Anúncio

Collapse
No announcement yet.

mudar de emprego.. e de vida?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    mudar de emprego.. e de vida?

    Basicamente é isto:

    Trabalho por conta de outrem. Ganho 1000 euros por mês e estou no quadro da empresa desde os 3 meses ( estou lá à 4 anos). Trabalho a 10 minutos de casa ( indo de carro).
    A empresa é estável e paga certinho.. Hipóteses de subir na empresa é zero. Entrei para este posto e reformar-me-ei neste posto…


    Sinto-me realizado? Não!
    Apesar de saber que até não sou mal pago, como qualquer pessoa ambiciosa queria um pouco mais..


    Sou licenciado. Trabalhei na minha área cerca de 6 anos e sei que será muito difícil voltar lá…


    A área onde trabalho, apesar de gostar bastante, nesta empresa não me motiva… Noutras poderia ser melhor mas os ordenados praticados são um bom bocado inferiores..


    Entretanto surgiu a possibilidade de ficar com o negócio de um familiar.
    Esse familiar tem dois filhos que não querem continuar com o negócio pois licenciaram-se os dois na área da saúde. O negócio em si é uma livraria/ papelaria.
    Permitiu-lhe levar sempre uma vida folgada, pagar casas e meter os filhos a estudar.

    Esse familiar perguntou-me se não queria ficar com o negócio. quer €20000 euros de trespasse e €300 de renda mensal..


    É uma livraria que tem protocolo com o estado para a troca do vale para aquisição de livros. No tempo pré escola tem uma facturação interessante e o resto do ano anda mais mortiço..

    Pensei, caso ficasse com a livraria, meter jogos santa casa + pay shop + jornais e revistas e talvez tabaco para compensar as quebras do resto do ano.

    A livraria hoje em dia só vende livros escolares, material escolar ( canetas, cadernos, malas, estojos) e tira fotocópias..


    Por um lado tenho para mim a ideia que é um tipo de negócio que tende a acabar.. com a wook e os hipermercados ainda haverá mercado para as livrarias? Até quando o vale para os livros será entregue às livrarias?

    Gostava de mudar de vida mas tenho muitas reservas em arriscar..
    Que fariam vocês?

    #2
    Olhava para as contas anuais da papelaria, e tentava perceber se entra (entrou) o suficiente para pagar esses 20.000 + 300/mês + tirar um ordenando, ou se é o teu familiar a "empolar"...

    Atenção que nem sempre é fácil conseguir licença para os jogos da SC.

    Comentário


      #3
      Duas sugestões de negócio para os dias de hoje:

      - "print-shop", uma boa impressora para trabalhos de escola, etc.
      - ponto de entrega de encomendas da internet, por uns cêntimos extra.

      Comentário


        #4
        Se a dependência for muito grande relativamente ao Estado, i.e. livros escolares, eu pensava duas vezes... É uma área que, devido às inúmeras pressões, deverá ser alterada a breve prazo, penso eu... E-books, partilha de usados, etc.
        Aqui na terrinha nem o acordo dos livros escolares foi suficiente para manter a papelaria aberta. Se bem que não tinha jogos da S. C.

        Comentário


          #5
          Com licença de jogos pode ser bom negócio. Sem isso é negócio em declínio. A SCM não dá licença de jogos a todos os que a pretendem. Há que preencher certos requisitos.

          Comentário


            #6
            Como disseram mais acima se conseguires a licença de jogo (coisa que, senão tiveres uma cunha não tens hipótese), se perto dessa papelaria já houver um estabelecimento com os jogos da Santa casa nem com cunha vais lá, por isso vê bem se já existe ou não e se consegues arranjar uma boa cunha, se não conseguires é melhor estar quieto.

