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bem vindo ao mundo do trabalho, se fosse uma empresa grande essa situação era naquela, não tinha grande impacto, numa pequena a margem de erro é tão pequena que quando ocorre dá origem a um prejuízo grande, logo não é preciso pensar muito, no que acontece a quem comete o erro, e ainda por cima a contracto...
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Originalmente Colocado por bigturbo Ver Postbem vindo ao mundo do trabalho, se fosse uma empresa grande essa situação era naquela, não tinha grande impacto, numa pequena a margem de erro é tão pequena que quando ocorre dá origem a um prejuízo grande, logo não é preciso pensar muito, no que acontece a quem comete o erro, e ainda por cima a contracto...
Estamos a falar de um uma quantia pequena.
A empresa não é grande, mas dá os seus lucros, e não são poucos.
A situação é se podem fazê-lo? Ou seja, cobrar pelo erro?
E se algumas inverdades descritas no processo, não podem pesar no que estão a fazer?
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Originalmente Colocado por Munez Ver PostO prejuízo não foi assim tão elevado.
Estamos a falar de um uma quantia pequena.
A empresa não é grande, mas dá os seus lucros, e não são poucos.
A situação é se podem fazê-lo? Ou seja, cobrar pelo erro?
E se algumas inverdades descritas no processo, não podem pesar no que estão a fazer?
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quanto a situação isso depende da maneira de como internamente cada empresa funciona nestas situações, logo há de haver um regulamento interno onde isso está descrito relativo a como agir nesses casos...
se te sentes injustiçado com a situação agarra nas coisas e vai ao Tribunal de trabalho e logo lá te esclarecem, mas processos disciplinares é assim...
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Pastis
Originalmente Colocado por Munez Ver PostBoa tarde gente boa!
Queria questionar uma situação.
Houve um erro de envio de material, um erro humano, nunca propositado.
A empresas agiu logo de uma maneira injusta a meu ver, sem falar primeiro, sendo a empresa pequena, a culpar, a debitar muitas alíneas que não falsas sobre algumas coisas e a pedir que que seja pago o prejuízo.
Isto é literalmente assim?
Foi de má fé, pois está a terminar o contrato, e aproveitaram este pretexto talvez para depois terem um motivo para justificar a cessação do mesmo provavelmente.
Agradeço a vossa atenção.
Abraço
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O que menos interessa aqui é saber quem tem razão mas sim ultrapassar o problema e acredita: o problema é teu e não da empresa.
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostExiste um procedimento que tem várias etapas. Se te instauraram processo, a minha recomendação mais sincera é que saias por ti e arranjes outra coisa. Desliga-te dessa empresa rapidamente e concentra as tuas energias em procurar outra coisa.
O que menos interessa aqui é saber quem tem razão mas sim ultrapassar o problema e acredita: o problema é teu e não da empresa.
Mas também seria bom de ambas as partes esclarecer a situação da melhor maneira, para não ficar pontas soltas.
Acho que a falar é que as pessoas se entendem.
E não sendo uma multinacional, onde as pessoas se conhecem pelo nome e não pelo NIF, acho que mais claras as coisas deveriam de ficar.
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Originalmente Colocado por zezoca Ver Posta empresa não precisa de motivo ou justificação alguma para não renovar o contrato, por isso não é por ai.
já agora o que a empresa pretende mesmo? que tu pagues algo que enviaste a mais ou enganado?
Estamos a falar de nem 200€
A situação é injusta devido também ao que já dei à mesma, a dedicação à mesma.
Acho que numa primeira estância merecia uma conversação em vez de uma carta.
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Originalmente Colocado por Munez Ver PostSim, o problema é sempre do trabalhador, porque a entidade vai continuar da mesma maneira.
Mas também seria bom de ambas as partes esclarecer a situação da melhor maneira, para não ficar pontas soltas.
Acho que a falar é que as pessoas se entendem.
E não sendo uma multinacional, onde as pessoas se conhecem pelo nome e não pelo NIF, acho que mais claras as coisas deveriam de ficar.
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como o pastis procura mas é outra coisa e esquece essa empresa, ai já deu o que tinha a dar...
hoje somos meros números , que a qualquer momento podemos ser substituídos por outros, isso de tratos e conhecimentos já lá vai...
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Pastis
Originalmente Colocado por Munez Ver PostSim, o problema é sempre do trabalhador, porque a entidade vai continuar da mesma maneira.
Mas também seria bom de ambas as partes esclarecer a situação da melhor maneira, para não ficar pontas soltas.
Acho que a falar é que as pessoas se entendem.
