Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tirar fotocópia do Cartão de cidadão em Hoteis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Tirar fotocópia do Cartão de cidadão em Hoteis

    Boas comunidade,

    Bem sei que em Portugal, salvo nosso consentimento, é ilegal tirar fotocópia do CC.

    Mas no caso específico de Hotéis, quando apresentam o CC na recepção e pedem para tirar cópia do mesmo, costumam permitir? Qual a finalidade dos estabelecimentos hoteleiros em pedir a cópia? Somente para ter na base de dados?

    No meu caso, em Portugal, nunca me tiraram fotocópia do BI, mas no estrangeiro (Itália por ex.), nem sequer me pedem autorização e vão logo simplesmente tirar cópia do documento.. só que eu fico calado porque, para além de não conhecer a legislação do país, são hotéis relativamente bons e com prestígio e penso que o risco aí será mínimo...mas não deixo de ficar intrigado porque razão querem sempre tirar cópia do CC..

    Qual a vossa experiência?

    #2
    Da última vez num hotel em PT pediram para tirar cópia, perguntei se tinha alternativa e deixei, e depois escreveram o nome do hotel por cima da cópia, à minha frente.

    No estrangeiro, não sabendo as leis de lá, é complicado negar...

    Comentário


      #3
      Eu nao permito! Preencho um impresso que existe para o efeito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
        Da última vez num hotel em PT pediram para tirar cópia, perguntei se tinha alternativa e deixei, e depois escreveram o nome do hotel por cima da cópia, à minha frente.

        No estrangeiro, não sabendo as leis de lá, é complicado negar...
        Aqui em Portugal, podes negar. Isso é seguro. Está legislado.

        Visão | Sabe o que fazer se lhe pedirem uma cópia do Cartão do Cidadão?

        Lá fora, é que desconheço..e aí de facto, na dúvida, e se não tiveres num sítio meio "manhoso".. deixa-se..

        Comentário


          #5
          mas se o problema é fora de Portugal, é no pais em questão que deves questionar essa situação, já que no nosso a legislação não o permite como é óbvio, mas como cada pais tem a sua legislação logo não implica que a mesma situação que se aplica em Portugal se aplica em qualquer outro pais da mesma maneira, logo ficarem com a copia do teu documento de identificação num pais estrangeiro não é nada do outro mundo...

          Comentário


            #6
            E mesmo lá fora não será legal. Estamos a falar de um documento pessoal e intransmissível. Não existe qualquer justificação para a cópia.

            Em alguns países nem sequer terceiros podem pegar na documentação sendo o titular que exibe apenas nas suas mãos.

            Comentário


              #7
              Antes da legislação sair ninguém pensava nisso.

              Comentário


                #8
                Não haveria qualquer problema em fotocopiar o documento de identificação se o burro do Sócrates não tivesse lá colocado os restantes documentos (números).

                Tomar nota do número de identificação e restantes dados, ou tirar cópia do documento, vai dar ao mesmo.

                O problema do CC do Sócrates é conter mais informação que a necessária para o efeito de identificação.

                Os hotéis não necessitam de saber o meu número de segurança social nem utente do SNS.
                É este abuso de informação que coloca em perigo de roubo de identidade.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                  Antes da legislação sair ninguém pensava nisso.
                  Tu não pensavas nisso.
                  Qualquer gajo com dois dedos de testa era contra o CC por causa disso.
                  A legislação saiu precisamente porque o pessoal se queixava disso ainda antes de haver CC.
                  Editado pela última vez por Nuno156; 20 October 2018, 17:34.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                    Eu nao permito! Preencho um impresso que existe para o efeito.
                    Que impresso é esse?

                    Comentário


                      #11
                      Apresentem o passaporte, problema resolvido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                        Apresentem o passaporte, problema resolvido.
                        A maioria do pessoal já nem tem passaporte... conseguem ir praticamente a qualquer lado na Europa sem ele. Até para fora da UE. Há um ano estive na Islândia, por exemplo, e não é necessário passaporte.

                        Comentário


                          #13
                          É um documento que as empresas que pedem a fotocopia do cc tem para preencher no caso da recusa da copia.
                          Basicamente é do tipo:
                          Eu ( nome) com o numero de cc xxxxxx e NIF yyyyyyy declaro sobre compromisso de honra que para os devidos efeitos (motivo) os dados acima referidos são "verdadeiros"(nao me lembro do terno usado).
                          Assinatura.

