Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Subscrição, será um futuro bom para o consumidor?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A Subscrição, será um futuro bom para o consumidor?

    Já há algum tempo que andava para explorar este tema.
    O mundo tem vindo a mudar cada vez mais para um sistema de subscrição, em Portugal começou nos telemóveis e ginásios, com pacotes fixos mensais (e fidelizações) e agora estende-se a tudo.
    Em alguma casos é benéfico, o consumidor pode escolher individualmente o que quer, e pagar apenas quando usa.
    Mas a meu ver no "long run" o consumidor vai acabar prejudicado e a pagar muito mais.
    Tenho notado algumas situações em que cada vez mais os preços vão aumentando e a oferta estrangulando.

    Podemos começar por exemplo com o desporto.
    A sporttv em portugal custa na casa dos 26€ e oferece uma grande variedade de desportos. Mas alguns (e com razão) pensam que "se eu só quero ver Formula 1, ou Moto Gp, Ou Liga dos Campeões, porque é que tenho de pagar tudo o resto?". E com este pensamento as empresas foram lançando novos serviços. Mais completos, mas também caros.
    No caso do MotoGP, o custo são 19.99€ mês, ok, temos acesso ao site, a videos, a mais extras. Mas para ver as corrida live são 19.99€, e com o tempo vai deixar de haver em canal aberto ou canal generalista e passa a ser só subscrição.
    Outro caso muito conhecido é a ElevenSports. Que já tem muito do futebol, e vai ter em 2019 a Formula 1. Custa 9.99€ mês ou 99.99€ ano.
    Já estamos num valor acima do que se pagava pela Sporttv que tinha precisamente todos estes desportos...

    Depois juntam-se outros Netflix, HBO, Amazon, Hulu etc etc, Todos com programas exclusivos, e todos com custo individual elevado.

    Noutro campo completamente diferente, ouvi na rádio que o Jumbo e o Continente já têm uma opção de um pagamento mensal fixo e todas as entregas tornam-se gratuitas. Mais uma subscrição fixa.

    A Via Verde, que andou séculos a tentar "obrigar" todos a passar para o sistema de aluguer... 7€ ano... Mas felizmente acabaram com a ideia.

    No Software a mesma coisa. Dá liberdade às empresas mais postos de trabalho, mais licenças, menos postos, menos subscrições. E tá feito.
    Mas nestes períodos de transição, há casos interessantes.
    No meu trabalho temos um software que custou 2.000€, uma licença perpétua. Já quando escolhemos esta opção, fomos fortemente pressionados para optar por uma solução de subscrição.
    Com a licença perpétua, adquirimos também um pack de manutenção. 200€ anuais permitem, ter acesso ao site, e-learning, resolução de problemas, e todos os upgrades disponíveis.
    Mas todos os anos, quando o pack de manutenção revalida somos pressionados a mudar a nossa licença perpétua para uma licença de subscrição, pelo "preço promocional" de 200€ (no primeiro ano... depois haverá aumentos dentro do "normal" dizem eles). E contra partida? Se deixarmos de pagar essa subscrição, perdemos o total acesso ao software. Ou seja se num aperto da da empresa, não se puder pagar o software, também não podemos trabalhar. Porque a "promoção" de acesso à subscrição retira-nos a licença perpétua.

    E por fim, estamos a ver este tipo de situações de subscrição também nos carros. Se para empresas ainda há benefícios legais em não ter um carro em nome próprio e ter uma renda para casos particulares é preciso fazer contas primeiro.
    Depois há o car sharing que para já está num modelo de pagamento por utilização. Mas irá entrar em sistema de pagamento por X tempo mensal, use-se ou não.

    No final, penso que o consumidor irá ficar atolado num exagero de subscrições que todas juntas somam mais que o estilo de utilização antigo que tínhamos.

    Também sei que em alguns casos o Homem (e o português ainda mais) é adverso a perder a "posse". Mas honestamente não me parece que todas as situações são ideias para este tipo de negócio.
    E se não fosse bom para as empresas elas não estavam todas a mudar para este tipo de cobranças.

