Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Médico do INEM que recusa transportes de doentes emergentes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Médico do INEM que recusa transportes de doentes emergentes

    Ainda não estou em mim com o que tem vindo a público sobre o Sr. Poças.

    É assustador saber que podemos ter as nossas vidas nas mãos de pessoas deste calibre...

    https://observador.pt/especiais/os-o...-um-aneurisma/
    Editado pela última vez por Crossfit; 10 January 2019, 17:00.

    #2
    Infelizmente o caso era grave e mesmo que o transporte fosse mais cedo, o desfecho teria sido quase de certeza o mesmo.
    Mas a maneira como esse médico se dirige à colega de Faro é fantástico.

    Comentário


      #3
      Faltam o resto das 'peças' sobre a criatura... Execrável.

      Comentário


        #4
        É o típico caso de quem tem o Rei na barriga. Quero, posso e manda com toneladas de cinismo.

        Comentário


          #5
          Conheço o médico pq ele exerce no local onde resido, teve inclusive a assistir a minha filha aqui em casa à cerca de mês e meio devido a um problema q ela padece, o médico em quando médico de primeiros socorros é do melhor q há por aqui, agora desconhecia este lado dele enquanto pessoa e tb o trato q tem pelos colegas.

          É sabido q isto veio tudo a ribalta devido aos comentários q ele fez da diretora do inem que foi acusada de utilizar o helicóptero pra fins pessoais, e ele foi o único colega que prestou declarações à imprensa, e a referir que ela deveria ser afastada caso se confirmasse a situação... Passado um mês começa a novela Peças, que não foi mais que um grupo de médicos que o denunciou, e escusado será dizer q ter telhados de vidro e ir pra tv mandar pedradas dá nisto.

          Comentário


            #6
            Independentemente da postura do médico, ele tem razão em questionar tudo. A maioria dos transportes aéreos não tem justificação. Usa-se e abusa-se do transporte aéreo.

            E como ele diz, um heli a sair de Évora, ir ao Algarve, recolher o doente, e colocá-lo no Santa Marta, não será mais rápido do que uma ambulância sair directamente do hospital de Faro para Santa Marta. O google maps indica cerca de 2h30, uma ambulância poderia fazer menos.

            A pergunta que coloco é mesmo no sentido de saber o motivo de activar o heli e não uma ambulância, já que o heli do Algarve estava noutro serviço. Vantagem de tempo, não parece ser. Vantagem económico, duvido. Vantagem clínica? Não me parece que um heli tenha meios superiores a uma ambulância, mas posso estar enganado.

            Comentário


              #7
              Um tipo destes, frio e calculista (viu-se na entrevista que deu à SIC), deveria ser afastado do sector público.

              Que vá para o privado, e quem quiser ser acompanhado por este xupista que o seja (€77K por ano para não fazer nada e ao mesmo tempo estaria de serviço no Hospital, LOL).

              Comentário


                #8
                Apesar de ele parecer ser uma rica "peça" , não concordo nada com este linchamento mediático na praça pública, com divulgação de conversas telefónicas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Independentemente da postura do médico, ele tem razão em questionar tudo. A maioria dos transportes aéreos não tem justificação. Usa-se e abusa-se do transporte aéreo.

                  E como ele diz, um heli a sair de Évora, ir ao Algarve, recolher o doente, e colocá-lo no Santa Marta, não será mais rápido do que uma ambulância sair directamente do hospital de Faro para Santa Marta. O google maps indica cerca de 2h30, uma ambulância poderia fazer menos.

                  A pergunta que coloco é mesmo no sentido de saber o motivo de activar o heli e não uma ambulância, já que o heli do Algarve estava noutro serviço. Vantagem de tempo, não parece ser. Vantagem económico, duvido. Vantagem clínica? Não me parece que um heli tenha meios superiores a uma ambulância, mas posso estar enganado.
                  estando ele ao serviço, compete-lhe enquanto mero médico colocar em causa o que resulta de uma decisão da entidade? ou dos Colegas? ou ele estará acima de tudo e de todos?

