Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O estranho caso BdC - os aspectos legais e sociológicos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O estranho caso BdC - os aspectos legais e sociológicos

    Para evitar a descaracterização ( e até "profanação") do tópico do SCP que normalmente deveria focar-se actividade desportiva do clube, resolvi criar este tópico para discussão para debate dos aspectos legais e sociológicos da crise actual do SCP.

    Apela-se ao bom senso e respeito pelas opiniões dos outros.
    Editado pela última vez por ; 14 November 2018, 08:11.

    #2
    Bom Senso e respeito está quase sempre ausente em discussões de bola.

    Curiosamente, se o objectivo for cascar no BC, quase que há consenso (salvo divertidas excepções), sociologicamente é interessante

    Comentário


      #3
      Como diria o Salvador,coitado do porco.

      Comentário


        #4
        Não considero o Pastis uma criança...mas este tópico é que foi dar uma boa cambalhota e uns saltinhos de corda!

        Comentário


          #5
          O Carvalho só é assunto por ser presidente do Sporting. É indissociável.
          Falar desta personagem à margem do Sporting, é como ir à Nazaré e ao almoço pedir um bitoque

          Comentário


            #6
            Curioso é o Tópico não estar no do SCP, por "descaracterizar" e tal , mas chamar-se "Crise no SCP" e não "O caso do incrível Bruno de Carvalho"

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
              O Carvalho só é assunto por ser presidente do Sporting. É indissociável.
              Falar desta personagem à margem do Sporting, é como ir à Nazaré e ao almoço pedir um bitoque
              Por acaso abri este tópico por tu causa

              Acho que o tema Carvalho ainda tem muito para dar e não tem nada a ver com desporto.
              Vejo o assunto como um gestor duma empresa que está a ser contestado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Por acaso abri este tópico por tu causa

                Acho que o tema Carvalho ainda tem muito para dar e não tem nada a ver com desporto.
                Vejo o assunto como um gestor duma empresa que está a ser contestado.
                E que não se discute no tópico da empresa porque?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Por acaso abri este tópico por tu causa

                  Acho que o tema Carvalho ainda tem muito para dar e não tem nada a ver com desporto.
                  Vejo o assunto como um gestor duma empresa que está a ser contestado.
                  Se foi por minha causa levas 5 anos de atraso
                  O presidente do Sporting é falado. Quando voltar a ser Azevedo de Carvalho, só será lembrado pelo péssimo serviço que prestou.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                    E que não se discute no tópico da empresa porque?
                    Porque é uma PPP!!!... Investimento público e gestão ruinosa privada!

                    Comentário


                      #11
                      a psicologia dos intervenientes é o que mais me tem interessado, ou seja a parte socio.ilógica da coisa

                      quer a do bruno carvalho que das massas associativas
                      ou dos arrozes associativos para quem não gosta de massas

                      tem tudo para acabar mal, quer para o sporting quer para bruno carvalho e até para a sociedade em geral que tem tido uma permissividade para com as claques inaceitável

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Por acaso abri este tópico por tu causa

                        Acho que o tema Carvalho ainda tem muito para dar e não tem nada a ver com desporto.
                        Vejo o assunto como um gestor duma empresa que está a ser contestado.
                        Eu também acho super interessante. E por vários motivos:
                        - Porque o presidente tem actos completamente "loucos" e contra as normas de boa-gestão (ainda por isso de uma cotada em bolsa) e mesmo assim reúne (aparentemente) o apoio das massas
                        - A importância dos estatutos que em quase todas as organizações é algo visto como um pró-forma a que ninguém liga muito, mas como se vê pode ter bastante importância no rumo de uma empresa - o Sporting será sem dúvida um case-study para as aulas de direito e para as aulas de gestão de corporate governance
                        - E como é que um clube de ~3 milhões de adeptos fica na mão de 300 ou 400 pessoas (as claques que verdadeiramente mobilizam a opinião e mexem a agulha do "eleito" para presidente


                        - E porque este non-sense de mesas de assembleia geral demissionárias/transitórias que "não se reconhecem" `poderes uma à outra é só cómico e tenho uma curiosidade mórbida em saber como é isto tudo se vai desenrolar e que decisões tomadas nestas AG (legitimadas ou não) são adoptadas pela organização e que instrumentos exigem para fazer prevalecer a lei (ex: vai existir um polícia à porta do Sporting para impedir que o BdC entre no estádio se por acaso for destituido?)

                        Comentário


                          #13

                          Comentário


                            #14
                            A solução seria acabar com as claques como fizeram os ingleses há 30 anos e acabaram com o problema do hooliganismo, mas Portugal e os portugueses no futebol e em muitos outros aspetos são uma cultura mais próxima da América Latina do que propriamente dos países civilizados, por isso dúvido que tal venha a acontecer.

                            Comentário


                              #15
                              Bem queriam um Pinto da Costa mas calhou um atrasado mental - agora ficam com ele até ao fim, pode ser que dê.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                A solução seria acabar com as claques como fizeram os ingleses há 30 anos e acabaram com o problema do hooliganismo, mas Portugal e os portugueses no futebol e em muitos outros aspetos são uma cultura mais próxima da América Latina do que propriamente dos países civilizados, por isso dúvido que tal venha a acontecer.
                                Mas achas mesmo que há menos violência no futebol Inglês que no Português?

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas este Tópico é sobre a crise no SCP ou sobre BdC?

                                  Se for sobre a crise no SCP e sobre os aspetos legais, alguém me consegue explicar como uma Sra Jurista Elsa Judas toma de assalto a Mesa da Assembleia Geral de um Clube com tantos sócios, sem nenhum sócio ter votado nela?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                                    Eu também acho super interessante. E por vários motivos:
                                    - Porque o presidente tem actos completamente "loucos" e contra as normas de boa-gestão (ainda por isso de uma cotada em bolsa) e mesmo assim reúne (aparentemente) o apoio das massas
                                    - A importância dos estatutos que em quase todas as organizações é algo visto como um pró-forma a que ninguém liga muito, mas como se vê pode ter bastante importância no rumo de uma empresa - o Sporting será sem dúvida um case-study para as aulas de direito e para as aulas de gestão de corporate governance
                                    - E como é que um clube de ~3 milhões de adeptos fica na mão de 300 ou 400 pessoas (as claques que verdadeiramente mobilizam a opinião e mexem a agulha do "eleito" para presidente


                                    - E porque este non-sense de mesas de assembleia geral demissionárias/transitórias que "não se reconhecem" `poderes uma à outra é só cómico e tenho uma curiosidade mórbida em saber como é isto tudo se vai desenrolar e que decisões tomadas nestas AG (legitimadas ou não) são adoptadas pela organização e que instrumentos exigem para fazer prevalecer a lei (ex: vai existir um polícia à porta do Sporting para impedir que o BdC entre no estádio se por acaso for destituido?)
                                    É esse o espírito do tópico mais ou menos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      uma coisa sobre um aspeto socio.ilogico

                                      espero que a segurança durante as próximas assembleias gerais, a legal e a pirata, seja elevada, há um elevado risco de elas correrem muito mal, existir violência, agressões

                                      se bem me lembro nas assembleias do benfica com vale e azevedo o clima de intimidação era elevado, mas aí os violentos estavam quase todos do lado do vale e azevedo agora a coisa esta repartida e pode correr realmente muito mal
                                      os sucessos nas modalidades andebol, hoquei e não se outras reforçaram bruno carvalho
                                      o adepto clubista é muito irracional, a elevada emotividade pode levar a atos violentos

                                      falta saber até que ponto bruno carvalho está disposto a tudo para manter-se no poder
                                      pode estar disposto a organizar grupos de camisas verdes (sim, é uma referencia às camisas negras do fascismo, há um evidente paralelismo entre as claques e os grupos violentos que apoiaram a subida ao poder do fascismo e do nazismo) para manipular as assembleias gerais

                                      Comentário


                                        #20
                                        Será que este acontecimento nos obriga a repensar o conceito das SADs? Faz sentido o Clube ter maioria tendo em conta os acontecimentos actuais? Não seria preferível ter "um dono"?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu por acaso desconhecia era a malta do poder e do dinheiro que estão ligadas à SAD do Sporting e naturalmente a SAD's de outros grandes clubes......

                                          Não admira que tenham o poder que têm os tais clubes grandes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há tbm a questão da idoneidade dos acionistas que, curiosamente, ng ousa questionar neste momento mas que noutras ocasiões com bancos e tal e coiso já nenhum jornalista passava ao lado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já vimos este filme com o Vale e Azevedo e com o Sócrates.
                                              Basicamente é um burlão, que tem um discurso que os burlados gostam, enquanto por trás vai roubando o mais que pode. E por isso resiste a sair o máximo possível, não quer largar a mama, está-se a borrifar para o clube e para os sócios.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Já vimos este filme com o Vale e Azevedo e com o Sócrates.
                                                Basicamente é um burlão, que tem um discurso que os burlados gostam, enquanto por trás vai roubando o mais que pode. E por isso resiste a sair o máximo possível, não quer largar a mama, está-se a borrifar para o clube e para os sócios.
                                                O amigo dele o Barroso não concorda com essa abordagem ofensiva e acha mesmo que a reação de BdC se deve a este tipo de críticas...
                                                Ele disse, e cito, que BdC acha mesmo que tem razão e o resto do universo está errado.
                                                Não será então um caso de saúde?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                  Mas este Tópico é sobre a crise no SCP ou sobre BdC?

                                                  Se for sobre a crise no SCP e sobre os aspetos legais, alguém me consegue explicar como uma Sra Jurista Elsa Judas toma de assalto a Mesa da Assembleia Geral de um Clube com tantos sócios, sem nenhum sócio ter votado nela?
                                                  Olha, não sabia que tal era dissociável ..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    O amigo dele o Barroso não concorda com essa abordagem ofensiva e acha mesmo que a reação de BdC se deve a este tipo de críticas...
                                                    Ele disse, e cito, que BdC acha mesmo que tem razão e o resto do universo está errado.
                                                    Não será então um caso de saúde?
                                                    Então um burlão iria dizer que que não tem razão? Como é óbvio o burlão faz tudo para manter a farsa. O Barroso está a ser inocente, depois de tudo o que já soubemos, só mesmo um inocente para acreditar que o Burro de Carvalho está a ser sincero e honesto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu acho que o fenómeno é mais que conhecido. Um ilustres desconhecido, abraça o poder, não sendo uma pessoa de intelecto apurado, tem dificuldade em lidar com esse mesmo poder e deixa subir à cabeça, toldando o raciocino normal. Usa a táctica do dividir para conquistar bem como a táctica de impor respeito pelo medo, e não pelo mérito.

                                                      Como quase todos os casos da historia iguais, acaba por deixar desmoronar o império, apesar de mesmo com tudo à sua frente, as massas continuam a apoiar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Bruno de Carvalho é uma espécie de esquema Ponzi. Toda a gente sabe que vai acabar mal mas todos os anos este esquema burla milhões de pessoas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                          Eu acho que o fenómeno é mais que conhecido. Um ilustres desconhecido, abraça o poder, não sendo uma pessoa de intelecto apurado, tem dificuldade em lidar com esse mesmo poder e deixa subir à cabeça, toldando o raciocino normal. Usa a táctica do dividir para conquistar bem como a táctica de impor respeito pelo medo, e não pelo mérito.

                                                          Como quase todos os casos da historia iguais, acaba por deixar desmoronar o império, apesar de mesmo com tudo à sua frente, as massas continuam a apoiar.
                                                          Sim, o dividir para reinar já há muito que é estratégia dele mas de muitos outros dirigentes desportivos e não só.
                                                          Nestes casos, só um balde de água fria resolve a disputa mas nem sempre acontece.
                                                          Imaginemos que BdC não é acusado de nenhum crime nos próximos tempos. Olhando às contas da SAD dos últimos exercícios: como é que se tira de lá?
                                                          Inclusivamente os prejuízos em curso (derivados dos acontecimentos recentes) como se consegue imputar culpas ao BdC ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Sim, o dividir para reinar já há muito que é estratégia dele mas de muitos outros dirigentes desportivos e não só.
                                                            Nestes casos, só um balde de água fria resolve a disputa mas nem sempre acontece.
                                                            Imaginemos que BdC não é acusado de nenhum crime nos próximos tempos. Olhando às contas da SAD dos últimos exercícios: como é que se tira de lá?
                                                            Inclusivamente os prejuízos em curso (derivados dos acontecimentos recentes) como se consegue imputar culpas ao BdC ?
                                                            Eu não sei se o BdC pode sequer ser acusado de algum crime. Nem sei se é "para tirar de lá".... limito-me apenas a escrever aqui o que eu acho da personalidade do jovem em causa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X