Anúncio

Collapse
No announcement yet.

a decadência da imprensa escrita

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    a decadência da imprensa escrita

    pois, está decadente, muito decadente

    não é só a imprensa escrita, mas nesta nota-se mais
    menos dinheiro em publicidade resulta em baixa de qualidade
    concorrencia acrescida de outros meios, desde as redes sociais às tvs, rádios, etc
    menos dinheiro torna-a mais dependente dos anunciantes, a começar pelo estado, perde independencia, logo ainda menos qualidade

    é uma viagem ser retorno, mas fazia falta

    os novos meios compensam esta decadencia?
    Editado pela última vez por lll; 14 May 2018, 10:48.

    #2
    On-line continua a ser "imprensa escrita" (só não é em papel... bom, nem impressa!)
    Continua a haver bons jornais on-line.

    Comentário


      #3
      O problema foi ter havido uma massificacao das notícias gratuitas com a internet.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        O problema foi ter havido uma massificacao das notícias gratuitas com a internet.
        Juntando a isso a "fome" de publicidade (click bait), sites de notícias "falsas" que depois são partilhadas como se fossem a fonte mais credível do mundo, erros ortográficos de bradar aos céus, temos o cocktail perfeito...

        Comentário


          #5
          a industria em papel tem dos dias contados, online vai ser o futuro, neste momento já se anda a meio termo, e com o tempo passará a ser tudo digital, isto é um assunto que há muito que é falado...

          a impressa principalmente hoje em dia facilmente tudo o que é noticia está em questão de segundos online, a versão papel temos de esperar pelo dia seguinte para saber do acontecimento...

          Comentário


            #6
            Fraca qualidade do jornalismo e dos jornalistas, quebra de confiança nos media em geral, devido às fake news e ao clickbait, publicações e plataformas de "noticias" que não passam de catálogos publicitários... Realmente, seja escrito, seja online, o jornalismo tem cada vez menos interesse.

            Comentário


              #7
              Há um conjunto de paradigmas que está a mudar. A começar pelos canais de distribuição dos conteúdos.

              Posso dar um exemplo de um jovem casal que conheço não tem TV. Longe vão os tempos em que a TV era o centro das atenções de uma casa, canal de distribuição de notícias, informações, comunicados em caso de emergências, etc. A TV está para eles como a telefonia está para mim... é coisa dos meus antepassados.

              A imprensa escrita está a ser vítima de uma enorme caldeirada onde se juntam conteúdos falsos, conteúdos pagos e por aí adiante. Nem falo do formato papel que tem os dias contados.

              O grande desafio hoje, no que toca ao utilizador final, é fazer o crivo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                Juntando a isso a "fome" de publicidade (click bait), sites de notícias "falsas" que depois são partilhadas como se fossem a fonte mais credível do mundo, erros ortográficos de bradar aos céus, temos o cocktail perfeito...
                Isso sempre existiu offline... Aliás o que é o correio da manhã senão " click bait" à moda antiga...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  Há um conjunto de paradigmas que está a mudar. A começar pelos canais de distribuição dos conteúdos.

                  Posso dar um exemplo de um jovem casal que conheço não tem TV. Longe vão os tempos em que a TV era o centro das atenções de uma casa, canal de distribuição de notícias, informações, comunicados em caso de emergências, etc. A TV está para eles como a telefonia está para mim... é coisa dos meus antepassados.

                  A imprensa escrita está a ser vítima de uma enorme caldeirada onde se juntam conteúdos falsos, conteúdos pagos e por aí adiante. Nem falo do formato papel que tem os dias contados.

                  O grande desafio hoje, no que toca ao utilizador final, é fazer o crivo.
                  Sobre o tema central do tópico, não me vou pronunciar pois o tema é bastante sério e profundo...

                  Sobre a questão da TV não percebo bem, pois mesmo os conteúdos que decido ver (ex Amazon, Netflix, YouTube, etc) gosto de ver no sofá e com imagem grande.