                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          Que impresso é esse?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                            Não haveria qualquer problema em fotocopiar o documento de identificação se o burro do Sócrates não tivesse lá colocado os restantes documentos (números).

                            Tomar nota do número de identificação e restantes dados, ou tirar cópia do documento, vai dar ao mesmo.

                            O problema do CC do Sócrates é conter mais informação que a necessária para o efeito de identificação.

                            Os hotéis não necessitam de saber o meu número de segurança social nem utente do SNS.
                            É este abuso de informação que coloca em perigo de roubo de identidade.
                            Epá, é bem verdade e lembro-me que quando entrou o CC falou-se muito nisso.

                            Eu é daquelas coisas que não me faz confusão.

                            No dia a dia estamos tão expostos que isso da cópia do cidadão é um mal menor....

                            Eu já me capacitei de uma coisa : não há privacidade....Mesmo com as leis rígidas que possam haver.

                            Se o hotel se sentir feliz em olhar para o meu número do SNS pois bem, que faça bom proveito

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Juventino Ver Post
                              ...No meu caso, em Portugal, nunca me tiraram fotocópia do BI, mas no estrangeiro (Itália por ex.), nem sequer me pedem autorização e vão logo simplesmente tirar cópia do documento.. só que eu fico calado porque, para além de não conhecer a legislação do país, são hotéis relativamente bons e com prestígio e penso que o risco aí será mínimo...mas não deixo de ficar intrigado porque razão querem sempre tirar cópia do CC..
                              ...
                              Os hotéis são obrigados a ter em arquivo elementos identificativos dos hóspedes e a mandar esses elementos à polícia.
                              Que elementos são esses, e em que condições se manda à polícia depende da lei de cada país.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Epá, é bem verdade e lembro-me que quando entrou o CC falou-se muito nisso.
                                Eu é daquelas coisas que não me faz confusão.
                                No dia a dia estamos tão expostos que isso da cópia do cidadão é um mal menor....
                                Eu já me capacitei de uma coisa : não há privacidade....Mesmo com as leis rígidas que possam haver.
                                Se o hotel se sentir feliz em olhar para o meu número do SNS pois bem, que faça bom proveito
                                Não é uma questão de privacidade.
                                É uma questão de segurança.

                                Quando foi da cena do CC tentei explicar isso, mas a maioria do pessoal ainda estava enfeitiçado com o Sócrates, e por isso só viam o mundo cor-de-rosa.

                                Isto tem a ver com roubo de identidade, e o pessoal da altura achava que roubo de identidade e roubo de documentos de identificação e falsificação de documentos era tudo a mesma coisa. Não é.

                                Roubo de identidade faz-se através de recolha de informação sobre uma pessoa. Não é necessário fotocopiar nada para fazer roubo de identidade. Ter um chip no cartão de CC não protege em nada do roubo de identidade.

                                Por isso é que existem aqueles e-mails de phishing.
                                Um gajo responde a uns questionários online (nem é necessário fotocópias de nada), e os scammers usam esses dados para assumirem essa identidade em outros phishings e scams, e por aí em diante até terem acesso a contas bancárias, contratos de serviços, etc. de modo a fazerem burlas cada vez mais elaboradas com essas identidadds roubadas.

                                https://en.wikipedia.org/wiki/Identity_theft

                                Comentário


                                  #17
                                  Opá está bem ninguém te tira a razão, mas eu tenho ideia que mais depressa sou assaltado numa caixa de multibanco que acontecer um roubo de identidade

                                  Comentário


                                    #18
                                    A proposito de roubo de identidade. Recebi email abaixo hoje.

                                    Para mim é barrete. O que se vos oferece dizer? Claro até tem um link "atualizar acesso"

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Opá está bem ninguém te tira a razão, mas eu tenho ideia que mais depressa sou assaltado numa caixa de multibanco que acontecer um roubo de identidade
                                      Ou não.
                                      Tive (faleceu) um colega que, há muitos anos, foi fazer um contrato qualquer.
                                      Pediram-lhe para levar cópias do BI, NIF, e factura comprovativa de morada.
                                      Certo dia chegaram-lhe facturas da TMN para pagar, de um número de telemóvel que ele nunca teve.
                                      Colocou o caso na polícia.
                                      Por sorte a polícia apanhou os burlões.

                                      Um gajo que trabalhava num agente TMN, forjou um contrato usando uma segunda cópia que a cúmplice fez na loja de fotocópias.

                                      Tão simples quanto isto.

                                      Ainda achas mais provável seres vítima de um assalto numa caixa multibanco?
                                      Eu acho mais fácil ser vítima de roubo de identidade.

                                      Até porque as cópias de dados persistem.

                                      Daqui a 20 anos podes ser vítima de cópias (dados copiados ainda que manualmente, mesmo sem fotocópias) de dados teus recolhidos em 1998.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não se esqueçam que a maior parte dos hotéis para além de ficar com todos os dados do Cartao de cidadão também fica com todos os dados do cartão de crédito. É uma bela mistura... Ideal para o rececionista vender online.

                                        Sim podem recusar a entrega ou fotocópia do cartão de cidadão seja num hotel ou em qualquer outro lado. Mas da outra parte também podem recusar o serviço como é óbvio. No fundo esta nova lei não muda nada... O cidadão sempre pode recusar a cópia do CC. Assim como as empresas podem recusar o serviço caso não o tenham

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim vocês têm razão aliás isto é daquelas cenas um gajo como eu nunca liga nenhuma até ter um azar.

                                          Mesmo com queixa na policia é sempre chato porque as dores de cabeça existirão sempre.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vocês estão mesmo preocupados com os hotéis, quando milhares de funcionários públicos e privados têm acesso a dados de milhões de pessoas, isto já para não falar das enormes vulnerabilidades dos sistemas informáticos da administração pública?

                                            Não me espantaria muito se andassem a circular por aí (não publicamente, claro) dados de todos os contribuintes portugueses, sem exceção.


                                            Agora mudando de assunto, e vendo o lado oposto, és gerente de um hotel em Lisboa (cenário fictício). Chega um grupo de 100 alemães, tens de identificá-los um por um, já que é uma exigência do SEF que todos os estrangeiros sejam reportados. Neste caso em particular:

                                            1) Confias no bom olho de todos os teus funcionários, para simplesmente apontar o número de identificação da pessoa? Já vi casos e já passei pessoalmente por casos em que sequer apontam o número correto do passaporte e vão buscar outro número qualquer ao documento.

                                            2) Caso um dos turistas dê um golpe ou saia sem pagar, a única coisa que tens é o papel onde o teu funcionário apontou nome e número de passaporte. Não tens absolutamente mais nada para confirmar os dados!

                                            3) Vais fazer check-in de 100 pessoas manualmente a escrever numa folha nome e número de identificação de todos e posteriormente todos assinam? Quanto tempo isto demoraria? uma hora, pelo menos? Impraticável em qualquer hotel.

                                            Dito isto, não é muito difícil imaginar porque os hotéis querem as cópias. Aliás, é bastante óbvio.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu, no fundo, não tenho qualquer problema em facultar o meu CC para tirar fotocópia do mesmo em estabelecimentos minimamente respeitáveis e confiáveis. No entanto, temos que ter noção que o risco, por mínimo que seja, existe sempre e só por isso é que ficamos sempre um pouco desconfortáveis com isso (daí ter aberto este tópico e aferir do vosso feedback ​sobre este tema). Na prática, temos que saber filtrar os sítios onde autorizamos ou não a fotocópia do nosso documento de identificação, no caso de ser necessário.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
                                                A proposito de roubo de identidade. Recebi email abaixo hoje.

                                                Para mim é barrete. O que se vos oferece dizer? Claro até tem um link "atualizar acesso"

                                                Não julgo ser barrete. O link para "atualizar acesso" encaminha para o site oficial. Em todo o caso, podes ir manualmente pelo site e pedir para recuperar a password, se isso te tranquilizar mais.

                                                Aliás, no site oficial aprece isto na zona de login: "Estamos a reforçar a segurança da Área do Cidadão. Recebeu ou irá receber um email informativo sobre as novas medidas de segurança. Caso tenha dificuldades na autenticação, escolha a opção de recuperar acesso para definir uma palavra-passe forte."

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X