Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lei de Dados pessoais e SMS's

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lei de Dados pessoais e SMS's

    Hoje em dia sabemos que estamos todos interligados e há cartões e fichas de clientes em todo o lado.
    Então acabamos por ter os nossos dados espalhados por todo o lado.
    Não tenho nada contra, e só dou onde quero dar.

    Mas nos e-mails a empresas foram obrigadas a incluir um link de remoção do nosso e-mail dessa lista, ou para um quadro onde podemos escolher que tipos de e-mail queremos receber.

    Mas nos dias de hoje as marcas atacam cada vez mais através de SMS, e se nos e-mails é "fácil" remover da lista por SMS é 50x mais complicado.
    Recebo SMS's das mais diversas marcas e serviços, nos mais diversos horários. Por norma o pior até é o PingoDoce, com sms aos sábados e domingos por vezes antes das 9h, e já diversas vezes depois das 24h...
    Mas ai tenho conta no site deles e é mais simples gerir a coisa.

    Mas por exemplo, comprei um carro na santogal, agora recebo inúmeras promoções por sms. Como é óbvio não quero deixar de ter o meu contacto na santogal, para revisões, recalls e afins. Mas não quero receber uma sms sempre que fazem uma feira de carros. Se o e-mail cancela-se em 5seg, a sms, sou obrigado a contactar a marca por telefone ou por e-mail e exigir a remoção do meu contacto das promoções, mas não da lista de contactos deles... O que gera sempre uma enorme confusão.

    Alguém mais passou por este tipo de problema? Como resolver?

    A BMW parece que foi a única que seguiu a lei e enviou um formulário de actualização de contactos, e permite escolher como queremos ser "chateados". Mas por outro lado resume-se à Bmw Portugal e os seus stands Baviera, ou Santogal não estão a abrangidos.

    #2
    Daqui a pouco mais de um mês entra em vigor a nova politica de Protecção de Dados.

    Deixa ver o que daí vem.

    Comentário


      #3
      Eu recebi também esse email da BMW mas não sei se por ter comprado uma moto na Baviera ou se por ter comprado o Mini que pertence ao mesmo grupo.
      A semana passada também recebi um email da Toyota por causa disso dos dados mas ainda não me dei ao trabalho de abrir o link e ver que opções dão.

      O Pingo Doce era do pior, sempre a mandar SMS das promoções depois das 21h, quando recebia uma mensagem fora de horas eu e a minha mulher já dizíamos no gozo que era um SMS da minha amante mas por caso agora que penso nisso há algum tempo que não me mandam essas SMS for de horas mas continuo a receber ao fim de semana.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        (...)
        Alguém mais passou por este tipo de problema? Como resolver?
        (...)
        Queixa na CNPD.

        Comentário


          #5
          Só uma nota off-topic - em português, as siglas não têm plural (1 SMS, 2 SMS, 3 SMS, etc.). E se fosse em inglês, seria sem o ' - SMSs.

          Respondendo ao tópico, há uns tempos passei na Midas e perguntaram-me se queria receber SMS. Eu disse que não, mas aí era um "tudo ou nada", ou seja, para deixar de receber as promocionais, também deixaria de receber as que dão jeito, como as que avisam do prazo da IPO a aproximar-se. Por isso, acredito que nas marcas de carros venha a ser igual (no entanto, da Toyota não recebo nenhum SMS, só um mail ou outro, que o Gmail até filtra bem).

          No entanto, não ligo nada a mensagens enviadas a horas impróprias. Se for algo urgente, tipo um familiar a adoecer ou isso, as pessoas ligam. Mensagens, vejo-as de manhã ou quando me apetece.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            Queixa na CNPD.
            Mas queixa em que sentido?
            Penso que só poderei fazer queixa se contactar a empresa para remover e ela não remover.

            Comentário


              #7
              Eles acharam que poderias estar interessado nos 1800 carros, novos, seminovos e 0 kms

              Também recebi essa mensagem hoje, mas a horas decentes.

              O que eu faço é mm por o telemóvel no silêncio quando vou dormir, pois desde emails, sms promocionais, grupos da faculdade, etc, acordava de hora a hora com um plim.

              Comentário


                #8
                Eu recebia de uma Óptica da Amadora

                Contactei-os via Facebook, expliquei que o número deveria ter sido "reciclado" pela Meo, e disseram que iriam remover da BD. ISto foi em 2017 e até hoje não recebi mais nada...

                Agora é só Minipreço, PD e Matrizauto

                Comentário


                  #9
                  Manda um e-mail a pedir para apenas usarem o teu número de telemóvel para comunicações importantes e não para publicidade. Se as coisas estiverem minimamente bem feitas, basta-lhes desativar um "visto" no sistema sem apagar o contacto.

                  Comentário


                    #10
                    Fui ver agora o link da Toyota e não dão forma de escolher qual o método que pretendemos para recebermos as informações deles.

                    Comentário


                      #11
                      Em teoria tens como resolver isso,

                      na prática, e por experiência própria, só mesmo bloqueando as SMS indesejadas com uma App, porque faças o que fizeres, é humanamente impossível remover todo o Spam.

