Tópico do 5G - Revolução na internet movel e não só! - Página 6

Página 6 de 8 PrimeiraPrimeira ... 567 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 151 para 180 de 231
Like Tree63Likes

Título: Tópico do 5G - Revolução na internet movel e não só!

mok
    mok está offline
    Piloto de Troféu mok's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

eu so o tecnico da huawei no video acima a dizer que andavam a investigar as formas de arrefecimento porque as antenas iam ter 3x mais potencia...

isto nesta fase inicial, que andam nos 3000MHZ, nem quero imaginar quando chegarem aos 60000MHZ

Piloto Lendário TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
    Que bicho de sete cabeças estão a fazer por causa da huawey.

Os estados unidos andam em guerra aberta permanente e outras obscuras com meio mundo, não deve usar qualquer vantagem proporcionada pelas gigantes americanas para delinear as suas estratégias.

É engraçado que estes problemas só acontecem quando eles ou não têm solução para o que por aí vem ou estão muitissimo atrasados em relação aos outros.

Eu nunca tive nenhum huawey, mas já possuí vários zte, e hoje em dia possuo um motorola que acho que pertence á lenovo.

Acham realmente que é só a industria chinesa que tem de responder perante qualquer questão do cp.
    Os americanos fazem-no á seculos e agora que o jogo está a mudar é que estão preocupados.

Outra questão é a multidão acreditar em tudo o que os americanos dizem/afirmam como verdadeiro, durante o sec passado várias vezes esses tipos foram apanhados a mentir, chegando mesmo a forjar provas falsas, para levarem as suas intenções á vante...

... as pessoas são tão parvas que acreditam e esquecem esses truques desses senhores...

Ainda há outra coisa mais ridicula, muitos dos que se queixam da falta de privacidade e outras inconveniencias que esta espionagem poderia trazer.
    Partilham toda a sua vida real e digital de bom grado com milhares de sitios e redes sociais.

Se uma nação quiser saber algo sobre um individuo, de certeza que esse individuo já lhe despertou interesse e não precisam de andar a perguntar a A ou B informações, pois há muito o passado de intenções e futuro previsivel é facilmente repescado.

Braço-de-ferro biónico

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Deutsche Telekom and Vodafone Germany criticized high prices of the country’s auction

Germany’s Federal Network Agency announced that the 5G auction, which started in March, ended with 6.55 billion EUR offered in total by the four bidders. Deutsche Telekom and Vodafone Germany criticized high prices of the country’s auction.
    Deutsche Telekom bid 2.17 billion EUR for 2×20 MHz in the 2.1GHz band and 90 MHz in the 3.6 GHz band. Vodafone paid 1.88 billion EUR. In the 2.1 GHz frequencies, it bought 2×20 MHz for 806 million EUR and in the 3.6 GHz band the company acquired 90 MHz for 1 billion EUR. Telefonica bid 1.4 billion EUR for a total spectrum of 90 MHz, including 2×10 MHz in the 2.1 GHz range for 381.1 million EUR and 70MHz in the 3.6 GHz band for 1.04 billion EUR. The newcomer 1&1 Drillisch acquired 2×10 MHz in the 2.1 GHz band and 50 MHz in the 3.6 GHz band for 1.07 billion EUR.
    The coverage obligations for the licence winners include a requirement to supply speeds of a minimum of 100Mbps to at least 98% of households in each state by the end of 2022, as well as all federal highways, and the major roads and railways. Furthermore, each operator will have to set up 1,000 5G base stations by the end of 2022, in addition to 500 base stations in “white spot” unserved rural areas. For newcomers, less stringent coverage requirements apply.

Piloto de Troféu Mazzeo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mok Ver Post
    eu so o tecnico da huawei no video acima a dizer que andavam a investigar as formas de arrefecimento porque as antenas iam ter 3x mais potencia...

isto nesta fase inicial, que andam nos 3000MHZ, nem quero imaginar quando chegarem aos 60000MHZ
    O tema é mesmo nos 3.5GHz, onde se utiliza o massive MIMO com digital beamforming. O módulo de rádio implementa vários emissores (64 por norma), cada um com uma potência a rondar os 3W. O processamento necessário para calcular e "trabalhar" os sinais é brutal e a potência dissipada dispara dos ~350W para os ~1300W por sector/célula.