            Cumps

            Comentário


              #7
              homem, tu vai já ao tópico da suiça, que há lá um zé que te ensina a viver uma vida de milionário com esses 1000 euros por mês.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                homem, tu vai já ao tópico da suiça, que há lá um zé que te ensina a viver uma vida de milionário com esses 1000 euros por mês.
                E a comer saudavelmente.
                Uma dieta à base de kebabs.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                  E a comer saudavelmente.
                  Uma dieta à base de kebabs.
                  Nada disso.... é um que até compra prédios inteiros e tudo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                    Nada disso.... é um que até compra prédios inteiros e tudo.
                    Não estou a dizer que é essa pessoa....
                    O tópico é todo ele uma enciclopédia de ensinamentos.
                    Transversal a todas as áreas.
                    O tópico está para o fórum como o "Centrum" está para as vitaminas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                      homem, tu vai já ao tópico da suiça, que há lá um zé que te ensina a viver uma vida de milionário com esses 1000 euros por mês.
                      Se fôr o Sócrates acho confiável.

                      Comentário


                        #12
                        Sinceramente, eu não dava esse passo, pois as papelarias/livrarias estão condenadas à extinção. Acho que te estás a meter num buraco.

                        Mudar de emprego sim, mas para algo com futuro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                          homem, tu vai já ao tópico da suiça, que há lá um zé que te ensina a viver uma vida de milionário com esses 1000 euros por mês.
                          Estamos á tua espera passa por lá, eu posso dar conselhos úteis.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                            E a comer saudavelmente.
                            Uma dieta à base de kebabs.
                            e que tal limitarem-se a responder à questão deste tópico deixando-se de trivialidades

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                              e que tal limitarem-se a responder à questão deste tópico deixando-se de trivialidades
                              Peço desculpa por ter fugido ao cerne do tópico.
                              Respondendo directamente à questão,

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                Peço desculpa por ter fugido ao cerne do tópico.
                                Respondendo directamente à questão,
                                por acaso lembrei-me logo desta música quando li o primeiro post

                                mas não é fácil, principalmente quando se tem alguma idade e família

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                  Como disseram mais acima se conseguires a licença de jogo (coisa que, senão tiveres uma cunha não tens hipótese), se perto dessa papelaria já houver um estabelecimento com os jogos da Santa casa nem com cunha vais lá, por isso vê bem se já existe ou não e se consegues arranjar uma boa cunha, se não conseguires é melhor estar quieto.

                                  Cumps
                                  é difícil para todos os tipos de jogos ou só para alguns ?

                                  qualquer café de esquina vende raspadinhas....e vendem-se como o caraças

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu apostaria numa pizzaria. Tens aqui o mrf como grande mestre.

                                    Falas também com o superzurique para mandar vir as melhores vacas da Suíça. Terão de vir de avião por causa do limite de 6h em trânsito.

                                    E fazes as melhores pizzas bolonhesa e afins da região.

                                    Com o modelo de negócio a todo o vapor falas com o tuboyoda que domina as cenas de informática que te constrói uma plataforma para vendas online.

                                    Anda aí um usar também que está na Alemanha e deve arranjar contatos para um grande fornecimento de drones.

                                    Falas depois com o jimbo, que está orientado nas grandes tecnológicas, para orientar um sistema de gestão dos drones para entregas na Europa a partir de Portugal. Nota: cuidado com as entregas no Luxemburgo porque vais encontrar um mrf com pressão de ar a meter drones abaixo.

                                    Por fim, lembras-te de quem te fornecia as vacas? Superzurique. É ele que também te vai abrir as portas para a gestão da tua fortuna no UBS.

                                    Boa sorte.

                                    Conselho: trata um assunto de cada vez e não metas este pessoal junto em reuniões. Estou só a avisar...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os jogos SC não estão em cada esquina... Não é qualquer um que os consegue por no seu establecimento

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                        Como disseram mais acima se conseguires a licença de jogo (coisa que, senão tiveres uma cunha não tens hipótese), se perto dessa papelaria já houver um estabelecimento com os jogos da Santa casa nem com cunha vais lá, por isso vê bem se já existe ou não e se consegues arranjar uma boa cunha, se não conseguires é melhor estar quieto.

                                        Cumps
                                        é difícil para todos os tipos de jogos ou só para alguns ?

                                        qualquer café de esquina vende raspadinhas....e vendem-se como o caraças

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                          é difícil para todos os tipos de jogos ou só para alguns ?

