Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comida pseudo-saudável

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comida pseudo-saudável

    Vocês já repararam que anda uma moda cada vez maior dos fabricantes tentarem enganar os consumidores com rótulos pseudo-saudáveis contendo informação óbvia, mas totalmente irrelevante?

    Por exemplo, pode ser um queijo que diz Sem gluten ou um café que diz sem lactose, ou uma caixa de ovo que diz "apto para vegetarianos" ou muitas outras coisas ridículas do mesmo género.

    Há não muito tempo deparei-me com uma embalagem de pipocas doces que dizia "Sem Gluten - Sem lactose - Apto para vegetarianos - Vegan"

    Ou seja, as pessoas mais influenciáveis comem aquelas pipocas que na realidade são uma verdadeira bomba calórica e de gorduras, mas pensam que estão a comer algo saudável.

    Não deveria haver algum controle na informação que é passada nos rótulos? Quem é que fiscaliza isto?
    Editado pela última vez por Charger144; 18 May 2018, 11:27.

    #2
    A questão é saber se estão ou não a mentir. Se não mentem, não vejo problema.

    Comentário


      #3
      Utilizando o caso concreto que descreveste:
      Onde é que na embalagem de pipocas dizia que elas eram saudáveis? Tudo o que lá dizia é que não têm glúten, lactose, ou produtos animais, o que será teoricamente verdade (poderiam conter manteiga de leite de vaca, por exemplo). Em lado nenhum dizia lá coisas como "light" ou "saudável".

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        A questão é saber se estão ou não a mentir. Se não mentem, não vejo problema.

        Na verdade eles não estão a mentir. Mas percebe-se claramente qual é o objectivo.

        Por exemplo, quando metes num queijo "normal" letras a dizer "sem gluten", é óbvio que estás a tentar fazer parecer que aquele queijo é mais saudável do que o do vizinho ao lado. Mas essa informação é totalmente irrelevante, já que o queijo, salvo raras excepções, é naturalmente sem gluten.

        Comentário


          #5
          Na escola é que se devia aprender isso em condições, mas andam lá a aprender durante anos disciplinas que entre a 20 e sai a 100 da cabeça ...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
            Utilizando o caso concreto que descreveste:
            Onde é que na embalagem de pipocas dizia que elas eram saudáveis? Tudo o que lá dizia é que não têm glúten, lactose, ou produtos animais, o que será teoricamente verdade (poderiam conter manteiga de leite de vaca, por exemplo). Em lado nenhum dizia lá coisas como "light" ou "saudável".

            Uma coisa é teres essa informação nutricional no verso da embalagem. Com isso eu concordo plenamente.

            Outra bem diferente é utilizares essa informação em destaque na frente da embalagem como estratégia de marketing para vender mais.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
              Na verdade eles não estão a mentir. Mas percebe-se claramente qual é o objectivo.

              Por exemplo, quando metes num queijo "normal" letras a dizer "sem gluten", é óbvio que estás a tentar fazer parecer que aquele queijo é mais saudável do que o do vizinho ao lado. Mas essa informação é totalmente irrelevante, já que o queijo, salvo raras excepções, é naturalmente sem gluten.
              Mas isso não um pouco o que qualquer publicidade faz? Enaltecer as qualidades do produto?

              Comentário


                #8
                O que podiam fazer era a tabela ser por cores. Com corres vermelhas quando as quantidades de algumas coisas fossem más e verdes quando fossem boas.

                Comentário


                  #9
                  Se vender uma caixa de maçãs e em letras grandes disser: sem sulfitos, sem lactose, sem gluten...não estou a mentir!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                    Na verdade eles não estão a mentir. Mas percebe-se claramente qual é o objectivo.

