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Cobrar custos de envio de encomenda

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    Cobrar custos de envio de encomenda

    Boas.
    No passado dia 30 de Novembro fiz uma encomenda que iria receber pelos ctt.
    Acontece que dia 9 de Dezembro tive que me ausentar do país e a encomenda não tinha chegado. Entretanto a encomenda chegou, mas como não estava ninguém em casa, a encomenda não foi levantada, e foi devolvida ao remetente.
    Ligaram-me agora a exigir o valor de 7 € que foi o valor de envio da encomenda. Até que ponto tenho que pagar esse valor?

    #2
    Confirma nos Termos e condições da loja onde compraste.

    Comentário


      #3
      Se depois de consultares os termos e condições (conforme sugerido) ainda existirem dúvidas se tens ou não que pagar os 7 euros então o passo seguinte poderá ser ir a um bom escritório de advogados onde haja equipas de advogados especialistas nessa área para ver o que dizem mas tendo em conta o valor envolvido (7 euros) pode não compensar.

      Comentário


        #4
        Acho que é natural que tenhas de pagar... A loja já teve o custo de envio. Terá de enviar novamente com novo custo.

        Pelo menos é assim que eu trabalho.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
          Acho que é natural que tenhas de pagar... A loja já teve o custo de envio. Terá de enviar novamente com novo custo.

          Pelo menos é assim que eu trabalho.

          Também me parece... se já tiveram o custo inicial e não foi recolhida... a culpa não é deles.

          Comentário


            #6
            Efetuei o pagamento por transferência, dado o valor não estava para chatices

            Comentário


              #7
              Não vejo como possam pedir esse valor. Só se te disseram\aceitaste que eras responsavel pelos custos de envio.
              Mas se pagaste fizeste bem.
              Ja enviei tanta coisa no olx que veio para trás.
              Agora so se pagarem 1º-

              Comentário


                #8
                Mesmo que legalmente nao tenha, o que nao sei, moralmente a loja tem razao.

                Tu é que tens de garantir que estas em casa, nao é a loja.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                  Mesmo que legalmente nao tenha, o que nao sei, moralmente a loja tem razao.

                  Tu é que tens de garantir que estas em casa, nao é a loja.
                  Em situações futuras como é que ele pode garantir que está em casa?

                  Comentário


                    #10
                    Não me espanta que peçam o valor para novo reenvio.

                    Se foi enviado e não estava ninguém... e se entretanto voltou para a loja... a culpa não será deles (loja).

                    Comentário


                      #11
                      ainda agora mesmo estava responder no olx a pedido para enviar um produto a cobrança
                      a jurar que vai levantar
                      nunca mais mesmo
                      "garanto que vou levantar"
                      já ouvi essa mais de 20 vezes
                      o € que já perdi nisso
                      ate moradas que nao existiam

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ZeroZeroSete Ver Post
                        Boas.
                        No passado dia 30 de Novembro fiz uma encomenda que iria receber pelos ctt.
                        Acontece que dia 9 de Dezembro tive que me ausentar do país e a encomenda não tinha chegado. Entretanto a encomenda chegou, mas como não estava ninguém em casa, a encomenda não foi levantada, e foi devolvida ao remetente.
                        Ligaram-me agora a exigir o valor de 7 € que foi o valor de envio da encomenda. Até que ponto tenho que pagar esse valor?

                        Não tinhas de pagar o valor.

                        Quando devolves algo também te têm de devolver os custos de envio iniciais.


                        Mais, qualquer custo de correio já tem sempre incluido o retorno.


