Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque motivo a polícia não tem de usar colete e triângulo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque motivo a polícia não tem de usar colete e triângulo?

    Nestes últimos dias, devido às operações de natal e ano novo, tenho apanhado diversos carros 'à paisana' da PSP e GNR a autuar os aceleras, e fico sempre com uma duvida:

    Se o código de trânsito diz que se deve usar coletes e triângulo quando o carro está imobilizado na berma, para proteção do condutor e do trânsito em geral, porque razão os polícias, que não estão vestidos com material refletor e muitas vezes estacionam de forma que nem os 'pirilampos' ficam à vista, não têm de usá-los?

    Isto não é um contra senso de todo tamanho?

    Hoje mesmo apanhei um Alfa Romeo da GNR parado numa curva com pouca visibilidade a autuar um condutor, pirilampos desligados, como se não se passasse nada...

    #2
    Supostamente eles costumam acompanhar o carro a autuar, para um sítio de estacionamento mais seguro. Ou em caso de estarem mal parados isto é, em sítios como os que referiste, costumam ter os pirilampos ligados

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
      Nestes últimos dias, devido às operações de natal e ano novo, tenho apanhado diversos carros 'à paisana' da PSP e GNR a autuar os aceleras, e fico sempre com uma duvida:

      Se o código de trânsito diz que se deve usar coletes e triângulo quando o carro está imobilizado na berma, para proteção do condutor e do trânsito em geral, porque razão os polícias, que não estão vestidos com material refletor e muitas vezes estacionam de forma que nem os 'pirilampos' ficam à vista, não têm de usá-los?

      Isto não é um contra senso de todo tamanho?

      Hoje mesmo apanhei um Alfa Romeo da GNR parado numa curva com pouca visibilidade a autuar um condutor, pirilampos desligados, como se não se passasse nada...
      ui, nem vás por aí, o que não faltam são casos de orgãos fiscalizadores que não cumprem a legislação que estão encarregados de fiscalizar, assim de repente lembro-me do caso da ASAE

      Comentário


        #4
        E novidades?

        Comentário


          #5
          E piscas?E rotundas mal feitas?E passear na via do meio?

          Comentário


            #6
            Perto de coimbra em via com 2 faixas, vou no transito 3 carros atras de um que decide parar na berma e sem assinalar e logo de imediato sair, abrindo a porta e obrigando o transito a parar. Os da via mais a direita porque se não parassem levavam-lhe a porta à frente e os da esquerda porque provavelmente o que ia mais a frente teve medo que o da direita se fosse desviar para a esquerda. Felizmente ia toda gente atenta, todos à exepção de quem deveria dar o exemplo

            Comentário


              #7
              respondendo a uma das duvidas, o uso de colete refletor não é obrigatório nessa situação.
              nem sequer para condutores que esperam, pelo reboque, policia ou as preencher papeladas.

              Comentário


                #8
                O colete então é só para quando há acidentes ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  O colete então é só para quando há acidentes ?
                  Não. Também serve para as manifs...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Não. Também serve para as manifs...
                    Qualquer dia, temos que comprar um laranja para ter no carro, para evitar confusões.

                    Comentário


                      #11
                      Já quase atropelei um GNR quando me mandaram parar de manhã a apanhar com o sol de frente.

                      O que vale é que pelas condições eu vinha bem devagar ( talvez 30 dentro de localidade, zona de 50) se viesse a 50 tinha o passado a ferro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                        Qualquer dia, temos que comprar um laranja para ter no carro, para evitar confusões.
                        Ui. Se te aparecer uma manif do PCP ou do BE tás tramado com colete laranja E se fores lagarto ainda pensam que és o Santana Lopes

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          O colete então é só para quando há acidentes ?
                          para alem das manifestações que já mencionaram

                          seja acidente, avaria, etc...só tens obrigação de usar o coleto no acto de colocar/remover o triangulo, no acto de remoção do veiculo ou sua eventual reparação e no acto de remoção de carga caída na faixa de rodagem.

