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Greve dos estivadores de Setúbal "resolvida".

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    Greve dos estivadores de Setúbal "resolvida".

    Boa noite.

    É sexta à noite, tá frio na rua, fiquei em casa e decidi partilhar algo com vocês.

    Venho aqui falar mal do palhaço Costa!

    Apoio e apoiei os estivadores nesta luta até ao fim. Não é uma luta nova, já fizeram manifestações em Lisboa, já foram à escadaria da assembleia (e não as invadiram), isto não é nenhuma coisa nova ou só porque sim.

    Ontem quinta feira recebi uma mensagem de um estivador a dizer o seguinte, "O Administrador da AutoEuropa veio a Portugal e pediu para falar com o António Costa, o Costa disse que não tinha tempo, e ele mandou parar a AutoEuropa".

    Eu trabalho numa fábrica que fornece as peças do T-roc, a nossa fábrica ficou a meio gás ontem e hoje. Logo aí vi que era assunto sério.

    Ás 15h30 encontrei-me com um gestor da maior empresa de trabalho temporário em Portugal, só ali na zona têm uns 1500 trabalhadores.
    Contei-lhe o que me tinham dito, foi-me confirmado, mas acrescentando que estavam ainda em reuniões na AutoEuropa.

    Ás 21h30 recebo outra mensagem, o SEAL sindicato dos estivadores, tinha convocados todos os estivadores para um plenário às 7h30 da manhã em Setúbal, já havia acordo.



    Porque escrevi isto aqui? Porque achei esta história relevante para partilhar?
    Fácil, depois de ouvir o António Costa a negar que não foi nenhuma pressão da AutoEuropa a solucionar a crise do porto de Setúbal... deu-me volta ao estômago! Mentiu, mente, e mente, e mete, e é mentiroso, e dá aquelas risadas... palhaço costa.


    Já aquele triste espetáculo do navio Paglia foi uma mentira pegada!
    -O navio foi escondido dos logs, não havia informação daquele navio nos sites normais de tráfego marítimo.
    -Foi convocada a PSP do país inteiro eram mais PSP que estivadores.
    -A PSP em peso já estava na cidade quando a ministra do mar decide emitir um comunicado onde se mostra preocupada com a situação.
    -O autocarro com os trabalhadores ilegais chegou escoltado pela brigada de intervenção rápida e batedores.
    -Os inspectores do SEF que costumam fiscalizar a legalidade dos trabalhadores do porto, foram AFASTADOS de Setúbal naquele dia. (por isso chamo-lhes trabalhadores ilegais). O porto é considerado uma fronteira de Portugal, e só trabalha quem é autorizado.

    Um off-topic dentro deste post, um rapaz foi esfaqueado mortalmente nas DOCAS em Lisboa, à mesma hora em que policias dormiam à porta do porto de Setúbal, dentro de autocarros e carrinhas da PSP com uma temperatura de 5 graus. (talvez fizessem falta noutros lugares)...

    Um abraço para todos os PSP ali presentes, pode ser que algum leia isto, vocês e o vosso comandante foram uns bravos, obrigado pela paciência e profissionalismo ali demonstrado. (além das palavras de apoio).


    Resumindo, o Costa mente, o Cabrita que dorme com a Vitorino orquestrou isto tudo, a Vitorino tem a sócia nomeada para directora dos portos de Setúbal e Sesimbra, além de ter outro ilegal nomeado pela mesma no ministério... e outras suspeitas...

    O governo que não ganhou as eleições, o PS de costa, esteve a horas de fechar a segunda maior exportadora em Portugal!

    #2
    Só agora descobriste que o poucochinho é um grande aldrabão?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
      Só agora descobriste que o poucochinho é um político?
      Corrected it for you.

      Os gajos - da extrema-direita até à extrema-esquerda, e vice-versa - injectam a narrativa que lhes interessa na opinião pública e está feito. A partir daí, é deixar andar o clubismo.

      Comentário


        #4
        Nada de novo e muita paciência teve a VW...de qualquer modo já devem estar a sondar alternativas para a AutoEuropa noutro país qualquer...

        O Costa já devia ter apertado com os patrões...malta a trabalhar ao dia há 20 anos...é inaceitável.

        Agora escoar o stock todo acumulado também vai ser uma bela dor de cabeça.

        Comentário


          #5
          nem era preciso pensar muito, quem acompanha estas coisas ao ver no noticiário mencionar a posição da Autoeuropa, facilmente se chegou a conclusão que o governo foi encostado á parede, isto é vergonhoso, mas é um abre olhos para eles que pensam que quero posso e mando, e facilmente se podem entalar...

          mas é sempre bom saber mais uns pormenores de quem anda dentro da actividade...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sabugas Ver Post
            , vocês e o vosso comandante foram uns bravos, obrigado pela paciência e profissionalismo ali demonstrado. (além das palavras de apoio).


            Resumindo, o Costa mente, !

            E eu à espera de ler novidades...

            Só agora descobriram que o 44 é menino de coro à vista deste?

            Comentário


              #7
              O Costa recusou receber o representante da VW...

              Já se percebeu que é um padrão. Quando as coisas apertam o poucochinho foge. Também fugiu em Pedrógão e Monchique. E depois quando a ***** aparece, a culpa é sempre dos outros.

              Comentário


                #8
                O costa tem a habilidade de passar entre as frestas das crises sem sair mencionado.
                Para isso ou não se envolve ou tira férias nessa altura.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                  O Costa recusou receber o representante da VW...

                  Já se percebeu que é um padrão. Quando as coisas apertam o poucochinho foge. Também fugiu em Pedrógão e Monchique. E depois quando a ***** aparece, a culpa é sempre dos outros.

                  Recusou?

                  Estranho, ainda não li noticias sobre isso. Porque será?

                  Comentário


                    #10
                    Estás a dizer que o tipo que não foi eleito para primeiro ministro e fez de tudo para o ser é um mentiroso?

                    Estás a dizer que o tipo que vem da escola do maior aldrabão e ladrão deste país é um mentiroso?

                    Não pode ser, estás enganado de certeza.

                    Comentário


                      #11
                      Teorias, cada um acredita no que quer, eu acredito no que realmente se passou. O tal da Autoeuropa quando quis falar com o Costa já o acordo estava acertado.

                      Em segundo lugar o Costa fazia o quê exactamente? A única opção que tinha seria NACIONALIZAR as empresas privadas de mão de obra e contratar trabalhadores para a estiva.
                      É isso que o pessoal por aqui defende? A solução era nacionalizar? A sério? E requisição civil de pessoal que não tem contrato de trabalho como se faz?

                      A empresas deixaram criar uma bomba relógio, com a única finalidade de lucro máximo, e ela rebentou. Já estivera para rebentar antes mas conseguiram acalmar a coisa sem corrigir nada, alguma vez se repetiria.

                      Não posso divulgar mas conheço os timings certos do que ocorreu e porquê.

                      Os navios que fugiram de Setúbal voltaram de imediato, quem quiser já os pode ver a operar, 2 em simultâneo, na segunda-feira logo de manhã.

                      Faltam os de contentores, terão de alterar logísticas associadas e dá mais trabalho mas acredito que voltarão em breve igualmente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                        O Costa recusou receber o representante da VW...

                        Já se percebeu que é um padrão. Quando as coisas apertam o poucochinho foge. Também fugiu em Pedrógão e Monchique. E depois quando a ***** aparece, a culpa é sempre dos outros.
                        E Borba...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                          Teorias, cada um acredita no que quer, eu acredito no que realmente se passou. O tal da Autoeuropa quando quis falar com o Costa já o acordo estava acertado.

                          Em segundo lugar o Costa fazia o quê exactamente? A única opção que tinha seria NACIONALIZAR as empresas privadas de mão de obra e contratar trabalhadores para a estiva.
                          É isso que o pessoal por aqui defende? A solução era nacionalizar? A sério? E requisição civil de pessoal que não tem contrato de trabalho como se faz?

                          A empresas deixaram criar uma bomba relógio, com a única finalidade de lucro máximo, e ela rebentou. Já estivera para rebentar antes mas conseguiram acalmar a coisa sem corrigir nada, alguma vez se repetiria.

                          Não posso divulgar mas conheço os timings certos do que ocorreu e porquê.

                          Os navios que fugiram de Setúbal voltaram de imediato, quem quiser já os pode ver a operar, 2 em simultâneo, na segunda-feira logo de manhã.

                          Faltam os de contentores, terão de alterar logísticas associadas e dá mais trabalho mas acredito que voltarão em breve igualmente.

                          Diz tu. Tu é que és o especialista em operações portuárias aqui do tasco...