                    Por exemplo, quando metes num queijo "normal" letras a dizer "sem gluten", é óbvio que estás a tentar fazer parecer que aquele queijo é mais saudável do que o do vizinho ao lado. Mas essa informação é totalmente irrelevante, já que o queijo, salvo raras excepções, é naturalmente sem gluten.
                    Não, se dizes sem gluten, é pq o teu produto não tem gluten e queres apresentar a isso a um grupo de pessoas que são intolerantes e que assim sabem que podem consumir aquele produto.

                    Pior é os que dizem "Light" ou ainda menos gorduras. Por exemplo as batatas fritas e as maioneses hoje já deviam ter 0% de gorduras... Já que há anos que todos os anos sai uma versão ainda com menos gorduras.

                    Nos vinhos também usam termos parvos, Reserva, Premium, Especial e tal, sem que haja controlo.

                    Comentário


                      #11
                      Eu percebo a tua ideia, e concordo com o mesmo.
                      Um bom exemplo é o rotulo da Nutela !
                      Quem olha para aquilo, parece super saudável.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                        Vocês já repararam que anda uma moda cada vez maior dos fabricantes tentarem enganar os consumidores com rótulos pseudo-saudáveis contendo informação óbvia, mas totalmente irrelevante?

                        Por exemplo, pode ser um queijo que diz Sem gluten ou um café que diz sem lactose, ou uma caixa de ovo que diz "apto para vegetarianos" ou muitas outras coisas ridículas do mesmo género.

                        Há não muito tempo deparei-me com uma embalagem de pipocas doces que dizia "Sem Gluten - Sem lactose - Apto para vegetarianos - Vegan"

                        Ou seja, as pessoas mais influenciáveis comem aquelas pipocas que na realidade são uma verdadeira bomba calórica e de gorduras, mas pensam que estão a comer algo saudável.

                        Não deveria haver algum controle na informação que é passada nos rótulos? Quem é que fiscaliza isto?
                        Ja reparei ha muito tempo. Não é comida para pessoas saudáveis é comida para pessoas facilmente influenciáveis, i. é, 90% da população

                        Comentário


                          #13
                          Acho que a maior parte das pessoas não percebeu a ideia.

                          Não digo que seja proibido dizer que algo é sem gluten ou sem lactose. Isso até é benéfico, quanto mais informação, melhor.

                          O problema é a forma como algumas marcas querem transformar comida que é um autêntico lixo em algo que parece relativamente saudável.

                          O exemplo que eu dei das pipocas é perfeito: têm montes de açucar, montes de gordura, fazem mal a tudo e mais alguma coisa, mas qual é o principal destaque da embalagem? É dizer que são "sem gluten, sem lactose, aptas para vegetarianos e vegans".

                          Acho que no mínimo deveria ser obrigatório haver informação bem visível (tal como há nos cigarros e no álcool) dos malefícios de algumas substâncias, nomeadamente açúcar a gorduras em excesso. Poderia ser por exemplo com um código de cores, como já aqui sugeriram. Mas essa informação deveria ser perfeitamente visível e identificável em poucos segundos, para que os consumidores soubessem imediatamente se o que estão a comprar tem excesso de alguma substância.

                          Comentário


                            #14
                            Um garrafão de água a dizer: "Sem glúten", é um bocado parvo. Ou melhor, parece um bocado parvo.

                            Aqui há uns anos fui a um pequeno "lanche" organizado por uma amiga dondoca. La na mesa havia um bolo que ela tinha feito e que tinha aprendido num blog da moda: era sem glúten, sem lactose, sem isto e sem aquilo.

                            Depois explicou que foi muito complicado de fazer e tal... até que alguém perguntou: mas há aqui alguém com intolerâncias? Eramos um punhado de amigos, não havia ninguém com problemas desta natureza.

                            Moral da história: MODA. Não subestimem.

