Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"A máquina é mais barata do que o Homem para executar as mesmas tarefas. As pessoas v

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "A máquina é mais barata do que o Homem para executar as mesmas tarefas. As pessoas v

    "A máquina é mais barata do que o Homem para executar as mesmas tarefas. As pessoas vão viver num limiar de sobrevivência"

    http://visao.sapo.pt/atualidade/entr...-sobrevivencia

    Luís Moniz Pereira, professor catedrático aposentado, há uma década, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, dedica-se agora a tempo inteiro à Inteligência Artificial (IA), como investigador no Laboratório de Ciência Computacional e Informática. Neste tempo, consolidou ideias sobre a forma de introduzir conceitos morais e éticos nas máquinas, de modo a prevenir os riscos associados à sua crescente autonomia e que já hoje as habilita, por exemplo, a disparar sem ordem humana. É esse o tema que levará ao Festival de Filosofia de Abrantes, que decorre entre 9 e 18 de novembro.

    Em que medida a Inteligência Artificial está a tomar conta das nossas vidas?

    Na verdade, a Inteligência Artificial ainda não chegou. Ou chegou apenas uma pequena amostra. A maior parte do que hoje se chama com espetacularidade Inteligência Artificial é aquilo que, em Ciências da Computação, os cientistas mais rigorosos apelidam de Data Science. Essencialmente, é uma tecnologia que reconhece padrões ou imagens. O tradutor do Google ou a Siri, que traduzem frases completas, não percebem absolutamente nada. Limitam-se a recorrer a uma enorme base de dados para encontrarem frases muito parecidas. Isso não deixa de ser útil, mas a IA é muito mais do que isso – significa um todo que envolve imaginar, argumentar, provar teoremas matemáticos, e tudo continua ausente. Portanto, a IA ainda vai tomar conta das nossas vidas de maneiras muito mais sofisticadas.

    As máquinas vão pensar?

    Claro. Digamos que são mais um utensílio que os humanos vão ter, como em tempos tiveram o arco e a flecha. O desafio é pôr o pensamento fora do cérebro, transpor para outro hardware todas as nossas capacidades cognitivas, criatividade incluída. Da mesma forma que os biólogos pensaram em criar vida num laboratório, outros cientistas pensam em colocar inteligência noutro suporte. Não será num tubo de ensaio, certamente.

    Desta amostra de IA, como lhe chama, o que mais o surpreendeu?

    Surpreendeu-me muito o Watson, a máquina da IBM que ganhou o concurso [televisivo de cultura geral] Jeopardy. O jogo exige muito conhecimento e algum raciocínio. Houve ali uma combinação de tecnologias e de saberes desenvolvidos pela IA para tornar aquilo possível. Já não é só um programazinho para uma coisa muito específica.

    Se faz raciocínios já não é só uma máquina que analisa padrões e imagens.

    Justamente. Os robôs autónomos são outra forma da IA que me surpreendeu. Já não é o robô que faz sempre o mesmo, começa a ter autonomia. São os drones, os carros sem condutor, os robôs que vão à mercearia pela rua fora e fazem a entrega das compras. A simbiose homem-máquina vai ser o futuro e, certamente, as máquinas vão tornar-se mais humanas. A autonomia obriga-as a conviver connosco e, para se inserirem na sociedade, vão precisar de regras sociais e morais. Até mesmo na convivência entre elas. Imaginemos uma equipa de robôs a fazer a segurança num centro comercial. Eles terão de se coordenar na reação a um roubo, um incêndio, um ataque, seja o que for.

    Esse cenário pressupõe que não exista um humano a supervisionar?

    As máquinas podem estar em Marte, no fundo do mar, numa missão de salvamento no topo de uma montanha ou a lidar com uma tragédia qualquer, um terramoto, um tsunâmi... Cada vez haverá mais robôs com esse grau de iniciativa e que não podem estar à espera das instruções de um humano, além de que a máquina que está no terreno tem muito mais informação do que o humano que está longe. É o que já acontece com os drones autónomos, que são capazes de identificar caras e têm autonomia para atacar. Ainda não a usam, ou é-lhes negado que a usem, mas a tecnologia existe e pode começar a ser utilizada de um momento para o outro, até porque o inimigo também a tem.