                  A mim parece-me claramente que estava a fugir com o rabo à seriga, se calhar num dos tais turnos sobrepostos no Hospital e não dava como escapar. A forma e o trato do ser com os outros médicos é mesmo de baixo nível.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CMiguelQ Ver Post
                    Conheço o médico pq ele exerce no local onde resido, teve inclusive a assistir a minha filha aqui em casa à cerca de mês e meio devido a um problema q ela padece, o médico em quando médico de primeiros socorros é do melhor q há por aqui, agora desconhecia este lado dele enquanto pessoa e tb o trato q tem pelos colegas.

                    É sabido q isto veio tudo a ribalta devido aos comentários q ele fez da diretora do inem que foi acusada de utilizar o helicóptero pra fins pessoais, e ele foi o único colega que prestou declarações à imprensa, e a referir que ela deveria ser afastada caso se confirmasse a situação... Passado um mês começa a novela Peças, que não foi mais que um grupo de médicos que o denunciou, e escusado será dizer q ter telhados de vidro e ir pra tv mandar pedradas dá nisto.
                    Eu, enquanto cidadão contribuinte, agradeço a este médico as questões que ele levantou. E na mesma qualidade, gostaria de obter uma explicação do CODU para activação de um heli de Évora em vez de uma ambulância local, por exemplo.

                    Claro que o "correcto" seria fazer e questionar depois. Mas isso tem algum resultado?

                    Quais os critérios utilizados pelo INEM para ativação dos meios?


                    Para qualquer ocorrência, a decisão dos meios de socorro a enviar é tomada pelos Médicos dos CODU, após a triagem clínica da chamada. Basicamente, são enviados meios quando exista uma situação de risco de vida ou esteja em causa uma função vital da vítima.


                    A decisão do tipo de meios a enviar – medicalizados ou não-medicalizados – tem em conta um conjunto de fatores, entre os quais: situação clínica da vítima, meios disponíveis em cada momento e distância às unidades de saúde.

                    Site do INEM

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Apesar de ele parecer ser uma rica "peça" , não concordo nada com este linchamento mediático na praça pública, com divulgação de conversas telefónicas.
                      As conversas são públicas, ao serviço e no interesse público. Ele estava em funções e não têm qualquer carácter privado.

                      Acho bem sabermos todos o que se passa. E serve de aviso aos que têm comportamentos semelhantes (isto para mim é o melhor).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                        Um tipo destes, frio e calculista (viu-se na entrevista que deu à SIC), deveria ser afastado do sector público.

                        Que vá para o privado, e quem quiser ser acompanhado por este xupista que o seja (€77K por ano para não fazer nada e ao mesmo tempo estaria de serviço no Hospital, LOL).
                        Talvez não tenhas noção mas a maioria destes serviços são realizados por privados. E quase de certeza que ele estará a prestar o serviço como privado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Talvez não tenhas noção mas a maioria destes serviços são realizados por privados. E quase de certeza que ele estará a prestar o serviço como privado.
                          Do INEM já lerpou, do INEM não tens escolha... referia-me naturalmente ao Privado dos Hospitais e clinicas. Aí tens escolha. Podes ir para o médico A ou B.

                          Comentário


                            #14
                            Eu não questiono se se tinha de ativar os meios aéreos ou não, acho é que o trato e a desconsideração que ele manifestou pelo paciente é assustador, e ouvir a outra médica dizer/questionar se uma pessoa de 37 não merece uma tentativa de lutar pela vida é triste... Não se tratou de uma mera troca de argumentos, a meio da conversa tb diz "você é médica interna" ne? Sempre a revelar uma espécie de desprezo pelos colegas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                              estando ele ao serviço, compete-lhe enquanto mero médico colocar em causa o que resulta de uma decisão da entidade? ou dos Colegas? ou ele estará acima de tudo e de todos?

                              A mim parece-me claramente que estava a fugir com o rabo à seriga, se calhar num dos tais turnos sobrepostos no Hospital e não dava como escapar. A forma e o trato do ser com os outros médicos é mesmo de baixo nível.
                              Isso é a brincar ou é a sério?

                              Então se tem de ser um médico a passar uma simples guia de transporte para um doente que tenha carência económica = trabalho administrativo, estás a colocar em causa a capacidade de um médico ter competência para realizar um transporte clínico do qual ele será responsável? Não tem ele o dever de também zelar pelos melhores interesses do doente?

