Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Educação Física: Alunos falham dos saltos com corda às cambalhotas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Educação Física: Alunos falham dos saltos com corda às cambalhotas

    Apenas 54% dos alunos de sete anos conseguiu dar seis saltos consecutivos à corda. 40% não consegue dar uma cambalhota e 31% tem dificuldades em jogos de grupo

    Quase metade (46%) dos alunos do segundo ano não conseguem dar seis saltos consecutivos no salto à corda. Esta informação vem veiculada no Relatório Nacional 2016-2017 sobre as provas de aferição do Ensino Básico, divulgado esta terça-feira pelo IAVE, Instituto de Avaliação Quantitativa. O relatório surge um dia depois do primeiro-ministro, António Costa, apelar à "mobilização de todos" para aumentar a actividade física em prol de "mais qualidade de vida".



    Os dados referentes aos resultados das provas de aferição "reforçam a ideia de que a Educação Física não é dada no 1º ciclo como devia", diz o presidente da Confederação Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física.

    O relatório do IAVE mostra ainda dados pouco abonatórios aos resultados obtidos pelos alunos na prática de actividade física já que 40% dos alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos não conseguiram dar uma cambalhota à frente mantendo uma linha recta e levantando-se com o apoio das duas pernas juntas, um dos exercícios elementares no ensino de educação física.O relatório mostra ainda que cerca de um terço (30%) dos alunos demonstra dificuldades em participar num jogo infantil em grupo, como o "rabo da raposa", em que os alunos devem correr atrás uns dos outros e tentar arrancar um lenço preso ao bolso de outro, sem que fiquem sem o seu. O IAVE defende que os jogos infantis são uma aprendizagem que tem de ser enriquecida.

    Segundo o presidente da Confederação Independente de Pais, Rui Martins, um dos grandes problemas no ensino da Educação Física é que as escolas não têm "instalações ou equipamentos e as horas semanais não são cumpridas".

    Apesar destes resultados e de queixas apresentadas quer pela Confederação Independente de Pais quer pela Confederação Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física, o IAVE não recomenda que seja reforçado o ensino da Educação Física, como faz para disciplinas como a Física e Química ou Matemática.

    "Áreas como a Educação Física, a Educação Musical ou a Expressão Dramática são menos valorizadas do que o Inglês, por exemplo", considera o pedagogo Renato Paiva, acrescentando ainda que estas são "prioridades que se vão estabelecendo e enraizando e que originam depois resultados deste tipo".
    https://www.sabado.pt/portugal/detal...izontal_record

    #2
    Já não se safam na vida.
    Não passam numa entrevista de trabalho.
    É pena.

    Comentário


      #3
      As cambalhotas não me choca. Em pequeno sabia dar cambalhotas mas uma vez correu mal para o meu pescoço e desde então ganhei um trauma. Mesmo na secundária não conseguia fazer.

      Já saltar à corda surpreende pela negativa.

      Comentário


        #4
        Em contrapartida são capazes de dar uma abada a mexer em tablets e smartphones. Notoriamente não estão a fazer os testes correctos às crianças.

        Comentário


          #5
          isto é mesmo importante e devia-se fazer já um grupo de trabalho e um feriado nacional para tratar disto.

          é curioso que ainda há dias um caixa do pingo doce me contava que não sabia o que lhe tinha corrido mal porque em tempos tinha sido o campeão de cambalhotas na C+S de moscavide.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
            Já não se safam na vida.
            Não passam numa entrevista de trabalho.
            É pena.
            Este tipo de postura é profundamente errado. O que tem o traseiro a ver com as calças?

            Ganhar gosto pela actividade física faz mais pelos miúdos do que 1000 horas de aulas de nutrição e dietas parvas em adulto!

            Combater o sedentarismo (a que os nossos empregos cada vez mais especializados nos "condenam", e contra mim falo) devia ser uma prioridade.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Este tipo de postura é profundamente errado. O que tem o traseiro a ver com as calças?

              Ganhar gosto pela actividade física faz mais pelos miúdos do que 1000 horas de aulas de nutrição e dietas parvas em adulto!

              Combater o sedentarismo (a que os nossos empregos cada vez mais especializados nos "condenam", e contra mim falo) devia ser uma prioridade.
              Verdade.

              E no caso do rapaz da C+S de Moscavide ter sido campeão de cambalhotas não ajudou ao futuro dele, outra coisa se terá passado, mas podia ter acontecido o contrário.

              Não é preciso desvalorizar por completo a atividade física.

              Comentário


                #8
                Cambalhotas sao uma questao de jeito e tem pouca utilidade como exercicio de "educacao fisica". Nem sei se sera boa ideia por putos do basico a dar cambalhotas quando tem muito pouca utilidade para o que quer que seja e ha algum risco de lesoes, quem quer aprender ginastica que de cambalhotas.

                Considero que o tempo que me obrigaram a passar a dar cambalhotas quando era puto foi completamente tempo perdido que tinha sido melhor utilizado a fazer outras actividades fisicas muito mais uteis (nao incluo aqui outro tipo de cambalhotas que vim a dar mais tarde fora do ambito curricular - por sinal com uma componente fisica bem mais intensa).
                Editado pela última vez por SRLA; 05 June 2018, 15:04.

                Comentário


                  #9
                  acho que o que faz falta é um estudo que co-relacione o número de cambalhotas aos 6 anos com o rendimento anual bruto aos 40.

                  eu acho que sei os resultados.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Ganhar gosto pela actividade física faz mais pelos miúdos do que 1000 horas de aulas de nutrição e dietas parvas em adulto!
                    Sem dúvida. Além disso, a coordenação motora é mesmo uma competência muito importante para qualquer pessoa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      Cambalhotas sao uma questao de jeito e tem pouca utilidade como exercicio de "educacao fisica". Nem sei se sera boa ideia por putos do basico a dar cambalhotas quando tem muito pouca utilidade para o que quer que seja e ha algum risco de lesoes, quem quer aprender ginastica que de cambalhotas.

                      Considero que o tempo que me obrigaram a passar a dar cambalhotas quando era puto foi completamente tempo perdido que tinha sido melhor utilizado a fazer outras actividades fisicas muito mais uteis (nao incluo aqui outro tipo de cambalhotas que vim a dar mais tarde for do ambito curricular).

                      obviamente. Tanto as cambalhotas como o saltar à corda.

                      o que é útil em toda a vida é a actividade física regular, não movimentos técnicos específicos, mas o IAVE lá sabe, têm de justificar os salários, senão qualquer dia alguém publica quantos são, o que fazem o dia inteiro e ainda os mandam dar uma cambalhota.

                      Comentário


                        #12
                        ia comentar isso^^
                        faço actividade fisica
                        ando de bicicleta, a pé, corro
                        hoje tive a sachar o quintal...
                        não ando as cambalhotas como os macacos

                        Comentário


                          #13
                          Epah... eu também não conseguia fazer saltos com corda às cambalhotas...

                          Comentário


                            #14
                            Preocupa-me mais isto:

                            http://expresso.sapo.pt/revista-de-i...opa#gs.wrZTcX8

                            Provas de aferição: 45% dos alunos não sabem situar Portugal no mapa da Europa

                            05.06.2018 às 8h53





                            JOSÉ CARLOS CARVALHO
                            Segundo Hélder de Sousa, presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelas provas, os resultados nas provas de aferição não surpreendem


                            EXPRESSO


                            Em 2017, dos mais de 90 mil alunos que realizaram as provas de aferição de História e Geografia do 2.º ciclo, 45% não conseguiram localizar Portugal continental em relação ao continente europeu utilizando os pontos colaterais da rosa-dos-ventos, revela o “Diário de Notícias” esta terça-feira.
                            Trata-se de um indicador simbólico, mas também sintomático de um problema generalizado, e que aparece em destaque num relatório que abrange dois anos de provas de aferição - 2016 e 2017 - de várias disciplinas e anos de escolaridade, escreve o matutino.
                            Na prática, esta situação ilustra os muitos problemas que os estudantes portugueses têm para analisar e interpretar informação. Segundo Hélder de Sousa, presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelas provas, os dados não surpreendem. “Sendo Portugal na Europa, parece de facto ter um grande impacto”, disse.
                            “Mas visto no âmbito do uso da cartografia em termos gerais é um problema já muito antigo”, explicou.
                            De acordo com o presidente do IAVE, o problema não estará no conhecimento da matéria, mas na capacidade de o aplicar. “Em alguns relatórios, na análise que se faz da Geografia do ensino secundário, uma das coisas um pouco anacrónicas é a dificuldade que os alunos têm em utilizar a informação cartográfica, quando a Geografia é a área em que, por excelência, estas áreas deviam estar mais consolidadas”, disse.
                            DIFICULDADES MOTORAS NO 1.º CICLO

                            De acordo com outro relatório do IAVE, que será apresentado esta terça-feira, os alunos do 1.º ciclo português têm graves dificuldades motoras, escreve o “Jornal de Notícias”.



                            Cerca de 46% dos alunos do segundo ano, que fizeram a prova de expressão físico-motora em 2017, não conseguiram dar seis saltos seguidos à corda; 40% não foram capazes de dar uma cambalhota para a frente; 31% tiveram dificuldades em participar num jogo infantil de grupo.

                            Comentário


                              #15
                              Os putos cada vez brincam menos na rua e cada vez têm menos aptidão física.

                              A prática de exercício é positiva, mas a versatilidade é muito importante e o que nos permite maior capacidade de adaptação um novo desfio.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                acho que o que faz falta é um estudo que co-relacione o número de cambalhotas aos 6 anos com o rendimento anual bruto aos 40.

                                eu acho que sei os resultados.
                                E a relação entre a actividade física em criança e o acidente cardio-vascular aos 40?

                                Depois o rendimento bruto não dá para pagar a enfermeira a tempo inteiro...

                                Comentário


                                  #17
                                  Provas de aferição: 45% dos alunos não sabem situar Portugal no mapa da Europa
                                  Esta, então, é absolutamente inqualificável!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais uma vez o título da notícia é enganador e sensacionalista. Depois no texto tem isto:

                                    "45% não conseguiram localizar Portugal continental em relação ao continente europeu utilizando os pontos colaterais da rosa-dos-ventos"

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aqui neste tópico se vê a estupidez de vários users deste forum.

                                      A actividade fisica é vital e de extrema importância. Ou querem um país cheio de crânios e génios diabéticos?
                                      Editado pela última vez por MVA; 05 June 2018, 15:48.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        E a relação entre a actividade física em criança e o acidente cardio-vascular aos 40?

                                        Depois o rendimento bruto não dá para pagar a enfermeira a tempo inteiro...
                                        Actividade fisica tem que envolver algum esforco. A nao ser que ponham os putos a dar cambolhotas as duzias de cada vez nao conta. E um movimento que envolve sobretudo destreza e nao forca ou resistencia fisica.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Adiante. Quando o meu filho fez 3 anos tive a possibilidade de o inscrever no infantário público.
                                          Quando me fui informar, pelos vistos no pré-escolar publico não há nem sestas nem desporto que são absolutamente fundamentais para um bom desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar.

                                          Preferi deixá-lo no privado, onde fazem 2 horas de sesta todos os dias e têm deporto 3 vezes por semana (karaté, ginástica e dança).

                                          A escola publica é uma comédia e começa mal logo na primeira etapa, no pré-escolar.
                                          Não me surpreende nada que miudos de 7 anos não saibam saltar à corda. Quando se negligencia o sono e o desporto nas crianças dá nisto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Actividade fisica tem que envolver algum esforco. A nao ser que ponham os putos a dar cambolhotas as duzias de cada vez nao conta. E um movimento que envolve sobretudo destreza e nao forca ou resistencia fisica.
                                            Estás-te a focar na cambalhota em si e não na actividade física em geral, olhas para uma árvore e falhas a floresta.

                                            Nestas idades acho muito mais importante que CRIEM GOSTO pela actividade física, ao invés de serem uns ases. Mas até nos joguinhos (como descrito na notícia) isso falha.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Estás-te a focar na cambalhota em si e não na actividade física em geral, olhas para uma árvore e falhas a floresta.

                                              Nestas idades acho muito mais importante que CRIEM GOSTO pela actividade física, ao invés de serem uns ases. Mas até nos joguinhos (como descrito na notícia) isso falha.
                                              E nao tenho nada contra isso. Simplesmente a metrica que decidiram usar foi a cambalhota o que nao me parece relevante para a educacao de uma crianca.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                pelos vistos no pré-escolar publico não há nem sestas nem desporto
                                                Os meus andaram em pré-escola pública e tinham sestas, atividade física e artística.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Os meus andaram em pré-escola pública e tinham sestas, atividade física e artística.
                                                  A haver é algo dado pela câmara municipal (nas instalações da escola, obviamente) e não pelo ministério da educação.
                                                  A câmara onde resido não oferecia nada disso. Nem camas para os miudos dormirem a sesta ofereciam.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não sei saltar à corda e cambalhotas só para a frente... nem sei como me safei na universidade e na carreira nas TI

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                      Mais uma vez o título da notícia é enganador e sensacionalista. Depois no texto tem isto:

                                                      "45% não conseguiram localizar Portugal continental em relação ao continente europeu utilizando os pontos colaterais da rosa-dos-ventos"


                                                      Acho que o título é indiferente dada a situação.
                                                      Ficheiros anexados
                                                      Editado pela última vez por Thatsme; 05 June 2018, 16:07.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                        Aqui neste tópico se vê a estupidez de vários users deste forum.

                                                        A actividade fisica é vital e de extrema importância. Ou querem um país cheio de crânios e génios diabéticos?


                                                        alguém disse que não? Aconselho reler os posts com mais atenção.

                                                        o que se critica é a métrica idiótica da cambalhota e do saltar à corda.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Desporto é saudável...uns acham importante saber dar cambalhotas e saltar à corda outros acham que....

                                                          https://www.youtube.com/watch?v=5O3dQih4Hac

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se até uma porcaria de umas dobras num cartão usado agora precisam ser compradas na loja, o não saber cambalhotar também me dá igual
                                                            É da maneira que vai haver mais emprego para personal trainers de crianças
                                                            Conhecem isto?
                                                            https://labo.nintendo.com/

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X