No mmWave, utiliza-se beamforming analógico, com o rádio a ter apenas 2 ou 4 emissores e com o feixe a ser criado e trabalhado na antena física (por norma com 512 elementos). A potência dissipada em processamento é muito menor.

A confusão da Huawei é simples, a empresa pertence ou é controlada pelo governo chinês e utiliza recursos financeiros, aparentemente ilimitados, para fazer o que apetece.

Piloto de Troféu Hecho's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Deutsche Telekom and Vodafone Germany criticized high prices of the country’s auction

Germany’s Federal Network Agency announced that the 5G auction, which started in March, ended with 6.55 billion EUR offered in total by the four bidders. Deutsche Telekom and Vodafone Germany criticized high prices of the country’s auction.
    Deutsche Telekom bid 2.17 billion EUR for 2×20 MHz in the 2.1GHz band and 90 MHz in the 3.6 GHz band. Vodafone paid 1.88 billion EUR. In the 2.1 GHz frequencies, it bought 2×20 MHz for 806 million EUR and in the 3.6 GHz band the company acquired 90 MHz for 1 billion EUR. Telefonica bid 1.4 billion EUR for a total spectrum of 90 MHz, including 2×10 MHz in the 2.1 GHz range for 381.1 million EUR and 70MHz in the 3.6 GHz band for 1.04 billion EUR. The newcomer 1&1 Drillisch acquired 2×10 MHz in the 2.1 GHz band and 50 MHz in the 3.6 GHz band for 1.07 billion EUR.
    The coverage obligations for the licence winners include a requirement to supply speeds of a minimum of 100Mbps to at least 98% of households in each state by the end of 2022, as well as all federal highways, and the major roads and railways. Furthermore, each operator will have to set up 1,000 5G base stations by the end of 2022, in addition to 500 base stations in “white spot” unserved rural areas. For newcomers, less stringent coverage requirements apply.
    Em Portugal onde a internet já é 75% fibra e ter rede estavel em auto estradas e vias férrias é normal pode soar normal, mas na Alemanha onde actualmente o comboio arranca e o sinal desaparece, é impossivel até numa auto estrada ter sinal estavel, cobertura de fibra das mais baixas da europa, internet fraca, instavel, ter 98% de cobertura(casas), vias férrias e auto-estradas em 2022 visto a partir de hoje parece algo surreal, só acredito quando ver.

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
    Em Portugal onde a internet já é 75% fibra e ter rede estavel em auto estradas e vias férrias é normal pode soar normal, mas na Alemanha onde actualmente o comboio arranca e o sinal desaparece, é impossivel até numa auto estrada ter sinal estavel, cobertura de fibra das mais baixas da europa, internet fraca, instavel, ter 98% de cobertura(casas), vias férrias e auto-estradas em 2022 visto a partir de hoje parece algo surreal, só acredito quando ver.
    Nunca tive na Alemanha por isso falo do lado de fora.

Pelo que tenho lido tem a ver com os preços ridículos que pagam nos leilões das frequências, que deixa as operadoras sem dinheiro para investir na rede.

O leilão do 3G foi de tal forma duro que faliu operadoras e obrigou outras a fundirem-se.

AMR
    AMR está offline
    Piloto de Troféu AMR's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
    75% na fibra, só se for na publicidade.
    SilverArrow, TURBO and PriusFan like this.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AMR Ver Post
    é bem provável se algumas das aldeias mais remotas de portugal já tem fibra, ok que é fibra rural. Acho bem provável 75% já estar coberto de fibra, se tem os operadores todos disponíveis, isso já duvido, no prédio onde moro posso ecolher os 4 operadores nacionais, se bem que para a nowo só ia se pagasse 0€ e mesmo assim teria que pensar

AMR
    AMR está offline
    Piloto de Troféu AMR's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
    é bem provável se algumas das aldeias mais remotas de portugal já tem fibra, ok que é fibra rural. Acho bem provável 75% já estar coberto de fibra, se tem os operadores todos disponíveis, isso já duvido, no prédio onde moro posso ecolher os 4 operadores nacionais, se bem que para a nowo só ia se pagasse 0€ e mesmo assim teria que pensar
    Lá está... Boa publicidade. E assim muitos acreditam.

No Redondo a semana passada tb vi publicidade a net de 1 Giga. O que acredito... ali no centro, só para fazer estatística, os tais 75%. Eu com uma casa a 6 kms de uma bastante conhecida cidade deste Portugal, já nem com ADSL, quanto mais fibra. Até onde resido, só tenho fibra há 3 anos. E isto aqui de remoto, tem pouco.

Piloto de Kart PriusFan's Avatar
    Data de Registo
    May 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AMR Ver Post

Especialmente uma certa operadora que mete coaxial até um certo ponto e depois muda para fibra / vice versa.

A fibra no nosso país, na esmagadora maioria dos casos, é só marketing

Só há uma operadora que tem uma (pequena) rede inteiramente em fibra, mas mesmo essa por ter uma rede pequena trabalha com/aluga a rede de outra operadora que acaba por dar praticamente no mesmo

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

75% acredito...

Nas cidades 100% ou perto disso

Nas aldeias 10%

É que nas cidades num prédio tem tantos apartamentos como casas numa aldeia pequena...

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

75% acredito...

Nas aldeias 10%

É que nas cidades num prédio tem tantos apartamentos como casas numa aldeia pequena...

Eu adoro estas estatíticas.

Em Lisboa cidade e não periferia tens imensas zonas com ADSL, Fibra nem sonham.

Quase todas as zonas de Moradias sofrem desse mal. É caro estar a fazer a instalação para apenas 1 casa de cada vez, prédios é melhor...
    Há bairros inteiros de moradias com 0 fibra, quando a fibra está ali a 200m .
    TURBO gosta disto.

Piloto de Kart PriusFan's Avatar
    Data de Registo
    May 2019

Por Defeito

75% acredito...

Nas aldeias 10%

Nas cidades como por exemplo Lisboa? Em que vejo o coaxial a passar ao longo da fachada do prédio e antes de subir para o cliente a interligar com a fibra

Piloto de Troféu Hecho's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

depois da polemica dos 75% fui ver se achava a fonte e já não sei onde vi, porque não sei se era 75% das habitações principais cobertas com fibra se era 75% das ligações de internet em Portugal serem via Fibra. Mas existe algo que é a 75%, eu também conheço pouca gente com fibra que viva longe do centro da respectiva cidade, a fibra ainda tem muito para expandir.

Até porque o 5G vai requerer também muita fibra.

Piloto de Troféu Indigo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Ainda estão preocupados com o 5G?

Nem 4G em condições tenho

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
    Ainda estão preocupados com o 5G?

Nem 4G em condições tenho
    E com o aumento no tráfego que se tem verificado, o 4G vai ficar ainda pior.
    A malta precisa perceber que telecomunicações é um serviço e que depende de uma infraestrutura caríssima, pelo que é prestado onde há mercado.

Estarem sempre a dizer "para que o 5G quando nem o 4G tenho em condições" é como dizer "para que aumentar a capacidade do metro de Lisboa, quando não há metro em Penamacor".

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Nos eua a tipica mensalidade de telemovel é100- 150 dolares + mensalidade telemovel (que em muitas operadoras esta fechado aos comprados na operadora)...

Em pt 10€.... O que esperam?

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

É melhor comprar composição nova de METRO, a expandir a rede do METRO em Lisboa.

Piloto de Troféu 33Stradale's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
    A malta precisa perceber que telecomunicações é um serviço e que depende de uma infraestrutura caríssima, pelo que é prestado onde há mercado.

Estarem sempre a dizer "para que o 5G quando nem o 4G tenho em condições" é como dizer "para que aumentar a capacidade do metro de Lisboa, quando não há metro em Penamacor".
    Acho que a analogia é mais: Para quê construir uma segunda linha de metro em Lisboa, se podiam simplesmente colocar mais composições na linha antiga?

