Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pressão laboral para me despedir. O que fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pressão laboral para me despedir. O que fazer?

    Caros amigos, preciso da vossa ajuda. Estou numa situação laboral complicada.

    Tenho um superior que basicamente é uma besta, daqueles de se passar com o carro por cima, e fazer marcha a trás para ter a certeza que a coisa não mexe...

    Este novo superior tem-me feito a vida negra, com constantes pressões para eu me despedir, prazos irreais para cumprir senão sou despedido. Sempre a dizer que qualquer pessoa faz o meu trabalho, que até prefere contratar uma empresa para fazer o meu trabalho, que vai falar com o dono da empresa para me mandar embora. Basicamente apenas tenho obrigações e não direitos, se tiver de trabalhar ao fim de semana ele não quer saber...as vezes parece que o homem pensa que contratou um empreiteiro... Isto tudo depois da personagem já me ter dito que em breve não me ia renovar o contrato. Não foi ele que me contratou e obviamente não me quer na equipa dele.

    Todas as pessoas têm os seus limites, e os meus há muito que foram ultrapassados, não aguento a pressão nem consigo trabalhar mais com aquele animal. É evidente que ando a procura de novo emprego, mas o mesmo ainda não surgiu.

    O que posso fazer? Sim, sou um jovem na casa dos 20 e poucos anos em início de carreira, e psicologicamente talvez não tenha a força necessária para enfrentar esta situação. A situação foi denunciada por um colega a quem de direito, mas obviamente que a empresa ficará sempre do lado mais forte, que não sou eu. Estou a sofrer assédio moral, que é aquilo que acabei de descrever. Não fui eu que denunciei a situação, não o consegui fazer...mas evidente que o meu superior deve estar a espumar-se todo quando souber que foi denunciado...e a minha vida não será nada fácil...

    Qualquer conselho real que me possam dar agradeço imenso

    #2
    ou rapaz, 20 e poucos anos, ainda tens muito pela frente, não tens que te deixar intimidar por essas bestas, fazes o que podes e acabou, se o dito quer mais que se chegue á frente e bufe o que bufar não lhe dás importância que isso é o que ele quer, se te tiverem de despedir ainda te fazem um favor e não vais com uma não á frente a outra atrás, a contrario de tomares a iniciativa de te despedires...

    e hoje o que não falta por ai é empregos, e infelizmente cada vez se vê mais gente em cargos de chefia frustrados e depois pensam que podem fazer tudo o que lhes apetece...

    se achas isso stressante, daqui a mais uns anos então com mais experiência então nem se fala...

    Comentário


      #3
      Tenta mudar de emprego o mais rápido possível, não podes fazer muito mais nesta altura. Podes ir à luta pelos teus direitos mas isso só vai provocar um grande desgaste a ti mesmo e poucos resultados práticos.

      Comentário


        #4
        Por vezes, a melhor defesa é o ataque (não pensava bem assim aos 20 anos):

        Pede pare reunir com ele! Uma conversa franca e aberta entre os dois pode resolver tudo ou, pelo menos, perceberes que não vale a pena insistir e que tens que partir para outra o mais rápido possível respeitando o que está na lei!

        PS: se consegues ter acesso ao "patrão" ele deverá ser a tua última tentativa...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
          Caros amigos, preciso da vossa ajuda. Estou numa situação laboral complicada.

          Tenho um superior que basicamente é uma besta, daqueles de se passar com o carro por cima, e fazer marcha a trás para ter a certeza que a coisa não mexe...

          Este novo superior tem-me feito a vida negra, com constantes pressões para eu me despedir, prazos irreais para cumprir senão sou despedido. Sempre a dizer que qualquer pessoa faz o meu trabalho, que até prefere contratar uma empresa para fazer o meu trabalho, que vai falar com o dono da empresa para me mandar embora. Basicamente apenas tenho obrigações e não direitos, se tiver de trabalhar ao fim de semana ele não quer saber...as vezes parece que o homem pensa que contratou um empreiteiro... Isto tudo depois da personagem já me ter dito que em breve não me ia renovar o contrato. Não foi ele que me contratou e obviamente não me quer na equipa dele.

          Todas as pessoas têm os seus limites, e os meus há muito que foram ultrapassados, não aguento a pressão nem consigo trabalhar mais com aquele animal. É evidente que ando a procura de novo emprego, mas o mesmo ainda não surgiu.

          O que posso fazer? Sim, sou um jovem na casa dos 20 e poucos anos em início de carreira, e psicologicamente talvez não tenha a força necessária para enfrentar esta situação. A situação foi denunciada por um colega a quem de direito, mas obviamente que a empresa ficará sempre do lado mais forte, que não sou eu. Estou a sofrer assédio moral, que é aquilo que acabei de descrever. Não fui eu que denunciei a situação, não o consegui fazer...mas evidente que o meu superior deve estar a espumar-se todo quando souber que foi denunciado...e a minha vida não será nada fácil...

          Qualquer conselho real que me possam dar agradeço imenso

          É uma situação recorrente em PT. O jeito seria obteres uma carta de recomendação e saíres por aí já não tens futuro...parece.
          Vou dizer uma coisa que muitos não gostam. Já pensaste em sair de PT?
          No resto da europa existem muitas oportunidades

          Comentário


            #6
            Assédio moral?

            Está tipificado na lei. Faz uma pesquisa e vê se se enquadra.

            Comentário


              #7
              Sim, exacto, tenta mudar de emprego. Eu já estive em situação semelhante e aprendi muito com isso, ou seja:

              Se voltar a estar numa situação idêntica ou parecida à tua, não cedo a pressões. E o chefe vai fazer o quê ? vai-me bater ?
              Acredita que mais vale por vezes responder torto do que guardar para ti .

              Acredita, nunca cedas a pressões desse género. E se necessário responde de igual forma embora com educação, sabes que, ninguém tem o direito de tratar assim seja quem for.

              E podes mesmo perguntar " então porque não me despede se está descontente comigo ? "

              Comentário


                #8
                O que é assédio moral?

                O assédio moral é um conjunto de comportamentos indesejados e abusivos, praticados de forma persistente e reiterada, podendo consistir em ataques verbais de conteúdo ofensivo ou humilhante ou em então em atos subtis, que podem intimidar e afetar a dignidade, a integridade psicológica ou até física de uma pessoa.
                Estes atos têm como objetivo baixar a autoestima da pessoa e colocá-la em situações de impotência, pondo em causa a sua ligação ao local de trabalho.

                https://www.economias.pt/assedio-moral-trabalho/

                Exemplos de assédio moral

                • Desvalorizar sistematicamente o trabalho realizado;
                • Promover o isolamento social;
                • Ridicularizar, direta ou indiretamente, uma característica física ou psicológica;
                • Ameaçar de despedimento;
                • Estabelecer metas impossíveis de alcançar;
                • Atribuir funções estranhas ou desadequadas;
                • Desprezar, ignorar ou humilhar;
                • Fazer constantemente críticas em público.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
                  É uma situação recorrente em PT. O jeito seria obteres uma carta de recomendação e saíres por aí já não tens futuro...parece.
                  Vou dizer uma coisa que muitos não gostam. Já pensaste em sair de PT?
                  No resto da europa existem muitas oportunidades
                  Sim já pensei em sair de PT, mas neste momento ainda não penso nisso. Família, amigos, namorada...ainda tenho a esperança de ser feliz no meu país

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                    Por vezes, a melhor defesa é o ataque (não pensava bem assim aos 20 anos):

                    Pede pare reunir com ele! Uma conversa franca e aberta entre os dois pode resolver tudo ou, pelo menos, perceberes que não vale a pena insistir e que tens que partir para outra o mais rápido possível respeitando o que está na lei!

                    PS: se consegues ter acesso ao "patrão" ele deverá ser a tua última tentativa...
                    Sim e eles aproveitam-se da malta com 20 e poucos que abaixa muito a cabeça......mas é assim que se aprende.

                    Entretanto ganhei uma rigidez tal que quem não me falar correctamente ou falar sem razão nenhuma, ouve logo resposta à altura. Resultado : já aconteceu nesta empresa uma ou outra vez e quem tentou não voltou a repetir.... Como dizes e bem às vezes a melhor defesa é o ataque.

                    Comentário


                      #11
                      Sim, eu tenho a tendencia para aceitar tudo o que me dizem ou pedem, mas tudo tem o seu limite...fui acumulando várias situações e explodi... Estou em início de carreira, mas não posso admitir faltas de respeito. O sujeito usa frases ridículas. Não queria entrar em pormenores, pois alguém ainda lê isto e identifica a situação.

                      Comentário


                        #12
                        Repito : nunca mostres medo.......engolir sapos? eu não engulo sapos.

                        E digo-te isto com uma renda de casa para pagar.

                        passei de anjinho a besta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                          Sim já pensei em sair de PT, mas neste momento ainda não penso nisso. Família, amigos, namorada...ainda tenho a esperança de ser feliz no meu país
                          apagado por excesso de sentimentalismos
                          Editado pela última vez por Snake1; 14 September 2018, 13:11.

                          Comentário


                            #14
                            A pressão psicológica é muitas vezes usada para provocar o despedimento por iniciativa do trabalhador - o que, dependendo da natureza do contrato - pode traduzir-se numa poupança considerável para a entidade empregadora.

                            Na tua posição, eu teria uma conversa franca com o teu superior hierárquico; se a coisa não resultar, encaminharia o tema para o patrão ou director de RH (não sei se tens acesso ao patrão) a denunciar uma situação que pode eventualmente vir a ser configurável como assédio moral - e a inspecção do trabalho existe para isso mesmo.

                            Pelo que percebo do teu relato, tens um contrato a prazo. Só tens incentivos em seguir os canais correctos e quanto mais te retrais, mais tendem a abusar de ti. Se mostrares determinação e verticalidade moral os comportamentos abusivos tenderão a diminuir.

                            Por ultimo, deves chegar a casa ao final do dia com consciência de que fizeste o que era possível fazer. Evita cederes à pressão psicológica mas também não te deixes cair numa depressão. Estás a ganhar estofo para as dificuldades da vida e vais aprender bastante com esse processo.

                            A melhor das sortes.

                            Comentário


                              #15
                              Caros amigos, muito obrigado pelas vossas palavras de apoio. É bom ver que ainda existem boas pessoas neste mundo

                              Infelizmente o contrato que tenho é a termo certo e termina daqui a poucos meses, logo nem percebo a atitude da outra besta... se se queria livrar de mim só tinha que esperar uns meses. As pessoas sabem que tenho contas para pagar...e aproveitam-se da situação. Enfim, vou tentar sair deste buraco por cima

                              Comentário


                                #16
                                Estão a pressionar-te para saíres mais cedo e meterem lá alguém amigo.

                                Aguenta, não cedas a pressões, mas mais importante, não faças nada que se possa virar contra ti num processo disciplinar.

                                Se ele te dá coisas impossíveis de fazer no prazo, avisa-o preferencialmente por escrito com CC dos superiores, no início, no meio e no final do tempo. Assim não te pode dizer que derrapou e não avisaste para se tomar medidas.

                                Entretanto, vê essa questão do assédio moral e dá um salto ao ACT. O facto de teres colegas que se preocupam contigo pode ser bom para testemunhar a teu favor

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenta aprender a técnica que se vê no video e só com o olhar passas a controlar a situação.

                                  https://ainanas.com/bizarro-2/quando...o-com-o-olhar/

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                    Tenta aprender a técnica que se vê no video e só com o olhar passas a controlar a situação.

                                    https://ainanas.com/bizarro-2/quando...o-com-o-olhar/
                                    Já me conseguiste fazer rir, muito bom

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                      Caros amigos, muito obrigado pelas vossas palavras de apoio. É bom ver que ainda existem boas pessoas neste mundo

                                      Infelizmente o contrato que tenho é a termo certo e termina daqui a poucos meses, logo nem percebo a atitude da outra besta... se se queria livrar de mim só tinha que esperar uns meses. As pessoas sabem que tenho contas para pagar...e aproveitam-se da situação. Enfim, vou tentar sair deste buraco por cima
                                      Começa a tentar arranjar outro emprego enquanto tens esse.
                                      Não te ponhas no desemprego, com uma pressão enorme de arranjar outro para ter uma vida melhor. Até é um factor positivo para a nova empresa que queiras entrar - andar a tentar encontrar um novo objetivo.
                                      Mostra q és uma pessoa que não anda a dormir para a vida.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Meu caro, gente de ***** vais ter sempre.
                                        Aprende a lidar com isso porque vais precisar.
                                        Na tua posição era muito simples, reunião com ele e um superior e enfrentar o boi pelos cornos. Se vires que não vale a pena, no final do contrato vais-te embora e fazem-te um favor.
                                        Com 20 anos sem "contas" para pagar, eu nem pensava muito apesar do dinheiro fazer sempre falta.
                                        Entretanto, é ir procurando emprego, sempre, mesmo que estejas feliz onde estás. A melhor altura para se procurar emprego é estando empregado até porque isso abre um leque de opções de negociação que nem imaginas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                          Caros amigos, preciso da vossa ajuda. Estou numa situação laboral complicada.

                                          Tenho um superior que basicamente é uma besta, daqueles de se passar com o carro por cima, e fazer marcha a trás para ter a certeza que a coisa não mexe...

                                          Este novo superior tem-me feito a vida negra, com constantes pressões para eu me despedir, prazos irreais para cumprir senão sou despedido. Sempre a dizer que qualquer pessoa faz o meu trabalho, que até prefere contratar uma empresa para fazer o meu trabalho, que vai falar com o dono da empresa para me mandar embora. Basicamente apenas tenho obrigações e não direitos, se tiver de trabalhar ao fim de semana ele não quer saber...as vezes parece que o homem pensa que contratou um empreiteiro... Isto tudo depois da personagem já me ter dito que em breve não me ia renovar o contrato. Não foi ele que me contratou e obviamente não me quer na equipa dele.

                                          Todas as pessoas têm os seus limites, e os meus há muito que foram ultrapassados, não aguento a pressão nem consigo trabalhar mais com aquele animal. É evidente que ando a procura de novo emprego, mas o mesmo ainda não surgiu.

                                          O que posso fazer? Sim, sou um jovem na casa dos 20 e poucos anos em início de carreira, e psicologicamente talvez não tenha a força necessária para enfrentar esta situação. A situação foi denunciada por um colega a quem de direito, mas obviamente que a empresa ficará sempre do lado mais forte, que não sou eu. Estou a sofrer assédio moral, que é aquilo que acabei de descrever. Não fui eu que denunciei a situação, não o consegui fazer...mas evidente que o meu superior deve estar a espumar-se todo quando souber que foi denunciado...e a minha vida não será nada fácil...

                                          Qualquer conselho real que me possam dar agradeço imenso
                                          nao sei se poderás responder a isto,mas trabalhas em que área?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Faz denúncia dele aos superiores. Se não quiserem saber faz denúncia à ACT.
                                            E entretanto entras à hora, sais à hora, e tentas cumprir o teu trabalho de forma profissional.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                              Caros amigos, muito obrigado pelas vossas palavras de apoio. É bom ver que ainda existem boas pessoas neste mundo

                                              Infelizmente o contrato que tenho é a termo certo e termina daqui a poucos meses, logo nem percebo a atitude da outra besta... se se queria livrar de mim só tinha que esperar uns meses. As pessoas sabem que tenho contas para pagar...e aproveitam-se da situação. Enfim, vou tentar sair deste buraco por cima
                                              Toda a gente tem contas para pagar. A questão é que esse teu chefe retardado gosta é de descarregar a frustração em cima dos que menos lhe respondem. Aliás por norma é assim, mesmo colegas tendem a ser rudes com quem é mais " manso ".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                Estão a pressionar-te para saíres mais cedo e meterem lá alguém amigo.

                                                Aguenta, não cedas a pressões, mas mais importante, não faças nada que se possa virar contra ti num processo disciplinar.

                                                Se ele te dá coisas impossíveis de fazer no prazo, avisa-o preferencialmente por escrito com CC dos superiores, no início, no meio e no final do tempo. Assim não te pode dizer que derrapou e não avisaste para se tomar medidas.

                                                Entretanto, vê essa questão do assédio moral e dá um salto ao ACT. O facto de teres colegas que se preocupam contigo pode ser bom para testemunhar a teu favor
                                                Sim , bem lembrado. Ir transmitindo isso tudo por escrito e assim não há a mínima hipótese de falha....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se gostas do trabalho que fazes... Pede uma reunião com ele e confronta-o educadamente com as tuas razões... Sem mostrar medo....

                                                  Se gostas +- do trabalho que tens é boa hora para ires embora... Até pela tua idade....tens o mundo pela frente....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Contrata um advogado... se for um advogado decente provavelmente tens direito a uma indemnização jeitosa... do que conheço os juízes nessas situações têm a tendência a ficar do lado dos empregados.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                                      Caros amigos, muito obrigado pelas vossas palavras de apoio. É bom ver que ainda existem boas pessoas neste mundo

                                                      Infelizmente o contrato que tenho é a termo certo e termina daqui a poucos meses, logo nem percebo a atitude da outra besta... se se queria livrar de mim só tinha que esperar uns meses. As pessoas sabem que tenho contas para pagar...e aproveitam-se da situação. Enfim, vou tentar sair deste buraco por cima
                                                      O facto de teres um vínculo precário e de possivelmente não ser renovado, só te deviam motivar para "pegares o touro pelos cornos": faz uma reunião com o teu chefe, expõe as tuas razões de forma clara, educada e objectiva; se não resultar recorre aos demais meios da empresa.

                                                      Só tens a ganhar; mesmo que não resulte, a verdade é que aproveitaste para crescer. Nós tendemos a crescer mais quando fazemos aquilo que sabemos no íntimo ser o correcto mas que nos coloca fora da nossa zona de conforto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        verdadeiros animais

                                                        ainda hoje li este caso de bullying no trabalho, uma situação idêntica de pressão moral

                                                        https://www.dn.pt/pais/interior/mulh...s-9844861.html

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                          verdadeiros animais

                                                          ainda hoje li este caso de bullying no trabalho, uma situação idêntica de pressão moral

                                                          https://www.dn.pt/pais/interior/mulh...s-9844861.html
                                                          Já se percebeu que com essa mulher a empresa não brinca. E o tribunal deu-lhe razão quando ela foi despedida.....e o caso veio parar à comunicação social.

                                                          Ela tem um filho autista ( asperger ) , monoparental, e pelos vistos, é caso para dizer " tem-nos no sítio ".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tenta denunciar o caso com quem manda da empresa ou direcção de RH. Faz todas as queixas que tens a fazer e pede (se for possível) para te mudarem de área ou colocarem com outro supervisor.
                                                            Não deixes de fazer queixa. Para ti pode já não resolver nada, mas pode ser que se torne manso para futuros colegas...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X