Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

    Boas !

    Como não tenho bicicleta nem agora tenho dinheiro para comprar uma, estou tentado a experimentar as biclas GIRA ( app para smartphone ) .

    Alguém já experimentou? As eléctricas são engraçadas de usar ? Penso que até 45 min é grátis.

    E em relação ás ciclovias, temos uma boa rede já ? Ou em muitos casos as mesmas ainda estão " partidas " tendo que ir demasiadas vezes para o alcatrão ?




    #2
    O Bikeshare tem as suas vantagens, principalmente tendo as electricas, mas cuidado: https://www.jn.pt/local/noticias/lis...a-9330445.html

    Comentário


      #3
      Gosto muito da ideia é sou apologista de mais ciclovias. Ainda ontem vi uma senhora a andar numa e via se que eram potentes q.b é mesmo a subir não se negam.

      Quanto aos acidentes, acho mais falta de jeito e prática do que material defeituoso. A malta esquece se que atinge velocidades razoáveis, talvez até demais para o tipo de travões que equipam estas bicicletas. Depois em caso de obstáculo ou emergência é quase certa uma visita ao chão.

      Se andasse de transportes públicos fazia uso da bicicleta+comboio para evitar o metro, sem dúvida.

      Lisboa é uma cidade muito boa para andar de bicicleta(excepto a zona da estrela ), principalmente se for elétrica.

      Comentário


        #4
        Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

        Funciona bem, só acho o passe diário caro.
        Editado pela última vez por ek9t22; 31 May 2018, 21:36.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
          Funciona bem, só acho o passe diário caro.
          Qualquer sistema desses é caro nos passes de curta duração.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
            O Bikeshare tem as suas vantagens, principalmente tendo as electricas, mas cuidado: https://www.jn.pt/local/noticias/lis...a-9330445.html
            Essa notícia do JN......

            Pernas e braços partidos: bicicletas da capital são um perigo à solta

            Esse jornal faz de tudo só para botar abaixo " a capital " como eles tanto gostam de chamar...

            Comentário


              #7
              € 2 / dia, 15 / mês e 25 / ano não parece caro.....mas......as condições de utilização baralham-me um bocado

              https://www.gira-bicicletasdelisboa....-e-tarifarios/

              Afinal o mensal de 15 euros, posso ou não posso andar sem limites ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Essa notícia do JN......

                Pernas e braços partidos: bicicletas da capital são um perigo à solta

                Esse jornal faz de tudo só para botar abaixo " a capital " como eles tanto gostam de chamar...
                Foi o link que encontrei, mas veio noticiado noutros lados...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  € 2 / dia, 15 / mês e 25 / ano não parece caro.....mas......as condições de utilização baralham-me um bocado

                  https://www.gira-bicicletasdelisboa....-e-tarifarios/

                  Afinal o mensal de 15 euros, posso ou não posso andar sem limites ?
                  Nunca é sem limites...

                  -------

                  15€

                  PASSE MENSAL

                  Para uma utilização regular

                  Valores de utilização do serviço:*

                  Viagens até 45 minutos:
                  0,10€* – bicicletas clássicas
                  0,20€* – bicicletas elétricas

                  Custos por tempo excedido:

                  Viagens de 45 a 90 minutos:
                  Acresce 1€

                  Viagens superiores a 90 minutos:
                  Acrescem 2€ por cada período adicional de 45 minutos*acima dos 90 min de viagem

                  Exemplos:
                  2 Viagens de 44 minutos em bicicleta elétrica: 0,20€* + 0,20€* = 0,40€
                  1 Viagem de 91 minutos em bicicleta elétrica: 0,20€* + 1€ + 2€ = 3,20€

                  *Nota:
                  Até 31/05/2018 não são aplicados os valores de 0,10€ e 0,20€ pela utilização do serviço.

                  -----

                  Ou seja, além dos 15€ do passe, ainda pagas as viagens?

                  Já andei muito nesses sistemas e é o primeiro que vejo assim.
                  Normalmente dentro de um período de tempo (30 ou 45 minutos) não pagas...

                  Comentário


                    #10
                    Não é melhor comprar uma bicicleta?

                    Comentário


                      #11
                      Acho que para uma fase embrionária tanto de aparelhos como de infraestruturas o preço é ridiculo. Muito ridículo mesmo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                        Não é melhor comprar uma bicicleta?
                        O problema é sempre onde a deixar e a incerteza do regresso (podes querer regressar de metro, p ex).