E não sendo uma multinacional, onde as pessoas se conhecem pelo nome e não pelo NIF, acho que mais claras as coisas deveriam de ficar.
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Portanto, há pouco a esclarecer. O que tens a fazer é baixar a bolinha, pedir desculpa ( mesmo que não aches que és culpado) sair daí a bem com uma carta de recomendação limpinha e não levantar ondas.
Ng disse que o mundo era justo.
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Originalmente Colocado por bigturbo Ver Postinfelizmente hoje em dia as coisas já não funcionam assim como tu pensas, seja que tamanho a empresa tenha, cometes os erros tens de os assumir, e levar com a penalização de tal, pure simplesmente é esse o teu problema não aceitas que cometeste um erro, e queres dar a volta á situação, isso á empresa não lhes interessa para nada...
como o pastis procura mas é outra coisa e esquece essa empresa, ai já deu o que tinha a dar...
hoje somos meros números , que a qualquer momento podemos ser substituídos por outros, isso de tratos e conhecimentos já lá vai...
A situação aqui não é essa, de todo.
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostSe te instauraram o processo é pq não querem falar contigo. Uma vez que estás terminar o contrato, só o fizerem por 2 motivos possíveis: ou pq fizeste mrd ou pq acham que tu podes vir a lixá-los mais tarde.
Portanto, há pouco a esclarecer. O que tens a fazer é baixar a bolinha, pedir desculpa ( mesmo que não aches que és culpado) sair daí a bem com uma carta de recomendação limpinha e não levantar ondas.
Ng disse que o mundo era justo.
Entretanto estava de férias e o responsável veio para falar comigo.
Mas já regressei e não voltou.
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Tudo o que o @Pastis e o @Bigturbo disseram é a realidade de hoje em dia.
Só tens 2 vias:
1º) pedires desculpa e para te tirarem o processo e assumes monetariamente o prejuízo, e começares a procurar outro emprego porque certamente não te vão renovar o contrato (deduzo que assim seja, se não não te tinhas colocado um processo disciplinar por 200€, tinham antes dado um "aviso")
2º) colocares a carta de despedimento e procures outra trabalho
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostTudo o que o @Pastis e o @Bigturbo disseram é a realidade de hoje em dia.
Só tens 2 vias:
1º) pedires desculpa e para te tirarem o processo e assumes monetariamente o prejuízo, e começares a procurar outro emprego porque certamente não te vão renovar o contrato (deduzo que assim seja, se não não te tinhas colocado um processo disciplinar por 200€, tinham antes dado um "aviso")
2º) colocares a carta de despedimento e procures outra trabalho
A ser, que sejam eles a mandar embora, com todos os meus direitos, dediquei 3 anos a esta empresa, mais 2 no passado.
Enviado do meu U FEEL PRIME através do TapatalkEditado pela última vez por Munez; 04 May 2018, 16:35.
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Originalmente Colocado por Munez Ver PostA 2 opção é que não pode acontecer.
A ser, que sejam eles a mandar embora, com todos os meus direitos, dediquei 3 anos a esta empresa, mais 2 no passado.
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Há empresas com procedimentos internos muito claros quanto a estes assuntos.
Conheço uma assim, erros destes pressupoem sempre processos disciplinares, a lógica do dono da empresa é ter um histórico para se livrar de quem quer pois há quem já tenha tido 5 ou 6 processos e continua por lá e outros que com 2 saíram, além de que um processo levantado não quer dizer que resulte em apurar culpa do colaborador.
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Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver PostComo é que com esse tempo, o contrato está a terminar?
Contudo, julgo não puderem colocar outra pessoa com a mesma função sem motivo aparente.
Talvez seja este o motivo para eles agarrarem para uma nova contratação sem qualquer penalização.
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Originalmente Colocado por Munez Ver PostPorque falta uns meses para terminar o contrato a termo renovável anualmente, e a única forma de continuar é passar a efectivo, o que dá para entender que eles não pretendem.
Contudo, julgo não puderem colocar outra pessoa com a mesma função sem motivo aparente.
Talvez seja este o motivo para eles agarrarem para uma nova contratação sem qualquer penalização.
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Pela própria empresa não.
Porque até tenho mais, porque antes de fazer contrato com eles estava por uma ET, mas portanto os 3 anos já passaram à bastante.
Agora oficialmente ainda não.Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver PostAh, então ainda não tens os 3 anos...
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Originalmente Colocado por Munez Ver PostContudo, julgo não puderem colocar outra pessoa com a mesma função sem motivo aparente.
Talvez seja este o motivo para eles agarrarem para uma nova contratação sem qualquer penalização.
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isso que dizes é no caso de despedimento por extinção de posto de trabalho e normalmente usado no caso de efetivos no quadro da empresa.
no teu caso chegando ao fim do contrato eles podem fazer o que bem entenderem, basta cumprirem com as legalidades nomeadamente o prazo de aviso da não renovação ou passagem aos quadros.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostÉ sair dessa empresa o quanto antes, já que a mesma tem uma ética laboral duvidosa.
Respondes ao processo disciplinar e ao mesmo tempo apresentas a carta de demissão. Com sorte, sais a tempo de o processo disciplinar nem sequer terminar.
Se não renovam o contrato têm que pagar X dias por ano de antiguidade ( julgo 18). Não domino o assunto, mas julgo por alto que assim é.
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Originalmente Colocado por jktfah Ver PostEntão, mas ele pode conseguir impugnar o despedimento.
Se não renovam o contrato têm que pagar X dias por ano de antiguidade ( julgo 18). Não domino o assunto, mas julgo por alto que assim é.
o zezoca já explicou a situação de ele poder ser substituído pois estando a contracto a empresa pode bem faze-lo sem qualquer problema...
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Não vejo nada de direito de trabalho há mais de 15 anos.
Uma moça perguntou na semana passada, então encontrei isto no CT [antes uma advogada disse-lhe que sim, ela perguntou por perguntar]. Disse também que não sabia,, por isso que lembrei agora.
Artigo 344.º
Caducidade de contrato de trabalho a termo certo
Mas pronto, não sei ao certo como é!1 - O contrato de trabalho a termo certo caduca no final do prazo estipulado, ou da sua renovação, desde que o empregador ou o trabalhador comunique à outra parte a vontade de o fazer cessar, por escrito, respectivamente, 15 ou oito dias antes de o prazo expirar.
2 - Em caso de caducidade de contrato de trabalho a termo certo decorrente de declaração do empregador nos termos do número anterior, o trabalhador tem direito a compensação correspondente a 18 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, calculada nos termos do artigo 366.º
3 - (Revogado.)
4 - (Revogado.)
5 - Constitui contraordenação grave a violação do disposto no n.º 2.
Se fosse assim para um ordenado mínimo, em 3 anos dá 1000 e alguns euros.
Quem souber diga, que não tenho paciência para pesquisar melhor!
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Só para relembrar que isto, para já, é tudo conversa de café.
Só estamos a ler partes de um dos interessados, está-se já a crucificar a empresa, sem elementos.
Por exemplo não sabemos se é recorrente e/ou a primeira vez este (outros) erro(s). Não sabemos se os 200€ implicou perder um cliente e perder muito mais em futuras compras, danos de imagem e credibilidade da empresa, perder negócio para a concorrência etc
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Originalmente Colocado por bigturbo Ver Postbem vindo ao mundo do trabalho, se fosse uma empresa grande essa situação era naquela, não tinha grande impacto, numa pequena a margem de erro é tão pequena que quando ocorre dá origem a um prejuízo grande, logo não é preciso pensar muito, no que acontece a quem comete o erro, e ainda por cima a contracto...
Tinha a sensação que era ao contrário, olha porra. Afinal enganei-me, aquelas grandes empresas com tubarões até mais não afinal ainda são mansinhas. Por isso na maioria das pequenas empresas o que existe são uns meres reles que se passam por patrões, que nem para ser empregados servem.
PS: A opinião é esta, coitado de quem precisa (trabalhador) as empresas têm sempre a faca e o queijo na mão. Mas não podemos deixar que nos vão ao "rabo".
E um caso que passou ontem. 2 levantamentos de mercadorias um para 16h e outro para 18, chego ao das 16h. "Oh motorista só daqui a 1h é que está pronto", "Então bom fim de semana, voces tiveram uma semana para preparar a carga ainda não está pronta"
Comuniquei a quem devia (transitário) e vim embora (porque tinha mais que fazer, faço porta á porta)
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Pastis
Originalmente Colocado por JDEM Ver PostSó para relembrar que isto, para já, é tudo conversa de café.
Só estamos a ler partes de um dos interessados, está-se já a crucificar a empresa, sem elementos.
Por exemplo não sabemos se é recorrente e/ou a primeira vez este (outros) erro(s). Não sabemos se os 200€ implicou perder um cliente e perder muito mais em futuras compras, danos de imagem e credibilidade da empresa, perder negócio para a concorrência etc
Mas tenho 70% de certeza que ele fez mrd. Ng abre processos destes por desporto... Mas há tb o lado perverso da caducidade do contrato e da indemnização que em empresas pequenas tem algum impacto.
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