                  A decadência (não tanta como se pensa) está no visionamento linear (linear tv), ou seja RTP, SIC , TVI etc...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Isso sempre existiu offline... Aliás o que é o correio da manhã senão " click bait" à moda antiga...
                    Não considero o CM click bait. Apenas se aproveitou a curiosidade mórbida dos portugueses para fazer certos tipos de notícias...

                    Comentário


                      #11
                      Acho que está a haver um grande problema com acesso a meios de comunicação digitais, falo de coisas como a plataforma Nomio, que é um grande isco para sacar dados a utilizadores e serem vendidos para tudo e mais alguma coisa.

                      Isto só irá dificultar uma realidade, que é a imprensa digital.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Há um conjunto de paradigmas que está a mudar. A começar pelos canais de distribuição dos conteúdos.

                        Posso dar um exemplo de um jovem casal que conheço não tem TV. Longe vão os tempos em que a TV era o centro das atenções de uma casa, canal de distribuição de notícias, informações, comunicados em caso de emergências, etc. A TV está para eles como a telefonia está para mim... é coisa dos meus antepassados.

                        A imprensa escrita está a ser vítima de uma enorme caldeirada onde se juntam conteúdos falsos, conteúdos pagos e por aí adiante. Nem falo do formato papel que tem os dias contados.

                        O grande desafio hoje, no que toca ao utilizador final, é fazer o crivo.
                        Não tenho tv aos anos. Tenho aqui o PC com dois monitores. O que vejo é youtube,séries, filmes... e volta e meia futebol.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                          Sobre o tema central do tópico, não me vou pronunciar pois o tema é bastante sério e profundo...

                          Sobre a questão da TV não percebo bem, pois mesmo os conteúdos que decido ver (ex Amazon, Netflix, YouTube, etc) gosto de ver no sofá e com imagem grande.

                          A decadência (não tanta como se pensa) está no visionamento linear (linear tv), ou seja RTP, SIC , TVI etc...
                          Eu também não compreendo e enquadro a questão tal qual com tu... um bom ecrã.

                          Podiam ter tv e nem acompanhar qualquer canal. Da mesma forma que se pode acompanhar um canal pelo PC... neste caso nem uma coisa nem outra.

                          Não creio que este casal seja tipo, mas na geração deles (20's) essa tal linear tv está em absoluto declínio. Do universo que conheço ninguém vê as RTPs e afins.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                            Isso sempre existiu offline... Aliás o que é o correio da manhã senão " click bait" à moda antiga...
                            Havia uma diferença: quem comprava o Correio da Manhã já sabia ao que ia e pagava por isso.

                            O que me entristece é ver alguma imprensa tradicional "razoável" a vender espaços na página web para "clickbaits" numa área cujo grafismo não denuncia que é publicidade. Exemplo: "O segredo para poupar 80% na factura da luz que as companhias eléctricas não querem que você saiba" na página frontal de um DN, por exemplo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                              Sobre o tema central do tópico, não me vou pronunciar pois o tema é bastante sério e profundo...

                              Sobre a questão da TV não percebo bem, pois mesmo os conteúdos que decido ver (ex Amazon, Netflix, YouTube, etc) gosto de ver no sofá e com imagem grande.

                              A decadência (não tanta como se pensa) está no visionamento linear (linear tv), ou seja RTP, SIC , TVI etc...
                              Tenho um primo a viver na Polonia, que não tem TV, basicamente quando quer ver um filme/serie liga um projector.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                Tenho um primo a viver na Polonia, que não tem TV, basicamente quando quer ver um filme/serie liga um projector.
                                é a mesma coisa, podes ligar uma box NOS/VDF/MEO a um projector

                                o que se discutia era não ter o aparelho (televisor) e não o serviço, ou pelo menos foi isso que interpretei

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                  Eu também não compreendo e enquadro a questão tal qual com tu... um bom ecrã.

