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Carros modificados: multas podem ir até aos 1200 euros

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    Carros modificados: multas podem ir até aos 1200 euros

    É cada vez mais comum vermos carros personalizados a circularem nas estradas portuguesas, mas os custos de "beleza" podem valer multas pesadas, tanto para o proprietário, como para os fabricantes e vendedores de componentes. Saiba o que é preciso fazer para não infringir a lei.

    A personalização dos carros pode valer multas que podem ascender aos 1.200 euros. Se pretender modificar a estrutura do seu carro, motor ou sistemas e componentes, não o poderá fazer sem uma aprovação especial do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). No entanto, mesmo que lhe seja concedida essa autorização, só depois das alterações estarem homologadas no livrete, poderá ficar descansado.


    Se quiser fazer uma alteração no seu automóvel está obrigado a apresentar o projeto de transformação individual junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMT. Só após essa análise e consequente aprovação, pode avançar com as alterações pretendidas. Antes do fim do processo terá de submeter o veículo a uma inspeção extraordinária, sendo que o custo da mesma de 107 euros será sempre pago pelo proprietário. A emissão de novo certificado de matrícula que obriga a entrega do caducado, tem um custo de 30 euros.


    Se não cumprir todo este processo incorre numa coima que pode ir até aos 1.200 euros e poderá até ver o seu automóvel apreendido. Numa inspeção periódica, qualquer alteração detetada que não seja contemplada no livrete, dará direito ao chumbo do veículo.


    Também os vendedores ou fabricantes que comercializem componentes não aprovados podem estar sujeitos a uma coima que mediante o seu registo comercial, pode chegar aos 6.000 euros.


    Com base no artigo 114.º do código da estrada, “o fabricante ou vendedor que coloque no mercado veículos, sistemas, componentes ou acessórios sem a aprovação é sancionado com uma coima de 600 a 3.000 euros, se for pessoa singular, ou de 1.200 a 6.000 euros se for pessoa coletiva”.


    Conclusão? Se vai modificar o carro informe-se sobre o que pode alterar e como o deve fazer. Caso contrário, sujeita-se à aplicação de multas pesadas. Tenha também em conta que, um carro com alterações não legais, pode ter problemas na eventualidade de ter que acionar o seguro.

    http://www.jornaleconomico.sapo.pt/n...0-euros-322790

    #2
    lei para inglês ver... tanto carro a circular que basta olhar para eles para ver que estão modificados e passam na inspecção.

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      #3
      Actualmente a Malta dos ligeiros tuning altera só mecânica e tenta disfarçar. Filtros dentro da caixa, exterior original.

      O pior mesmo são os TTs, Patrol de troca o passo com pneus gigantes, suspensões altíssimas e fumo preto

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        #4
        Multa demasiada baixa.
        Eu estiva isso ate 10k pelo menos.

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          #5
          A malta que tirou o FAP riu-se...

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            #6
            Eu já vos ponho uma foto do tunning que um passaro fez no meu carro de ontem para hoje... é multa das grandes

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              #7
              Mais uma "noticia" daquelas que parece programada para sair de X em X tempo

              Se estão com tanta coisa, porque deixam que os produtos sejam vendidos em PT? Pois, dá-lhes jeito o valor do IVA.... e depois o IVA da montagem... e no fim as multas só mesmo neste mundinho pequeno....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                Mais uma "noticia" daquelas que parece programada para sair de X em X tempo

                Se estão com tanta coisa, porque deixam que os produtos sejam vendidos em PT? Pois, dá-lhes jeito o valor do IVA.... e depois o IVA da montagem... e no fim as multas só mesmo neste mundinho pequeno....

                A venda não pode ser proibida porque há muito carro que não precisa de matricula, nem está sujeito a esse tipo de controlo, que usa o material. Mesmo que assim não fosse, esta seria sempre uma desculpa possível.

                Já o controlo e respetiva ação é que devia ser eficaz e a multa bem maior!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LRR Ver Post
                  A venda não pode ser proibida porque há muito carro que não precisa de matricula, nem está sujeito a esse tipo de controlo, que usa o material. Mesmo que assim não fosse, esta seria sempre uma desculpa possível.

                  Já o controlo e respetiva ação é que devia ser eficaz e a multa bem maior!
                  O maior problema das inspeções a esses carros são os cinzeiros...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    O maior problema das inspeções a esses carros são os cinzeiros...
                    Qual quê!, os cinzeiros estão sempre homologados e averbados...

                    Comentário


                      #11
                      acho que há pontos que merecem ser fiscalizados e há pontos que marram que não tem mal algum...

                      se for para marrar por tudo, nem vocês podem usar suportes de telemoveis, rádios diferentes, nada pois é e será sempre uma alteração das características do veículo...