Piloto de Troféu Indigo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post

Para quando a implementação do 5G? É expectavel condicionar a compra de um telefone agora só porque não tem 5G? Ou comprar um modelo especifico apenas porque tem 5G?

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Nos eua a tipica mensalidade de telemovel é100- 150 dolares + mensalidade telemovel (que em muitas operadoras esta fechado aos comprados na operadora)...

Em pt 10€.... O que esperam?
    Todos os grandes mercados tem um ARPU elevado. Cá há uns anos, pagava-se 50€ por baixo, e chamadas para outras redes custavam 0,59€ por minuto. Mesmo os pré-pagos dos putos custavam 20€ e só enviavam SMS e "kolmi". Já ninguém se recorda disso, na Europa é normal gastar mais em cafés do que em telecomunicações, apesar de ser uma "necessidade básica".

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
    Para quando a implementação do 5G? É expectavel condicionar a compra de um telefone agora só porque não tem 5G? Ou comprar um modelo especifico apenas porque tem 5G?
    As atribuições de espectro estão previstas para Maio/Junho de 2020, antes disso não pode haver rede comercial.
    Ainda não se sabe em que formato serão feitas as atribuições e o custo expectável para os operadores, ou seja, ainda há esperanças de que façam as coisas como deve ser, ao contrário da Alemanha e Itália.

Os telefones que estão no mercado ainda suportam apenas o 5G NSA (Non Stand Alone, mais especificamente EN-DC NSA 3x), ou seja, ligam-se sempre ao 4G e usam o 5G como aumento de capacidade, mas a sinalização segue no 4G. As duas grandes desvantagens são o consumo brutal de bateria e maior latência no início da chamada de dados, em comparação com o 4G.
    Os telefones com suporte SA2 (Stand Alone, architecture option 2) começam a aparecer no primeiro trimestre de 2020. Esses já serão capazes de ligarem-se apenas ao 5G (nas redes preparadas), com todas as vantagens associadas (consumo, cobertura, latência, serviços).

Em menos palavras, os telefones 5G actuais são brinquedos caros, não condiciones as tuas compras a curto-médio prazo...

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
    Acho que a analogia é mais: Para quê construir uma segunda linha de metro em Lisboa, se podiam simplesmente colocar mais composições na linha antiga?
    A reclamação típica é da malta que não tem cobertura numa terra qualquer. Por outro lado, já não há muito espectro livre para ampliar o LTE nas grandes cidades. Tens a linha cheia, não cabem mais comboios.

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Não falo francês... do que se trata?

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

"(...)As desvantagens: ainda é preciso aperfeiçoar

Nem tudo no 5G é perfeito. Rapidez pode ser a palavra de ordem, mas ainda estamos no início. Atualmente, o país onde pudemos fazer este teste, a Coreia do Sul, é um dos que tem a melhor cobertura desta rede. Mesmo assim, durante o teste, foram várias vezes em que o sinal mudava de 5G para LTE (quase equivalente a 4G, não entrando em detalhes muito técnicos).

Com a ligação à LTE, a velocidade descia para cerca de 10 megabits por segundo, o que é bastante menos do que os cerca de 260 megabits que obtínhamos com 5G, mas, fazendo downloads de poucos megabytes, quase nem se notava a diferença. O problema foi na transição do telefone de uma rede para a outra. Os downloads paravam, simplesmente, durante uns 30 segundos até assumirem que estavam noutra rede. Logo no início, a Samsung já tinha explicado que isso podia acontecer por as redes ainda estarem no início, mas não deixa de ser um defeito.

Por norma, as velocidade de Internet nos nossos testes estiveram entre os 260 Megabits por segundo e 290Megabits por segundo, uma velocidade superior à maioria das redes Wi-Fi domésticas

Outra desvantagem — e percebemos isso quando fizemos downloads de ficheiros mais pesados (um gigabyte para cima) — é que o 5G é mais rápido, mas não é o tal fenómeno “instantâneo” como tem sido anunciado. Além disso, como notámos com os testes de velocidade, quando estávamos ao pé de mais jornalistas que estavam a utilizar a rede, esta, naturalmente, ficava menos rápida.