                                  Podiam ter tv e nem acompanhar qualquer canal. Da mesma forma que se pode acompanhar um canal pelo PC... neste caso nem uma coisa nem outra.

                                  Não creio que este casal seja tipo, mas na geração deles (20's) essa tal linear tv está em absoluto declínio. Do universo que conheço ninguém vê as RTPs e afins.
                                  Eu também só tenho a televisão porque não gosto de ver as coisas no ecrã pequeno do computador, pois na verdade a única coisa que consumo em directo na televisão são as noticias à hora de almoço e mesmo isso é mais por hábito, por exemplo ao jantar nem isso faço, enquanto estou a comer já ponho uma série ou algo a passar na televisão, consumo muito conteúdo mas nada em directo, mesmo que as coisas passem a um horário que possa ver prefiro gravar e ver depois para não gramar com os anúncios.
                                  Retirei foi a televisão do meu quarto, tenho 4 televisões em casa, uma na sala, outra na cozinha e as restantes ficaram para o quarto de visitas e para o sotão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    ontem israel matou dezenas de pessoas (55 ou mais) reprimindo uma manifestação, violenta é certo, com balas reais

                                    contra pessoas armadas com pedras disparou balas reais
                                    as consequencias disto a nivel internacional serão consideráveis

                                    o grande tema dos telejornais e amanhã dos jornais é uma claque do sporting ter agredido alguns jogadores e o treinador
                                    é o que interessa ao povão, o que diz muito do nivel do povo

                                    Comentário


                                      #19
                                      O povo interessa-se por aquilo e "come" aquilo que lhe dão de comer. Por outras palavras, as pessoas acham interessante aquilo que os jornaleiros querem que elas achem interessante... Se eu fosse fazer uma tese de mestrado na área da Psicologia/Sociologia, sem dúvida era este tema que eu escolhia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                        ontem israel matou dezenas de pessoas (55 ou mais) reprimindo uma manifestação, violenta é certo, com balas reais

                                        contra pessoas armadas com pedras disparou balas reais
                                        as consequencias disto a nivel internacional serão consideráveis

                                        o grande tema dos telejornais e amanhã dos jornais é uma claque do sporting ter agredido alguns jogadores e o treinador
                                        é o que interessa ao povão, o que diz muito do nivel do povo
                                        Dois dias depois de terem acontecido ainda vale falar dos mortos de 2ª feira? Há coisas que merecem ser contadas mas nem tanto ao mar nem tanto à terra.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                          Não considero o CM click bait. Apenas se aproveitou a curiosidade mórbida dos portugueses para fazer certos tipos de notícias...
                                          É culpa dos comprimidos compactos suíços

                                          Para que se entenda a piada: Tablóide é um termo usado pelos ingleses para descrever as notícias ultra compactadas, tendo por analogia uns comprimidos inventados na Suíça.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            O povo interessa-se por aquilo e "come" aquilo que lhe dão de comer. Por outras palavras, as pessoas acham interessante aquilo que os jornaleiros querem que elas achem interessante... Se eu fosse fazer uma tese de mestrado na área da Psicologia/Sociologia, sem dúvida era este tema que eu escolhia.
                                            Confrontos na Palestina já não são infelizmente notícia há uns largos milhares de anos. Naquela zona é o "normal"...

                                            Comentário


                                              #23
                                              a decadência da imprensa escrita tornou-a mais vulnerável a manipulações
                                              há uma óbvia decadência da qualidade da imprensa, parece-me aumentar a sua dependência de organizações politicas e outras


                                              Jorge Silva Carvalho, antigo director do Serviço de Informações Estratégicas e Defesa (SIED) escreveu um livro recheado de operações ... numa entrevista que ele deu disse que há paises estrangeiros que compram meios de comunicação social em Portugal (dissimuladamente através de empresas) para depois veicularem atraves desses media mensagens que manipulem a opinião publica


                                              vale o que vale

                                              adiante, vou passar a usar este tópico para guardar algumas noticias que me pareçam ter esse intuito, manipulação da opinião publica