                                          qualquer café de esquina vende raspadinhas....e vendem-se como o caraças
                                          Não, não vendem ;)

                                          Há limites para "licenças" de jogos SC.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tens uma licenciatura em que? Porque é que é difícil voltar a trabalhar na área de formação? Não falta emprego agora...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                              Basicamente é isto:

                                              Trabalho por conta de outrem. Ganho 1000 euros por mês e estou no quadro da empresa desde os 3 meses ( estou lá à 4 anos). Trabalho a 10 minutos de casa ( indo de carro).
                                              A empresa é estável e paga certinho.. Hipóteses de subir na empresa é zero. Entrei para este posto e reformar-me-ei neste posto…


                                              Sinto-me realizado? Não!
                                              Apesar de saber que até não sou mal pago, como qualquer pessoa ambiciosa queria um pouco mais..


                                              Sou licenciado. Trabalhei na minha área cerca de 6 anos e sei que será muito difícil voltar lá…


                                              A área onde trabalho, apesar de gostar bastante, nesta empresa não me motiva… Noutras poderia ser melhor mas os ordenados praticados são um bom bocado inferiores..


                                              Entretanto surgiu a possibilidade de ficar com o negócio de um familiar.
                                              Esse familiar tem dois filhos que não querem continuar com o negócio pois licenciaram-se os dois na área da saúde. O negócio em si é uma livraria/ papelaria.
                                              Permitiu-lhe levar sempre uma vida folgada, pagar casas e meter os filhos a estudar.

                                              Esse familiar perguntou-me se não queria ficar com o negócio. quer €20000 euros de trespasse e €300 de renda mensal..


                                              É uma livraria que tem protocolo com o estado para a troca do vale para aquisição de livros. No tempo pré escola tem uma facturação interessante e o resto do ano anda mais mortiço..

                                              Pensei, caso ficasse com a livraria, meter jogos santa casa + pay shop + jornais e revistas e talvez tabaco para compensar as quebras do resto do ano.

                                              A livraria hoje em dia só vende livros escolares, material escolar ( canetas, cadernos, malas, estojos) e tira fotocópias..


                                              Por um lado tenho para mim a ideia que é um tipo de negócio que tende a acabar.. com a wook e os hipermercados ainda haverá mercado para as livrarias? Até quando o vale para os livros será entregue às livrarias?

                                              Gostava de mudar de vida mas tenho muitas reservas em arriscar..
                                              Que fariam vocês?
                                              o melhor conselho que te posso dar é que se fores jovem arrisca ...mais ainda se não tiveres filhos

                                              pode até nem ser na papelaria mas noutra coisa,

                                              Belmiro de Azevedo costumava dizer : "nunca ficar no primeiro emprego"

                                              Relativamente a este negócio, como disseram tenta analisar as contas, preferencialmente com um contabilista...para ver se há lucro e se não tem muito passivo

                                              se ficares com isso terias que modernizar um pouco, vendas online tem muito peso hoje em dia

                                              boa sorte, e continua a procurar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                Tens uma licenciatura em que? Porque é que é difícil voltar a trabalhar na área de formação? Não falta emprego agora...
                                                área de arquivos e bibliotecas. o estado não contrata. andei 4 anos a concorrer a câmaras municipais e andei a fazer figura de corpo presente. Em 2017 fiquei 3 ou 4 vezes em 2º lugar. curiosamente os vencedores dos concursos eram pessoal que já lá trabalhavam..


                                                por isso nem vale a pena….