Veredicto final: podemos falar do 6G?

Utilizar o 5G, principalmente com um smartphone topo de gama, provoca resultados que envergonham a maioria dos smartphones que utilizamos atualmente. Contas feitas, no fim, há defeitos. Pode haver teste de velocidade com downloads acima de 900 megabits, o que é incrível, mas para a utilização quotidiana que fazemos dos telemóveis com o 4G — dos downloads às videochamadas — a diferença não é assim tão grande.

Com as antenas 5G implementadas, vamos começar a ter planos de dados que permitem usar mais gigabits do que os que utilizamos atualmente com o 4G (caso contrário, não o 5G não é tão cativante). Isto porque as antenas permitem mais dispositivos ligados do que atualmente. O mesmo aconteceu na passagem do 3G para o 4G.

Pensar em planos com dados ilimitados em todo o lado para utilizar a internet móvel é um futuro interessante. É como utilizar o smartphone em casa com Wi-Fi, mas em todo o lado, com a mesma velocidade e liberdade para aceder a conteúdos. Para já, os pacotes disponíveis na Coreia ainda rondam os 60 euros por mês (o que não é bastante), mas com um futuro que prevê termos mais dispositivos ligados a antenas 5G, podemos afirmar que o mundo está a ficar mais rápido. Fica é a pergunta: quando é que se começa a falar do 6G?

Só mais uma coisa: isto já é possível em Portugal?

Resposta curta: Não. Resposta mais desenvolvida: ainda não, até 30 de junho de 2020. Segundo a ANACOM, “Portugal definiu como objetivo cumprir o calendário da União Europeia e está a trabalhar em conformidade com esse objetivo”. Qual é que é esse calendário? “A Comissão Europeia tem ainda o objetivo de ter uma cidade em cada estado membro coberta com 5G até 2020”. Contudo, com polémicas como a guerra comercial entre a China e os EUA, que já tiveram ataque direto à Huawei por ser uma das principais empresas a vender infraestrutura 5G, ainda não sabemos qual será o futuro destas redes.

Países como a Coreia do Sul e EUA podem já ter redes 5G e equipamentos como este smartphone Samsung à venda, mas em muitos países é preciso libertar a faixa de 700mhz da TDT (Televisão Digital Terrestre) para as operadoras começarem a investir no 5G. Sim, isto pode significar ter de mudar toda a TDT, mas ainda não se sabe o que é que esta “migração” vai significar. Algumas perguntas estão no ar: vão ser precisos novos equipamentos para quem comprou TDT? E quem paga os antigos? Só por causa do 5G para as cidades? Isso não discrimina o interior? Até isso está resolvido, utilizar um smartphone 5G em Portugal é como ter um carro de grande cilindrada para andar na cidade. Pode ser óptimo, mas é demais para o propósito."

*O Observador esteve em Seoul, na Coreia do Sul, a convite da Samsung

Fomos à Coreia do Sul experimentar o primeiro 5G /premium

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
    "(...)As desvantagens: ainda é preciso aperfeiçoar

Nem tudo no 5G é perfeito. Rapidez pode ser a palavra de ordem, mas ainda estamos no início. Atualmente, o país onde pudemos fazer este teste, a Coreia do Sul, é um dos que tem a melhor cobertura desta rede. Mesmo assim, durante o teste, foram várias vezes em que o sinal mudava de 5G para LTE (quase equivalente a 4G, não entrando em detalhes muito técnicos).

Com a ligação à LTE, a velocidade descia para cerca de 10 megabits por segundo, o que é bastante menos do que os cerca de 260 megabits que obtínhamos com 5G, mas, fazendo downloads de poucos megabytes, quase nem se notava a diferença. O problema foi na transição do telefone de uma rede para a outra. Os downloads paravam, simplesmente, durante uns 30 segundos até assumirem que estavam noutra rede. Logo no início, a Samsung já tinha explicado que isso podia acontecer por as redes ainda estarem no início, mas não deixa de ser um defeito.