    As grandes potências estão numa corrida para terem o melhor desse tipo de armamento?

    Temos o exemplo do projeto da Google com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, que contribui com o seu know how de gestão de imagens para a identificação de caras. Os drones conseguem reconhecer pessoas no meio de uma manifestação, coisa que também já se faz na China. Não se trata de um clima de guerra, mas as autoridades têm uma espécie de ficha em que vão pondo as coisas boas e más das pessoas e em que lhes atribuem pontos que determinam a rapidez do acesso à saúde, ao emprego, a uma casa, etc. Sabem quem contactou com fulanos suspeitos, quem encomendou alguma coisa pela internet, quem andou a ler artigos sobre o fabrico de explosivos – é uma espécie de controlo social através de ferramentas de IA.

    Foi um dos 56 cientistas e académicos que apelaram, em abril, ao boicote a uma universidade sul-coreana, devido ao envolvimento num projeto para desenvolver robôs de guerra autónomos. Há um risco demasiado elevado de haver um engano nos algoritmos ou até de serem criados algoritmos com as piores intenções?

    Ainda não há técnicas de informática que certifiquem as propriedades morais das máquinas. Estamos muito atrasados na criação de um software de segurança, com padrões internacionais, que também as protejam, por exemplo, de ataques de hackers. E enquanto uma bomba atómica exige tecnologia muito complicada, já os drones estão ao alcance de todos. Hão de aparecer robôs para roubar e matar, ou um drone que entra por uma janela com um explosivo sem ninguém saber quem o enviou. É muito difícil ter a certeza de que as máquinas não fazem nada de errado, e aí entramos no campo da moral.

    Tem sido esse o centro das suas investigações. Porque diz que estamos muito atrasados na introdução de uma moral nas máquinas?

    Sabemos pouco sobre a nossa moral, e as teorias não se entendem quanto a esta questão. Temos várias religiões no mundo e, entre os seus pares, são todos muitos bonzinhos, mas com os outros já não o são. Porque a moral evoluiu para se criar coesão dentro de determinado grupo, e a Humanidade encontra-se nesta encruzilhada em que ainda não foi capaz de se ver como um único grupo, à escala planetária.

    Não existindo uma moral universal, como se poderão minimizar as divergências para impor alguma ordem na autonomia crescente dos robôs?

    Não podemos esperar que eles tenham logo uma moral completa que se aplique a todos os casos. Podemos criar uma base moral, com um conjunto de regras gerais, e depois o informático configura o programa de acordo com as regras morais específicas de cada cultura. E também tem de haver a possibilidade de o robô ir revendo a sua moral à medida que as situações se desenrolam. Mas estamos longe de poder produzir esse software, além de também nos encontrarmos atrasados a nível legal. Imagine-se um acidente entre dois carros sem condutor. Quem é o culpado? É o carro? É o Estado? É o fabricante? É o proprietário? Os especialistas de Direito, como não percebem nada de máquinas, estão à espera para ver o que acontece.

    Ao nível da introdução de conceitos morais nas máquinas, falamos de um futuro a que distância?

    Vai depender do investimento que se faça, mas serão umas boas dezenas de anos, e é por isso digo que estamos atrasados. The Future of Life Institute, que reuniu grandes nomes da ciência e tecnologia, como o Elon Musk e o já falecido Stephen Hawking, é uma instituição privada sem fins lucrativos que levanta o problema da segurança na corrida à IA, por analogia à corrida às armas nucleares. Este ano, escolheu dez projetos para apoiar, entre 200 candidatos, e o meu é um deles. O objetivo é precisamente criar mecanismos que levem as empresas de IA a desenvolverem software que promova a segurança das máquinas.

    Qual o ponto de partida para se concretizar um objetivo desses?

    Há várias maneiras, por exemplo com incentivos ou penalizações, conforme o grau de colaboração com outras empresas do setor. Cada interveniente quer ser o primeiro a ter determinado produto para ganhar mais dinheiro, mas deixa de receber informação partilhada da concorrência se descurar a segurança, por exemplo. Ou fica sem acesso ao fundo de financiamento para o qual todos contribuíram no início. O projeto passa por mostrar que, definindo-se certas regras de jogo, com diferentes consequências, quanto mais longe se estiver disposto a ir na cooperação com os outros, mais recompensas se terá.

