Tópico do 5G - Revolução na internet movel e não só! - Página 8

Página 8 de 8 PrimeiraPrimeira ... 78
A mostrar resultados 211 para 231 de 231
Like Tree63Likes

Título: Tópico do 5G - Revolução na internet movel e não só!

mok
    mok está offline
    Piloto de Troféu mok's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Para além disso desligar o 3g perderia-se o hdvoice

Piloto Lendário TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

"(...)Sobre o motivo do cancelamento, o secretário de Estado passou a bola ao regulador setorial. “A Anacom ainda não promoveu a consulta pública sobre a atribuição do espetro para o 5G”, recordou Alberto Souto de Miranda. Em causa, a definição de um modelo de atribuição das frequências às operadoras de telecomunicações interessadas, numa altura em que a generalidade dos países da União Europeia (UE) tem recorrido ao leilão eletrónico.

Este adiamento da apresentação da estratégia nacional para o 5G para a próxima legislatura surge poucos dias depois de a Anacom ter dado mais detalhes sobre um outro passo fulcral na implementação desta tecnologia: a libertação da faixa dos 700 MHz, que atualmente se encontra ocupada pelo serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT).O processo vai ter início em janeiro e deverá durar seis meses, estimou a Anacom.(...)

Uma vez que esta nova geração de rede móvel vai forçar as empresas de telecomunicações a realizarem novos e avultados investimentos em infraestrutura e equipamentos, as operadoras têm assumido posições díspares: por um lado, temem ser usadas como cash cow pelos governos,(...)"

Governo atira estratégia nacional do 5G para a próxima legislatura. Passa a bola à Anacom

Piloto de Troféu Mazzeo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mok Ver Post
    A questão é se a anacom vende uma banda para 2g permite o uso da mesma para 4g

Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
    Sim, permite. Já há alguns anos que a atribuição de bandas para Serviço Móvel Terrestre passou a ser agnóstica quanto à tecnologia.
    Para além disso desligar o 3g perderia-se o hdvoice
    Tens HD-Voice também no GSM. Só os dois últimos bitrates não são suportados, mas a diferença entre os 19kbps e 23kbps é mínima: reduz o limite superior de 7kHz para 6.4kHz, perdes alguma riqueza de som ambiente mas não notas na voz.
    Além disso, tens o VoLTE que está disponível em um operador e quase a sair do forno nos outros.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
    "(...)Sobre o motivo do cancelamento, o secretário de Estado passou a bola ao regulador setorial. “A Anacom ainda não promoveu a consulta pública sobre a atribuição do espetro para o 5G”, recordou Alberto Souto de Miranda. Em causa, a definição de um modelo de atribuição das frequências às operadoras de telecomunicações interessadas, numa altura em que a generalidade dos países da União Europeia (UE) tem recorrido ao leilão eletrónico.

Este adiamento da apresentação da estratégia nacional para o 5G para a próxima legislatura surge poucos dias depois de a Anacom ter dado mais detalhes sobre um outro passo fulcral na implementação desta tecnologia: a libertação da faixa dos 700 MHz, que atualmente se encontra ocupada pelo serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT).O processo vai ter início em janeiro e deverá durar seis meses, estimou a Anacom.(...)

Uma vez que esta nova geração de rede móvel vai forçar as empresas de telecomunicações a realizarem novos e avultados investimentos em infraestrutura e equipamentos, as operadoras têm assumido posições díspares: por um lado, temem ser usadas como cash cow pelos governos,(...)"

Governo atira estratégia nacional do 5G para a próxima legislatura. Passa a bola à Anacom
    Turbo, a ANACOM ainda tem uma bela bota para descalçar: a banda dos 3.5GHz está fragmentada em vários blocos licenciados por regiões, sendo que um dos maiores incumbentes pertence actualmente a um fundo que quer fazer dinheiro com esse asset. As licenças expiram em 2024 se não estou enganado.
    TURBO e A4B5 gostam disto.