Por norma, as velocidade de Internet nos nossos testes estiveram entre os 260 Megabits por segundo e 290Megabits por segundo, uma velocidade superior à maioria das redes Wi-Fi domésticas

Outra desvantagem — e percebemos isso quando fizemos downloads de ficheiros mais pesados (um gigabyte para cima) — é que o 5G é mais rápido, mas não é o tal fenómeno “instantâneo” como tem sido anunciado. Além disso, como notámos com os testes de velocidade, quando estávamos ao pé de mais jornalistas que estavam a utilizar a rede, esta, naturalmente, ficava menos rápida.

Veredicto final: podemos falar do 6G?

Utilizar o 5G, principalmente com um smartphone topo de gama, provoca resultados que envergonham a maioria dos smartphones que utilizamos atualmente. Contas feitas, no fim, há defeitos. Pode haver teste de velocidade com downloads acima de 900 megabits, o que é incrível, mas para a utilização quotidiana que fazemos dos telemóveis com o 4G — dos downloads às videochamadas — a diferença não é assim tão grande.

Com as antenas 5G implementadas, vamos começar a ter planos de dados que permitem usar mais gigabits do que os que utilizamos atualmente com o 4G (caso contrário, não o 5G não é tão cativante). Isto porque as antenas permitem mais dispositivos ligados do que atualmente. O mesmo aconteceu na passagem do 3G para o 4G.

Pensar em planos com dados ilimitados em todo o lado para utilizar a internet móvel é um futuro interessante. É como utilizar o smartphone em casa com Wi-Fi, mas em todo o lado, com a mesma velocidade e liberdade para aceder a conteúdos. Para já, os pacotes disponíveis na Coreia ainda rondam os 60 euros por mês (o que não é bastante), mas com um futuro que prevê termos mais dispositivos ligados a antenas 5G, podemos afirmar que o mundo está a ficar mais rápido. Fica é a pergunta: quando é que se começa a falar do 6G?

Só mais uma coisa: isto já é possível em Portugal?

Resposta curta: Não. Resposta mais desenvolvida: ainda não, até 30 de junho de 2020. Segundo a ANACOM, “Portugal definiu como objetivo cumprir o calendário da União Europeia e está a trabalhar em conformidade com esse objetivo”. Qual é que é esse calendário? “A Comissão Europeia tem ainda o objetivo de ter uma cidade em cada estado membro coberta com 5G até 2020”. Contudo, com polémicas como a guerra comercial entre a China e os EUA, que já tiveram ataque direto à Huawei por ser uma das principais empresas a vender infraestrutura 5G, ainda não sabemos qual será o futuro destas redes.

Países como a Coreia do Sul e EUA podem já ter redes 5G e equipamentos como este smartphone Samsung à venda, mas em muitos países é preciso libertar a faixa de 700mhz da TDT (Televisão Digital Terrestre) para as operadoras começarem a investir no 5G. Sim, isto pode significar ter de mudar toda a TDT, mas ainda não se sabe o que é que esta “migração” vai significar. Algumas perguntas estão no ar: vão ser precisos novos equipamentos para quem comprou TDT? E quem paga os antigos? Só por causa do 5G para as cidades? Isso não discrimina o interior? Até isso está resolvido, utilizar um smartphone 5G em Portugal é como ter um carro de grande cilindrada para andar na cidade. Pode ser óptimo, mas é demais para o propósito."

*O Observador esteve em Seoul, na Coreia do Sul, a convite da Samsung

Fomos à Coreia do Sul experimentar o primeiro 5G /premium
    Cada perola nesse artigo
    LTE quase equivalente a 4G... Lol é a mesma coisa...

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Há declaração de potencial, conflito de interesse?, vá.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

200mb já eu tenho numa rede 4G+, só é preciso fazer chegar largura de banda suficiente às antenas.

Página 6 de 8 PrimeiraPrimeira ... 567 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia