Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Assinatura Digital em documentos- Duvidas...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Assinatura Digital em documentos- Duvidas...

    Por motivos profissionais estou a formar um processo que tem vários documentos que têm que ser entregues em formato digital e que tenho que assinar diversos deles, informaram-me agora que a entidade onde vou entregar os processo só aceita documentos que têm assinatura digital, ora bem, isto para mim é uma estreia, nem sei bem o que é isto da assinatura digital, estive a investigar um bocado e ainda com mais dúvidas fiquei...há por aqui alguém que use isto e me explique o que é e como funciona?
    Mais algumas duvidas: há alguma forma de obter isto de forma gratuita? É que nas minhas pesquisa fui parar a sites que fornecem identificação digital, mas tenho que pagar anuidades pelo serviço, num deles estava o preço de acima de 300€/ano...
    Isto é algo que é ou vai começar a ser muito solicitado? É que estar a pagar 300€ por uma coisa em que se não ganhar o serviço não me vai servir mais não me apetece muito...

    #2
    Se for para assinar em nome particular, penso que o cc já inclui certificado.

    Mas se for uma assinatura de representação, de empresa ou organização por exemplo, tens de pedir um certificado digital e ninguém te vai fazer um de graça.

    Comentário


      #3
      É uma coisa standard fora de Pt, fiquei chocado quando me informaram que em Pt não era legal, por isso cuidado.

      Saber que tenho de receber papéis por e-mail, imprimir, assinar e mandar por snail mail foi das coisas que mais me chocou nos últimos meses.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        Se for para assinar em nome particular, penso que o cc já inclui certificado.

        Mas se for uma assinatura de representação, de empresa ou organização por exemplo, tens de pedir um certificado digital e ninguém te vai fazer um de graça.
        Tem, mas precisa de estar activado. Caso não esteja (por defeito, não vinha quando fiz o CC, e tive que pedir para activar), podes dirigir-te a uma loja do cidadão e pedir para activar essa função.

        Se eu percebi bem, podes comprar um leitor de cartões (coisa para 10/15 €), instalar no computador e descarregares a aplicação de leitura do CC do portal das finanças. É gratuita e de uso fácil.

        Comentário


          #5
          Obrigado pela dicas do cartão de cidadão, vou investigar como isso funciona e se dá para o que eu preciso pois são termos de responsabilidade e processos meus e por isso deve dar para usar.

          A questão de ser ilegal é que me está a levantar a pulga atrás da orelha, onde é que viste que era ilegal Rasec? Alguns documentos são para entregar a uma entidade estatal e eles vão exigirá algo que é ilegal? Vendo bem já não me admiro nada...

          Ainda não percebi bem é como é que quem recebe os documentos tem a certeza que também não é uma coisa falsificada, Ainda não percebi bem o que é o programa vai gerar e depois como se insere isso no documento.

          Comentário


            #6
            O que o rasec se deve estar a referir é no uso profissional privado. No estrangeiro as coisas são mais liberais, mas os protocolos de certificados digitais são universais. Em pt, especialmente com.os serviços públicos é que é tudo burocrático.

            Basicamente terás de usar um programa de pdf que permita assinar documentos. Iras ter uma chave digital que é instalada no PC que usas. Ao assinar o pdf vais escolher a chave que te interessa é o programa irá fazer a leitura do cartão de cidadão, pedindo o pin para validar. E pronto, o documento fica assinado. Penso que é isto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
              Obrigado pela dicas do cartão de cidadão, vou investigar como isso funciona e se dá para o que eu preciso pois são termos de responsabilidade e processos meus e por isso deve dar para usar.

              A questão de ser ilegal é que me está a levantar a pulga atrás da orelha, onde é que viste que era ilegal Rasec? Alguns documentos são para entregar a uma entidade estatal e eles vão exigirá algo que é ilegal? Vendo bem já não me admiro nada...

              Ainda não percebi bem é como é que quem recebe os documentos tem a certeza que também não é uma coisa falsificada, Ainda não percebi bem o que é o programa vai gerar e depois como se insere isso no documento.
              Estou cansado de assinar documentos (pdf) com a assinatura digital do CC em documentos oficiais (claro que não é ilegal)

              Nas propriedades do pdf fica lá quem assinou.

              Comentário


                #8
                Creio que está tudo respondido.

                Podes comprar certificados digitais a firmas como a Multicert, mas o do cc é gratuito e serve o mesmo propósito.

                Software do cc aqui: https://www.autenticacao.gov.pt/cc-software


                Comentário


                  #9
                  Como é que é ilegal, se as receitas electrónicas são assinadas digitalmente com o cc dos médicos?

                  Resumindo:

                  1 - Tens que ter a assinatura digital ativada no CC e ter um PIN de assinatura digital
                  2 - Tens que ter o software do cartão do cidadão instalado
                  3 - Software para assinar digitalmente, como por exemplo o Adobe Acrobat Reader DC (grauito), ir ao menu Ferramentas e depois Certificados.
                  4 - Escolher o certificado de assinatura, e introduzir o PIN quando for pedido

                  Agora não assinem digitalmente e depois imprimam para entregar a alguém, como há gente a fazer, ou imprimir e voltar a digitalizar para depois enviar por E-mail.
                  A assinatura digital só é válida enquanto estiver em formato digital.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                    Creio que está tudo respondido.

                    Podes comprar certificados digitais a firmas como a Multicert, mas o do cc é gratuito e serve o mesmo propósito.

                    Software do cc aqui: https://www.autenticacao.gov.pt/cc-software


                    O certificado do CC pode não servir o mesmo propósito. Quando precisas de assinar um documento em nome de empresa, por exemplo, o do CC já não serve. Isto porque não só interessa a tua assinatura, mas sim também certificar que essa assinatura pode ser usada em representação da empresa. O serviço "adicional" que as empresas como a multicert ou digitalsign fazem é mesmo isso, emitir certificados digitais de assinatura, para usos e fins específicos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Como é que é ilegal, se as receitas electrónicas são assinadas digitalmente com o cc dos médicos?

                      Resumindo:

                      1 - Tens que ter a assinatura digital ativada no CC e ter um PIN de assinatura digital
                      2 - Tens que ter o software do cartão do cidadão instalado
                      3 - Software para assinar digitalmente, como por exemplo o Adobe Acrobat Reader DC (grauito), ir ao menu Ferramentas e depois Certificados.
                      4 - Escolher o certificado de assinatura, e introduzir o PIN quando for pedido

                      Agora não assinem digitalmente e depois imprimam para entregar a alguém, como há gente a fazer, ou imprimir e voltar a digitalizar para depois enviar por E-mail.
                      A assinatura digital só é válida enquanto estiver em formato digital.
                      Curiosamente em algumas situações já fui confrontado com essa situação.
                      Há ainda muito desconhecimento, principalmente em organismos estatais.

                      Tenho de entregar já tudo sempre com assinatura digital. Mas obrigam também a entregar 1 ou 2 cópias em papel, o que é uma chatice. Mas alguns locais aceitam o papel com a indicação que foi assinado digitalmente.
                      É uma rebaldaria.

                      Outra das manias tem sido os formatos PDF, alguns locais já só permitem PDF/A.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        O certificado do CC pode não servir o mesmo propósito. Quando precisas de assinar um documento em nome de empresa, por exemplo, o do CC já não serve. Isto porque não só interessa a tua assinatura, mas sim também certificar que essa assinatura pode ser usada em representação da empresa. O serviço "adicional" que as empresas como a multicert ou digitalsign fazem é mesmo isso, emitir certificados digitais de assinatura, para usos e fins específicos.
                        Mas se for um administrador a assinar com o seu CC não é válido? Acho que nesse aspecto funciona como uma assinatura normal, o responsável assina.
                        Editado pela última vez por XlPower; 06 June 2018, 09:38.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Curiosamente em algumas situações já fui confrontado com essa situação. Há ainda muito desconhecimento, principalmente em organismos estatais. Tenho de entregar já tudo sempre com assinatura digital. Mas obrigam também a entregar 1 ou 2 cópias em papel, o que é uma chatice. Mas alguns locais aceitam o papel com a indicação que foi assinado digitalmente. É uma rebaldaria. Outra das manias tem sido os formatos PDF, alguns locais já só permitem PDF/A.
                          Uma colega minha do IRN diz que, para ser legal é: Imprimir o documento, assinar, digitalizar e enviar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                            É uma coisa standard fora de Pt, fiquei chocado quando me informaram que em Pt não era legal, por isso cuidado.
                            Cuidado é com quem te deu essa informação

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Mas alguns locais aceitam o papel com a indicação que foi assinado digitalmente.
                              essa é mesmo boa, ainda não tinha visto essa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                Uma colega minha do IRN diz que, para ser legal é: Imprimir o documento, assinar, digitalizar e enviar.
                                Como? Assinas digitalmente (fica lá o sinal “certo” no documento), imprimes isso, assinas com caneta, passas por scan, e envias!?
                                Porquê?!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                  Como? Assinas digitalmente (fica lá o sinal “certo” no documento), imprimes isso, assinas com caneta, passas por scan, e envias!?
                                  Porquê?!
                                  Séculos e séculos a usar papel...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    O certificado do CC pode não servir o mesmo propósito. Quando precisas de assinar um documento em nome de empresa, por exemplo, o do CC já não serve. Isto porque não só interessa a tua assinatura, mas sim também certificar que essa assinatura pode ser usada em representação da empresa. O serviço "adicional" que as empresas como a multicert ou digitalsign fazem é mesmo isso, emitir certificados digitais de assinatura, para usos e fins específicos.
                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    Mas se for um administrador a assinar com o seu CC não é válido? Acho que nesse aspecto funciona como uma assinatura normal, o responsável assina.
                                    O Obtuso fez uma boa observação. O Certificado digital do CC dá para muita coisa, mas não dá para tudo.

                                    Depende muito da aplicação e da plataforma que pretendas aceder.

                                    https://www.autenticacao.gov.pt/cc-assinatura

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não fazia ideia que o cartão de cidadão tem essa função. Viver e aprender.

                                      A minha é desde sempre da Multicert.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                        Como? Assinas digitalmente (fica lá o sinal “certo” no documento), imprimes isso, assinas com caneta, passas por scan, e envias!?
                                        Porquê?!
                                        Porque há muito pessoal que está habituado a usar apenas 2 neurónios, e depois não conseguem computar nova informação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                          O Obtuso fez uma boa observação. O Certificado digital do CC dá para muita coisa, mas não dá para tudo.

                                          Depende muito da aplicação e da plataforma que pretendas aceder.

                                          https://www.autenticacao.gov.pt/cc-assinatura
                                          E o que é que isso tem a ver com o que o obtuso disse acerca de poder ser usado ou não em nome de uma empresa?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                            Como? Assinas digitalmente (fica lá o sinal “certo” no documento), imprimes isso, assinas com caneta, passas por scan, e envias!?
                                            Porquê?!
                                            Não se deve estar a referir a assinatura digital. Se imprime e só depois assina, então deve de ser assinatura "à mão".... Penso eu de que...

                                            A não ser que seja: Assinar digitalmente, imprimir, assinar à mão, digitalizar e por fim enviar. É um bocado parvo, mas já vi pior. Aqui há uns 30 anos havia um administrador do BES que mandava conferir as fotocopias...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado a todos pelas ajudas, estava mesmo a leste disto das assinaturas digitais.

                                              Vou passar numa conservatória para ver se tenho activado essa função no Cartão de Cidadão.
                                              Outra questão, vi numa noticia que desde do fim do ano passado não é preciso ter leitor de cartões para usar a assinatura digital do CC, pelos vistos agora dá para enviar um código qualquer que é necessário por SMS, alguém confirma que isto funciona?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Não se deve estar a referir a assinatura digital. Se imprime e só depois assina, então deve de ser assinatura "à mão".... Penso eu de que...

                                                A não ser que seja: Assinar digitalmente, imprimir, assinar à mão, digitalizar e por fim enviar. É um bocado parvo, mas já vi pior. Aqui há uns 30 anos havia um administrador do BES que mandava conferir as fotocopias...
                                                Sim. Imprime-se sem assinatura. Assina-se e digitaliza-se o documento assinado.
                                                Isto foi-me dito por uma responsável do IRN.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                  Sim. Imprime-se sem assinatura. Assina-se e digitaliza-se o documento assinado.
                                                  Isto foi-me dito por uma irresponsável do IRN.
                                                  Corrigido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pode ser feita uma impressão para pdf...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                      Obrigado a todos pelas ajudas, estava mesmo a leste disto das assinaturas digitais.

                                                      Vou passar numa conservatória para ver se tenho activado essa função no Cartão de Cidadão.
                                                      Outra questão, vi numa noticia que desde do fim do ano passado não é preciso ter leitor de cartões para usar a assinatura digital do CC, pelos vistos agora dá para enviar um código qualquer que é necessário por SMS, alguém confirma que isto funciona?
                                                      Sim, é verdade.
                                                      Mas nunca experimentei. Assino sempre tudo no mesmo PC com leitor de cartões.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                        Sim. Imprime-se sem assinatura. Assina-se e digitaliza-se o documento assinado.
                                                        Isto foi-me dito por uma responsável do IRN.
                                                        Isso é mais parvo desde o momento em que há programas de assinatura digital que permitem meter uma "imagem" da assinatura no local e ao mesmo tempo certificar digitalmente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Sim, é verdade.
                                                          Mas nunca experimentei. Assino sempre tudo no mesmo PC com leitor de cartões.
                                                          Pena ainda não teres experimentado, eu vou tentar fazer sem comprar o leitor de cartões, vou agora a uma conservatória ver se me explicam melhor estes processos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Odeio assinar dessa maneira,parece que estou na escola primaria aprender a escrever.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X