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Quase a sair do forno ahahah

O hdvoice em 3G é abismal comparando com uma chamada em 2G.

Se calhar nunca experienciaste.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Quase a sair do forno ahahah

O hdvoice em 3G é abismal comparando com uma chamada em 2G.

Se calhar nunca experienciaste.
    Caro, o que tu conheces como HD-Voice é o AMR-Wideband, que é suportado tanto no WCDMA como no GSM, sendo a única diferença a que coloquei acima.
    Até é possível fazer uma chamada em AMR-WB entre GSM e WCDMA sem qualquer transcoder pelo caminho (TrFO), os codecs são exactamente os mesmos.

É possível que o teu operador não tenha AMR-WB no GSM, mas será certamente por questões comerciais e não inviabilidade técnica.

Sobre já ter tido a experiência, posso dizer que ainda me lembro de uma coisa ou outra sobre o tema. Implementei isso em 2 países em 2013, quando ainda percebia das coisas...
    A4B5 gosta disto.

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

O volume de informação partilhada entre carro, face ao ambiente externo rodoviário, é interessante, a nível do interior do carro (vida a bordo), bem como a segurança de dado particular, é discutível, é uma peça que demonstra, a tecnologia 5G aplicada à mobilidade rodoviária.

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
    Caro, o que tu conheces como HD-Voice é o AMR-Wideband, que é suportado tanto no WCDMA como no GSM, sendo a única diferença a que coloquei acima.
    Até é possível fazer uma chamada em AMR-WB entre GSM e WCDMA sem qualquer transcoder pelo caminho (TrFO), os codecs são exactamente os mesmos.

É possível que o teu operador não tenha AMR-WB no GSM, mas será certamente por questões comerciais e não inviabilidade técnica.

Sobre já ter tido a experiência, posso dizer que ainda me lembro de uma coisa ou outra sobre o tema. Implementei isso em 2 países em 2013, quando ainda percebia das coisas...
    já que percebes do assunto aproveito para perguntar (sem ironias)

alguma operadora em PT tem HdVoice em 2G?
    porquê que não é implementado HdVoice em chamadas entre operadoras diferentes?

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

já que percebes do assunto aproveito para perguntar (sem ironias)

alguma operadora em PT tem HdVoice em 2G?
    porquê que não é implementado HdVoice em chamadas entre operadoras diferentes?
    Tanto quanto sei, os 3 operadores têm o AMR em GSM.
    Para o HD voice entre operadores funcionar é necessário algum trabalho nas interligações, que ainda seguem o modelo da rede fixa, convertendo tudo em G.711. É a forma mais simples e mais segura de fazer a interconexão.
    Sei que há vontade entre alguns operadores para implementar, mas não é propriamente fácil e ainda exige manutenção a cada upgrade nas redes...

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Tanto quanto sei, os 3 operadores têm o AMR em GSM.
    Para o HD voice entre operadores funcionar é necessário algum trabalho nas interligações, que ainda seguem o modelo da rede fixa, convertendo tudo em G.711. É a forma mais simples e mais segura de fazer a interconexão.
    Sei que há vontade entre alguns operadores para implementar, mas não é propriamente fácil e ainda exige manutenção a cada upgrade nas redes...
    AMR-WB?

Porque as chamadas soam bastante diferente na MEO em 2G e 3G .

Em telemoveis compativeis com HDVOice

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

AMR-WB?

Porque as chamadas soam bastante diferente na MEO em 2G e 3G .

Em telemoveis compativeis com HDVOice
    Qual é o teu telm?

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Qual é o teu telm?
    Mi9T o outro lado Huawei P8 Lite 2016

se ambos tiverem em 3G a chamada parece skype, se tiverem em 2G é uma chamada igual há 10 anos atrás...