    Alinha com a tese de que as máquinas nos vão roubar empregos e criar maior desigualdade social entre pobres e ricos?

    É inevitável. O próprio trilho da nossa espécie diz-nos que há sempre uns que beneficiam mais do que outros. E com a amplificação tecnológica, os ricos são cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Acredito que vamos evoluir para uma sociedade de castas, no sentido em que teremos acima de todos os donos dos robôs, depois os administradores das máquinas, a seguir os seus executivos e, por fim, os explorados. Para uns criarem riqueza vão ter de explorar outros. Isso vai gerar revoltas, e os robôs serão usados para proteger as castas mais elevadas e dominar a população.

    Como nos filmes de ficção científica?

    Nós já estamos bastante robotizados nas nossas vidas de consumo permanente. As crianças estão tão habituadas ao smartphone que nem sabem lidar com as outras. As pessoas são transformadas em meros objetos de consumo e serão ainda mais mal pagas. Como o software vai ser cada vez mais cognitivo, as máquinas e os robôs vão substituindo os humanos com uma perversidade que é como se estivéssemos a marcar golo na própria baliza. Há centenas de milhares de pessoas a ganhar dinheiro no ensino das máquinas. Estão a trabalhar para ficarem sem emprego.

    Já não vamos a tempo de virar o jogo a nosso favor?

    Vamos caminhar para uma “uberização” de todas as profissões. Está um arquiteto numa “uber” de arquitetos e recebe uma chamada a solicitar os seus serviços durante três horas, para verificar se uma planta está conforme os regulamentos. “Está livre?” “Sim, estou, vou a caminho.” Vai ser assim.

    Olha o futuro com preocupação?

    É uma questão ideológica. A Humanidade cria instrumentos que permitem aproveitar recursos da Natureza. Pergunta-se: quem beneficia com isso? Porque há de ser o grande beneficiado o presidente da empresa tal, que a criou com vários contributos da sociedade envolvente, a começar nas universidades? Como a sociedade está cada vez mais globalizada, deve ser o todo a beneficiar da riqueza que produz. Tem de haver uma distribuição muito maior, mas o que se vê é que o hiato está a aumentar e não a diminuir. Em vez de ser posta ao serviço de todos, a IA vai agravar esse problema de uma maneira muito aguda. A máquina é mais barata do que o humano para executar as mesmas tarefas. Cada vez mais, as pessoas vão viver num limiar de sobrevivência e a consumir coisas que não lhes interessam para nada. Seremos como aquelas quintas de galinhas e porcos em que os animais vivem todos ao molho, só a produzir riqueza para outros.

    É um cenário catastrófico.

    Por isso é que ninguém fala dele. É completamente tabu. Tenho 70 anos e a mim este cenário já não me vai afetar, mas acho que não está muito distante.

    É para o século XXI?

    É certamente para o século XXI.

    #2
    E quem desenha, constrói, instala e faz a manutenção da máquina?

    Comentário


      #3
      já é hoje uma realidade em muitas áreas onde era necessária muita mão de obra manual hoje essas áreas são maioritariamente dominadas por maquinas e apenas supervisionadas por meia dúzia de pessoas apenas para manter o seu funcionamento...

      e os computadores e programas e interligações(redes, Internet, etc) veio acabar com muitos postos de trabalho manual e necessidade de elevado nº de pessoas...

      simplesmente o futuro vai ser cada vez mais maquinas a efectuar o trabalho de humano e os humanos terão de se adaptar á situação, como aconteceu nas ultimas décadas...

      como será quando chegar a essa altura em que a tecnologia dominará na totalidade todos os meios autónomos, seja de produção seja de outra coisa qualquer, logo se verá, se ainda estiver por cá para ver quando isso acontecer, por agora apenas posso relatar do que vivi e tenho de conhecimento da evolução até ao presente, futuro ainda está para vir...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
        E quem desenha, constrói, instala e faz a manutenção da máquina?
        neste momento precisas do humano para isso, num futuro não muito distante, poderá ser uma maquina a fazer isso tudo, sem necessidade de intervenção humana...

        Comentário


          #5
          Mas será que isto tem algo de realmente novo?