                          Para quem lê , seria interessante ver uma opinião fundamentada.

                          Comentário


                            #14
                            A minha opinião sobre greves é muito rígida.

                            Acho que o melhor protesto é tipo como fazem no Japão, por exemplo nos transportes, trabalham mas não cobram bilhetes. De resto acho que se não der para fazer assim mais vale cada um ou manifestar-se ou procurar outra coisa. Claro que isto é mais relativamente ás greves exageradas.

                            No entanto, é óbvio que estes governos socialista são peritos em fingir que são amigos de todos.......e depois, pimba.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                              O costa tem a habilidade de passar entre as frestas das crises sem sair mencionado.
                              Para isso ou não se envolve ou tira férias nessa altura.
                              Ou ainda deixa ministros queimarem-se para as se proteger.....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Diz tu. Tu é que és o especialista em operações portuárias aqui do tasco...

                                Para quem lê , seria interessante ver uma opinião fundamentada.
                                Acho que já fundamentei, o suficiente para ser entendido por qualquer pessoa. Tens alguma duvida sobre quem estava em falta e a quem competia resolver a situação ou estás apenas a atirar bojardas para o ar?
                                Qual é a duvida mesmo? Alguém por aqui sugere que podia existir uma solução? Eu já afirmei que não havia, aliás o governo, através da Ministra do Mar, predispôs-se a assumir uma mediação entre empresas privadas e sindicatos... uma novidade que tem a ver com a necessidade de assegurar a prestação do serviço publico de movimentação de cargas. Serviço publico esse que por lei pode ser e foi transferido para privados, que neste caso estão em falta.

                                Esta é uma matéria que domino a fundo e gosto de ver por aqui esta malta defender coisas que até vos deviam dar pesadelos

                                Qual a solução que podia ser adoptada pelo governo, ou melhor, o que podia ou devia o governo fazer nesta matéria em que existe um diferendo apenas entre uma empresa privada e um sindicato que representa os trabalhadores privados afectos a essa empresa sendo que 80% deles nem contrato de trabalho tem?

                                Eu já disse, e tu Pastis, o que dizes? Era para nacionalizar a empresa e contratar os estivadores?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  A minha opinião sobre greves é muito rígida.

                                  Acho que o melhor protesto é tipo como fazem no Japão, por exemplo nos transportes, trabalham mas não cobram bilhetes. De resto acho que se não der para fazer assim mais vale cada um ou manifestar-se ou procurar outra coisa. Claro que isto é mais relativamente ás greves exageradas.

                                  No entanto, é óbvio que estes governos socialista são peritos em fingir que são amigos de todos.......e depois, pimba.
                                  O Japão é um bocadinho diferente de Portugal, só para lembrar a quem vive fora do sofá e se cultiva pelo que dá no google ou tv...

                                  Por cá, na maioria dos transportes nem sequer já tens cobradores e nos casos em que tens, se for detectado que não cobrou o que devia, seria motivo para processo com vista a despedimento com justa causa. Se estiver a trabalhar por conta de empresa privada que recebeu a concessão do serviço nem se pode atrever...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                    O Japão é um bocadinho diferente de Portugal, só para lembrar a quem vive fora do sofá e se cultiva pelo que dá no google ou tv...

                                    Por cá, na maioria dos transportes nem sequer já tens cobradores e nos casos em que tens, se for detectado que não cobrou o que devia, seria motivo para processo com vista a despedimento com justa causa. Se estiver a trabalhar por conta de empresa privada que recebeu a concessão do serviço nem se pode atrever...
                                    Ó meu caro o Japão é diferente em tudo. A cena é que se calhar, devíamos começar a olhar um pouco para países que poderíamos seguir como exemplo.

                                    Olha já imaginaste as cancelas do ML abertas? ( antigamente era assim mas pronto ).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Ó meu caro o Japão é diferente em tudo. A cena é que se calhar, devíamos começar a olhar um pouco para países que poderíamos seguir como exemplo.

                                      Olha já imaginaste as cancelas do ML abertas? ( antigamente era assim mas pronto ).
                                      Meu caro, desejo-te boa viagem, que nada te prenda por cá e felicidades por lá.
                                      Aquilo que mais me enoja é a constante comparação entre este país e outro qualquer, para o bem e para o mal, julgo que ninguém aqui está amarrado e até uma das coisas boas é a abertura das fronteiras.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                        Meu caro, desejo-te boa viagem, que nada te prenda por cá e felicidades por lá.
                                        Aquilo que mais me enoja é a constante comparação entre este país e outro qualquer, para o bem e para o mal, julgo que ninguém aqui está amarrado e até uma das coisas boas é a abertura das fronteiras.
                                        Hã?

