Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Processo Disciplinar Laboral

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Processo Disciplinar Laboral

    Remover!
    Editado pela última vez por Munez; 29 May 2018, 09:23. Razão: Remover

    #2
    bem vindo ao mundo do trabalho, se fosse uma empresa grande essa situação era naquela, não tinha grande impacto, numa pequena a margem de erro é tão pequena que quando ocorre dá origem a um prejuízo grande, logo não é preciso pensar muito, no que acontece a quem comete o erro, e ainda por cima a contracto...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
      bem vindo ao mundo do trabalho, se fosse uma empresa grande essa situação era naquela, não tinha grande impacto, numa pequena a margem de erro é tão pequena que quando ocorre dá origem a um prejuízo grande, logo não é preciso pensar muito, no que acontece a quem comete o erro, e ainda por cima a contracto...
      O prejuízo não foi assim tão elevado.
      Estamos a falar de um uma quantia pequena.
      A empresa não é grande, mas dá os seus lucros, e não são poucos.
      A situação é se podem fazê-lo? Ou seja, cobrar pelo erro?
      E se algumas inverdades descritas no processo, não podem pesar no que estão a fazer?

      Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Munez Ver Post
        O prejuízo não foi assim tão elevado.
        Estamos a falar de um uma quantia pequena.
        A empresa não é grande, mas dá os seus lucros, e não são poucos.
        A situação é se podem fazê-lo? Ou seja, cobrar pelo erro?
        E se algumas inverdades descritas no processo, não podem pesar no que estão a fazer?

        Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
        o prejuízo a teu ver pode não parecer elevado, mas do ponto de vista da empresa é, independente da quantia, e quanto a lucros e afins isso pouco interessa para aqui para a situação...

        quanto a situação isso depende da maneira de como internamente cada empresa funciona nestas situações, logo há de haver um regulamento interno onde isso está descrito relativo a como agir nesses casos...

        se te sentes injustiçado com a situação agarra nas coisas e vai ao Tribunal de trabalho e logo lá te esclarecem, mas processos disciplinares é assim...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Munez Ver Post
          Boa tarde gente boa!

          Queria questionar uma situação.
          Houve um erro de envio de material, um erro humano, nunca propositado.
          A empresas agiu logo de uma maneira injusta a meu ver, sem falar primeiro, sendo a empresa pequena, a culpar, a debitar muitas alíneas que não falsas sobre algumas coisas e a pedir que que seja pago o prejuízo.

          Isto é literalmente assim?
          Foi de má fé, pois está a terminar o contrato, e aproveitaram este pretexto talvez para depois terem um motivo para justificar a cessação do mesmo provavelmente.

          Agradeço a vossa atenção.
          Abraço

          Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
          Existe um procedimento que tem várias etapas. Se te instauraram processo, a minha recomendação mais sincera é que saias por ti e arranjes outra coisa. Desliga-te dessa empresa rapidamente e concentra as tuas energias em procurar outra coisa.

          O que menos interessa aqui é saber quem tem razão mas sim ultrapassar o problema e acredita: o problema é teu e não da empresa.

          Comentário


            #6
            a empresa não precisa de motivo ou justificação alguma para não renovar o contrato, por isso não é por ai.
            já agora o que a empresa pretende mesmo? que tu pagues algo que enviaste a mais ou enganado?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Existe um procedimento que tem várias etapas. Se te instauraram processo, a minha recomendação mais sincera é que saias por ti e arranjes outra coisa. Desliga-te dessa empresa rapidamente e concentra as tuas energias em procurar outra coisa.

              O que menos interessa aqui é saber quem tem razão mas sim ultrapassar o problema e acredita: o problema é teu e não da empresa.
              Sim, o problema é sempre do trabalhador, porque a entidade vai continuar da mesma maneira.
              Mas também seria bom de ambas as partes esclarecer a situação da melhor maneira, para não ficar pontas soltas.
              Acho que a falar é que as pessoas se entendem.
              E não sendo uma multinacional, onde as pessoas se conhecem pelo nome e não pelo NIF, acho que mais claras as coisas deveriam de ficar.

              Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                a empresa não precisa de motivo ou justificação alguma para não renovar o contrato, por isso não é por ai.
                já agora o que a empresa pretende mesmo? que tu pagues algo que enviaste a mais ou enganado?
                Que enviei enganado, mas detetei o erro e consegui ainda evitar um prejuízo maior.
                Estamos a falar de nem 200€

                A situação é injusta devido também ao que já dei à mesma, a dedicação à mesma.
                Acho que numa primeira estância merecia uma conversação em vez de uma carta.

                Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Munez Ver Post
                  Sim, o problema é sempre do trabalhador, porque a entidade vai continuar da mesma maneira.
                  Mas também seria bom de ambas as partes esclarecer a situação da melhor maneira, para não ficar pontas soltas.
                  Acho que a falar é que as pessoas se entendem.
                  E não sendo uma multinacional, onde as pessoas se conhecem pelo nome e não pelo NIF, acho que mais claras as coisas deveriam de ficar.

                  Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
                  infelizmente hoje em dia as coisas já não funcionam assim como tu pensas, seja que tamanho a empresa tenha, cometes os erros tens de os assumir, e levar com a penalização de tal, pure simplesmente é esse o teu problema não aceitas que cometeste um erro, e queres dar a volta á situação, isso á empresa não lhes interessa para nada...

                  como o pastis procura mas é outra coisa e esquece essa empresa, ai já deu o que tinha a dar...

                  hoje somos meros números , que a qualquer momento podemos ser substituídos por outros, isso de tratos e conhecimentos já lá vai...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Munez Ver Post
                    Sim, o problema é sempre do trabalhador, porque a entidade vai continuar da mesma maneira.
                    Mas também seria bom de ambas as partes esclarecer a situação da melhor maneira, para não ficar pontas soltas.
                    Acho que a falar é que as pessoas se entendem.
                    E não sendo uma multinacional, onde as pessoas se conhecem pelo nome e não pelo NIF, acho que mais claras as coisas deveriam de ficar.

                    Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
                    Se te instauraram o processo é pq não querem falar contigo. Uma vez que estás terminar o contrato, só o fizerem por 2 motivos possíveis: ou pq fizeste mrd ou pq acham que tu podes vir a lixá-los mais tarde.


                    Portanto, há pouco a esclarecer. O que tens a fazer é baixar a bolinha, pedir desculpa ( mesmo que não aches que és culpado) sair daí a bem com uma carta de recomendação limpinha e não levantar ondas.

                    Ng disse que o mundo era justo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                      infelizmente hoje em dia as coisas já não funcionam assim como tu pensas, seja que tamanho a empresa tenha, cometes os erros tens de os assumir, e levar com a penalização de tal, pure simplesmente é esse o teu problema não aceitas que cometeste um erro, e queres dar a volta á situação, isso á empresa não lhes interessa para nada...

                      como o pastis procura mas é outra coisa e esquece essa empresa, ai já deu o que tinha a dar...

                      hoje somos meros números , que a qualquer momento podemos ser substituídos por outros, isso de tratos e conhecimentos já lá vai...
                      Eu assumo o erro.
                      A situação aqui não é essa, de todo.

                      Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Se te instauraram o processo é pq não querem falar contigo. Uma vez que estás terminar o contrato, só o fizerem por 2 motivos possíveis: ou pq fizeste mrd ou pq acham que tu podes vir a lixá-los mais tarde.


                        Portanto, há pouco a esclarecer. O que tens a fazer é baixar a bolinha, pedir desculpa ( mesmo que não aches que és culpado) sair daí a bem com uma carta de recomendação limpinha e não levantar ondas.

                        Ng disse que o mundo era justo.
                        Foi o que eu já o fiz, pedi desculpa por carta, tudo certinho, e justifiquei me sobre os fatos que foram descritos, numa carta "Tipo"
                        Entretanto estava de férias e o responsável veio para falar comigo.
                        Mas já regressei e não voltou.

                        Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk

                        Comentário


                          #13
                          Tudo o que o @Pastis e o @Bigturbo disseram é a realidade de hoje em dia.

                          Só tens 2 vias:

                          1º) pedires desculpa e para te tirarem o processo e assumes monetariamente o prejuízo, e começares a procurar outro emprego porque certamente não te vão renovar o contrato (deduzo que assim seja, se não não te tinhas colocado um processo disciplinar por 200€, tinham antes dado um "aviso")

                          2º) colocares a carta de despedimento e procures outra trabalho

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                            Tudo o que o @Pastis e o @Bigturbo disseram é a realidade de hoje em dia.

