdão é litoral, e eu só falo da minha experiência: litoral.
                                    Em Den Helder, onde estou, estão agora -1 ºC.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                      Eu sai de Portugal com 22 se não estou em erro (tenho 24 e meio agora) e a minha namorada veio comigo (tinha 20 anos) e começamos a viver juntos aqui (na terra das 12h de trabalho por 4k CHF ).

                                      Não fiz plano nenhum, eu tinha trabalho garantido e casa (só paguei no fim do primeiro mês de trabalho) compramos 2 voos e pronto foi assim... agora temos os 2 trabalho e no fim valeu a pena a aventura (na altura só pensei no positivo, não tive grandes medos honestamente).

                                      Cada caso é u caso ...
                                      Suíça portanto

                                      Exato, acaba sempre por ser mais cómodo saberes que vais e já tens onde ficar e um trabalho para fazeres vida.

                                      É como disseste e bem, cada caso é um caso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                        A minha opinião é a seguinte: leva contigo algum dinheiro para começares uma nova vida no estrangeiro, para te aguentares os primeiros tempos, dormida, comida, mas penso que fazes bem, pois poderás ter uma outra visão do que é ver, Portugal de fora para dentro, e acredita se conseguires, mudaras muito como pessoa ao veres a coragem que tiveste na vida, e muitos não tem.
                                        Desejo boa sorte, eu fiz o mesmo e se soube se o que sei hoje, teria saído de Portugal, uns 10 anos antes.
                                        Acredito que sim... tudo depende do propósito que se tem na vida... e quando as coisas coincidem acaba por valer sempre a pena, é preciso é remar nesse sentido

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fizeste bem em abrir o tópico, vais sempre aprender com a experiência de muitos companheiros.

                                          Mas posto isto, cada pessoa é uma pessoa. Se nunca saíram antes, aconselho a viajar agora mesmo.

                                          Há pessoas talhadas para emigrar e há outros que é como se lhes arrancassem os fígados, pura e simplesmente não funcionam por lá.

                                          A mobilidade hoje é muito facilitada, arranjem um bilhete low-cost, vejam o alojamento local nos air-bnb e afins e saiam nem quem seja um fds.

                                          Vão dar o dinheiro por muito bem empregue, acredita.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                            A alteração da morada no CC, é aquilo com que menos te deves preocupar. Em minutos fazes isso on-line (pelo menos para moradas nacionais) e voltas a "desfazer". Não tenhais medo...
                                            Quanto ao clima, é o que já disseram, mas acrescento: no Inverno, é bem pior que o UK, enquanto que no UK mesmo que seja por pouco tempo ainda vez o Sol, na Holanda passas vários dias seguidos ou mesmo uma semana sem sequer o ver brilhar por trás das nuvens.
                                            Já o Verão, existe ao contrário do UK - pelo menos de Londres para cima. Temperaturas de 25 graus e superiores é comum, por semanas seguidas, dias solarengos e a água do mar no Verão é bem mais quente que a costa ocidental Portuguesa. Ainda dá para aproveitar praia.
                                            As diferenças dentro do país não são assim tão grandes, e olha que Amesterdão é litoral, e eu só falo da minha experiência: litoral.
                                            Em Den Helder, onde estou, estão agora -1 ºC.
                                            Bom se é como dizes nem será assim tão mau. Vivo em Bragança e tive aqui dias em Dezembro e Janeiro de -5°C de minima e 6°C de máxima algumas vezes... e ainda esta semana choveu a semana inteira e tivemos sol hoje de manha... só que pronto, no verão vêm 40°C secos que nem se respira

                                            Ainda assim, continua a ser incomparável, enquanto que aqui de Abril a Outubro há sol 90% dos dias, aí já não é assim

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                              A minha opinião é a seguinte: leva contigo algum dinheiro para começares uma nova vida no estrangeiro, para te aguentares os primeiros tempos, dormida, comida, mas penso que fazes bem, pois poderás ter uma outra visão do que é ver, Portugal de fora para dentro, e acredita se conseguires, mudaras muito como pessoa ao veres a coragem que tiveste na vida, e muitos não tem.
                                              Desejo boa sorte, eu fiz o mesmo e se soube se o que sei hoje, teria saído de Portugal, uns 10 anos antes.
                                              Ao ler este post fiquei com curiosidade de conhecer os holandeses com coragem de emigrar para Portugal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Fizeste bem em abrir o tópico, vais sempre aprender com a experiência de muitos companheiros.

                                                Mas posto isto, cada pessoa é uma pessoa. Se nunca saíram antes, aconselho a viajar agora mesmo.

                                                Há pessoas talhadas para emigrar e há outros que é como se lhes arrancassem os fígados, pura e simplesmente não funcionam por lá.

                                                A mobilidade hoje é muito facilitada, arranjem um bilhete low-cost, vejam o alojamento local nos air-bnb e afins e saiam nem quem seja um fds.

                                                Vão dar o dinheiro por muito bem empregue, acredita.
                                                Por acaso já nos passou pela mente ir lá em Agosto 2 ou 3 dias sentir o clima e o ambiente do país. Logo se vê se se proporciona.

                                                De qualquer forma, é mesmo nossa intenção sair, até pela questão das nossas áreas de trabalho que aqui, a nosso ver e na nossa maneira de pensar, não são de todo justas. E há a questão de ser outra cultura, outra mentalidade e maneira de estar na vida que acreditamos que a Holanda nos pode dar

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sentir a região é importante, na minha opinião.

                                                  Eu compreendo bem a vossa posição, mesmo até a questão da mentalidade.