                        Comentário


                          #13
                          Não dá para trazer a bicicleta no metro?
                          Onde deixar... falas de furto?
                          Pois...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                            Acho que para uma fase embrionária tanto de aparelhos como de infraestruturas o preço é ridiculo. Muito ridículo mesmo
                            É para chular turistas...

                            A partir de amanhã, o passe diário é 10€

                            Comentário


                              #15
                              Pois eu até percebo que tenham de inventar receitas para pagar as ciclovias, nada contra, mas desta forma parece sair demasiado caro....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                Foi o link que encontrei, mas veio noticiado noutros lados...

                                Sim eu sei, esse jornal é que.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Então pelas minhas contas dá tipo 67,8 euros para quem queira usar 60 min 2 x ao dia, ou seja 120 minutos no total. ( imaginando 60 para ir para o trabalho e 60 pa voltar ).

                                  Falamos então segundo as contas de mais de 65 euros já contando com o passe, preço por mês.....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Então pelas minhas contas dá tipo 67,8 euros para quem queira usar 60 min 2 x ao dia, ou seja 120 minutos no total. ( imaginando 60 para ir para o trabalho e 60 pa voltar ).

                                    Falamos então segundo as contas de mais de 65 euros já contando com o passe, preço por mês.....
                                    Roubo, é o que é!

                                    Comentário


                                      #19
                                      É 2€ dia até maio, depois 10. A explicação para ser tão caro o diário é o preço.

                                      O anual 25€ é uma pechincha.

                                      Os preços estão no site, a partir de maio custa 0,10 cêntimos uma viagem de 45 mim, que são a larga maioria das deslocações.

                                      As elétricas é preciso pedalar à mesma, o motor dá um impulso a cada volta do pedal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ou seja, 20 dias de trabalho mês . 69€ ano com 1 mês de férias. Baratíssimo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu não sei que raio de contas é que andam a fazer mas se subscreverem o passe anual, o máximo* que pagam é 121€ por ano, que dá cerca de 10€ por mês...

                                          *É o máximo contando que os 45 minutos já são pagos (ainda não são mas serão) e que não passam dos 45 minutos. Não existe nenhum motivo para que passem dos 45 minutos numa viagem dentro de Lisboa...

                                          A rede de ciclovias é razoável, dependendo das zonas. Diria que para quem vem dos subúrbios trabalhar todos os dias, entre os transportes públicos e o local de trabalho estarão já bem servidos de ciclovias 90% das vezes, mas se moram na cidade e a ideia é fazer o percurso só de bicicleta o caso pode ser mais complicado...

                                          Eu ando por Lisboa toda sem problemas (mesmo não morando em Lisboa...), mas eu sou um utilizador de bicicleta experiente, uso a minha própria, mas admito que para muita gente possa ser assustador andar onde não há ciclovias... para mim também era ao início.

                                          Embora nunca tendo experimentado o serviço, essa notícia é sensacionalista... conheço quem use e, nada a ver. O problema é que com uma bicicleta eléctrica as pessoas aceleram bastante e andam sempre nos 25 Km/h, e são frequentemente pessoas que não pegavam numa bicicleta há anos senão décadas (e fiam-se na conversa do "andar de bicicleta não se esquece"... mas não se esquecendo, a verdade é que enferruja), e conhecem mal ou não estão habituadas à realidade das ciclovias, que têm por vezes alguns obstáculos, curvas manhosos, e muitos pontos cegos com muitos peões a atirarem-se para elas com fé.

                                          Amanhã com mais tempo partilho aqui um mapa de ciclovias, para que a quem interesse possa ver o que já existe.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                            É 2€ dia até maio, depois 10. A explicação para ser tão caro o diário é o preço.

                                            O anual 25€ é uma pechincha.

                                            Os preços estão no site, a partir de maio custa 0,10 cêntimos uma viagem de 45 mim, que são a larga maioria das deslocações.

                                            As elétricas é preciso pedalar à mesma, o motor dá um impulso a cada volta do pedal.
                                            Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                            Ou seja, 20 dias de trabalho mês . 69€ ano com 1 mês de férias. Baratíssimo

                                            Se for para fazer uso constante da bateria / motor eléctrico até percebo, agora se for só para pedalar, ao fim de 2 ou 3 meses de mensalidade total, já se compra uma boa bicicleta ( aceitável para andar sem grandes subidas )

                                            Mas sim para viagens inferiores a 45 min acaba por compensar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              121€ ano?