                          basicamente em 90% dos casos só tens de usar o colete para meter o triangulo, o resto normalmente é feito pelo fulano do reboque/desempanagem.

                          nº 4 do art.88 do código da estrada.

                          é obvio que o uso é recomendável e um procedimento de segurança, mas não é obrigatório.
                          aliás na altura a ANSR até fez um comunicado para tirar duvidas daqueles que achavam que tinham de sair do carro logo com o colete vestido e andavam com o mesmo no banco, porta luvas….

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado pelo esclarecimento.

                            Mas não faz muito sentido. Se é para usar, então que seja sempre que o carro está parado numa situação invulgar.

                            Enfim, uma lei estranha como muitas outras.

                            Comentário


                              #15
                              Estranho é também fazerem operações stop nas rotundas. Sempre pensei que fosse proibido estacionar ou parar nesse local.

                              Para quando operações stop a meio da Vasco da Gama ou da 25 de abril?

                              Comentário


                                #16
                                não costumo ir muito à bola com esse tipo de argumentos.
                                concordo que devam cumprir as regras quando não estão nalgum tipo de missão, agora no execicio da mesma é obvio que não têm de cumprir as mesmas regras que os demais utilizadores.
                                considero tão estupido como dizer que dizer "coise e tal eu sou obrigado a andar dentro da cabine do elevador, mas o tecnico já pode andar em cima dela" "eu tenho de subir pelas escadas, mas o pintor já pode subir pelo andaime ou em rappel" "eu não posso estacionar mal e usar a boca de incendio, mas o bombeiro já pode"

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                  não costumo ir muito à bola com esse tipo de argumentos.
                                  concordo que devam cumprir as regras quando não estão nalgum tipo de missão, agora no execicio da mesma é obvio que não têm de cumprir as mesmas regras que os demais utilizadores.
                                  considero tão estupido como dizer que dizer "coise e tal eu sou obrigado a andar dentro da cabine do elevador, mas o tecnico já pode andar em cima dela" "eu tenho de subir pelas escadas, mas o pintor já pode subir pelo andaime ou em rappel" "eu não posso estacionar mal e usar a boca de incendio, mas o bombeiro já pode"
                                  Eu até já ouvi " fonix, multaram-me por estar estacionado na estrada, mas o contentor do lixo tambem está em 2ª fila ( na prática ) ...porque é que não o multam ? "

                                  lol

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                    não costumo ir muito à bola com esse tipo de argumentos.
                                    concordo que devam cumprir as regras quando não estão nalgum tipo de missão, agora no execicio da mesma é obvio que não têm de cumprir as mesmas regras que os demais utilizadores.
                                    considero tão estupido como dizer que dizer "coise e tal eu sou obrigado a andar dentro da cabine do elevador, mas o tecnico já pode andar em cima dela" "eu tenho de subir pelas escadas, mas o pintor já pode subir pelo andaime ou em rappel" "eu não posso estacionar mal e usar a boca de incendio, mas o bombeiro já pode"
                                    A questão não será se o pode ou não fazer, a questão é mesmo perceber se o deve ou não fazer e o que o legitima a isso, especialmente quando tem de atropelar leis.

                                    Faz sentido um bombeiro fora de serviço estacionar em frente à boca de incêndio? O técnico de elevador pode andar em cima da cabine, mesmo que seja para reparar/substituir apenas uma lâmpada?

                                    Tal como faz sentido a polícia estacionar viaturas em plena rotunda para fazer simples operação stop? Ou qual a urgência/necessidade de estar no meio da rotunda?

                                    Comentário


                                      #19
                                      A mim faz-me impressão é, quando mandam parar um carro na autoestrada, etc., abordarem-no pelo lado esquerdo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        A questão não será se o pode ou não fazer, a questão é mesmo perceber se o deve ou não fazer e o que o legitima a isso, especialmente quando tem de atropelar leis.