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Mi9T o outro lado Huawei P8 Lite 2016

se ambos tiverem em 3G a chamada parece skype, se tiverem em 2G é uma chamada igual há 10 anos atrás...
    Estava a ver se havia algum código ou App gratuita para ver o status do GSM, mas não encontro...
    Já não tenho visibilidade da rede da MEO (tb já não sou cliente há algum tempo), mas estranha-me não terem implementado o AMR com a modernização da rede.

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

ja agora tens alguma info de que de facto está para sair o VoLTE ou foi apenas especulação?

HDVoice em 2G nunca ouvi tal coisa, mesmo a vodafone faz publicidade do HDVoice no 3G e 4G

Piloto de Testes A4B5's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

É só impressão minha, ou isto do 5G é um daqueles "slow-motion train-wrecks" a decorrer mesmo à nossa frente?

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

ja agora tens alguma info de que de facto está para sair o VoLTE ou foi apenas especulação?

HDVoice em 2G nunca ouvi tal coisa, mesmo a vodafone faz publicidade do HDVoice no 3G e 4G
    Não há muita informação pública, pelo que só posso dizer que não é especulação...
    AMR-Wideband
    AMR-Wideband has nine different codec rates, ranging from 6.60 to 23.85 kbps. The codec rates from 6.60 to 19.85 kbps can be supported by GSM as well. AMR-Wideband uses the same algorithm as AMR-Narrowband.

The AMR wideband codec is also known as HD Voice.
    No ficheiro anexo, tabela 4.1 na página 8 tens os formatos suportados no GSM e UTRAN (3G). O EFR (enhanced full rate) usa o mesmo codec do AMR.26103-910.pdf
    mok gosta disto.

bg2
    bg2 está offline
    Piloto de Fórmula 1 bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

E continuam as trocas de mimos entre a Anacom e a Altice

Estou a gostar, por mim condecorava o pres da Anacom
    mok gosta disto.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
    É só impressão minha, ou isto do 5G é um daqueles "slow-motion train-wrecks" a decorrer mesmo à nossa frente?
    É impressão.
    O marketing e hype que se está a gerar é que vai causar alguma desilusão, a tecnologia ainda vai precisar de alguns anos para amadurecer e chegar aos níveis de serviço que se anda a falar.

Anyway, já se consegue fazer isso:
    https://www.linkedin.com/posts/nokia...193386496-mrWI

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

"(...)Mas há uma condição: Para isto acontecer, os EUA vão ter de nos aceitar até um determinado nível”, afirmou Ren Zhengfei, referindo-se aos bloqueios que foram impostos pela Administração Trump e que impedem o acesso da Huawei à tecnologia fornecida pelos parceiros norte-americanos, como a Google, que fornece o sistema operativo Android.(...)"

Huawei admite “dar” 5G à concorrência para pôr fim às dúvidas

mok
    mok está offline
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

@Mazzeo

AMR em 2G eu sei que há, a questão que estava a colocar é se havia AMR-WB em 2G, sei que há países onde o AMR-WB está implementado em 2G, vi isso num site há uns tempos, mas pelo que vi era raro.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
    "(...)Mas há uma condição: Para isto acontecer, os EUA vão ter de nos aceitar até um determinado nível”, afirmou Ren Zhengfei, referindo-se aos bloqueios que foram impostos pela Administração Trump e que impedem o acesso da Huawei à tecnologia fornecida pelos parceiros norte-americanos, como a Google, que fornece o sistema operativo Android.(...)"

Huawei admite “dar” 5G à concorrência para pôr fim às dúvidas
    Já vi isso num filme, tinha um cavalo com gajos dentro e coiso...
    @Mazzeo

AMR em 2G eu sei que há, a questão que estava a colocar é se havia AMR-WB em 2G, sei que há países onde o AMR-WB está implementado em 2G, vi isso num site há uns tempos, mas pelo que vi era raro.
    Em qualquer rede minimamente moderna, implementar o AMR-WB é uma questão comercial.

Página 8 de 8 PrimeiraPrimeira ... 78

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia