Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Software SAP - Formações?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Software SAP - Formações?

    Boa tarde.

    Alguém conhece o software SAP?

    Futuramente terei de trabalhar com o mesmo, há formações sobre este software?

    Alguma informação que me possam dar é bem vinda

    #2
    eu uso. tive 6 meses de formação na empresa na altura da implementação. Mas foi com a Ábaco, empresa que o vendeu.

    Comentário


      #3
      Os meus pêsames
      Buaaaah!
      Estou só a brincar.


      Ou talvez não. Depende de como for implementado.
      O melhor mesmo é veres se vais ter formação em condições oferecida pelo vendedor ou patrão.

      Comentário


        #4
        Aqui também utilizamos o SAP. Quem deu a formação foi a NovaBase.
        Sei onde metia o SAP....

        Comentário


          #5
          Não percebo, bem no fundo percebo e sei porque, mas com tantos programas melhores, mais ágeis, amigáveis para o utilizador continuam a impingir essa porcaria às empresas e a obrigar o trabalhador a usa-lo perdendo escusadamente varias horas de trabalho semanalmente

          Inicialmente eram apenas as empresas maiores e algumas, mas parece que está a vir por aí a baixo e a tornar-se num must

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClintEastwood Ver Post
            (..)mas com tantos programas melhores(...)
            Define "melhores". E se possível explica para quem.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MaxVerstappen Ver Post
              Define "melhores". E se possível explica para quem.
              Melhores, neste caso é mais adequados à realidade.
              Como numa grande empresa não vais ter contabilidade feita em livros, ali em baixo, no café do bairro é ridículo o SAP.

              Comentário


                #8
                Até em grandes empresas.

                Não sou informático e só posso falar da minha experiencia com o antes e com o depois do SAP. O meu caso é uma empresa com departamento de informatica próprio que desenvolve e implementa os seus programas, tanto internamente como para outras empresas e clientes particulares.

                Os programas informáticos internos usados não são perfeitos, têm alguns bugs que vão surgindo e sendo retificados, mas são adequados à realidade, desenvolvidos por quem conhecia as necessidades e funcionamento da empresa. Nisto sempre houve uma grande troca de informação entre todos os departamentos, contabilidade, logística, compras, etc... isto desde o topo até ao utilizador estagiário no que toca ao desenvolvimento e posteriores melhorias.

                A partir de certa altura foi obrigatória a utilização do SAP, apesar de continuarmos a utilizar os nossos em paralelo até a formação ser finalizada. O processo de formação tornou-se moroso devido a enorme complexidade do SAP.

                Um exemplo dos mais simples e provavelmente dos menos dispendiosos em termos de tempo a mais que se pode gastar com o SAP comparando com o que se gastava com o programa original. No departamento de logística o envio de uma encomenda no programa da casa demora 30 segundos a emitir isto apenas com um movimento. Com o SAP esse tempo pode ir até 3 minutos, pressupondo que o numero de linhas da GR é o mesmo, pois desde a execução do documento, envio para AT e impressão é necessário um numero diferente de movimentos com esse tempo gasto acrescido.

                Pelo que sei não há maneira de dar a volta e poupar tempo de forma a voltar a ter a mesma eficiência que o departamento tinha antes, por isso foi encontrada uma solução alternativa, foi feita uma integração do sistema anterior com o SAP, isto é, o utilizador continua a usar o programa da casa continuando a gastar os 30 segundos em media para cada encomenda e foi é criada uma rotina de x em x horas que vai integrar essa informação no SAP.

                Foi a solução que conseguimos para não perder dinheiro no departamento, pois a continuar unica e exclusivamente com o SAP teríamos que pelo menos ter quadruplicado o numero de pessoas no departamento para obter o mesmo numero de saídas de encomendas diárias, isso seria incomportável

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClintEastwood Ver Post
                  Até em grandes empresas.

                  Não sou informático e só posso falar da minha experiencia com o antes e com o depois do SAP. O meu caso é uma empresa com departamento de informatica próprio que desenvolve e implementa os seus programas, tanto internamente como para outras empresas e clientes particulares.

                  Os programas informáticos internos usados não são perfeitos, têm alguns bugs que vão surgindo e sendo retificados, mas são adequados à realidade, desenvolvidos por quem conhecia as necessidades e funcionamento da empresa. Nisto sempre houve uma grande troca de informação entre todos os departamentos, contabilidade, logística, compras, etc... isto desde o topo até ao utilizador estagiário no que toca ao desenvolvimento e posteriores melhorias.

                  A partir de certa altura foi obrigatória a utilização do SAP, apesar de continuarmos a utilizar os nossos em paralelo até a formação ser finalizada. O processo de formação tornou-se moroso devido a enorme complexidade do SAP.

                  Um exemplo dos mais simples e provavelmente dos menos dispendiosos em termos de tempo a mais que se pode gastar com o SAP comparando com o que se gastava com o programa original. No departamento de logística o envio de uma encomenda no programa da casa demora 30 segundos a emitir isto apenas com um movimento. Com o SAP esse tempo pode ir até 3 minutos, pressupondo que o numero de linhas da GR é o mesmo, pois desde a execução do documento, envio para AT e impressão é necessário um numero diferente de movimentos com esse tempo gasto acrescido.

                  Pelo que sei não há maneira de dar a volta e poupar tempo de forma a voltar a ter a mesma eficiência que o departamento tinha antes, por isso foi encontrada uma solução alternativa, foi feita uma integração do sistema anterior com o SAP, isto é, o utilizador continua a usar o programa da casa continuando a gastar os 30 segundos em media para cada encomenda e foi é criada uma rotina de x em x horas que vai integrar essa informação no SAP.

                  Foi a solução que conseguimos para não perder dinheiro no departamento, pois a continuar unica e exclusivamente com o SAP teríamos que pelo menos ter quadruplicado o numero de pessoas no departamento para obter o mesmo numero de saídas de encomendas diárias, isso seria incomportável
                  Esse SAP foi mal implementado ou mal desenhado à cabeça.
                  Muitos ERPs SAP são mal implementados devido a uma vista limitada destas instalações. Pensam que com uns consultores e a prata da casa se faz tudo... começa aqui o erro.

                  On Topic:
                  Vais trabalhar como? IT ou negocio? Se for negocio, a empresa terá formação e documentação para a funçaõ que iras desempenhar.
                  Editado pela última vez por Taveirada; 08 October 2018, 16:54.

                  Comentário


                    #10
                    Muito complexo, caro na aquisição, caro de manter e não é (naturalmente) isento de anomalias.

                    A STCP do Porto por exmplo trocou o SAP precisamente derivado destes motivos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      Muito complexo, caro na aquisição, caro de manter e não é (naturalmente) isento de anomalias.

                      A STCP do Porto por exmplo trocou o SAP precisamente derivado destes motivos.
                      Tal e qual como os Mercedes/BMW Não admira que venham do mesmo sítio

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                        Esse SAP foi mal implementado ou mal desenhado à cabeça.
                        Muitos ERPs SAP são mal implementados devido a uma vista limitada destas instalações. Pensam que com uns consultores e a prata da casa se faz tudo... começa aqui o erro.


                        On Topic:
                        Vais trabalhar como? IT ou negocio? Se for negocio, a empresa terá formação e documentação para a funçaõ que iras desempenhar.
                        É isto...

                        Comentário


                          #13
                          Formações SAP oficiais e certificadas andam nos milhares de euros.

                          Tenho umas poucas...

                          SAP é complicado e nada intuitivo, mas para empresas grandes (grandes mesmo) não há nada que se chegue próximo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                            Esse SAP foi mal implementado ou mal desenhado à cabeça.
                            Muitos ERPs SAP são mal implementados devido a uma vista limitada destas instalações. Pensam que com uns consultores e a prata da casa se faz tudo... começa aqui o erro.

                            On Topic:
                            Vais trabalhar como? IT ou negocio? Se for negocio, a empresa terá formação e documentação para a funçaõ que iras desempenhar.

                            Não tenho conhecimentos de informatica suficientes para saber qual foi o problema, apenas arranjei uma maneira de lidar com esse problema de forma a continuar a gerar lucro, pelo menos o mesmo

                            O meu sector é negócio, mas a empresa e multinacional e muito diversificada, tem ambos, apesar de TIs não ser o seu maior forte. Na minha opinião o problema foi mesmo esse, o SAP foi atirado a todos como se fossemos todos iguais, uns sectores deram-me melhor outros pior

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                              pensam que com uns consultores e a prata da casa se faz tudo... começa aqui o erro.
                              entao?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SouDEUS Ver Post
                                entao?
                                Tem de haver um broker. Alguém que seja consultor interno e tenha experiencia, senao comes tudo o que os consultores externos te apresentam.
                                Ou tens conhecimento interno, ou vais sofres a medio prazo.

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema é quando esses internos vêm o seu trabalho o da sua equipa em risco e minam a implementação de software externo para que a empresa volte a desenvolver o seu próprio. Os "patroes" ns sua maioria pouco percebem da poda e comem o que o chefe do dep de informática quiser

                                  O SAP é algo que vai para além disto tudo....

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X