                              Eu como doente o que estaria a questionar seria o seguinte:

                              - 48h horas num hospital para descobrir uma situação tão grave assim??
                              - De um momento para o outro decidem que tenho de ir a lx realizar uma cirurgia urgente e afinal ainda tenho de esperar por um heli de Évora?

                              Estamos a brincar? Isto é o mesmo que estar ao lado do hospital e num acidente em vez de me dirigir directamente às urgências, ficar à espera do INEM.

                              Não concordo com a postura do médico, mas acho muito bem que ele tenha levantado todas as questões. E, como disse, gostaria de saber que critérios o CODU usou para activar um heli que se situa a cerca de 200 kms do local e que demoraria uma hora a lá chegar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CMiguelQ Ver Post
                                Eu não questiono se se tinha de ativar os meios aéreos ou não, acho é que o trato e a desconsideração que ele manifestou pelo paciente é assustador, e ouvir a outra médica dizer/questionar se uma pessoa de 37 não merece uma tentativa de lutar pela vida é triste... Não se tratou de uma mera troca de argumentos, a meio da conversa tb diz "você é médica interna" ne? Sempre a revelar uma espécie de desprezo pelos colegas...
                                O que ele questionou foi o motivo da paciente não estar já a caminho de Lisboa numa ambulância e estarem à espera de um heli de Évora. Ele estava a avaliar também qual o enquadramento da situação.

                                Se era tão urgente e o caso tão grave, porque demorou 48h a ser diagnosticado e porque não estava já a caminho de Lisboa numa ambulância?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Isso é a brincar ou é a sério?

                                  Então se tem de ser um médico a passar uma simples guia de transporte para um doente que tenha carência económica = trabalho administrativo, estás a colocar em causa a capacidade de um médico ter competência para realizar um transporte clínico do qual ele será responsável? Não tem ele o dever de também zelar pelos melhores interesses do doente?

                                  Eu como doente o que estaria a questionar seria o seguinte:

                                  - 48h horas num hospital para descobrir uma situação tão grave assim??
                                  - De um momento para o outro decidem que tenho de ir a lx realizar uma cirurgia urgente e afinal ainda tenho de esperar por um heli de Évora?

                                  Estamos a brincar? Isto é o mesmo que estar ao lado do hospital e num acidente em vez de me dirigir directamente às urgências, ficar à espera do INEM.

                                  Não concordo com a postura do médico, mas acho muito bem que ele tenha levantado todas as questões. E, como disse, gostaria de saber que critérios o CODU usou para activar um heli que se situa a cerca de 200 kms do local e que demoraria uma hora a lá chegar.
                                  Brincar? Aqui quem brincou foi o Sr. Médico Peças, independemente do que veio a suceder, não se pode brincar com a vida dos outros e fazer-se de Deus.

                                  Ele ali tem uma função. Fazia o transporte e colocava em causa os procedimentos a seguir. Caso não goste não é obrigado a prestar o serviço. Mas os quase €80K/ano devem ser muito aliciantes....ainda para mais quando em média os Colegas ganham 1/4 disto.

                                  Mas ainda bem que não temos todos a mesma visão ou opinião sobre as coisas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    O que ele questionou foi o motivo da paciente não estar já a caminho de Lisboa numa ambulância e estarem à espera de um heli de Évora. Ele estava a avaliar também qual o enquadramento da situação.

                                    Se era tão urgente e o caso tão grave, porque demorou 48h a ser diagnosticado e porque não estava já a caminho de Lisboa numa ambulância?
                                    Lá estás tu.... competia-lhe fazer um juizo de censura? Ele está acima de quem mesmo? Que se queixe ao Ministro ou à Ordem se acha que algo está errado

                                    Comentário


                                      #19
                                      "Sylvia, CODU: Falaste com o médico do heli?
                                      Teresa, CODU: Falei.
                                      Sylvia, CODU: Deve ser o Peças, o médico do heli, não?
                                      Teresa, CODU: Sim…
                                      Sylvia, CODU: Essa história é sempre igual.
                                      Teresa, CODU: É sempre? Ah, então pronto…
                                      Sylvia, CODU: Sempre. Isto é reiterado. Eles tentam sempre não sair.
                                      Teresa, CODU: Pois, eu também achei que havia aqui… que era isso, não é?"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                        Brincar? Aqui quem brincou foi o Sr. Médico Peças, independemente do que veio a suceder, não se pode brincar com a vida dos outros e fazer-se de Deus.