    #2
    Bom ponto de vista e já tinha pensado no assunto. Se no sector de entretenimento faz algum sentido, até pelo facto de poderes deixar de pagar algum mês que não te dê jeito ou que saibas que não vais usufruir (por exemplo no netflix ou game pass ou outros similares), em situações profissionais é uma ideia estapafúrdia pois, tal como referes, num mês em que haja algo que não corra bem cortam o acesso às ferramentas de trabalho. É por essa situação que onde trabalho temos ferramentas já algo ultrapassadas mas livres de subscrições e apenas um posto com software mais actual e em regime de licenças de subscrição. Não é um modelo de futuro onde eu, particularmente, me sinta à vontade com produtos dos quais depende a minha vida profissional.

    E sistemas de sharing de um bem material, como o caso dos carros, tem sempre propensão a dar mau resultado devido ao pensamento de muitos indivíduos de que, se pagam, podem estragar. Um pouco como já fazem com carros de rent-a-car mas agora elevado a algo que utilizaremos todos os dias.

    Comentário


      #3
      O melhor é ser o menos consumista possível.

      Detesto subscrições e evito-as a todo o custo.

      Comentário


        #4
        Em Software faz todo o sentido.

        Passas a ter sempre as actualizações mais recentes do programa e compativeis com as versões mais recentes do sistema operativo.
        O caso do Office 365 é um bom exemplo. O Office 2019 será o ultimo que se poderá comprar em modelo tradicional. Se fica mais caro? Sim, mas por isso é que oferecem também ( no caso do Home ) 1 TB de backup por utilizador ( dá até 5 )

        A nivel de software de facturação, está tudo a migrar para subscrições mensais.

        Produtos da Adobe Creative Cloud a mesma coisa.

        Comentário


          #5
          já eu acho que deveria ser tudo "as-a-service".

          ginásios, transmissão de desportos, automóveis, software, etc

          só deverias pagar o tempo que utilizas e deveria ser tudo facturado ao segundo. Até power tools, por exemplo. Para que é que quero comprar um berbequim se só o uso 10 vezes por ano no máximo???

          depois terias subscrição para serviços contínuos e não discretos no tempo, como telemóveis, internet, etc

          Comentário


            #6
            Há coisas onde faz sentido, outras onde nao faz, e isto varia de cliente para cliente.

            Nao vejo o problema do post inicial.

            Comentário


              #7
              É cómodo para umas coisas, mas inútil para outras.
              Basta entender que se existem tantas facilidades para subscrição é porque beneficia mais as empresas do que propriamente os consumidores.
              Há coisas que me fazem desistir de usar tipo o Spotify ou Netflix por isso mesmo.
              Não sou adepta de subscrições.
              Nem via verde tenho. (o que é estúpido)

              Comentário


                #8
                Eu sou "Tuga" até à irracionalidade.

                Gosto do conceito de propriedade e detesto fidelizações, subscrições e outras impingições (acabo de criar o termo) para as quais me tentam empurrar. Mesmo no trabalho tenho fama (e proveito) de ser do contra no que diz respeito a "ofertas" de bens e serviços neste regime... mesmo que no curto prazo sejam muito aliciantes...

                Comentário


                  #9
                  É uma questão Matemática e não acho que Tenha havido grandes novidades nos últimos anos.

                  Há serviços em que realmente faz sentido, não vejo como poderia ser benéfico pagar por cada filme, cada musica do Spotify, cada desporto num canal.. Seria muito mais caro, porque a tendência é o conjunto das coisas sair mais barato.

                  Já em compras, é uma 'mania' que na maior parte das vezes não faz o mínimo sentido. A Amazon está a tentar há muito introduzir o conceito em que pagas X e tens entregas de determinado produto todos os meses. Nesses casos acho que raramente compensa, pois obrigam-te a comprar algo que não sabes se vais consumir ou não. Apesar de haver alguma compensação no preço, não me parece que seja vantajoso.

                  Comentário


                    #10
                    Quanto ao software, há pelo menos 20 anos que é assim
                    ...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                      Em Software faz todo o sentido.

                      Passas a ter sempre as actualizações mais recentes do programa e compativeis com as versões mais recentes do sistema operativo.
                      O caso do Office 365 é um bom exemplo. O Office 2019 será o ultimo que se poderá comprar em modelo tradicional. Se fica mais caro? Sim, mas por isso é que oferecem também ( no caso do Home ) 1 TB de backup por utilizador ( dá até 5 )

                      A nivel de software de facturação, está tudo a migrar para subscrições mensais.