                      Ter um carro rebaixado 3cm com kit com aprovação TUV é legal é tanto lado sem mais nada.... só neste calhau é que é o fim do mundo para se legalizar (o que dá)... para muitos é considerado carro inseguro mas se já tiver pago €€€€€ e legalizado, já é seguro

                      é mais legal andar aí com carros cujos pneus estão mais lisos que pneus slicks

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Qual quê!, os cinzeiros estão sempre homologados e averbados...
                        A "verba" está lá, isso é certo...

                        Comentário


                          #13
                          Vocês e as vossas generalizações da treta.
                          Nem toda a gente, que faz alterações no carro, anda aí a ***** fumo.

                          Mais uma vez, o português a achar-se especial quando em países da UE, profundamente mais desenvolvidos, não se encontram tantos obstáculos à homologação das mais variadas alterações ou se praticam preços abusivos para tal - logo que não ponham em causa a segurança.

                          Comentário


                            #14
                            O pessoal dos ibizas sorriu

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por top Ver Post
                              O pessoal dos ibizas sorriu
                              E dos Hondas EG K20 turbo

                              Comentário


                                #16
                                e dos bimmers, dos VW, dos Audi, dos Leons, etc, etc ,etc

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                  Mais uma vez, o português a achar-se especial quando em países da UE, profundamente mais desenvolvidos, não se encontram tantos obstáculos à homologação das mais variadas alterações ou se praticam preços abusivos para tal - logo que não ponham em causa a segurança.
                                  Sem concordar ou nao, acho engracadissimo que cada pais diz exatamente isso os alemaes entao... ui.
                                  Já os EUA, tanta m*rdice com a VAG e la podes fazer o que quiseres ao carro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que saudades dos anos 60, 70 e até inicios dos 80.

                                    Aquilo é que era bom o pessoal a "artilhar" com jantes especiais, farois de longo alcance e de nevoeiro, matriculas pintadas no capot, buzinas de ar, os tabliets cheios de manometros, pressão e temperatura do oleo, carga da bateria, conta-rotações, volantes especiais e sempre mais pequenos do que os de origem, luzes interiores, etc, etc, nos seus Minis, Fiat 600, 850, 124, 127 e 128, Ford Cortina, Escort e Capri, Renault 8 e 5, Hillman Imp, NSU 1000 e TTS,os "Carochas" tambem, etc, etc. Era uma alegria.

                                    Agora os carros são quase todos iguais, e perdeu-se o encanto de se poder ter um carro diferente ao do vizinho do lado.
                                    Editado pela última vez por Akagi; 19 June 2018, 16:34.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                      Já os EUA, tanta m*rdice com a VAG e la podes fazer o que quiseres ao carro
                                      Yup, verdade. Basta colocar "rolling coal" no Google images e rir para não chorar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                        Que saudades dos anos 60, 70 e até inicios dos 80.

                                        Aquilo é que era bom o pessoal a "artilhar" os seus Minis, Fiat 600, 850, 124, 127 e 128, Ford Cortina, Escort e Capri, Renault 8 e 5, Hillman Imp, NSU 1000 e TTS,os "Carochas" tambem, etc, etc.
                                        Agora os carros são quase todos iguais, e perdeu-se o encanto de se poder ter um carro diferente ao do vizinho do lado.
                                        O artilhanço normalmente era um volante de diâmetro pequeno e 2 faróis de longo alcance à frente, que o guito não abundava no bolso do povo!

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                          Sem concordar ou nao, acho engracadissimo que cada pais diz exatamente isso os alemaes entao... ui.
                                          Já os EUA, tanta m*rdice com a VAG e la podes fazer o que quiseres ao carro
                                          Dou-me com um tipo alemão e ele diz-me que, excepto andar a ***** fumo, está tudo bem com a TUV. Facilmente se homologa qualquer modificação que, mais uma vez, não ponha em causa a segurança.
                                          No UK já sabemos como é, também. Tudo se faz, a única coisa que agrava é o seguro.

                                          Aqui, neste triste canto, já sabemos que as razões de tudo isto não têm a ver necessariamente com segurança ou ambiente mas sim com a captação de verbas.

                                          Em relação aos EUA, o drama foi criado pela Commiefornia. Um estado que é ainda mais rigoroso com as emissões que a própria UE.
                                          Nem em todos os estados podes fazer o que queres ao carro.
                                          Editado pela última vez por brkncrss; 19 June 2018, 16:37.

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                                            #22
                                            Apagar

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              O artilhanço normalmente era um volante de diâmetro pequeno e 2 faróis de longo alcance à frente, que o guito não abundava no bolso do povo!
                                              Não seria bem assim, mas respeito a tua opnião. Mas agora nem isso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho piada à legislação que temos.