                                        Percebeste tudo mas tudo ao lado. Se é culpa minha ou não, não sei mas quem sabe se é.

                                        Então deixa-me só esclarecer que devemos sempre olhar para bons exemplos de outros países como forma de crescermos. É claro, com as devidas adaptações em muitos casos. Não somos o Japão nem a Etiópia.

                                        Mas pronto, greves à portuguesa é que é......

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                          Meu caro, desejo-te boa viagem, que nada te prenda por cá e felicidades por lá.
                                          Aquilo que mais me enoja é a constante comparação entre este país e outro qualquer, para o bem e para o mal, julgo que ninguém aqui está amarrado e até uma das coisas boas é a abertura das fronteiras.
                                          As pessoas queixam se é querem mudar as coisas, comparam Portugal com países melhores, e são convidadas a sair?


                                          Típico. "tas mal mudá-lo"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                            Acho que já fundamentei, o suficiente para ser entendido por qualquer pessoa. Tens alguma duvida sobre quem estava em falta e a quem competia resolver a situação ou estás apenas a atirar bojardas para o ar?
                                            Qual é a duvida mesmo? Alguém por aqui sugere que podia existir uma solução? Eu já afirmei que não havia, aliás o governo, através da Ministra do Mar, predispôs-se a assumir uma mediação entre empresas privadas e sindicatos... uma novidade que tem a ver com a necessidade de assegurar a prestação do serviço publico de movimentação de cargas. Serviço publico esse que por lei pode ser e foi transferido para privados, que neste caso estão em falta.

                                            Esta é uma matéria que domino a fundo e gosto de ver por aqui esta malta defender coisas que até vos deviam dar pesadelos

                                            Qual a solução que podia ser adoptada pelo governo, ou melhor, o que podia ou devia o governo fazer nesta matéria em que existe um diferendo apenas entre uma empresa privada e um sindicato que representa os trabalhadores privados afectos a essa empresa sendo que 80% deles nem contrato de trabalho tem?

                                            Eu já disse, e tu Pastis, o que dizes? Era para nacionalizar a empresa e contratar os estivadores?
                                            Num digo nada. Não é assunto que me deperte muito interesse. Só queria saber o q achas... A culpa achas q é das empresas , é isso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                              Num digo nada. Não é assunto que me deperte muito interesse. Só queria saber o q achas... A culpa achas q é das empresas , é isso?
                                              A única resposta ao problema apenas podia ser dada pelas empresas. Não acho, a culpa é e foi das empresas de trabalho portuário em Setúbal!
                                              Em 1993 foram criadas empresas de trabalho portuário para "revolucionar" o funcionamento dos portos permitindo a existência de bolsas de trabalhadores temporários dada a especificidade do trabalho portuário. Se hoje há navios e precisam 100 trabalhadores amanhã não existindo navios não precisam de nenhum... Foram impostos limites mas claro ninguém se preocupou em cumpri-los uma vez que as entidades competentes foram fechando os olhos e as empresas acumulando lucros. Em Setúbal a desproporção entre contratados e precários era escandalosa mas foi continuando assim até que estourou.

                                              As empresas de trabalho portuário "contratam" trabalhadores e terão de fornecer os dados ao IMT para validação como trabalhador portuário. A partir daí podem fornecer esses trabalhadores às empresas de estiva que essas sim executam as operações de movimentação de cargas. Em Setúbal há duas empresas mas o problema gritante era com uma delas, acabou por levar a outra de arrasto para o problema no dia em que realizaram a operação de carga com "estranhos" protegidos pela PSP.

                                              Neste caso concreto a empresa fornecedora de mão de obra não tinha pessoal para fornecer porque não tinha contratados, apenas pessoas que trabalhavam ao turno e portanto despedidos sempre que terminavam o trabalho. Por esse motivo também não tinham qualquer obrigação para com a empresa e apenas ficaram indisponíveis, nem sequer estavam em greve. Por isso também não se lhes podia aplicar qualquer requisição civil.

                                              Resumindo, o porto estava parado porque a empresa privada criada para fornecer pessoal não tinha pessoal para fornecer. O governo não tinha qualquer possibilidade de intervir, ou pelo menos sem ser pela via da venezuelazização.