                        Como cancelar uma compra

                        Deve comunicar ao vendedor a sua decisão de cancelar a compra. Não basta devolver os bens. O vendedor deve fornecer-lhe um formulário que, se desejar, poderá utilizar para o informar da sua decisão de cancelar a compra.
                        Pode informar o vendedor e devolver os bens, simultaneamente, acrescentando, por exemplo, uma declaração escrita aos bens devolvidos por correio ou enviando-lhe um fax ou uma mensagem eletrónica.
                        Os bens recebidos e não usados terão de ser devolvidos no prazo de 14 dias a contar da data em que comunicou a sua decisão ao vendedor.
                        Alguns operadores não cobram nada pela devolução dos bens. Contudo, se tiver de pagar os custos da devolução dos bens, o comerciante deve informá-lo desse facto. Se o não fizer, é ele que tem de pagar esses custos. Não é obrigado a pagar quaisquer outros encargos de que não tenha sido informado.
                        Para bens volumosos (como é o caso de grandes eletrodomésticos), o vendedor deve fazer, pelo menos, uma estimativa do custo da devolução. Todavia, os bens volumosos comprados a um vendedor porta a porta que tenham sido entregues imediatamente ao comprador, devem ser recolhidos pelo vendedor a expensas suas.
                        Reembolsos

                        O vendedor tem 14 dias a contar da data em que é informado da sua decisão de cancelar a compra para o reembolsar, mas pode atrasar o reembolso se não tiver recebido os bens de volta ou uma prova do respetivo envio.
                        O reembolso deve incluir os eventuais custos de porte que tenham sido pagos aquando da compra. No entanto, o vendedor pode cobrar custos de porte se tiver solicitado especificamente uma forma de entrega especial (por exemplo, por correio expresso).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                          Em situações futuras como é que ele pode garantir que está em casa?
                          Sugiro utilizar o mesmo método utilizado pela restante população da raça humana que faz milhões de encomendas por dia...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por point Ver Post
                            Sugiro utilizar o mesmo método utilizado pela restante população da raça humana que faz milhões de encomendas por dia...
                            E... qual é esse método?

                            É que ele pode ficar em casa nesse dia mas como é que garante que está em casa?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ZeroZeroSete Ver Post
                              Boas.
                              No passado dia 30 de Novembro fiz uma encomenda que iria receber pelos ctt.
                              Acontece que dia 9 de Dezembro tive que me ausentar do país e a encomenda não tinha chegado. Entretanto a encomenda chegou, mas como não estava ninguém em casa, a encomenda não foi levantada, e foi devolvida ao remetente.
                              Ligaram-me agora a exigir o valor de 7 € que foi o valor de envio da encomenda. Até que ponto tenho que pagar esse valor?
                              Aconteceu-me precisamente isso mas no OLX, enviei a encomenda á cobrança com o artigo, deixei de vender, paguei os portes, tive que ir duas vezes aos CTT e a encomenda veio para trás, valor dos portes precisamente 7 euros!!

                              Deixei de enviar á cobrança, pagam antes ou não envio, simples. Felizmente apenas me aconteceu duas vezes, o problema é que junto do OLX não existe nada que se possa fazer.
                              Editado pela última vez por Scutar; 19 December 2018, 16:10.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                Não tinhas de pagar o valor.

                                Quando devolves algo também te têm de devolver os custos de envio iniciais.


                                Mais, qualquer custo de correio já tem sempre incluido o retorno.


                                Pelo que percebi, o valor pedido foi para reenviar novamente a encomenda...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Pelo que percebi, o valor pedido foi para reenviar novamente a encomenda...
                                  Não, não foi, até porque não me encontro no país até fevereiro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ZeroZeroSete Ver Post
                                    Não, não foi, até porque não me encontro no país até fevereiro.

                                    Sendo assim, retiro o que tinha indicado.

                                    Tinha ficado com ideia que isso era valor pedido para reenviar encomenda.

                                    Mas seria de ver as condições com a entidade em si.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ZeroZeroSete Ver Post
                                      Boas.
                                      No passado dia 30 de Novembro fiz uma encomenda que iria receber pelos ctt.
                                      Acontece que dia 9 de Dezembro tive que me ausentar do país e a encomenda não tinha chegado. Entretanto a encomenda chegou, mas como não estava ninguém em casa, a encomenda não foi levantada, e foi devolvida ao remetente.
                                      Ligaram-me agora a exigir o valor de 7 € que foi o valor de envio da encomenda. Até que ponto tenho que pagar esse valor?

                                      No meu entender pelo menos moralmente acho que fizeste bem em pagar.

                                      Agora existe um ponto em que moralmente não me acha-se obrigado a pagar, no caso de se houvesse um prazo de entrega e ele tivesse sido falhado.

                                      Comentário

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