                      Produtos da Adobe Creative Cloud a mesma coisa.
                      Acho que depende das situações.
                      Eu tenho software em subscrição. Tenho software antigo licença perpetua e tenho software com pacotes de manutenção.

                      Num cliente mais antigo o posto de trabalho ainda tem um office 2003, e funciona bem. Claro que está muito limitado em termos de novidades. Mas para uma ferramenta de 15 anos chega e sobra.

                      Em termos de programas de facturação depende. Andámos anos e anos a ter programas de facturação super simples baratos e que funcionavam bem.
                      Agora com os governos que temos que mudam as leis 50x por ano, os programas passaram a ter de estar permanente actualizados (um esforço para muitas empresas...) e com isso as empresas passaram para modelos on-line e via subscrição.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                        já eu acho que deveria ser tudo "as-a-service".

                        ginásios, transmissão de desportos, automóveis, software, etc

                        só deverias pagar o tempo que utilizas e deveria ser tudo facturado ao segundo. Até power tools, por exemplo. Para que é que quero comprar um berbequim se só o uso 10 vezes por ano no máximo???

                        depois terias subscrição para serviços contínuos e não discretos no tempo, como telemóveis, internet, etc
                        Eu em muitas coisas concordo.
                        O problema é que o berbequim custa 29.90€, e vais à loja 1 vezes e depois usas 10x por ano e com 5 anos avaria.

                        Se fores alugar , tens de ir à loja buscar, e levar (2 deslocações) e vai-te custa 3.99€ cada utilização. Ao final do ano nas 10 utilizações já pagaste 2 berbequins.

                        Comentário


                          #13
                          Acho bem.
                          Até introduzo a ideia do casamento por subscrição.
                          Um tipo pagava só durante o período de subscrição. O fim do período de subscrição determinaria a caducidade do contrato, sem necessidade de divórcios nem de partilhas de bens.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                            É cómodo para umas coisas, mas inútil para outras.
                            Basta entender que se existem tantas facilidades para subscrição é porque beneficia mais as empresas do que propriamente os consumidores.
                            Há coisas que me fazem desistir de usar tipo o Spotify ou Netflix por isso mesmo.
                            Não sou adepta de subscrições.
                            Nem via verde tenho. (o que é estúpido)
                            Bastante, as vantagens sao inúmeras, ainda este fim de semana vi uma fila de umas 30 pessoas para pagar um parque.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Eu em muitas coisas concordo.
                              O problema é que o berbequim custa 29.90€, e vais à loja 1 vezes e depois usas 10x por ano e com 5 anos avaria.

                              Se fores alugar , tens de ir à loja buscar, e levar (2 deslocações) e vai-te custa 3.99€ cada utilização. Ao final do ano nas 10 utilizações já pagaste 2 berbequins.
                              Cheguei á conclusao que, para mim, nao ter impressora em casa era mais cómodo e barato do que ter uma.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Eu em muitas coisas concordo.
                                O problema é que o berbequim custa 29.90€, e vais à loja 1 vezes e depois usas 10x por ano e com 5 anos avaria.

                                Se fores alugar , tens de ir à loja buscar, e levar (2 deslocações) e vai-te custa 3.99€ cada utilização. Ao final do ano nas 10 utilizações já pagaste 2 berbequins.
                                Certo.

                                Contudo, há que meter na equação que a tendência será que as pessoas vivam cada vez mais em casas mais pequenas... o m2 de armazém em casa numa grande cidade custa uma fortuna.

                                Já viste o sucesso das lavandarias self service? Numa cozinha poupar máquinas e estendal é dinheiro.

                                É mundo novo... não sou fã.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Eu em muitas coisas concordo.
                                  O problema é que o berbequim custa 29.90€, e vais à loja 1 vezes e depois usas 10x por ano e com 5 anos avaria.

                                  Se fores alugar , tens de ir à loja buscar, e levar (2 deslocações) e vai-te custa 3.99€ cada utilização. Ao final do ano nas 10 utilizações já pagaste 2 berbequins.
                                  É esse o ponto, subscrições só compensam em serviços que vais utilizar realmente uma ou duas vezes na vida, mais do que isso e já estás a pagar mais do que pela compra Na empresa tenho o software mais importante por subscrição porque não há outra hipótese mas sei que é mau negócio em relação à licença perpétua que já não vendem...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                    Certo.

