Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Flor de Sal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Flor de Sal

    Amigos com conhecimento culinário, expliquem-me lá uma coisa:


    A minha "Maria" andava cheia de curiosidade para experimentar flor de sal, porque viu não sei onde que realça o sabor da comida, e que é diferente do sal tradicional.

    Ora, eu lá concordei, e para que não ficassem dúvidas, compramos o mais XPTO de todos, uma embalagem minúscula que custou 8 euros.

    Após vários testes aqui em casa, nem eu nem ela conseguimos encontrar diferença entre isto e o sal tradicional. Não satisfeitos, pedimos a mais 4 pessoas que vieram aqui a casa para experimentar os mesmos pratos temperados com sal tradicional e com flor de sal, e também ninguém conseguiu distinguir uma coisa da outra.

    Chegamos ao cúmulo de fazer "provas cegas" com um prato, em que incluímos 4 amostras temperadas com sal e uma com flor de sal (falta do que fazer, eu sei ) mas não há maneira de encontrarmos a diferença.

    Ora, chego à triste conclusão de que flor de sal nada mais é do que .... sal

    Estarei eu enganado, ou isto é apenas uma tremenda jogada de marketing?

    #2
    Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
    Amigos com conhecimento culinário, expliquem-me lá uma coisa:


    A minha "Maria" andava cheia de curiosidade para experimentar flor de sal, porque viu não sei onde que realça o sabor da comida, e que é diferente do sal tradicional.

    Ora, eu lá concordei, e para que não ficassem dúvidas, compramos o mais XPTO de todos, uma embalagem minúscula que custou 8 euros.

    Após vários testes aqui em casa, nem eu nem ela conseguimos encontrar diferença entre isto e o sal tradicional. Não satisfeitos, pedimos a mais 4 pessoas que vieram aqui a casa para experimentar os mesmos pratos temperados com sal tradicional e com flor de sal, e também ninguém conseguiu distinguir uma coisa da outra.

    Chegamos ao cúmulo de fazer "provas cegas" com um prato, em que incluímos 4 amostras temperadas com sal e uma com flor de sal (falta do que fazer, eu sei ) mas não há maneira de encontrarmos a diferença.

    Ora, chego à triste conclusão de que flor de sal nada mais é do que .... sal

    Estarei eu enganado, ou isto é apenas uma tremenda jogada de marketing?

    Nem tenhas dúvidas que é isso e também uma moda

    Há muito que uso flor de sal mas apenas em saladas, pois derrete-se mais fácilmente nesta do que as pedras do sal vulgar, e salga menos que este
    Editado pela última vez por Snake1; 14 September 2018, 20:24.

    Comentário


      #3
      Encontrei isto mas não sei se será treta tb.

      Como usar a Flor de Sal?
      Diferentemente dos sais comuns, a Flor de Sal não deve ser utilizada durante o preparo dos alimentos e nem deve ir ao fogo.
      Ela deve ser usada para salientar ainda mais o sabor dos pratos, e por isso, ao concluir a preparação do alimento, a recomendação é que você pegue alguns cristais com as mãos, e pulverize sobre o prato. Além de mais saboroso, ele fica com um visual mais bonito e elegante.
      Vale a mesma indicação dos sais comuns, use com moderação. O sal deve salientar o sabor original do alimento, e não, dar sabor a eles.

      Comentário


        #4
        Dever ser tipo "vinagre balsâmico"... Uhhh, sou tão fino, uso vinagre balsâmico em vez de vinagre "normal"!!

        Comentário


          #5
          Desculpem lá mas eu noto a diferença.
          Talvez tenhas sido enganado com um produto industrial com uma.embalagem xispada...

          Comentário


            #6
            Essa comparação não faz sentido nenhum, balsâmico não tem NADA a ver com vinagre normal.
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Dever ser tipo "vinagre balsâmico"... Uhhh, sou tão fino, uso vinagre balsâmico em vez de vinagre "normal"!!

            Comentário


              #7
              É mau para o OP dizer que compro a flor de sal a 5€ o kg, directo ao produtor?