                                        Faz sentido um bombeiro fora de serviço estacionar em frente à boca de incêndio? O técnico de elevador pode andar em cima da cabine, mesmo que seja para reparar/substituir apenas uma lâmpada?

                                        Tal como faz sentido a polícia estacionar viaturas em plena rotunda para fazer simples operação stop? Ou qual a urgência/necessidade de estar no meio da rotunda?
                                        Em espanha já me mandaram parar à noite em pleno AE.

                                        Sim, na própria faixa de rodagem haha.

                                        E o guardia civil fala quase tão português como eu Isto enquanto estava com a mão no coldre da arma Mas era operação stop de rotina e foi bem simpatico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                          A mim faz-me impressão é, quando mandam parar um carro na autoestrada, etc., abordarem-no pelo lado esquerdo.
                                          Também já me fizeram isso em plena AE....para verem os documentos....e cada um seguir viagem.

                                          Mas obrigarem a parar, virem à minha janela pelo lado esquerdo, para ver documentos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            A questão não será se o pode ou não fazer, a questão é mesmo perceber se o deve ou não fazer e o que o legitima a isso, especialmente quando tem de atropelar leis.

                                            Faz sentido um bombeiro fora de serviço estacionar em frente à boca de incêndio? O técnico de elevador pode andar em cima da cabine, mesmo que seja para reparar/substituir apenas uma lâmpada?

                                            Tal como faz sentido a polícia estacionar viaturas em plena rotunda para fazer simples operação stop? Ou qual a urgência/necessidade de estar no meio da rotunda?
                                            tu próprio estás a ir de encontro ao que eu disse, no exercício de uma missão tanto o bombeiro como o técnico de elevadores ou o policia podem fazer coisas que normalmente não são legais.

                                            que formação ou técnica policial temos nós para achar que não é legitimo e até eficaz essa tal "simples" operação stop numa rotunda. porque motivo não devem ou podem fazer esse tipo de fiscalização?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                              A mim faz-me impressão é, quando mandam parar um carro na autoestrada, etc., abordarem-no pelo lado esquerdo.
                                              é o procedimento e a norma que eles devem executar, aliás existe até uma posição de segurança que teoricamente devem adotar junto à porta da viatura abordada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                tu próprio estás a ir de encontro ao que eu disse, no exercício de uma missão tanto o bombeiro como o técnico de elevadores ou o policia podem fazer coisas que normalmente não são legais.

                                                que formação ou técnica policial temos nós para achar que não é legitimo e até eficaz essa tal "simples" operação stop numa rotunda. porque motivo não devem ou podem fazer esse tipo de fiscalização?!
                                                Porque é expressamente proibido parar ou estacionar nas rotundas.

                                                Atendendo a lógica desta proibição e do motivo da sua existência, qualquer paragem ou estacionamento, mesmo por força superior, deve ser a excepção e não a regra. Tal como a regra para um técnico de elevadores seja de mudar a lâmpada dentro da cabine (e não em cima), mas que excepcionalmente, por qualquer motivo técnico, tenha de ir acima da cabine para a mesma operação.

                                                Não estou a dizer que nunca o devem fazer, o que estou a dizer é o devem fazer dentro do estritamente necessário.

                                                Exemplo de operações stop em rotundas estou eu farto de ver (não são excepções) e ainda por cima só conseguem controlar apenas uma entrada o que torna ainda mais ridículo o uso da rotunda. A questão que se coloca é: qual o motivo que justifica atropelar a lei para fazer OP numa rotunda?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  e se eu te disser que a operação stop nas rotundas é extritamente necessario e que o trocar de lampada num elevador qualquer zé do condominio faz, mas o trabalho que tu desconheces engloba maioritariamente andar em cima da cabine, logo também não é exceção mas sim a regra

                                                  e o expressamente proibido que tu apregoas é para o utilizador comum, parece-me que não lidas bem com o facto de a policia/GNR em funções são uma autoridade fiscalizadora e reguladora e não um utilizador comum.

