Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Grande parte dos alunos 2.º ciclo não conseguem localizar Portugal no mapa da Europa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Grande parte dos alunos 2.º ciclo não conseguem localizar Portugal no mapa da Europa

    Grande parte dos alunos que fizeram as provas de aferição de História e Geografia do 2.º ciclo, em 2017, não conseguiam localizar o país no Sudoeste da Europa.

    Entre os mais de 90 mil alunos que fizeram provas de aferição de História e Geografia do 2.º ciclo, em 2017, 45% não conseguiram localizar Portugal continental em relação ao continente europeus. Esta conclusão consta num novo relatório que abrange dois anos de provas de aferição - 2016 e 2017 - de várias disciplinas e anos de escolaridade, citado pelo Diário de Notícias.

    Ou seja, utilizando os pontos colaterais da rosa-dos-ventos, os alunos não conseguiam localizar o país no Sudoeste da Europa. Além disso, apenas 45% dos estudantes localizaram correctamente "o continente europeu em relação ao continente asiático, o continente africano em relação ao continente europeu e Portugal continental em relação ao continente americano".

    O presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Hélder de Sousa, não considera que estas falhas sejam por falta de conhecimento, mas sim na capacidade de o aplicar.

    "Em alguns relatórios, na análise que se faz da Geografia do ensino secundário, uma das coisas um pouco anacrónicas é a dificuldade que os alunos têm em utilizar a informação cartográfica, quando a Geografia é a área em que, por excelência, estas áreas deviam estar mais consolidadas", frisa.

    https://www.google.pt/amp/s/www.saba...rtugal-no-mapa

    #2
    A culpa é da Tesla 🤣🤣🤣

    Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk

    Comentário


      #3
      Acho que já é o 2º tópico sobre isto, ou isto já foi discutido noutro tópico...

      Comentário


        #4
        nem muitos adultos sabem onde fica o Mondego e muito menos quais são os rios de Portugal

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
          nem muitos adultos sabem onde fica o Mondego e muito menos quais são os rios de Portugal
          Nem sequer as linhas férreas das províncias ultramarinas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
            Acho que já é o 2º tópico sobre isto, ou isto já foi discutido noutro tópico...
            No outro é mais cambalhotas...

            Acho bem pior isto que não saber saltar à corda

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
              No outro é mais cambalhotas...

              Acho bem pior isto que não saber saltar à corda
              Não é nada, o importante é o desporto para desenvolver as capacidades cognitivas!

              Senão, como é que eles tinham capacidades para jogar a "Baleia Azul", por exemplo?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                nem muitos adultos sabem onde fica o Mondego e muito menos quais são os rios de Portugal
                No meu tempo, imagine-se, era-se obrigado a aprender rios, linhas férreas, etc. E isso ainda antes do exame da 4ª classe!

                Tou velho...

                Comentário


                  #9
                  E o que é que isso interessa se a maior parte deles irão emigrar...
                  Problema seria se não conseguissem identificar a Alemanha, a Inglaterra...

                  Comentário


                    #10
                    No plano micro, a nível de escolas ou agrupamentos, independentemente do grau de dificuldade das provas, os seus resultados podem ser bastante úteis se a sua análise for feita de forma integrada pelos vários níveis de ensino.
                    No plano macro, seria muito importante, que a análise dos resultados das provas de aferição pudesse ser usada por aqueles que estão a proceder a reformas ou reajustamentos na estrutura curricular do Ensino Básico e nos programas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, isto já para não falar nas próprias estratégias do PNL e PAM.
                    Ou seja o problema não é exclusivo dos alunos muito pelo contrário, os professores sim é que devem estar preocupados por estes resultados que são o espelho da sua falta de clareza e alinhamento nalgumas matérias e até alguma falta de capacidade de transmitir ensinamentos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                      E o que é que isso interessa se a maior parte deles irão emigrar...
                      Problema seria se não conseguissem identificar a Alemanha, a Inglaterra...
                      Não sei se sabem identificar Alemanha ou Inglaterra. Contaram-me que na Casa dos Segredos havia uma jovem convencida de que África fica na América do Sul.