                            Comentário


                              #15
                              https://geneticliteracyproject.org/2...ve-been-dying/

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                O que podiam fazer era a tabela ser por cores. Com corres vermelhas quando as quantidades de algumas coisas fossem más e verdes quando fossem boas.
                                Isso é o que o Continente já faz nos produtos deles, por acaso acho uma medida muito boa.
                                A Nutricionista que me acompanha chamou-me a atenção para vários produtos mas um em especial chamou-me a atenção foram os iogurtes lights ou zero, que na verdade têm pouca matéria gorda ou calorias mas depois estão cheios de açucar! Pensamos que estamos a comer algo saudável e afinal...

                                Para quem se importa com comida saudável acho que o melhor é ir a uma consulta de nutrição, a mim mudou completamente a forma de comer e do que eu pensava dos alimentos, já lá vão uns kg valentes e a saúde também melhorou

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  O que podiam fazer era a tabela ser por cores. Com corres vermelhas quando as quantidades de algumas coisas fossem más e verdes quando fossem boas.
                                  O que era preciso era senso comum, não é assim tão dificil, e é disso que se trata não é preciso rótulos, basta comer comida a serio. E olhar para as outras coisas como excepções.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                    Isso é o que o Continente já faz nos produtos deles, por acaso acho uma medida muito boa.
                                    A Nutricionista que me acompanha chamou-me a atenção para vários produtos mas um em especial chamou-me a atenção foram os iogurtes lights ou zero, que na verdade têm pouca matéria gorda ou calorias mas depois estão cheios de açucar! Pensamos que estamos a comer algo saudável e afinal...

                                    Para quem se importa com comida saudável acho que o melhor é ir a uma consulta de nutrição, a mim mudou completamente a forma de comer e do que eu pensava dos alimentos, já lá vão uns kg valentes e a saúde também melhorou
                                    A certa altura no seculo passado a gordura foi considera o vilão da historia, e o problema disso é que para se ter sabor tens que ter gordura ou açúcar, e o que se fez foi isso substituir a gordura por açúcar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                      Na verdade eles não estão a mentir. Mas percebe-se claramente qual é o objectivo.

                                      Por exemplo, quando metes num queijo "normal" letras a dizer "sem gluten", é óbvio que estás a tentar fazer parecer que aquele queijo é mais saudável do que o do vizinho ao lado. Mas essa informação é totalmente irrelevante, já que o queijo, salvo raras excepções, é naturalmente sem gluten.
                                      É irrelevante para ti, para alguém que tenha intolerancia ao Gluten é relevante.

                                      Essas coisas que estás a falar, estao na tua cabeca, porque consideras um produto sem Gluten mais saudável que outro com Gluten ou outra situacao qualquer.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                        É irrelevante para ti, para alguém que tenha intolerancia ao Gluten é relevante.

                                        Essas coisas que estás a falar, estao na tua cabeca, porque consideras um produto sem Gluten mais saudável que outro com Gluten ou outra situacao qualquer.
                                        Mas o queijo nunca tem glúten. 99% das coisas que dizem "sem glúten" não têm glúten porque nunca tiveram.

                                        Comentário


                                          #21
                                          As mulheres são o maior alvo destas coisas. As empresas lançam os Produtos porque há procura, é simples.

                                          Champoo, inclusive para animais, sem glúten. WTF?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                            É irrelevante para ti, para alguém que tenha intolerancia ao Gluten é relevante.

                                            Essas coisas que estás a falar, estao na tua cabeca, porque consideras um produto sem Gluten mais saudável que outro com Gluten ou outra situacao qualquer.

                                            Alguém que tenha intolerância sabe perfeitamente que 99% do queijo não tem gluten.

                                            Essa informação que eles metem na embalagem é apenas engodo para algumas pessoas mais influenciáveis comprarem aquele produto.

                                            Por exemplo, há quem veja duas marcas de queijo, com o mesmo preço, e não saiba qual é a melhor, e escolha uma delas porque diz sem gluten.