                                                  Mas preparem-se: não será tudo um up-grade. Uma pessoa pensa sempre que vai para um país mais socialmente desenvolvido, com uma mentalidade diferente (e é verdade) mas com o tempo vais acabar por chocar com as idiossincrasias de lá. Vão sentir a falta de detalhes em que somos mesmo melhores e nem sempre será o sol e a sardinha ou algo tão fácil de apontar. E aqui cada pessoa valoriza os seus detalhes: pode ser uma casa com boas áreas, um bom WC, sei lá...

                                                  Mesmo a nível de mentalidades, eu que sou um aficionado pela europa, culturas e modos de estar, já tive os meus desaires a lidar com Belgas, Franceses, etc.

                                                  Nem tudo é "Melhor", é bom ir com isso em mente.

                                                  Com isto não pretendo desencorajar, atenção. Acho que fazem muito bem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                    Fizeste bem em abrir o tópico, vais sempre aprender com a experiência de muitos companheiros.

                                                    Mas posto isto, cada pessoa é uma pessoa. Se nunca saíram antes, aconselho a viajar agora mesmo.

                                                    Há pessoas talhadas para emigrar e há outros que é como se lhes arrancassem os fígados, pura e simplesmente não funcionam por lá.

                                                    A mobilidade hoje é muito facilitada, arranjem um bilhete low-cost, vejam o alojamento local nos air-bnb e afins e saiam nem quem seja um fds.

                                                    Vão dar o dinheiro por muito bem empregue, acredita.
                                                    Acho um bom conselho sem duvida alguma!
                                                    Na altura a minha namorada estava com muito, mas mesmo muito receio em sair de casa da mãe no primeiro dia chorou e agora é tranquilíssimo estar fora (nunca pensei que se fosse adaptar tão bem honestamente).

                                                    Acredito que se os objectivos da saída começarem a ser cumpridos que as coisas ficam muito mais fáceis.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                                                      No que toca à língua, o nosso inglês está em dia e quanto ao dutch, com boa vontade vai - se aprendendo

                                                      Pah... Polónia já é um tipo de cultura completamente diferente que não vai lá muito de encontro ao que procuramos.
                                                      O facto de se ganhar mais ou menos não é muito importante para nós, o nosso propósito de vida não é de todo enriquecer, desde que dê para viver tranquilos para nós já está bom... senão íamos para a Suíça trabalhar 12h e a ganhar 4500 eu e 6000 ela... e aliás, a mãe da minha namorada está em Zurique, não nos seria difícil ir para lá.

                                                      Mas sim, claro que temos vindo a pensar em alguns destinos, mas a Holanda é mesmo o nosso objetivo
                                                      A Polónia foi apenas um exemplo, de países que aparentemente não são primeira escolha, mas a nível financeiro são muito bons.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Ao ler este post fiquei com curiosidade de conhecer os holandeses com coragem de emigrar para Portugal.
                                                        Eles andem aí!
                                                        Aqui pelo norte, há freguesias que praticamente são propriedade deles.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se a mãe dela está em Zurique, acho que seria a melhor alternativa do que ir para a Holanda, sempre teriam uma ajuda.

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            Sentir a região é importante, na minha opinião.

                                                            Eu compreendo bem a vossa posição, mesmo até a questão da mentalidade.

                                                            Mas preparem-se: não será tudo um up-grade. Uma pessoa pensa sempre que vai para um país mais socialmente desenvolvido, com uma mentalidade diferente (e é verdade) mas com o tempo vais acabar por chocar com as idiossincrasias de lá. Vão sentir a falta de detalhes em que somos mesmo melhores e nem sempre será o sol e a sardinha ou algo tão fácil de apontar. E aqui cada pessoa valoriza os seus detalhes: pode ser uma casa com boas áreas, um bom WC, sei lá...

                                                            Mesmo a nível de mentalidades, eu que sou um aficionado pela europa, culturas e modos de estar, já tive os meus desaires a lidar com Belgas, Franceses, etc.

                                                            Nem tudo é "Melhor", é bom ir com isso em mente.

                                                            Com isto não pretendo desencorajar, atenção. Acho que fazem muito bem.
                                                            Concerteza, reinos maravilhosos e mares de perfeição não existem, disso estamos perfeitamente conscientes.

                                                            Apenas sentimos claramente que há mais mundo para além do viver para trabalhar, quando o que pretendemos é trabalhar para viver, num sítio onde a troca de tempo por papéis (passe a anologia áspera) seja justa a nível de condições e nos proporcione mais tempo para um dia a dia com mais qualidade e liberdade. E que acima de tudo possamos disfrutar dos nossos trabalhos, sermos produtivos e dedicados sabendo que há condições para o sermos.

                                                            Aqui um profissional de cozinha vai a casa trocar de roupa e dormir, os horários que se praticam são absurdos, não há tempo para uma vida de lazer normal.
                                                            E quem diz aqui diz noutros países... mas pelo que me tenho informado, na Holanda, Dinamarca, Noruega... a politica laboral é bem diferente.
                                                            Olha-se mais à produtividade e qualidade da mesma e eles acreditam que para um trabalhador ser produtivo, todos os parâmetros da pirâmide de Maslow devem estar em cumprimento, por isso se regem por horários de trabalho com melhores condições que permitem ao trabalhador ser mais produtivo em vez de se tornar um morador no local de trabalho que vai perdendo o brio na profissão.

                                                            Não é por acaso que são das populações mais felizes do mundo, segundo os inquéritos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X