                                    Contudo, há que meter na equação que a tendência será que as pessoas vivam cada vez mais em casas mais pequenas... o m2 de armazém em casa numa grande cidade custa uma fortuna.

                                    Já viste o sucesso das lavandarias self service? Numa cozinha poupar máquinas e estendal é dinheiro.

                                    É mundo novo... não sou fã.
                                    Se viver em casas com 40 m2 é o futuro... deixa-me viver no passado com as máquinas todas e arrecadação

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      Cheguei á conclusao que, para mim, nao ter impressora em casa era mais cómodo e barato do que ter uma.
                                      Eu também. Quando precisava de imprimir, os tinteiros, como eram pouco usados, estavam quase sempre secos e tinha de os substituir, pelo que cada cópia me ficava caríssima. Agora, quando preciso de imprimir alguma coisa, o que é pouco frequente, vou a uma dessas casas de impressão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                        É uma questão Matemática e não acho que Tenha havido grandes novidades nos últimos anos.

                                        Há serviços em que realmente faz sentido, não vejo como poderia ser benéfico pagar por cada filme, cada musica do Spotify, cada desporto num canal.. Seria muito mais caro, porque a tendência é o conjunto das coisas sair mais barato.

                                        Já em compras, é uma 'mania' que na maior parte das vezes não faz o mínimo sentido. A Amazon está a tentar há muito introduzir o conceito em que pagas X e tens entregas de determinado produto todos os meses. Nesses casos acho que raramente compensa, pois obrigam-te a comprar algo que não sabes se vais consumir ou não. Apesar de haver alguma compensação no preço, não me parece que seja vantajoso.


                                        eu só vejo jogos do benfica. Não tenho qualquer interesse por mais nenhuma equipa, qualquer outro campeonato ou qualquer outro desporto.

                                        há mercado para todo o tipo de clientes. As empresas têm de oferecer os dois tipos de serviço: pay per view para pessoas como eu, subscrição para quem quer ter aquilo sempre disponível.

                                        e isto aplica-se igualmente a música, filmes e outras coisas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Bastante, as vantagens sao inúmeras, ainda este fim de semana vi uma fila de umas 30 pessoas para pagar um parque.
                                          É a única coisa que me poderá fazer falta - Via Verde.
                                          Porcarias de TV e jogos são luxos.
                                          O ginásio, se uma pessoa não for, também se torna inútil. E grande parte das pessoas não vão mesmo, metem-se nisso e não usam.


                                          Um conceito que me faz falta é subscrição de produtos beleza + perfumes.
                                          Todos os meses receber um cabaz de coisas que eu uso no dia-a-dia, nem que sejam em tamanhos de amostra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Cheguei á conclusao que, para mim, nao ter impressora em casa era mais cómodo e barato do que ter uma.
                                            Ter que sair de case e ir a uma loja de impressões é mais cómodo do que imprimir em casa? Teoria interessante ...

                                            P.S. Tenho uma máquina em casa para meia dúzia de impressões por ano por comodidade. Troco os tinteiros de 2 em 2 anos, uma trabalheira

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Eu em muitas coisas concordo.
                                              O problema é que o berbequim custa 29.90€, e vais à loja 1 vezes e depois usas 10x por ano e com 5 anos avaria.

                                              Se fores alugar , tens de ir à loja buscar, e levar (2 deslocações) e vai-te custa 3.99€ cada utilização. Ao final do ano nas 10 utilizações já pagaste 2 berbequins.
                                              tens de oferecer um serviço com valor... não alugas o berbequim de 30 euros, alugas o de 100. Colocas depois preços competitivos por tempo: 1h 1 euro. É baratíssimo para quem aluga, e para quem oferece o serviço, em 100 horas tem o berbequim pago.

                                              além disso, não ofereces só o berbequim, disponibilizas também brocas de todos os tipos e tamanho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                eu só vejo jogos do benfica. Não tenho qualquer interesse por mais nenhuma equipa, qualquer outro campeonato ou qualquer outro desporto.