                                                  convêm ainda lembrar ou relembrar para que já é encartado que segundo o art. 7 do código da estrada as ordens dos agentes prevalecem sobre qualquer sinal ou regra de transito. logo é legitimo eles montarem um posto de controlo/operação ou dar ordem de paragem passando por cima das proibições que referes.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A mim preocupa-me mais que tenham andado a multar o INEM e os Bombeiros quando seguiam em urgência.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Porque ninguem os multa

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Um amigo meu, há uns tempos, teve de acompanhar os agentes da autoridade no banco traseiro do veiculo. Durante a viagem reparou que estes não levavam cinto de segurança e comentou se achavam correcto e não seria hipócrita da parte deles. Ao que o agente responde "a policia não tem obrigatoriedade de uso de cinto de segurança..".
                                                        A melhor resposta que o meu colega podia ter dado e deu: "pois, mas leis da física são iguais para todos" no meio do stress não sei se conseguia dizer melhor.

                                                        Tanta hipocrisia que há neste mundo que chega ao ridículo. A maioria dos policias pouco quer saber da segurança real. Quer é passar multas e sem se chatear muito se possível. Caso contrário, caiam em cima da falta de piscas das rotundas mal feitas e dos que têm medo da via à direita.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                          e se eu te disser que a operação stop nas rotundas é extritamente necessario e que o trocar de lampada num elevador qualquer zé do condominio faz, mas o trabalho que tu desconheces engloba maioritariamente andar em cima da cabine, logo também não é exceção mas sim a regra

                                                          e o expressamente proibido que tu apregoas é para o utilizador comum, parece-me que não lidas bem com o facto de a policia/GNR em funções são uma autoridade fiscalizadora e reguladora e não um utilizador comum.

                                                          convêm ainda lembrar ou relembrar para que já é encartado que segundo o art. 7 do código da estrada as ordens dos agentes prevalecem sobre qualquer sinal ou regra de transito. logo é legitimo eles montarem um posto de controlo/operação ou dar ordem de paragem passando por cima das proibições que referes.
                                                          Com base em quê? Qual o fundamento?

                                                          Se podem fazer operações stop de rotina em locais menos perigosos e propícios a acidentes, qual a justificação para escolherem um local sensível?

                                                          Pelo mesmo motivo que é estritamente necessário fazer uma operação stop a meio do tabuleiro da Vasco da Gama?

                                                          Já fui mandado parar em operações stop, em que na rotunda desviavam o trânsito para uma zona fora da estrada para serem fiscalizados. O que estou a falar (mais frequente), é não só terem várias viaturas estacionadas numa rotunda (a cortar uma faixa de fora), como ainda param carros no meio da rotunda para fiscalização.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Com base em quê? Qual o fundamento?

                                                            Se podem fazer operações stop de rotina em locais menos perigosos e propícios a acidentes, qual a justificação para escolherem um local sensível?

                                                            Pelo mesmo motivo que é estritamente necessário fazer uma operação stop a meio do tabuleiro da Vasco da Gama?

                                                            Já fui mandado parar em operações stop, em que na rotunda desviavam o trânsito para uma zona fora da estrada para serem fiscalizados. O que estou a falar (mais frequente), é não só terem várias viaturas estacionadas numa rotunda (a cortar uma faixa de fora), como ainda param carros no meio da rotunda para fiscalização.
                                                            exatamente com o mesmo fundamento que tu achas não ser necessário
                                                            porque achas que uma rotunda é perigosa ou propicia a acidentes?? não é uma via como as outras? rens dificuldade em conduzir corretamente numa ou antes pelo contrario és um drift king e não concordas com o local escolhido para fiscalizar?

                                                            dizem uns passarinhos que a rotunda junto à cova da moura é um excelente ponto estratégico com resultados que não se obtinham na reta

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X