Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bruxelas elege linha do Douro como exemplo de potencial económico desaproveitado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bruxelas elege linha do Douro como exemplo de potencial económico desaproveitado

    https://www.publico.pt/2018/10/11/ec...plo-de-1847027

    Comissão Europeia escolhe linha portuguesa como caso de estudo de ligação transfronteiriça com potencial económico. A linha do Douro e a fronteira franco-alemã de Haguenau-Rastatt foram as duas ligações fronteiriças escolhidas entre as 48 missing links estudadas.

    A reabertura da linha do Douro entre Pocinho e Barca d’Alva e sua continuação para Salamanca (onde já existe estação de Alta Velocidade) foi um dos casos de estudo apresentados na passada terça-feira, 9 de Outubro, em Bruxelas, numa iniciativa da Comissão Europeia durante a Semana das Cidades e das Regiões.
    Numa sessão realizada no Palácio da Arte, dedicada às missing links (fronteiras ferroviárias desactivadas ou subaproveitadas), foram apresentados o caso luso-espanhol da linha do Douro, e o da relação transfronteiriça Haguenau-Rastatt que liga a região francesa da Alsácia ao estado alemão de Baden-Wuertemberg e que depende da reabertura de uma ponte sobre o Reno.


    Com uma plateia de meia centena de pessoas, na sua maioria franceses e alemães, estiveram de Portugal o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Santiago, o presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, o presidente da Câmara de Sabrosa, Domingos Carvas, a vice-presidente da CCDR do Norte, Ester Silva e técnicos da Comunidade Intermunicipal e de uma empresa de consultoria portuguesa.
    PUB


    A apresentação do caso luso-espanhol foi feita pelo professor da Universidade do Algarve, Manuel Tão, que expôs as vantagens para o país – e não só para o Norte – de uma relação ferroviária directa Porto – Salamanca, mais rápida, mais curta e mais barata do que uma nova linha de Aveiro a Mangualde, tal como o Governo pretende, mas que já foi chumbada por duas vezes por Bruxelas.
    Manuel Tão, que falou na sessão a convite da Comissão Europeia, disse ao PÚBLICO que os consultores da KCW que fizeram um trabalho sobre as ligações transfronteiriças referiram que apenas estudaram o tráfego regional inter-fronteiriço com base em modelos demográficos e de rendimentos das regiões portuguesa e espanhola junto à fronteira, não tendo entrado em conta com o tráfego de longo curso (entre o Porto e Salamanca) nem com a procura motivada pelo turismo.
    O estudo também não teve em conta as receitas proporcionadas pelo tráfego de mercadorias, cujo potencial é elevado tendo em conta que no extremo da linha está o porto de Leixões.
    “Por tudo isto, os responsáveis da KCW entendem que a reabertura se justifica plenamente pois há receitas adicionais não consideradas no estudo, mas lamentam que o Governo português não lhes tenha respondido nem dado qualquer informação”, disse o investigador, que entregou, ele próprio, o estudo da IP sobre a linha do Douro (que esta tem mantido "escondido") ao consultor sénior daquela empresa, Ludger Sippel.
    O presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Santiago, referiu ao PÚBLICO a importância da linha portuguesa ter sido apresentada neste fórum em Bruxelas e sublinhou o facto de “a região Norte estar de acordo, os especialistas estarem de acordo, a Europa estar de acordo e só o Governo português ser o único que não está de acordo sobre a importância deste investimento”. O também presidente da Câmara de Sernancelhe diz que o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, não pode ignorar mais este assunto e espera que o Governo avance com este projecto.
    PUB




    O melhor do Público no email

    Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.
    Subscrever×

    Em sintonia está o autarca de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, que releva “a importância estratégica deste investimento, não só para a região, como também para o país”, esperando que “o Governo priorize este projecto” no horizonte 2030.





    A consultora KCW estudou, a pedido da Comissão Europeia, 365 ligações ferroviárias entre estados membros da União Europeia tendo seleccionado 48 como geradoras de mais-valias para a economia e o território.
    A escolha da linha do Douro para ser apresentada durante a Semana das Cidades e das Regiões foi feita pela própria Comissão Europeia, disse ao PÚBLICO Ludger Sippel. A mesma Comissão que já por duas vezes rejeitou, por falta de viabilidade económica, a intenção do Governo de construir uma linha Aveiro – Mangualde para dar ligação a Espanha.

    #2
    A ver bem quase todo Portugal pode ser dado como exemplo de potencial económico desaproveitado


    Enquanto a cultura do medianozinho, da subsidiodependência e do puxa para baixo persistir nada vai mudar

    Comentário


      #3
      se se mexe, taxa-se; se se continua a mexer, regula-se; se parar de se mexer, subsidia-se.

      é este o triste fado.

      Comentário


        #4
        Em Portugal a cultura que vigora é a da inveja no lugar do empreendedorismo.



        Ambas fazem mover as pessoas, só que em direcções opostas, o empreendedorismo constroi e a inveja destroi, castra e no minimo faz com que quem tenha construido algo ou ganho algum dinheiro o tente esconder

        Comentário


          #5
          é óbvio
          está a vista de todos
          enorme potencial turistico
          e elo ligaçao interior litoral ( espanha)
          tem lá aquelas sucatas alugadas e a linha toda f*

          que vergonha

          Comentário


            #6
            A linha do douro tem o comboio turistico a vapor e tem tambem o MiraDouro, o comboio com carruagens suíças restauradas tambem muito engraçado.

            Na linha do vouga anda tambem um comboio histórico de via estreita.

            Mas ainda há muito por fazer.

            Linhas regionais para turismo, bons exemplos são Espanha e Suíça.

            Comentário


              #7
              O Alqueva é talvez a zona menos aproveitada para o potencial que tem em Portugal mas depois também tudo se queixava do turismo de massas, se calhar é melhor assim. O tuga nunca está contente.

              Comentário


                #8
                "Empreendedorismo"

                Comentário


                  #9
                  Portugal tem este paraíso na zona mais quente da europa (interior alentejano/Extremadura), ai se fosse Espanhol:


                  Comentário


                    #10
                    Jeroen Dijsselbloem mode On: os tugas querem é p*t#s e vinho verde


                    Comentário


                      #11
                      Por falar em linhas.. Comboio que nos leva de Lisboa, Coimbra b a Salamanca e Madrid que tal? Preços para dormida parecem.me algo exagerados.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        A linha do douro tem o comboio turistico a vapor e tem tambem o MiraDouro, o comboio com carruagens suíças restauradas tambem muito engraçado.

                        Na linha do vouga anda tambem um comboio histórico de via estreita.

                        Mas ainda há muito por fazer.

                        Linhas regionais para turismo, bons exemplos são Espanha e Suíça.
                        2 meses por ano
                        um por dia

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                          Jeroen Dijsselbloem mode On: os tugas querem é p*t#s e vinho verde



                          Afirmação mais correta que um estrangeiro fez de Portugal nos últimos anos, e foi despedido por isso

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X