                                            Não está em causa a aplicação destes rótulos em coisas realmente importantes, como por exemplo em massas, bolachas e uma série de outras coisas. Aí sim tem interesse. Agora dizer que o queijo ou a água são sem gluten é pura estratégia de marketing, não há outra explicação possível.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Percebo o que queres dizer mas realmente é marketing e eles não estão a mentir, as pessoas é que se deixam ludibriar. Grave foi as análises e posterior estudo que fizeram no Reino Unido em comida "enfrascada" e de pacote para crianças com menos de 2 anos, de marcas bem conhecidas, em que na maioria dos casos tinham até mais 50% de açúcar do que o previsto na lei.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Na realidade, as pessoas que são intolerantes ou alérgicas a algo, sabem que é legalmente obrigatório que os ingredientes que possam provocar alergias ou intolerâncias alimentares (a união europeia definiu 14 ingredientes como sendo os mais comuns a causar esses problemas) venham de alguma forma realçados (negrito, maiúsculas, etc) na listagem de ingredientes do produto. O resto é puro marketing.

                                                Há uns tempos atrás, num restaurante de um hotel com quem trabalho, durante um almoço, um dos funcionários serviu uma sobremesa numa mesa. Uma senhora que estava sozinha numa outra mesa chamou o empregado de mesa e disse que queria uma sobremesa igual à que ele tinha acabado de servir, ao que ele retorquiu: "então mas a senhora não é intolerante a lactose? É que aquela sobremesa contém lactose" (a senhora já estava alojada há uns dias no hotel e desde o início solicitou alimentos sem lactose, uma vez que é intolerante). Resposta da senhora: "não deve ter muita..."

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Na onda de produtos saudáveis eu costumo comprar açúcar 100% sem aditivos nem conservantes e é uma maravilha.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                                                    Percebo o que queres dizer mas realmente é marketing e eles não estão a mentir, as pessoas é que se deixam ludibriar. Grave foi as análises e posterior estudo que fizeram no Reino Unido em comida "enfrascada" e de pacote para crianças com menos de 2 anos, de marcas bem conhecidas, em que na maioria dos casos tinham até mais 50% de açúcar do que o previsto na lei.
                                                    Depois do "Dieselgate"... "Sugargate"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 1000k Ver Post

                                                      Há uns tempos atrás, num restaurante de um hotel com quem trabalho, durante um almoço, um dos funcionários serviu uma sobremesa numa mesa. Uma senhora que estava sozinha numa outra mesa chamou o empregado de mesa e disse que queria uma sobremesa igual à que ele tinha acabado de servir, ao que ele retorquiu: "então mas a senhora não é intolerante a lactose? É que aquela sobremesa contém lactose" (a senhora já estava alojada há uns dias no hotel e desde o início solicitou alimentos sem lactose, uma vez que é intolerante). Resposta da senhora: "não deve ter muita..."

                                                      Mas isto até tem lógica porque há diferentes graus de intolerância. A minha mãe por exemplo tem intolerância, se beber leite fica mal disposta e com a barriga "inchada" o dia todo, mas se comer qualquer coisa que tenha lactose em pequena quantidade, já não.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Depois do "Dieselgate"... "Sugargate"
                                                        Para quando o "cagate"?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não deve haver nada mais "vegan" que batatas fritas em óleo.

                                                          Mas, por alguma estranha razão, as pessoas associam "vegan" = "saudável" = "dieta".

                                                          Mas sim, também tenho visto rótulos de produtos do "sem gluten" ou "sem lactose" em coisas cmpletamente idiotas porque o tipo de produto nunca teve gluten ou lactose.

                                                          Ainda ninguém colocou no leite o rótulo "sem álcool" ou no vinho "sem lactose", mas há-de chegar o dia...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                            Mas isto até tem lógica porque há diferentes graus de intolerância. A minha mãe por exemplo tem intolerância, se beber leite fica mal disposta e com a barriga "inchada" o dia todo, mas se comer qualquer coisa que tenha lactose em pequena quantidade, já não.
                                                            Isso não são graus de intolerância, está relacionado com a quantidade ingerida...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X