                      Por exemplo, eu recebo todas as semanas uma SMS de uma empresa / spammer cuja sede não é em Portugal (digo isto porque vem em inglês), com publicidade diversa, e a SMS não tem número, só nome.
                      Não faço ideia de que empresa seja nem há lá nenhum contacto. Como resolvo isto?

                      Aliás, eu até sei como, e só haveria uma maneira: teria de contactar a empresa destinatária dos links que enviam, e essa empresa, através do tracker, conseguiria descobrir quem anda a mandar as mensagens. Mas para isso tenho que contar com a ajuda deles, e não há nada que os obrigue, especialmente tendo em conta que estão em outro país.


                      Também costumo receber montes de SMS de publicidade, os mais chatos são de longe a Giovanni Galli e a PizzaHut. É sempre a bater no ceguinho. A PizzaHut em especial tem um problema qualquer nos servidores e por diversas vezes mandam mensagens às 3 ou 4 da manhã. Já liguei para lá algumas vezes e prometeram remover o meu número, mas até hoje nada.

                      Mas uma vez que "aceitei" ser impossível remover todo o spam, instalei uma app que filtra tudo o que é lixo, e já nem me chateio. Agora até faço cartões de cliente em todo lado e nem peço para não mandarem SMS.
                      Editado pela última vez por Charger144; 10 April 2018, 09:54.

                      Comentário


                        #12
                        por acaso recebo muito poucas sms's de campanhas publicitárias, por isso nem me chateio, no email tenho tudo filtrado logo nem me incomoda a situação e como foi referido tem o link para desactivar o envio de emai's, mas concordo que no sms deveria haver algo semelhante, pois há empresas que abusam, mas o que mais me chateia ainda é telefonemas de marketing isso sim aborrece e são chatos e não desistem, e como na maioria é call center's aquilo é pelo pc, a solução foi mesmo ter uma app para bloquear os nºs foi remédio santo...

                        Comentário


                          #13
                          Eu recebia SMS de uma discoteca todas as semanas, sem nunca ter lá posto os pés, até que um dia em resposta enviei um SMS a dizer, "removam o meu contato" e até hoje nunca mais recebi nada. Pensei que não ia dar nada, mas resultou.
                          Neste momento é só mesmo continente e pingo doce...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                            Eu recebia de uma Óptica da Amadora

                            Contactei-os via Facebook, expliquei que o número deveria ter sido "reciclado" pela Meo, e disseram que iriam remover da BD. ISto foi em 2017 e até hoje não recebi mais nada...

                            Agora é só Minipreço, PD e Matrizauto
                            Essa matrizauto também acontece comigo e não faço ideia como arranjaram o numero (sei mas nunca lhes dei directamente), já tentei bloquear mas sem sucesso

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
                              Essa matrizauto também acontece comigo e não faço ideia como arranjaram o numero (sei mas nunca lhes dei directamente), já tentei bloquear mas sem sucesso
                              Nese caso, manda para lá um mail a dizer que queres retirar, ou fazes queixa na CNPD...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                Eu recebia de uma Óptica da Amadora

                                Contactei-os via Facebook, expliquei que o número deveria ter sido "reciclado" pela Meo, e disseram que iriam remover da BD. ISto foi em 2017 e até hoje não recebi mais nada...

                                Agora é só Minipreço, PD e Matrizauto
                                ...e da Kikas.
                                E suspeito como conseguiram o teu número.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                  ...e da Kikas.
                                  E suspeito como conseguiram o teu número.
                                  A Kikas fica fora de mão...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                    Daqui a pouco mais de um mês entra em vigor a nova politica de Protecção de Dados.

                                    Deixa ver o que daí vem.
                                    Mais taxas.....pqp, é a minha opinião para esta parasitagem

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Mas queixa em que sentido?
                                      Penso que só poderei fazer queixa se contactar a empresa para remover e ela não remover.
                                      A legislação só é opt-out para empresas.
                                      Para pessoas é opt-in. Tens de dar permissão ANTES de eles começarem a enviar SPAM.

                                      Para empresas existe uma lista de opt-out global que deve ser consultada antes de enviar SPAM.

                                      https://www.consumidor.gov.pt/formul...ng-direto.aspx

                                      Comentário


                                        #20
                                        Posso partilhar aqui um episódio que bem ilustra estas "ligações".

                                        Aqui há tempos ajudei uma pessoa a comprar um apartamento. Como não se encontrava em Portugal agilizei a instalação da electricidade através da EDP.

                                        Como tal o meu número de telefone ficou associado a essa instalação por motivos meramente operacionais: receber sms com a marcação da instalação, etc.

                                        A partir desse dia foi uma chuva de telefonemas (e sms) a perguntar a perguntar se queria instalar o MEO, NOS,etc, nessa morada especifica ... isto durou meses.

                                        Confesso que fiquei algo impressionado e nem imagino o enquadramento legal aplicável.

                                        Penso que fui contactado por cerca de 7 a 8 profissionais diferentes.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X