              Comentário


                #8
                Aqui deve ter um sabor diferente:

                https://www.google.pt/search?q=flor+...obile&ie=UTF-8

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  É mau para o OP dizer que compro a flor de sal a 5€ o kg, directo ao produtor?
                  Eu acho que compro ainda mais barato! Mas já não me lembro de quanto paguei.

                  A minha opinião é que não é necessário ser flor de sal, importante é ser um bom sal.

                  Um sal artesanal de boa qualidade dá um sabor completamente diferente à comida quando comparado com um industrial.

                  Só falta acrescentar que há de diferentes origens e a qualidade final também é diferente.

                  Conheço produtores de enchidos e queijos artesanais no interior do país que apenas usam um determinado sal de origem específica... a bem do produto final. E compram (quase) à tonelada.

                  Comentário


                    #10
                    Como diz a explicação, flor de sal usa-se mais para embelezar a comida.

                    Vejo colocar muito por cima de tonerdo e carnes assim altas...
                    Como não são grãos de sal muito duros, come-se melhor.

                    Comentário


                      #11
                      Estas a fazer uma coisa mal, isso só funciona se for usado em conjunto com água crua

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Eu acho que compro ainda mais barato! Mas já não me lembro de quanto paguei.

                        A minha opinião é que não é necessário ser flor de sal, importante é ser um bom sal.

                        Um sal artesanal de boa qualidade dá um sabor completamente diferente à comida quando comparado com um industrial.

                        Só falta acrescentar que há de diferentes origens e a qualidade final também é diferente.

                        Conheço produtores de enchidos e queijos artesanais no interior do país que apenas usam um determinado sal de origem específica... a bem do produto final. E compram (quase) à tonelada.
                        Também compro sal, ao balde!

                        Da última vez que lá fui, um tipo de um restaurante levou 10 sacos de 20kg...

                        Comentário


                          #13
                          Tenho um amigo professor na Universidade de Aveiro que avaliou uma tese de mestrado sobre o tema. Analisavam a composição química do sal marinho normal e da flor de sal. Ele já falou no assunto mais que uma vez, a propósito de comida. Não me lembro dos pormenores até porque não percebo nada de química mas a conclusão é que a flor de sal e o sal marinho, quando retirados ambos da mesma marinha de sal, têm uma composição química virtualmente igual. Acho que a flor de sal tem tendência a ganhar uma alga qualquer, por estar à superfície, mas de resto é tudo mais ou menos igual. Segundo ele, é humanamente impossível distinguir a diferença de sabor entre o sal marinho e a flor de sal, quanto retiradas ambas da mesma marinha.
                          Ainda fiz uma busca na net a ver se conseguia encontrar o paper publicado algures, mas não encontrei nada...

                          Comentário


                            #14
                            -- duplicado --

                            Comentário


                              #15
                              Nas saladas noto imediatamente a diferença, com flor de sal ficam mais saborosas.

                              E não é efeito placebo, ainda no outro dia distingui perfeitamente duas saladas, sem saber qual tinha que tipo de sal.

                              Já na confecção, honestamente não noto nada ao utilizar um ou outro!

                              Comentário


                                #16
                                Eu só uso em saladas ou grelhados...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                                  Nas saladas noto imediatamente a diferença, com flor de sal ficam mais saborosas.

                                  E não é efeito placebo, ainda no outro dia distingui perfeitamente duas saladas, sem saber qual tinha que tipo de sal.

                                  Já na confecção, honestamente não noto nada ao utilizar um ou outro!
                                  O problema é que estás a comparar flor de sal com sal refinado. Se conseguires comparar flor de sal com sal marinho natural da mesma marinha de sal, provavelmente verás que a única diferença está no tamanho dos cristais e na textura, mas não no sabor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                    Tenho um amigo professor na Universidade de Aveiro que avaliou uma tese de mestrado sobre o tema. Analisavam a composição química do sal marinho normal e da flor de sal. Ele já falou no assunto mais que uma vez, a propósito de comida. Não me lembro dos pormenores até porque não percebo nada de química mas a conclusão é que a flor de sal e o sal marinho, quando retirados ambos da mesma marinha de sal, têm uma composição química virtualmente igual. Acho que a flor de sal tem tendência a ganhar uma alga qualquer, por estar à superfície, mas de resto é tudo mais ou menos igual. Segundo ele, é humanamente impossível distinguir a diferença de sabor entre o sal marinho e a flor de sal, quanto retiradas ambas da mesma marinha.
                                    Ainda fiz uma busca na net a ver se conseguia encontrar o paper publicado algures, mas não encontrei nada...

                                    Isto vai precisamente ao encontro da minha experiência pessoal. Importante ser um bom sal e não a forma.

                                    A questão da flor é mais importante quando por exemplo se faz um bife e se salga no final. Ou mesmo algumas postas de peixe. Porque a flor "derrete" de forma quase homogénea na superfície da peça...

                                    Comentário


                                      #19
                                      por aqui depois de conversas de café a minha mulher comprou um tal de sal rosa dos himalaias.
                                      por enquanto ainda está por abrir e desconheço o que aquilo é ou faz, apenas me chamou atenção a cor dos cristais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esses são o verdadeiro engodo... São dos himalaias do ... Paquistão! [emoji6]

                                        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                        por aqui depois de conversas de café a minha mulher comprou um tal de sal rosa dos himalaias.
                                        por enquanto ainda está por abrir e desconheço o que aquilo é ou faz, apenas me chamou atenção a cor dos cristais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Cá em casa:
                                          - no tacho, trocámos o sal marinho (0.20 €/kg) pelo iodado (que custa o dobro), porque o primeiro é só cloreto de sódio e, segundo a Maria, o segundo tem outros sais que acabam por ser "menos maus";
                                          - no prato, abandonámos o veneno do sal refinado (0.75 €/kg). A flor-de-sal dissolve-se melhor que o iodado, mas para quem não se importar de encontrar cristais é capaz de não justificar a diferença.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Esses são o verdadeiro engodo... São dos himalaias do ... Paquistão! [emoji6]
                                            Tendo em conta que ele ainda não o abriu, é Paquistão com acento no "a".
                                            Editado pela última vez por RAD; 14 September 2018, 22:17.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para quem quiser ler mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Himalayan_salt


                                              Às vezes dá-me para ir descobrir mais sobre as cenas que vejo à venda no super

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu cá uso um moinho de sal grosso que comprei no Lidl, põe o sal em pó super fino.
                                                Eu acho isso mais um embelezador

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                  Essa comparação não faz sentido nenhum, balsâmico não tem NADA a ver com vinagre normal.
                                                  O princípio é o mesmo: fazer crer que se está a adquirir um produto infinitamente superior quando na verdade poderá ser apenas... diferente!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A flor de sal só vale a pena nos grelhados, especialmente carne

                                                    Em sopa, fica dissolvido

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      O princípio é o mesmo: fazer crer que se está a adquirir um produto infinitamente superior quando na verdade poderá ser apenas... diferente!
                                                      E bem diferente, o balsamico é açucarado. Pessoalmente não gosto muito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                        É mau para o OP dizer que compro a flor de sal a 5€ o kg, directo ao produtor?

                                                        Não é nada mau. Certamente poderia comprar na mesma, mas gastaria muito mais do que isso na viagem

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim, muito diferente!

                                                          Da mesma forma que um bacalhau cozido ou arroz de pica no chão ficariam horríveis com balsâmico, uma salada fica muito melhor com balsâmico do que vinagre de vinho/sidra.

                                                          Comparar vinagre de vinho com balsâmico é tipo comparar cerveja com vinho, não tem nada a ver com ser chique, tem a ver com preferências e momentos de consumo.
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          O princípio é o mesmo: fazer crer que se está a adquirir um produto infinitamente superior quando na verdade poderá ser apenas... diferente!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                            Não é nada mau. Certamente poderia comprar na mesma, mas gastaria muito mais do que isso na viagem
                                                            Levas a mala cheia e vendes o resto :D

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X