Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É permitido usar álcool para preparar comida?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É permitido usar álcool para preparar comida?

    A questão é simples: ontem fui a um restaurante e pedi um prato daqueles que vem a arder para a mesa (eu nem sabia que era assim).

    Reparei no entanto que a cozinheira usou álcool daqueles de supermercado, naquelas garrafas de 250ml, e achei a coisa muito estranha. Já tinha visto com bebidas alcoólicas, mas com álcool puro, ainda mais de supermercado, para mim foi algo surpreendente.

    Daquilo que eu percebo, este tipo de álcool não pode ser usado em alimentacao, certo?

    Curiosamente o prato que pedi ainda sabia ligeiramente a alcool quando foi comido.

    Não estou muito preocupado com o mal que possa fazer, até porque a quantidade que possa ter ingerido é minima, mas queria saber se não há aqui qualquer coisa de muito errado..

    Obrigado

    #2
    é alcool alimentar

    Comentário


      #3
      Aquela malta das viagens de finalistas farta-se de comer gajas completamente alcoolizadas e não consta que alguém tivesse passado mal.

      Comentário


        #4
        Nunca vi fazerem com álcool desse...

        Que tipo de restaurante era?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          Nunca vi fazerem com álcool desse...

          Que tipo de restaurante era?
          Um restaurante de sushi, era um prato que vinha a pegar fogo. O restaurante não era grande coisa, mas não me pareceu que houvesse nenhuma falta de higiene visível. Esta questão do álcool é que me deixou um pouco surpreendido.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
            é alcool alimentar
            Não, não era. Eram daquelas garrafas pequenas que compras no continente, se não estou em erro tenho uma exatamente igual em casa, com uma tampa azul.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
              Um restaurante de sushi, era um prato que vinha a pegar fogo. O restaurante não era grande coisa, mas não me pareceu que houvesse nenhuma falta de higiene visível. Esta questão do álcool é que me deixou um pouco surpreendido.
              Sushi San ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                Não, não era. Eram daquelas garrafas pequenas que compras no continente, se não estou em erro tenho uma exatamente igual em casa, com uma tampa azul.
                essas garrafas pequenas nao podem ser alimentares?
                julgo que ja vi desses que dizia alimentar
                ate ja bebi com sumo...
                ja nao sei é se eram dessas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                  Sushi San ?
                  Nada disso. É um relativamente novo, não vou dizer aqui o nome para já, antes de saber se isto é normal

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                    essas garrafas pequenas nao podem ser alimentares?
                    julgo que ja vi desses que dizia alimentar
                    ate ja bebi com sumo...
                    ja nao sei é se eram dessas
                    Bem, eu nunca vi álcool alimentar. Se há nessas garrafas exatamente iguais ao álcool 'normal' então coloco a hipótese de ser desses

                    Comentário


                      #11
                      A garrafa era exatamente igual a esta, inclusive a cor da tampa. Só não posso afirmar que seja do continente, porque isso não vi.

                      Curiosamente há um continente a menos de 500 metros dali

                      Comentário


                        #12
                        nao sei
                        nao vejo nada no google
                        pode ser que apareça alguem que saiba

                        Comentário


                          #13
                          esse diz uso sanitário
                          mas julgo que outras dizem "alimentar"
                          mas nao vejo no google

                          Comentário


                            #14
                            Das Mãos da Teresinha: Licor de tangerina

                            encontrei no google
                            dá uma vista de olhos na foto

                            Comentário


                              #15
                              Existe Álcool Etílico de 96° para uso alimentar e fabrico de bebidas, muito usado para fazer licores caseiros, por exemplo.

                              https://1.bp.blogspot.com/-bm3ca6pRb...mentar%2B1.jpg


                              As embalagens podem ser iguais ao de sanitario. Contudo, é para uso alimentar, já outras, diz sanitario ou desinfecção e dizem geralmente que não deve ser ingerido.

                              Comentário


                                #16
                                O álcool alimentar, tem lá expressamente escrito ''para uso alimentar'' ou ''para bebidas alcoólicas ou utilizações culinárias'', o outro dirá ''uso sanitário''.