                                              primeiro exemplo

                                              a revista sabado descreve os assistentes da palestra de jordan peterson em lisboa como membros de um seita
                                              não conhecendo eu bem as ideias de jordan peterson, apenas vi o famoso video dele com uma entrevistadora que fica surpreendida ao ver as suas patetices politicamente corretas serem desmascaradas, descrever a assistencia a uma palestra dele como uma seita é outra patetice ou então uma tentativa de manipulação do leitor atraves da descredibilização de jordan peterson e os interessados em ouvi-lo

                                              Comentário


                                                #24
                                                o que provocou a decadência foi a mudança de hábitos, as pessoas procuram agora conteúdos online, qual de vós que não consulta notícias online ?

                                                vão ter que se adaptar, e estão a fazê-lo

                                                muitos artigos estão trancados com marca de "premium"

                                                e eles podem lucrar com publicidade nos sites deles uma vez que têm grande afluência de pessoas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                  o que provocou a decadência foi a mudança de hábitos, as pessoas procuram agora conteúdos online, qual de vós que não consulta notícias online ?

                                                  vão ter que se adaptar, e estão a fazê-lo

                                                  muitos artigos estão trancados com marca de "premium"

                                                  e eles podem lucrar com publicidade nos sites deles uma vez que têm grande afluência de pessoas
                                                  A publicidade online não compensa a quebra das receitas da venda em banca e publicidade no papel.
                                                  A parte premium não é bem sucedida, porque a esmagadora maioria acha que a internet é de borla, o que é incompatível com jornalismo de qualidade, por a Malta apanha com os CMs e coisas de fraca qualidade

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                    ....por a Malta apanha com os CMs e coisas de fraca qualidade
                                                    essas notícias "palha" vendem-se bem, é a mesma coisa com os reality shows na TV - não prestam, são ridículos, mas as pessoas vão lá espreitar....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      a decadência da imprensa escrita

                                                      Pois, é mesmo uma questão de mercado. Não há compradores para a imprensa escrita, porque de há alguns anos a esta parte o relato da actualidade passou a ser gratuito. Ora, se é grátis, então não tem valor monetário, como diria La Palisse!

                                                      Não sei como isto se vai resolver, mas parece-me que o caminho poderá passar pelo incremento da qualidade: peças jornalísticas mais profundas e especializadas, no fundo subir na cadeia de valor. Porque lá para baixo já nada há a fazer. Hoje em dia a maior parte das notícias básicas já são escritas por bots!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eh pah eu então pertenço a uma seita e não sabia

                                                        A única imprensa livre é o jornal Observador

                                                        A Sábado já deixou de ser. O correio da manhã tem dias

                                                        Conheço uma jorbalista que perdeu uma coluna num jornal por ter escrito um artigo contra o Socas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          claro que têm de subir na cadeia de valor
                                                          especializar-se

                                                          as pessoas que estão dispostas a pagar só o fazem se obtiverem algo que não conseguem de graça noutro lado

                                                          e esse outro lado não é apenas a net, é também nos inumeros canais de tv com noticias a toda a hora e momento, documentários disto e daquilo

                                                          um sinal disso na imprensa escrita é que enquanto o jornal diário tradicional definha rapidamente se multiplicam as revistas especializadas nos mais surpreendentes temas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                            claro que têm de subir na cadeia de valor
                                                            especializar-se

                                                            as pessoas que estão dispostas a pagar só o fazem se obtiverem algo que não conseguem de graça noutro lado

                                                            e esse outro lado não é apenas a net, é também nos inumeros canais de tv com noticias a toda a hora e momento, documentários disto e daquilo

                                                            um sinal disso na imprensa escrita é que enquanto o jornal diário tradicional definha rapidamente se multiplicam as revistas especializadas nos mais surpreendentes temas
                                                            E começares a usar pontuação? Parágrafos coerentes? Todos os acentos? Ajudava muito!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X