                                                Os senhores agentes gostam de dizer "tudo o que altere as características"

                                                Se eu puser uns pneus chinocas manhosos, altera mais as características de segurança para pior do que meter coilovers, rebaixar, upgrade de travões etc etc etc.
                                                Mas aí tudo bem...

                                                Até para mudar de cor é preciso um requerimento...

                                                Faça-se cumprir as características mas no seu resultado: emissões (com a devida tolerância), travagem, segurança etc, e faça-se com que o processo de legalização/homologação disso mesmo seja rápido, transparente e não um pesadelo burocrático.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                  Dou-me com um tipo alemão e ele diz-me que, excepto andar a ***** fumo, está tudo bem com a TUV. Facilmente se homologa qualquer modificação que, mais uma vez, não ponha em causa a segurança.
                                                  No UK já sabemos como é, também. Tudo se faz, a única coisa que agrava é o seguro.

                                                  Aqui, neste triste canto, já sabemos que as razões de tudo isto não têm a ver necessariamente com segurança ou ambiente mas sim com a captação de verbas.

                                                  Em relação aos EUA, o drama foi criado pela Commiefornia. Um estado que é ainda mais rigoroso com as emissões que a própria UE.
                                                  Nem em todos os estados podes fazer o que queres ao carro.
                                                  Olha confesso que depende dos estados. Nürburg, onde é a famosa pista Nürburgring, tem policia a parar tudo. Aqui onde estou, no Sul, nao se passa nada.
                                                  Mas hoje é muito mais dificil homologar... nada de outro mundo, simplesmente mais dificil que no passado. Mas, alemao que é bom alemao, reclama forte sempre que algo piora, ainda que seja "bom"

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                    Até para mudar de cor é preciso pagar ao estado
                                                    Corrigido!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      País da treta, que todos adoram burocracias e com um Povo Ignorante.

                                                      Então acessórios de segurança neste País são proibidos a não ser que paguem ao Estado, enquanto nos outros Países da União Europeia, se exige a homologação do componente fabricado, testa-se a sua função e só depois disso é que lhe é concedido homologação para poder ser fabricado. Em Portugal proibisse toda e qualquer alteração.

                                                      Em Portugal, existem 2 empresas, uma em Lisboa e outra em Braga, que aprovam tudo sem testar, basta pagarem bem, ou pagarem/terem conhecimentos com algum Engenheiro do IMT, num dos Centros do IMT que faz as inspeções, enfim o País dos Corruptos que apregoam moral.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        dou-vos um exemplo em primeira mão:

                                                        Compro novo 4 amortecedores novos de espigão mais curto proprio para molas de rebaixamento (Bilstein B8)... 450€
                                                        Compro novo 4 molas eibach especificas para a viatura: 80€

                                                        Ambos têm certificado TUV.... aceite lá fora sem chatices nenhumas...

                                                        cá? Tens 1 empresa que legaliza..... LTA.... quanto pedem? simples.... 550€ + IVA

                                                        Portanto é mais caro legalizar que comprar o material vendido em PT, com IVA do País que pago e no fim tenho mais 110% de valor acrescido a pagar para me passarem 1 folha de caca e ainda pagar mais €€ para emissão de novo DUA...

                                                        La fora, há países que é só andar com o certificado TUV, informar o seguro e está legal...

                                                        Grande País o nosso!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                          Dou-me com um tipo alemão e ele diz-me que, excepto andar a ***** fumo, está tudo bem com a TUV. Facilmente se homologa qualquer modificação que, mais uma vez, não ponha em causa a segurança.
                                                          No UK já sabemos como é, também. Tudo se faz, a única coisa que agrava é o seguro.

                                                          Aqui, neste triste canto, já sabemos que as razões de tudo isto não têm a ver necessariamente com segurança ou ambiente mas sim com a captação de verbas.
                                                          Também não queiras comparar as instalações onde se faz o TÜV do carro a um centro de inspeções em Portugal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Agora o IMT deu instruções para serem rigorosos nas IPO com as barras anti-aproximação (nas torres de suspensão).

                                                            Na Sexta levei à IPO um veiculo que tem uma barra de origem, no final da IPO exige-me a homologação, lá tive que pegar o catalogo da Marca e mostrar que nos 2 últimos anos de produção, aqueles veículos trazem aquela barra de origem, ficou a olhar de lado para mim, e disse pronto, pronto, condescendentemente!

                                                            O mais grave é que no software que eles consultam devia lá estar todas as versões e respetivas diferenças, a partir de que datas é que a fabrica alterou, ...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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