                            Só tens 2 vias:

                            1º) pedires desculpa e para te tirarem o processo e assumes monetariamente o prejuízo, e começares a procurar outro emprego porque certamente não te vão renovar o contrato (deduzo que assim seja, se não não te tinhas colocado um processo disciplinar por 200€, tinham antes dado um "aviso")

                            2º) colocares a carta de despedimento e procures outra trabalho
                            A 2 opção é que não pode acontecer.
                            A ser, que sejam eles a mandar embora, com todos os meus direitos, dediquei 3 anos a esta empresa, mais 2 no passado.

                            Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
                            Editado pela última vez por Munez; 04 May 2018, 16:35.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Munez Ver Post
                              A 2 opção é que não pode acontecer.
                              A ser, que sejam eles a mandar embora, com todos os meus direitos, dediquei 3 anos a esta empresa, mais 2 no passado.

                              Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
                              Como é que com esse tempo, o contrato está a terminar?

                              Comentário


                                #16
                                Há empresas com procedimentos internos muito claros quanto a estes assuntos.
                                Conheço uma assim, erros destes pressupoem sempre processos disciplinares, a lógica do dono da empresa é ter um histórico para se livrar de quem quer pois há quem já tenha tido 5 ou 6 processos e continua por lá e outros que com 2 saíram, além de que um processo levantado não quer dizer que resulte em apurar culpa do colaborador.

                                Comentário


                                  #17
                                  Faz lembrar quando trabalhei numa oficina, houve escândalo por que faltava....5 escudos!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                    Faz lembrar quando trabalhei numa oficina, houve escândalo por que faltava....5 escudos!
                                    [emoji23] [emoji23] [emoji23] [emoji23]
                                    Top

                                    Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      É sair dessa empresa o quanto antes, já que a mesma tem uma ética laboral duvidosa.

                                      Respondes ao processo disciplinar e ao mesmo tempo apresentas a carta de demissão. Com sorte, sais a tempo de o processo disciplinar nem sequer terminar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        Como é que com esse tempo, o contrato está a terminar?
                                        Porque falta uns meses para terminar o contrato a termo renovável anualmente, e a única forma de continuar é passar a efectivo, o que dá para entender que eles não pretendem.
                                        Contudo, julgo não puderem colocar outra pessoa com a mesma função sem motivo aparente.
                                        Talvez seja este o motivo para eles agarrarem para uma nova contratação sem qualquer penalização.

                                        Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Munez Ver Post
                                          Porque falta uns meses para terminar o contrato a termo renovável anualmente, e a única forma de continuar é passar a efectivo, o que dá para entender que eles não pretendem.
                                          Contudo, julgo não puderem colocar outra pessoa com a mesma função sem motivo aparente.
                                          Talvez seja este o motivo para eles agarrarem para uma nova contratação sem qualquer penalização.

                                          Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
                                          Ah, então ainda não tens os 3 anos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pela própria empresa não.
                                            Porque até tenho mais, porque antes de fazer contrato com eles estava por uma ET, mas portanto os 3 anos já passaram à bastante.
                                            Agora oficialmente ainda não.
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Ah, então ainda não tens os 3 anos...
                                            Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Munez Ver Post
                                              Contudo, julgo não puderem colocar outra pessoa com a mesma função sem motivo aparente.
                                              Talvez seja este o motivo para eles agarrarem para uma nova contratação sem qualquer penalização.

                                              Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
                                              podem.
                                              isso que dizes é no caso de despedimento por extinção de posto de trabalho e normalmente usado no caso de efetivos no quadro da empresa.
                                              no teu caso chegando ao fim do contrato eles podem fazer o que bem entenderem, basta cumprirem com as legalidades nomeadamente o prazo de aviso da não renovação ou passagem aos quadros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                É sair dessa empresa o quanto antes, já que a mesma tem uma ética laboral duvidosa.

                                                Respondes ao processo disciplinar e ao mesmo tempo apresentas a carta de demissão. Com sorte, sais a tempo de o processo disciplinar nem sequer terminar.
                                                Então, mas ele pode conseguir impugnar o despedimento.
                                                Se não renovam o contrato têm que pagar X dias por ano de antiguidade ( julgo 18). Não domino o assunto, mas julgo por alto que assim é.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                  Então, mas ele pode conseguir impugnar o despedimento.
                                                  Se não renovam o contrato têm que pagar X dias por ano de antiguidade ( julgo 18). Não domino o assunto, mas julgo por alto que assim é.
                                                  não, não pode ,isso de pagar x por antiguidade era se ele estivesse efectivo, estando a contracto, recebe o que tem a receber ordenado do mês, subsídios referentes a este ano sobre o que trabalho e acabou, e leva a carta de para entregar na segurança social...

                                                  o zezoca já explicou a situação de ele poder ser substituído pois estando a contracto a empresa pode bem faze-lo sem qualquer problema...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não vejo nada de direito de trabalho há mais de 15 anos.
                                                    Uma moça perguntou na semana passada, então encontrei isto no CT [antes uma advogada disse-lhe que sim, ela perguntou por perguntar]. Disse também que não sabia,, por isso que lembrei agora.

                                                    Artigo 344.º
                                                    Caducidade de contrato de trabalho a termo certo


                                                    1 - O contrato de trabalho a termo certo caduca no final do prazo estipulado, ou da sua renovação, desde que o empregador ou o trabalhador comunique à outra parte a vontade de o fazer cessar, por escrito, respectivamente, 15 ou oito dias antes de o prazo expirar.
                                                    2 - Em caso de caducidade de contrato de trabalho a termo certo decorrente de declaração do empregador nos termos do número anterior, o trabalhador tem direito a compensação correspondente a 18 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, calculada nos termos do artigo 366.º
                                                    3 - (Revogado.)
                                                    4 - (Revogado.)
                                                    5 - Constitui contraordenação grave a violação do disposto no n.º 2.
                                                    Mas pronto, não sei ao certo como é!
                                                    Se fosse assim para um ordenado mínimo, em 3 anos dá 1000 e alguns euros.

                                                    Quem souber diga, que não tenho paciência para pesquisar melhor!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isto é mesmo assim, e quem pensar que é especial está muito enganado.

                                                      Enquanto precisam passam a mão pelo lombo, quando não precisam metem logo o dedo no cu de um gajo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Só para relembrar que isto, para já, é tudo conversa de café.
                                                        Só estamos a ler partes de um dos interessados, está-se já a crucificar a empresa, sem elementos.
                                                        Por exemplo não sabemos se é recorrente e/ou a primeira vez este (outros) erro(s). Não sabemos se os 200€ implicou perder um cliente e perder muito mais em futuras compras, danos de imagem e credibilidade da empresa, perder negócio para a concorrência etc

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                          bem vindo ao mundo do trabalho, se fosse uma empresa grande essa situação era naquela, não tinha grande impacto, numa pequena a margem de erro é tão pequena que quando ocorre dá origem a um prejuízo grande, logo não é preciso pensar muito, no que acontece a quem comete o erro, e ainda por cima a contracto...

                                                          Tinha a sensação que era ao contrário, olha porra. Afinal enganei-me, aquelas grandes empresas com tubarões até mais não afinal ainda são mansinhas. Por isso na maioria das pequenas empresas o que existe são uns meres reles que se passam por patrões, que nem para ser empregados servem.


                                                          PS: A opinião é esta, coitado de quem precisa (trabalhador) as empresas têm sempre a faca e o queijo na mão. Mas não podemos deixar que nos vão ao "rabo".

                                                          E um caso que passou ontem. 2 levantamentos de mercadorias um para 16h e outro para 18, chego ao das 16h. "Oh motorista só daqui a 1h é que está pronto", "Então bom fim de semana, voces tiveram uma semana para preparar a carga ainda não está pronta"

                                                          Comuniquei a quem devia (transitário) e vim embora (porque tinha mais que fazer, faço porta á porta)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                            Só para relembrar que isto, para já, é tudo conversa de café.
                                                            Só estamos a ler partes de um dos interessados, está-se já a crucificar a empresa, sem elementos.
                                                            Por exemplo não sabemos se é recorrente e/ou a primeira vez este (outros) erro(s). Não sabemos se os 200€ implicou perder um cliente e perder muito mais em futuras compras, danos de imagem e credibilidade da empresa, perder negócio para a concorrência etc
                                                            Eu não meto as mãos no fogo por ng mas a realidade é só uma: até o Código do Trabalho está todo talhado contra a empresa e isso acaba por moldar um pouco a percepção das pessoas.

                                                            Mas tenho 70% de certeza que ele fez mrd. Ng abre processos destes por desporto... Mas há tb o lado perverso da caducidade do contrato e da indemnização que em empresas pequenas tem algum impacto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X