                                                há mercado para todo o tipo de clientes. As empresas têm de oferecer os dois tipos de serviço: pay per view para pessoas como eu, subscrição para quem quer ter aquilo sempre disponível.

                                                e isto aplica-se igualmente a música, filmes e outras coisas.
                                                Eu entendo, mas comercialmente falando vais ganhar muito pouco com isso.

                                                Porque, por exemplo, se pagas 26 euros pela subscrição da sporttv, não estejas à espera de pagar 4 ou 5 por cada jogo do Benfica. Vais pagar 10 ou perto disso, daí eu dizer que raramente compensam estas modalidades 'Pay as you go' nos serviços multimédia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                  Ter que sair de case e ir a uma loja de impressões é mais cómodo do que imprimir em casa? Teoria interessante ...

                                                  P.S. Tenho uma máquina em casa para meia dúzia de impressões por ano por comodidade. Troco os tinteiros de 2 em 2 anos, uma trabalheira
                                                  As impressoras ocupam espaço, os tinteiros secam e são caros para xuxu, as folhas podem falar, as impressoras encravam papel.
                                                  Também não tenho paciência para impressoras em casa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                    Eu também. Quando precisava de imprimir, os tinteiros, como eram pouco usados, estavam quase sempre secos e tinha de os substituir, pelo que cada cópia me ficava caríssima. Agora, quando preciso de imprimir alguma coisa, o que é pouco frequente, vou a uma dessas casas de impressão.
                                                    Olha, ai está.
                                                    A Hp também tem um serviço de subscrição em que pagas X por mês e tens direito a X impressões com tinteiros incluídos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                      tens de oferecer um serviço com valor... não alugas o berbequim de 30 euros, alugas o de 100. Colocas depois preços competitivos por tempo: 1h 1 euro. É baratíssimo para quem aluga, e para quem oferece o serviço, em 100 horas tem o berbequim pago.

                                                      além disso, não ofereces só o berbequim, disponibilizas também brocas de todos os tipos e tamanho.
                                                      Sim, há que explorar o mercado e dar mais opções.
                                                      Há muito equipamento que vale a pena alugar precisamente pelo pouco uso que se dá.
                                                      Mas não me parece que seja expansível a tudo.

                                                      Exemplo:BERBEQUIM COM FIO | RENT AND GO
                                                      6€ dia, 9€ ao fim de semana.
                                                      Leroy Merlin - Produtos
                                                      80€ (o modelo já 710w, há desde 39.90€)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                        Eu entendo, mas comercialmente falando vais ganhar muito pouco com isso.

                                                        Porque, por exemplo, se pagas 26 euros pela subscrição da sporttv, não estejas à espera de pagar 4 ou 5 por cada jogo do Benfica. Vais pagar 10 ou perto disso, daí eu dizer que raramente compensam estas modalidades 'Pay as you go' nos serviços multimédia.

                                                        a diferença é que como não têm esse serviço agora, e eu não quero pagar 26 euros pela subscrição, levam 0 euros meus e eu (alegadamente) vejo os jogos à Inácio.

                                                        se vendessem pay-per-view a 10 euros, alguns meses levavam 10 euros meus, outros levavam 20.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                          Ter que sair de case e ir a uma loja de impressões é mais cómodo do que imprimir em casa? Teoria interessante ...

                                                          P.S. Tenho uma máquina em casa para meia dúzia de impressões por ano por comodidade. Troco os tinteiros de 2 em 2 anos, uma trabalheira
                                                          Bastante mais. Raramente preciso de imprimir uma coisa.
                                                          Quando preciso de imprimir vou a um dos vários locais que fazem impressoes (basta ir ao supermercado que tenho lá um), ou até imprimo no trabalho.
                                                          Nao ter uma impressora a ocupar espaco é mais cómodo para mim. Para além de ser mais barato.
                                                          Editado pela última vez por Karma; 11 December 2018, 10:19.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                            Se viver em casas com 40 m2 é o futuro... deixa-me viver no passado com as máquinas todas e arrecadação
                                                            Eu também não disse que concordava... mas nem sei sequer se “é o futuro” ou se já é O presente.

                                                            Nas grandes cidades, não há qq dúvida, para quem seja potencial utilizador de um berbequim ou máquina de lavar... viver em <20/30/40m2 é uma realidade MUITO frequente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X