                                              Repito, o problema foi criado por uma empresa privada que, percebe-se agora, terá talvez liberdade a mais. Provavelmente a legislação terá de ser alterada para vigiar de mais perto estas empresas que podem colocar gravemente em causa a economia.

                                              Esta empresa privada também tem mais uns pormenores interessantes mas que agora não interessa para o caso, basta ver quem são os accionistas e temos uma fotografia ainda mais curiosa. Eles querem lá saber da AutoEuropa, o interesse deles é outro.

                                              Para concluir, não tenho nenhum apreço especial pela AutoEuropa que pode viver muito bem sem a fábrica em Portugal, mas tenho imenso apreço pelas empresas portuguesas que vivem por conta da AutoEuropa, essas sim merecem todo o nosso apoio e não sobreviveriam sem a fábrica principal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                As pessoas queixam se é querem mudar as coisas, comparam Portugal com países melhores, e são convidadas a sair?


                                                Típico. "tas mal mudá-lo"
                                                Acho que ninguém devia estar cá contrariado e constantemente invejando outros lugares do planeta.
                                                Não estamos na Coreia do Norte e estão livres para sair sempre que se sintam mal por cá. Apenas isso.

                                                Há quem desafie outros para criar empresas eu gosto mais de os desafiar a irem tentar a sorte num país melhor

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas alguem disse que eu estava contrariado? Invejando ?

                                                  Confirma-se, não percebeste nadinha de nadinha, mas tambem já vi que não estás muito interessado nisso.

                                                  Ao menos não ponhas palavras no meu teclado.

                                                  E há e sempre haverá pessoas que discordam de ti. Lida com isso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Gostas de cá estar? Óptimo, eu também gosto.

                                                    O assunto do tópico não é esse e fiz questão apenas de vir cá esclarecer sobre uma série de inverdades que foram escritas por quem o iniciou.

                                                    E nem me debrucei sobre tudo, aquela história de navio ser oculto é igualmente para rir. Não sabem, nem têm obrigação de saber, que isso não é possível... Todos os portos nacionais estão informatizados, compete ao agente de navegação licenciado (como representante do armador) proceder à abertura da escala no programa informático em uso em cada porto e tem de o fazer obrigatoriamente para obter os despachos electrónicos, principalmente alfandegários sem o que os navios não podem operar. O prazo legal para o anuncio de escala é de 24 horas antes da chegada ou à saída do porto anterior se tiver prazo inferior. Depois da abertura de escala o navio surge "automaticamente" nos logs do porto mas antes disso já se pode acompanhar o seu trajecto através do sinal AIS e por exemplo por aqui www.marinetraffic.com. O que aconteceu foi que, como acontece milhentas vezes, o navio já se acompanhava pelo AIS mas não surgia no log do porto porque o agente ainda não abrira a escala. Muitas vezes os agentes anunciam os navios com antecedências curtas por inúmeros motivos, sem antes receber do comandante do navio a informação imprescindível à abertura da escala o agente está impedido de o fazer. Estes navios andaram a escalar Leixões nestas semanas e chegaram a ser anunciados com antecedências ainda mais curtas que no caso de Setúbal.

                                                    Claro que não foi convocada PSP do país inteiro, eram bastantes mas alto lá com os exageros...
                                                    Claro que o SEF não foi afastado, cumpriu o seu papel como é usual...
                                                    Quem autoriza quem trabalha é o IMT, o SEF apenas emite autorização para acesso à zona internacional e foi emitida...

                                                    Ainda acrescento que também a ACT esteve no local em acção de fiscalização.

                                                    O post inicial acerta numa coisa, circulam realmente por aí muitas mentiras. Que a Autoeuropa "tentou" pressionar não deve ser uma delas. Infelizmente tentaram no local errado, deviam ter tentado junto do governo Turco! O governo português estava de mãos atadas na questão e não podia fazer mais do que fez, mediar a guerra que estava extremada de forma que nem sequer se reuniam as partes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Creio que a renovação do contrato de concessão à mota na altura do sócrates e posterior venda aos turcos está relacionada com isto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                        Creio que a renovação do contrato de concessão à mota na altura do sócrates e posterior venda aos turcos está relacionada com isto.
                                                        Não tem nada que ver com este problema de Setúbal...

                                                        Comentário

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