                      Comentário


                        #12
                        Agora para completar o quadro so falta serem youtubers e irem pà'mérica...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Não sei se sabem identificar Alemanha ou Inglaterra. Contaram-me que na Casa dos Segredos havia uma jovem convencida de que África fica na América do Sul.
                          Sim, mas esse idiotas que participam nesses programas (mas também os que os veem) fazem parte daquele enorme família dos analfabetos funcionais!

                          Comentário


                            #14
                            Acho que já foi dito no outro, mas o maior problema era os alunos não saberem o que é sudoeste ou sudeste.

                            A pergunta era:


                            Preenche os espaços, selecionando uma das opções entre parênteses.
                            (...)
                            c) Portugal continental localiza-se no ______________ (sudoeste / sudeste) do
                            continente europeu.
                            (...)
                            http://www.iave.pt/images/arquivo_de...57-F1-2017.pdf

                            Comentário


                              #15
                              Quando eu tinha a idade deles a mnemónica utilizada para "resolver" esse problema era que Sudoeste (ou Oeste) tinha aquele O que representava o lado do Oceano. Sudeste (ou Este) tinha o E que representava o lado da Espanha.
                              Agora é mais CS GO...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                No plano micro, a nível de escolas ou agrupamentos, independentemente do grau de dificuldade das provas, os seus resultados podem ser bastante úteis se a sua análise for feita de forma integrada pelos vários níveis de ensino.
                                No plano macro, seria muito importante, que a análise dos resultados das provas de aferição pudesse ser usada por aqueles que estão a proceder a reformas ou reajustamentos na estrutura curricular do Ensino Básico e nos programas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, isto já para não falar nas próprias estratégias do PNL e PAM.
                                Ou seja o problema não é exclusivo dos alunos muito pelo contrário, os professores sim é que devem estar preocupados por estes resultados que são o espelho da sua falta de clareza e alinhamento nalgumas matérias e até alguma falta de capacidade de transmitir ensinamentos.
                                Como é que eles conseguem transmitir ensinamentos se faltam a torto e a direito...

                                Estou a viver o que é o actual 5º ano, e se no meu tempo era mau, agora é uma vergonha!

                                Cump.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                  Acho que já foi dito no outro, mas o maior problema era os alunos não saberem o que é sudoeste ou sudeste.

                                  A pergunta era:


                                  http://www.iave.pt/images/arquivo_de...57-F1-2017.pdf
                                  O que não é menos grave.

                                  Mesmo que não se consigam lembrar onde fica Este e Oeste, é simples. À direita de PT fica Espanha, Este. À esquerda fica o Oceano, Oeste. A "mistura" de dois sentidos é o meio dos dois. Isto não é rocket science.

                                  EDIT: Ok, fui muito lento, o etelvino adiantou-se.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                    Como é que eles conseguem transmitir ensinamentos se faltam a torto e a direito...

                                    Estou a viver o que é o actual 5º ano, e se no meu tempo era mau, agora é uma vergonha!

                                    Cump.
                                    Quando a avaliação é inexistente e a exigência é nula, quem é que tem motivação para se esforçar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                      Como é que eles conseguem transmitir ensinamentos se faltam a torto e a direito...

                                      Estou a viver o que é o actual 5º ano, e se no meu tempo era mau, agora é uma vergonha!

                                      Cump.
                                      Também acompanho de perto e erradamente se pensa que estas provas são para os miúdos, mas estão errados são para os professores e para o sistema, a única vergonha aqui é do corpo docente e do Ministério da Educação.
                                      Por outro lado não consigo perceber como se tratam tão mal os professores e a precariedade que existe sem razão nenhuma aparente com toda a instabilidade que vai afetar o desempenho do professor e alunos.
                                      É algo que não me entra, mas não é este o tema que aqui estamos a tratar mas convém ver o contexto em que se inserem os assuntos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                        Não sei se sabem identificar Alemanha ou Inglaterra. Contaram-me que na Casa dos Segredos havia uma jovem convencida de que África fica na América do Sul.
                                        Já conheci uma pessoa que pensava que África era um país.

                                        Aqui há tempos numa conversa com uma rapariga que tinha ido aos EUA visitar família perguntei onde esteve ao certo (dado a vastidão do país) e respondeu-me que a cidade se chamava Califórnia.

                                        Também conheço quem não distinga 80,3 de 80,03.

                                        E, como já disse noutro tópico, já me questionaram afirmativamente se a Figueira da Foz se situava no distrito do Porto.

                                        Erros ortográficos grosseiros aparecem nos telejornais diariamente. Há dias li um fabuloso regionalismo no jornal da tarde: "Hospital Rubisco Pais". Ipsis Verbis.

                                        Todos estes casos são isoladamente bastante desculpáveis: toda a gente erra e todos temos as nossas fragilidades. Mas olhando para a perspectiva geral, começa a ser algo sintomático.

                                        (Sobre a geografia em geral nem vale a pena falar. Deve ser dos conhecimentos mais descurados)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas aposto que a grande maioria das crianças se consegue orientar bem na ilha do fortnite...

                                          Comentário


                                            #22
                                            E como ficam os professores no meio disto tudo...a culpa é/será única e exclusivamente dos alunos?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                              Já conheci uma pessoa que pensava que África era um país.

                                              Aqui há tempos numa conversa com uma rapariga que tinha ido aos EUA visitar família perguntei onde esteve ao certo (dado a vastidão do país) e respondeu-me que a cidade se chamava Califórnia.

                                              Também conheço quem não distinga 80,3 de 80,03.

                                              E, como já disse noutro tópico, já me questionaram afirmativamente se a Figueira da Foz se situava no distrito do Porto.

                                              Erros ortográficos grosseiros aparecem nos telejornais diariamente. Há dias li um fabuloso regionalismo no jornal da tarde: "Hospital Rubisco Pais". Ipsis Verbis.

                                              Todos estes casos são isoladamente bastante desculpáveis: toda a gente erra e todos temos as nossas fragilidades. Mas olhando para a perspectiva geral, começa a ser algo sintomático.

                                              (Sobre a geografia em geral nem vale a pena falar. Deve ser dos conhecimentos mais descurados)
                                              https://goo.gl/maps/Dd1BFrKfnaF2

                                              Comentário


                                                #24
                                                não me parece que isto seja um exclusivo português.

                                                E então a enorme quantidade de estrangeiros que pensa que Portugal é uma província da Espanha?

                                                Ainda a semana passada em conversa com um russo com o qual trabalho, que vive no Reino Unido, eu disse que tinha de ir a Espanha na próxima semana e ele muito surpreendido perguntou-me "Mas então já não estás em Espanha?"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                                  Quando eu tinha a idade deles a mnemónica utilizada para "resolver" esse problema era que Sudoeste (ou Oeste) tinha aquele O que representava o lado do Oceano. Sudeste (ou Este) tinha o E que representava o lado da Espanha.
                                                  Agora é mais CS GO...
                                                  Exatamente, também foi assim que decorei!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                    Nem sequer as linhas férreas das províncias ultramarinas.
                                                    Muito bom

                                                    Também gosto do título da "notícia"

                                                    45% = Grande parte
                                                    Nada forçado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                      Muito bom Também gosto do título da "notícia"45% = Grande parteNada forçado
                                                      45% é uma pequena parte? neste caso até 10% seria uma grande parte

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                        Há tempos quando estive em Paris também um engraçadinho me perguntou se era a de França.

                                                        Já agora:

                                                        https://www.google.com/maps/search/l.../data=!3m1!4b1

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Quando a avaliação é inexistente e a exigência é nula, quem é que tem motivação para se esforçar.
                                                          Compreendo e estou solidário. Mas não é desculpa para se fazer um mau trabalho ou sequer trabalho de todo...

                                                          Cump.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se não sabem,por ai se vê o nivel de professores activos neste momento em Portugal,no meu tempo haver se não sabia,ai sabia e de que maneira.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X