                                Comentário


                                  #17
                                  E se beberes um bocado desse para uso sanitário, o que acontece?

                                  Eu não bebi, era só curiosidade

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                    Existe Álcool Etílico de 96° para uso alimentar e fabrico de bebidas, muito usado para fazer licores caseiros, por exemplo.

                                    https://1.bp.blogspot.com/-bm3ca6pRb...mentar%2B1.jpg


                                    As embalagens podem ser iguais ao de sanitario. Contudo, é para uso alimentar, já outras, diz sanitario ou desinfecção e dizem geralmente que não deve ser ingerido.
                                    exacto foi isso que vi agora no google
                                    eu ja bebi com sumo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                      E se beberes um bocado desse para uso sanitário, o que acontece?

                                      Eu não bebi, era só curiosidade
                                      Ficas todo desinfectado por dentro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                        E se beberes um bocado desse para uso sanitário, o que acontece?

                                        Eu não bebi, era só curiosidade
                                        deve ser igual
                                        mas o do restaurante era sanitário?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já alguma vez experimentaste colocar álcool sanitário na boca?

                                          Qual é o sabor que fica?


                                          Esse álcool que é vendido nas farmácias por força de lei tem que levar um aditivo para o tornar incomestível. Ou seja, que seja repulsivo à ingestão.

                                          A razão óbvia é para que não se torne um alvo fácil de quem tem vícios com o álcool e também para não permitir que seja utilizado com segundas intenções para o fim que se destina.


                                          O principal problema com o relatado, no meu entender, prende-se com o sabor residual que possa ter ficado nos alimentos, resultado da combustão.
                                          Editado pela última vez por nferrari; 27 January 2019, 19:51.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Agora já estou confuso. Antes de meterem essa foto do álcool sanitário eu tinha 99.9% de certeza que era. Agora já não sei. Não me parece que fosse dessas garrafas, eram. Aquelas baixinhas.

                                            Acho que a única solução é lá ir e pedir novamente o mesmo prato

                                            Comentário


                                              #23
                                              Cetrimida é, normalmente o desinfectante utilizado no alcool sanitário.

                                              O puro (sem desinfectante) também pode ser vendido em vários locais e destingue-se quase exclusivamente pelo que diz na embalagem.
                                              Eu tenho aqui na farmácia o puro e só não o vendi ainda por engano porque é 10x mais caro que o com desinfectante...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esse álcool sanitário é proibido de usar na alimentação, se tivesses relatado a experiência como sendo de um "bom" restaurante diria que devia ter sido um equivoco da tua parte e seria quase de certeza álcool para uso alimentar, mas como dás a entender que foi num "chinês de esquina" o mais provável é ter sido mesmo do sanitário.

                                                Não deve fazer grande mal à saúde tirando o facto de saber mal, pois a quantidade é mínima...a malta também se fartava de assar chouriços com esse álcool e ninguém morreu por isso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  o que parece por vezes não é
                                                  por vezes o "bom" restaurante também tem a cozinha toda cagada, usa produtos podres
                                                  como o "bom" médico, advogado, engenheiro
                                                  por vezes é só mesmo fama

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                                    Aquela malta das viagens de finalistas farta-se de comer gajas completamente alcoolizadas e não consta que alguém tivesse passado mal.
                                                    Isso não é bem assim...já comi coisas nesse estado e depois ter acordado, ficar bem mal disposto com aquilo que comi...e elas são capazes de não terem gostado muito do "petisco" também...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      mas isso foi de tu teres ficado ressacado. a quantidade de álcool nos fluídos delas devia ser certamente muito superior à permitida por lei e apanhaste uma piela direta...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu asso chouriços com isso [emoji849]
                                                        Estarei para falecer?[emoji848]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                          Eu asso chouriços com isso [emoji849]
                                                          Estarei para falecer?[emoji848]
                                                          Mais um aqui, a minha mulher diz que ás vezes solto uns gases que parece que estou morto á 15 dias, será disso? [emoji16][emoji23]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                            Ficas todo desinfectado por dentro
                                                            Acho que tenho assado chouriças da forma errada

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X