                                              A vantagem da bicicleta é que podes ir de comboio ou metro e usar a bicicleta até ao destino. Nas horas de ponta não há espaço para bicicletas nos transportes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                Não dá para trazer a bicicleta no metro?
                                                Onde deixar... falas de furto?
                                                Pois...
                                                Condições de Utilização:

                                                "É proibido o transporte da Bicicleta em qualquer meio de transporte público ou privado."

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não percebo porque razão a EMEL instalou bastantes postos da GIRA junto a escolas secundárias, mas só podem utilizar as bicicletas maiores de 18 anos.

                                                  Só servem para os professores e funcionários da escola.
                                                  Editado pela última vez por Ryta; 01 June 2018, 11:45.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ryta Ver Post
                                                    Condições de Utilização:

                                                    "É proibido o transporte da Bicicleta em qualquer meio de transporte público ou privado."
                                                    Acho que ele se referia a bicicleta pessoal... que não deve ser fácil de transportar no metro...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ryta Ver Post
                                                      Não percebo porque razão a EMEL instalou bastantes postos da GIRA junto a escolas secundárias, mas só podem utilizar as bicicletas maiores de 18 anos.

                                                      Só servem para os professores e funcionários da escola.
                                                      Está lá algum porteiro de discoteca a perguntar pelo CC do pessoal?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Está lá algum porteiro de discoteca a perguntar pelo CC do pessoal?
                                                        Deves ter a app a perguntar a idade (e registam com o CC do papá) ou usam o login do papá... o que dá jeito à EMEL caso aconteça algum acidente, salta fora por terem sido prestadas informações falsas ou cedência de credenciais (algures lá deve dizer que são pessoais e intransmissíveis)...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                                          Eu não sei que raio de contas é que andam a fazer mas se subscreverem o passe anual, o máximo* que pagam é 121€ por ano, que dá cerca de 10€ por mês...

                                                          *É o máximo contando que os 45 minutos já são pagos (ainda não são mas serão) e que não passam dos 45 minutos. Não existe nenhum motivo para que passem dos 45 minutos numa viagem dentro de Lisboa...

                                                          A rede de ciclovias é razoável, dependendo das zonas. Diria que para quem vem dos subúrbios trabalhar todos os dias, entre os transportes públicos e o local de trabalho estarão já bem servidos de ciclovias 90% das vezes, mas se moram na cidade e a ideia é fazer o percurso só de bicicleta o caso pode ser mais complicado...

                                                          Eu ando por Lisboa toda sem problemas (mesmo não morando em Lisboa...), mas eu sou um utilizador de bicicleta experiente, uso a minha própria, mas admito que para muita gente possa ser assustador andar onde não há ciclovias... para mim também era ao início.

                                                          Embora nunca tendo experimentado o serviço, essa notícia é sensacionalista... conheço quem use e, nada a ver. O problema é que com uma bicicleta eléctrica as pessoas aceleram bastante e andam sempre nos 25 Km/h, e são frequentemente pessoas que não pegavam numa bicicleta há anos senão décadas (e fiam-se na conversa do "andar de bicicleta não se esquece"... mas não se esquecendo, a verdade é que enferruja), e conhecem mal ou não estão habituadas à realidade das ciclovias, que têm por vezes alguns obstáculos, curvas manhosos, e muitos pontos cegos com muitos peões a atirarem-se para elas com fé.

                                                          Amanhã com mais tempo partilho aqui um mapa de ciclovias, para que a quem interesse possa ver o que já existe.
                                                          Certo, mas eu referi é que ao passar dos 45 min sai bem mais caro mas sim, digamos que 45m há dá pa ir a muitos sítios em Lisboa, que apesar de tudo é uma cidade pequena quando comparando com outras europeias.

                                                          Pois eu tenho algum receio, desde miudo sempre andei de bicicleta, há vários anos que não ando com regularidade e agora tenho receio de andar no alcatrão misturado com carros

                                                          Um dia vamos andar em lisboa e dás-me umas dicas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não sei como é em Lisboa, mas em muitos sítios tu podes parar antes dos 45 minutos numa estação, esperas um tempo (às vezes nem é preciso esperar) e podes pegar novamente na bicicleta, com reset do tempo (é uma nova viagem).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X