                                        Ele ali tem uma função. Fazia o transporte e colocava em causa os procedimentos a seguir. Caso não goste não é obrigado a prestar o serviço. Mas os quase €80K/ano devem ser muito aliciantes....ainda para mais quando em média os Colegas ganham 1/4 disto.

                                        Mas ainda bem que não temos todos a mesma visão ou opinião sobre as coisas
                                        Exactamente por isso ele terá perguntado porque é que a doente não estava já a caminho do hospital de ambulância.

                                        Não estamos a falar de transportar batatas, ele também tem de avaliar se o transporte é correcto ou não (na minha opinião) e decidir se ele faz parte da solução ou do problema.

                                        Enquanto não tivermos informação do CODU a justificar por A + B porque é que tinha de ser um heli de Évora a fazer um transporte de Faro, então não temos todos os dados para avaliar a situação.

                                        O que eu acho correcto é que as decisões sejam questionadas. Aliás, mesmo no Hospital de Lisboa teriam de fazer nova avaliação completa e só depois decidir a cirurgia. Duvido que algum médico faça uma cirurgia baseada em avaliações de colegas, por isso é natural que quem faça o transporte também faça a sua avaliação. Por isso é que será um médico que está no heli e não um técnico de emergência ou coisa que o valha.

                                        Meramente a minha opinião.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Antes de mandarmos pedras ao vizinho, convém olharmos para o nosso telhado. Este é um excelente exemplo... Évora é um meio pequeno, e como em todos os meios pequenos, tudo se sabe...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                            Lá estás tu.... competia-lhe fazer um juizo de censura? Ele está acima de quem mesmo? Que se queixe ao Ministro ou à Ordem se acha que algo está errado
                                            Sim compete quando é a suposta vida da pessoa que está em perigo. E se a vida está em perigo, ele pode questionar se faz sentido esperar ainda mais 1h (ou mais) para que o heli lá chegue.

                                            Se um médico está num heli para "carregar batatas" então não precisam lá de um médico, digo eu.

                                            E mais:

                                            É atribuída uma gravidade ao doente que o hospital não comprova. Contactei a colega que estava de serviço a quem questionei qual era a situação clínica do doente. A colega afirma que contactou o CODU para articular o transporte e para transferir o doente por terra", explicou António Peças, reforçando que o estado clínico do doente não justificou a utilização de um helicóptero.

                                            Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/estou-a-ser-vitima-de-uma-perseguicao-diz-medico-afastado-pelo-inem



                                            Por isso, eu como contribuinte, gostaria de saber quem é que anda a activar helis a doentes com gravidade/condições não justificadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obtuso

                                              vê e ouve este video

                                              http://<iframe width="562" height="3...lt;/iframe>

                                              Para mim é bastante esclarecedor. Tinha ordens. Toda a gente sabe aparentemente que ele se recusa a sair.... é uma chatice estar ao serviço, de prevenção, e ter que trabalhar

                                              Comentário


                                                #24
                                                tudo bons pontos Obtuso, mas se até admito que os outros 2 casos são discutíveis, o caso da tourada é uma filhadaputice completa.

                                                é o caso clássico do médico que acumula horas no Estado e no privado simultâneas, e que roubam descaradamente o erário público e os contribuintes.

                                                mentiu que estava doente só porque não queria fazer o serviço. Esteve ali a ver a tourada quando estava de serviço ao helicóptero. Escolheu ficar a divertir-se na tourada enquanto tinha um doente que precisava dele. E ainda foi jantar com aquela canalha toda sem o mínimo arrependimento e sentimento de culpa.

                                                é um pulha e um monte de m***a.

                                                agora se calhar come também por aquelas em que até teve razão, mas é a vida. Não se pusesse a jeito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Sr. tem um belo histórico, o papel que faz de vitima agora não é novidade....

                                                  "processo em tribunal com António Peças (que também exerce funções de cirurgião do hospital de Évora), depois de uma troca de emails que considerou ofensivos e que ditou o afastamento do médico dos serviços na Viatura de Emergência Médica, que ela coordenava, em 2012. Em 2016, o Tribunal do Trabalho de Évora ainda condenou o hospital a reintegrar nas escalas da VMER António Peças, que se dizia vítima de um “ato discricionário e infundado”, e a pagar-lhe uma indemnização de 44 mil euros. Num recurso, porém, o Supremo Tribunal de Justiça viria a anular a decisão. O acórdão, de outubro de 2017, concluiu que a coordenadora tinha todo o direito de escolher os médicos para o serviço e não encontrou qualquer ilegalidade na decisão de o afastar das escalas."

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                    Obtuso

                                                    vê e ouve este video

                                                    http://<iframe width="562" height="3...lt;/iframe>

                                                    Para mim é bastante esclarecedor. Tinha ordens. Toda a gente sabe aparentemente que ele se recusa a sair.... é uma chatice estar ao serviço, de prevenção, e ter que trabalhar
                                                    Não consigo ver o vídeo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Sim compete quando é a suposta vida da pessoa que está em perigo. E se a vida está em perigo, ele pode questionar se faz sentido esperar ainda mais 1h (ou mais) para que o heli lá chegue.

                                                      Se um médico está num heli para "carregar batatas" então não precisam lá de um médico, digo eu.

                                                      E mais:

                                                      É atribuída uma gravidade ao doente que o hospital não comprova. Contactei a colega que estava de serviço a quem questionei qual era a situação clínica do doente. A colega afirma que contactou o CODU para articular o transporte e para transferir o doente por terra", explicou António Peças, reforçando que o estado clínico do doente não justificou a utilização de um helicóptero.

                                                      Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/estou-a-ser-vitima-de-uma-perseguicao-diz-medico-afastado-pelo-inem



                                                      Por isso, eu como contribuinte, gostaria de saber quem é que anda a activar helis a doentes com gravidade/condições não justificadas.
                                                      Com certeza não leste a transcrição ou ouviste a chamada.

                                                      No caso do doente com AVC havia uma janela de oportunidade (06 horas) que não aproveitada apenas porque o Puzzle recusou-se a transportar por heli. Não era situação de vida ou de morte, mas iria atenuar as consquencias do AVC. Quanto mais rápido chegasse melhor. E o mais rápido era o HELI.

                                                      Um Sr. de 82 anos é um saco de batatas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Não consigo ver o vídeo.
                                                        É o 2.º video do link que o OP colocou.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                          tudo bons pontos Obtuso, mas se até admito que os outros 2 casos são discutíveis, o caso da tourada é uma filhadaputice completa.

                                                          é o caso clássico do médico que acumula horas no Estado e no privado simultâneas, e que roubam descaradamente o erário público e os contribuintes.

                                                          mentiu que estava doente só porque não queria fazer o serviço. Esteve ali a ver a tourada quando estava de serviço ao helicóptero. Escolheu ficar a divertir-se na tourada enquanto tinha um doente que precisava dele. E ainda foi jantar com aquela canalha toda sem o mínimo arrependimento e sentimento de culpa.

                                                          é um pulha e um monte de m***a.

                                                          agora se calhar come também por aquelas em que até teve razão, mas é a vida. Não se pusesse a jeito.
                                                          Não estou a defender a postura dele, que também não me parece a mais correcta. Especialmente se mentiu aquando da tourada.

                                                          Mas o CODU andar a estoirar dinheiro em transportes aéreos é correcto? É que temos de agradecer a médicos como ele equacionarem a utilidade da activação do meio em cada salvamento/transporte. São ambos os lados que devem justificações. Eu já li as justificações dele e parecem razoáveis. Onde estão as justificações do CODU?

                                                          Para cumprir uma simples ordem não precisavam lá de um médico.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O médico foi só arrogante e com uma postura muito fraca perante a outra médica do hospital de faro. Apesar de estar a questionar por preguiça de trabalhar, e não por competência profissional ou algo semelhante, todos eles, e nós, enquanto cidadão devíamos questionar estas opções.
                                                            De Faro a Lisboa são no máximo 2h de ambulância, a ambulância é mais seguro, mais barato... não consigo também perceber a necessidade do helicóptero.
                                                            Uma vez precisei dele e talvez estivesse ocupado num destes casos, mandaram-me 2 jipes dos bombeiros e meteram 2 pessoas a transportarem-me de maca 2,3km até à estrada mais próxima porque não estava disponível meio aéreo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X