          Quando leio textos como estes fico com uma séria dúvida se o pessoal das ciências exactas faltou às aulas de história, ou se ja ouviram falar de sociologia e outras humanidades.

          Manuel Castells, Alvin Toffler e outros escreveram sobre isto há decadas...

          Mas basta estudar um pouco de história e reflectir um pouco...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
            neste momento precisas do humano para isso, num futuro não muito distante, poderá ser uma maquina a fazer isso tudo, sem necessidade de intervenção humana...

            Sim isso é o sonho de qualquer entidade patronal.

            Depois tu empregado vives do ar e do vento.





            PS: Daqui a pouco já jimbo e companhia a dizer que se tem que adaptar, e um gajo adapta-se abre-se um bar de meninas

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
              Sim isso é o sonho de qualquer entidade patronal.

              Depois tu empregado vives do ar e do vento.





              PS: Daqui a pouco já jimbo e companhia a dizer que se tem que adaptar, e um gajo adapta-se abre-se um bar de meninas
              pode ser o sonho de alguns patrões de outros já é pois já estão a funcionar nesses moldes, não tem praticamente mão de obra humana nenhuma só mesmo a necessária, e de resto tens de te mentalizar que o futuro é mesmo este as maquinas totalmente automatas e deixam de precisar de humanos para as operar, e nós teremos de nos adaptar como tem vindo a acontecer ao logo séculos com a evolução tecnológica...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                E quem desenha, constrói, instala e faz a manutenção da máquina?
                Obviamente outros robots.

                Estas noticias deviam ser mais divulgadas.



                https://www.aist.go.jp/aist_e/list/l...n20181116.html

                https://www.zerohedge.com/news/2018-...e-construction

                Comentário


                  #9
                  Velho do restelo...

                  Comentário


                    #10
                    Onde trabalho há uma tremenda dificuldade em arranjar e fixar mão de obra para trabalho praticamente indiferenciado.

                    Estou convencido que vai ser obrigada, mais cedo ou mais tarde, a automatizar muito coisa não para extinguir postos de trabalho mas justamente para substituir os que ninguém quer preencher.

                    Acredito que seja uma tendência geral.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                      Onde trabalho há uma tremenda dificuldade em arranjar e fixar mão de obra para trabalho praticamente indiferenciado.

                      Estou convencido que vai ser obrigada, mais cedo ou mais tarde, a automatizar muito coisa não para extinguir postos de trabalho mas justamente para substituir os que ninguém quer preencher.

                      Acredito que seja uma tendência geral.
                      Até em multinacionais mundo fora isso acontece com trabalho especializado. Pensam que todos querem trabalhar para si e por isso não querem aumentar o ordenado anual. Chega outra empresa e diz "vem trabalhar conosco e damos-te mais 10/20%". Depois queixam-se.

                      Antes eu começava sempre por perguntar nas entrevistas o trabalho, projecto e tudo mais. Agora? Agora regra geral começo por: duração de contracto, salario anual, data de inicio. Senão nem vale a pena discutir.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Mas será que isto tem algo de realmente novo?

                        Quando leio textos como estes fico com uma séria dúvida se o pessoal das ciências exactas faltou às aulas de história, ou se ja ouviram falar de sociologia e outras humanidades.

                        Manuel Castells, Alvin Toffler e outros escreveram sobre isto há decadas...

                        Mas basta estudar um pouco de história e reflectir um pouco...
                        Exacto. E ainda podes ir mais longe, ao tempo da Revolução Industrial!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                          neste momento precisas do humano para isso, num futuro não muito distante, poderá ser uma maquina a fazer isso tudo, sem necessidade de intervenção humana...
                          No futuro nem precisa de haver humanos, as maquinas vão assumir o controlo, isso está documentado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                            neste momento precisas do humano para isso, num futuro não muito distante, poderá ser uma maquina a fazer isso tudo, sem necessidade de intervenção humana...
                            Isso do não muito distante é que é discutível.

                            Ter robots a fazer coisas será "simples", mas ter robots a idealizar, construir, programar outros robots ainda vai demorar. Vai acontecer, mas vai demorar.

                            Comentário


                              #15
                              Os robôs por enquanto não são mais baratos do que a mão de obra em muitos países, incluindo Portugal, claro que no futuro poderão vir a ser.

                              https://expresso.sapo.pt/economia/20...s--Os-salarios

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                Isso do não muito distante é que é discutível.

                                Ter robots a fazer coisas será "simples", mas ter robots a idealizar, construir, programar outros robots ainda vai demorar. Vai acontecer, mas vai demorar.
                                claro que não vai ser algo para daqui a 10\20 anos que vamos ver maquinas a desenvolver maquinas, possivelmente no final deste século, mas com o desenvolvimento que já existe neste momento, é possível que daqui a 20 ou mais anos comecem a ver-se os primeiros robos com inteligência artificial a surgir, quem acompanha o desenvolver da tecnologia sabe que nestes últimos 30 anos onde se deu o BOOM mais significativo foi agora na ultima década, e vai continuar a avançar e dar que falar, quanto mais evoluída é a tecnologia mais facilidade existe em tornar realidade o que até há bem pouco tempo apenas se pensava ser algo apenas uma mera ideia...

                                dai eu dizer ser algo num futuro próximo, mas muitos de nós já cá não estaremos para assistir a isso, e outros estão já estão mais para lá que para cá...

                                eu simplesmente já me mentalizei que a tecnologia hoje em dia faz parte das nossas vidas e veio dar lugar a muitas coisas em alternativa á mão de obra Humana e com o decorrer dos tempos cada vez mais vai tomando o nosso lugar nas actividades mais diversas, e nós logo se verá...

                                Comentário


                                  #17
                                  As pessoas são substituidas por robots, as pessoas deixam de receber salário, quem compra os produtos produzidos pelos robots?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post

                                    eu simplesmente já me mentalizei que a tecnologia hoje em dia faz parte das nossas vidas e veio dar lugar a muitas coisas em alternativa á mão de obra Humana e com o decorrer dos tempos cada vez mais vai tomando o nosso lugar nas actividades mais diversas, e nós logo se verá...
                                    Isso.

                                    Há que adaptar. Se os ferreiros se adaptaram, também temos de nos adaptar.

                                    Claro que haverá quem se sente no canto a chorar que a máquina roubou o emprego, sem nada ter feito para evoluir...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                      Os robôs por enquanto não são mais baratos do que a mão de obra em muitos países, incluindo Portugal, claro que no futuro poderão vir a ser.

                                      https://expresso.sapo.pt/economia/20...s--Os-salarios
                                      claro que ter uma fabrica cheia de robôs é um enorme investimento face a ter um equivalente em mão de obra humana, mas por outro lado tens de ver a maquina pode operar 24\7 sem parar, é mais rápida e eficiente, que um operador humano que tem limitações, horas de descanso, pode adoecer, faltar, e ritmo de trabalho muito mais lento comparado com uma maquina...

                                      alem disso se a fabrica tiver um lucro enorme que recupera o investimento num instante na maquinaria, e ainda para eventuais reparações caso ocorram, até haver necessidade de vir a modernizar mais tarde...

                                      até na agricultura hoje uma pessoa apenas com uma maquina faz o trabalho praticamente todo em que á umas décadas atrás eram preciso centenas de pessoas para fazer o mesmo trabalho...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        Isso.

                                        Há que adaptar. Se os ferreiros se adaptaram, também temos de nos adaptar.

                                        Claro que haverá quem se sente no canto a chorar que a máquina roubou o emprego, sem nada ter feito para evoluir...
                                        no final da década de 90 em que a informática começou em força a entrar em tudo, muita gente foi contra , acabaram sem emprego por extinção do posto de trabalho e depois com idades complicadas em que eram velhos para outras actividades e novos para se reformarem, á pala de não querem aprender a trabalhar com os novos sistemas, depois andavam ai a lamentar-se...

                                        Comentário


                                          #21
                                          quais são então as profissões que se vão manter ou prosperar com a era dos robôs?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                            no final da década de 90 em que a informática começou em força a entrar em tudo, muita gente foi contra , acabaram sem emprego por extinção do posto de trabalho e depois com idades complicadas em que eram velhos para outras actividades e novos para se reformarem, á pala de não querem aprender a trabalhar com os novos sistemas, depois andavam ai a lamentar-se...
                                            Para chegar a esse ponto dos robots, ainda vai haver muita oportunidade para informática, electrónica, mecânica, hidráulica, design industrial, etc.
                                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                            quais são então as profissões que se vão manter ou prosperar com a era dos robôs?
                                            Prostituta...
                                            É só ver as revoluções que já passou, e sempre subsistiu ...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              Para chegar a esse ponto dos robots, ainda vai haver muita oportunidade para informática, electrónica, mecânica, hidráulica, design industrial, etc.Prostituta...
                                              É só ver as revoluções que já passou, e sempre subsistiu ...
                                              com tantas profissões que existem foste logo pensar nessa e apenas numa....es um poço de cultura, obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                Para chegar a esse ponto dos robots, ainda vai haver muita oportunidade para informática, electrónica, mecânica, hidráulica, design industrial, etc.Prostituta...
                                                É só ver as revoluções que já passou, e sempre subsistiu ...

                                                Tas a gozar? Tens noção do que se passa no mundo?

                                                https://www.thesun.co.uk/tech/208405...el-paris-cost/
                                                What is a robot sex doll, are there sex robot brothels in Paris and Italy and how much do they cost?

                                                https://www.theguardian.com/us-news/...ex-trafficking
                                                'Keep robot brothels out of Houston': sex doll company faces pushback
                                                https://www.huffingtonpost.com/entry...b0697dfe19c4f4
                                                Feminists Demand Paris Sex Doll Brothel Be Shut For Fueling Rape Fantasies
                                                https://www.theguardian.com/commenti...logy-objectify
                                                At last, a cure for feminism: sex robots
                                                https://usareally.com/1546-feminists...t-sex-brothels
                                                Feminists Are Fighting the Country's First 'Robot Sex Brothels'
                                                Editado pela última vez por krendam; 18 November 2018, 19:47.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Oolong22 Ver Post
                                                  As pessoas são substituidas por robots, as pessoas deixam de receber salário, quem compra os produtos produzidos pelos robots?

                                                  Os robots vão trabalhar de graça, não vai ser preciso dinheiro

                                                  Como vamos estar todo dia desocupados eles vão por-nos todos andar de bicicleta para gerar electricidade para eles, vão pagar-nos em creditos para podermos gastar em pornografia

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os robos podem substituir-nos praticamente em tudo.

                                                    Na parte económica a questão é: o Homem precisa de ganhar dinheiro para poder consumir.
                                                    Se não ganhar, não consome e os robôs deixarão de fazer falta.

                                                    Ou no futuro deixará de haver dinheiro?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                      Para chegar a esse ponto dos robots, ainda vai haver muita oportunidade para informática, electrónica, mecânica, hidráulica, design industrial, etc.Prostituta...
                                                      claro que sim, mas essas oportunidades já são no actual presente que se extinguirão de ter mão humana no futuro...

                                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                      É só ver as revoluções que já passou, e sempre subsistiu ...
                                                      quanto á Prostituta, é pá já temos as sexdools, não sei se continuará a resistir muito mais...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                                        Os robos podem substituir-nos praticamente em tudo.

                                                        Na parte económica a questão é: o Homem precisa de ganhar dinheiro para poder consumir.
                                                        Se não ganhar, não consome e os robôs deixarão de fazer falta.

                                                        Ou no futuro deixará de haver dinheiro?
                                                        penso que o dinheiro propriamente dito um dia vai desaparecer, ser substituído por outra coisa qualquer, com entrada de robôs na sociedade vai ter de haver uma reviravolta no sistema que usamos hoje em dia como é evidente, mas até lá apenas se pode especular como será...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                          neste momento precisas do humano para isso, num futuro não muito distante, poderá ser uma maquina a fazer isso tudo, sem necessidade de intervenção humana...
                                                          e quem faz a manutenção dessa máquina., uma máquina, ah ok, e a essa? outra máquina
                                                          ok

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                            quanto á Prostituta, é pá já temos as sexdools, não sei se continuará a resistir muito mais...
                                                            E dinheiro para as comprar? :D

                                                            Já vi que é um tema que a malta aqui domina, esse das sex dolls...
                                                            Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 18 November 2018, 20:29.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X