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                                  Duas sugestões de negócio para os dias de hoje:

                                                  - "print-shop", uma boa impressora para trabalhos de escola, etc.
                                                  - ponto de entrega de encomendas da internet, por uns cêntimos extra.
                                                  Da realidade que conheço:
                                                  As papelarias, nem sempre dão lucro. Agora é assim, há estratégias que podem funcionar.
                                                  Saber qual é o teu público-alvo. Trabalhei com uma cujo público-alvo é pessoal com rendimentos mais baixos. Ou seja aposta em coisas minimamente decentes, mas sem grandes exageros.
                                                  É agente Pagaqui, que sendo diferente de payshop, tem muito mais funcionalidades. Tanto um como outro serviço tens que ver se pode ter, uma vez que tem que, no pagaqui, uma distância de pelo menos 1km.
                                                  Fotocópias é sempre um bom mercado.
                                                  Relativamente às raspadinhas, podes ter, penso é que não dá para TODAS, mas podes.
                                                  Ser agente EDP ou CTT é uma dor de cabeça, porque tens que ter uma segunda pessoa, caso contrário, terás que sempre dar prioridade a uma avaria da EDP em vez do sr. Quim que vai buscar o Correio da Manhã.
                                                  As publicações nas redes sociais, ajudam.
                                                  Tabaco e material de artes visuais. Carteiras, mochilas e, caso dê, sorteios, descontos.
                                                  Dá uma vista de olhos aqui: https://www.facebook.com/CrisfalPapelaria/
                                                  Outra coisa: Vê o google, se está bem definido o apontador, as fotos, a descrição...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                                    área de arquivos e bibliotecas. o estado não contrata. andei 4 anos a concorrer a câmaras municipais e andei a fazer figura de corpo presente. Em 2017 fiquei 3 ou 4 vezes em 2º lugar. curiosamente os vencedores dos concursos eram pessoal que já lá trabalhavam..


                                                    por isso nem vale a pena….
                                                    Ok, eu pensei que tinhas mesmo uma licenciatura em algo mais "usável". Nem sabia que isso poderia ser uma licenciatura, de facto.

                                                    Por esse ponto de vista, o negócio da família até estaria ligado. Se fores capaz de perceber o que podes ganhar dali, fazes umas contas, tiras o salário que achas que deves tirar para ti. Analisa activos passivos e cashflows mensais e vê se é algo sustentável no teu ponto de vista. Se desse para pagar o teu ordenado, dar lucro, e os 20mil em 3-5 anos, até seria capaz de arriscar.
                                                    Usa as ideias que te deram acima:
                                                    -Vendas online
                                                    - Tentar o que querias dos jogos st casa.
                                                    - Abrir um centro de cópias também dá bom dinheiro...

                                                    Acho que o sucesso depende também da localização, se estiver perto de uma escola ou universidade, deves conseguir safar-te bem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                                      área de arquivos e bibliotecas. o estado não contrata. andei 4 anos a concorrer a câmaras municipais e andei a fazer figura de corpo presente. Em 2017 fiquei 3 ou 4 vezes em 2º lugar. curiosamente os vencedores dos concursos eram pessoal que já lá trabalhavam..


                                                      por isso nem vale a pena….
                                                      "Curiosamente" é mesmo assim que funciona...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tens alguma papelaria/tabacaria perto? Qual é o nível social da área onde a livraria está inserida?
                                                        Raspadinhas consegues sem dificuldades, agora para Euromilhões neste momento a SCM está a exigir um espaço próprio dentro do estabelecimento e isso muitas vezes é complicado de fazer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Conheço uma papelaria perto de mim que não tem qualquer espaço separado para isso - aliás, nem para isso nem para mais nada! As pessoas estão sempre ali amontoadas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não te esqueças que ganhas 14.000€ em 11 meses. Quase 1.300 € por mês de trabalho.

                                                            Como vais pagar renda e amortizar o trespasse(digamos em 10 anos com juros) podes pôr 6.000 por ano. Despesas como contabilidade, remodelação, electricidade e outras que aparecem, acrescenta mais 2.000 por ano. Soma a Seg. Social, seguro e demais encargos e a conta vai para perto de 13.000€.

                                                            Resumindo: para ganhares o mesmo que ganhas atualmente vais ter de conseguir 14+13= 27.000€ em 11 meses ou seja cerca 2.500 €/mês de "lucro".

                                                            Agora só tens que ver se a papelaria tem margem para isso e se gostas de aturar clientes que, por vezes, podem ser muito chatos.
                                                            Editado pela última vez por M101; 09 February 2019, 15:00.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X