Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desde quando é que o Ensino Superior se tornou sinónimo de bebedeira e festejo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desde quando é que o Ensino Superior se tornou sinónimo de bebedeira e festejo?

    Venho pedir que esclareçam a minha dúvida.
    Antes de mais, devo dizer que apesar de boa parte dos estudantes universitários pensar no ensino superior como tal, nem todos têm esse pensamento; por isso se estás a ler isto e és daqueles que não olha para o ensino superior assim, desculpa; não quero pôr tudo no mesmo saco.

    Gostava de saber quando é que esta tradição começou em Portugal; isto porque se pensarmos que, por exemplo, há meio século a universidade estava reservada a uma percentagem populacional muito menor do que está hoje e sabendo dos costumes da época, tenho a ideia que os poucos que conseguiam aceder ao Ensino Superior não pensavam usufruir dele como se pensa hoje.

    Quando é que foi a época de transição? Pós 25/abril, talvez?

    #2
    Desde o tempo do "mão na coisa" e "coisa na mão"?... Opá, não sei, é desde que eu me lembro.

    Comentário


      #3
      Desde que a maioria dos jovens em idade de bebedeira e festejo passou a frequentar o ensino superior. Simples

      Passaste de 80.000 nos anos 80 para quase 400.000 nos anos 2000

      https://www.pordata.pt/DB/Portugal/A...onsulta/Tabela


      P.S. o teu raciocínio tem uma assumpção errónea:

      Afirmas, que uma boa parte dos estudantes acha que é sinónimo Ensino Superior e bebedeira e festejo - Ora isto é uma consideração tua, não um facto

      Lá por uma boa parte participar em festejo e bebedeira, não o nego, não quer dizer que associem isso ao ensino superior ou vice versa.
      Isso acontece não pelo ensino superior mas pela mudança de estilo de vida que a entrada na faculdade proporciona, mais liberdade (sair de casa dos pais muitas vezes), mais autonomia, maioridade mas sem obrigações, etc, e é o período da vida propício para mais actividade social.
      Não vejo nada de errado se feito de forma responsável.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
        Desde o tempo do "mão na coisa" e "coisa na mão"?... Opá, não sei, é desde que eu me lembro.
        Confirmo, pode fechar.

        Comentário


          #5
          Eu diria desde 1933



          Edit: Pelo menos...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
            Desde que a maioria dos jovens em idade de bebedeira e festejo passou a frequentar o ensino superior. Simples

            Passaste de 80.000 nos anos 80 para quase 400.000 nos anos 2000

            https://www.pordata.pt/DB/Portugal/A...onsulta/Tabela


            P.S. o teu raciocínio tem uma assumpção errónea:

            Afirmas, que uma boa parte dos estudantes acha que é sinónimo Ensino Superior e bebedeira e festejo - Ora isto é uma consideração tua, não um facto

            Lá por uma boa parte participar em festejo e bebedeira, não o nego, não quer dizer que associem isso ao ensino superior ou vice versa.
            Isso acontece não pelo ensino superior mas pela mudança de estilo de vida que a entrada na faculdade proporciona, mais liberdade (sair de casa dos pais muitas vezes), mais autonomia, maioridade mas sem obrigações, etc, e é o período da vida propício para mais actividade social.
            Não vejo nada de errado se feito de forma responsável.
            Anterior a 1980... O meu falecido pai já relatava que na década de 70 existiam estudantes que consumiam bebidas alcoólicas, organizavam festas e até frequentavam casas de meninas. Uma vergonha esta nova geração...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
              Venho pedir que esclareçam a minha dúvida.
              Antes de mais, devo dizer que apesar de boa parte dos estudantes universitários pensar no ensino superior como tal, nem todos têm esse pensamento; por isso se estás a ler isto e és daqueles que não olha para o ensino superior assim, desculpa; não quero pôr tudo no mesmo saco.

              Gostava de saber quando é que esta tradição começou em Portugal; isto porque se pensarmos que, por exemplo, há meio século a universidade estava reservada a uma percentagem populacional muito menor do que está hoje e sabendo dos costumes da época, tenho a ideia que os poucos que conseguiam aceder ao Ensino Superior não pensavam usufruir dele como se pensa hoje.

              Quando é que foi a época de transição? Pós 25/abril, talvez?
              Tá bem. Eu diria que é desde sempre.

              Aliás, sabendo eu os costumes da época, o nível de putaria devia ser muito superior.
              Editado pela última vez por Karma; 13 February 2019, 15:56.

              Comentário


                #8
                Diria que a idade das bebedeiras é entre os 16 e os 25 que por acaso calha durante o tempo que estás na faculdade, associada a uma maior liberdade é normal que se veja muitos universitários bêbedos. Nas acho que pouco tem a ver com frequentar ou não a universidade, se fores ver os jovens dessas idades que não andam na universidade apanham bebedeiras igualmente.

                Comentário


                  #9
                  Desde sempre.

                  Comentário


                    #10
                    Existem uvas há quanto tempo?

                    Comentário


                      #11
                      Desde quando é que um aglomerado de pessoas entre os 18 e os 20 e poucos se embebeda e festeja como se não houvesse amanhã? Aposto que apenas esta nova geração. Antigamente "nã havia cá nada disto".

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                        Desde quando é que um aglomerado de pessoas entre os 18 e os 20 e poucos se embebeda e festeja como se não houvesse amanhã? Aposto que apenas esta nova geração. Antigamente "nã havia cá nada disto".
                        Antigamente faziam tertúlias a beber chá de camomila

                        Comentário


                          #13
                          Este tópico é deveras importante.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                            Antigamente faziam tertúlias a beber chá de camomila
                            Sem açúcar e com leite sem lactose.

                            Comentário


                              #15
                              Estudasses!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                Sem açúcar e com leite sem lactose.
                                E com meias de lã calçadas para o calor não fugir pelos pés Que emoção

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando foi fundada a universidade de Coimbra? Talvez desde essa altura...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só para desconversar um pouco: a festividade da queima das fitas e da latada em Coimbra remonta a 1850, mais coisa menos coisa.

                                    Não faço ideia como seria na altura mas consta que vinho de má qualidade já vem de antes disso... portanto...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Desde o Maio de 68.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Desde este tempo:

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                          Desde quando é que um aglomerado de pessoas entre os 18 e os 20 e poucos se embebeda e festeja como se não houvesse amanhã? Aposto que apenas esta nova geração. Antigamente "nã havia cá nada disto".
                                          .

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                            Desde quando é que um aglomerado de pessoas entre os 18 e os 20 e poucos se embebeda e festeja como se não houvesse amanhã? Aposto que apenas esta nova geração. Antigamente "nã havia cá nada disto".
                                            E os aglomerados de pessoas entre os 40 e os 50 que se juntam nos tascos deste país a embebedar-se (para esquecer?) como se não houvesse amanhã...

                                            Devem ser só os estudantes que bebem o vinho todo deste país....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                              E os aglomerados de pessoas entre os 40 e os 50 que se juntam nos tascos deste país a embebedar-se (para esquecer?) como se não houvesse amanhã...

                                              Devem ser só os estudantes que bebem o vinho todo deste país....
                                              E a malta entre os 20 e os 40, não bebe?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                E a malta entre os 20 e os 40, não bebe?
                                                Esses não estão todos no ensino superior [emoji848][emoji848]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como referido... desde há muito e muito tempo... já na época da Roma Antiga ou mesmo dos Gregos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                    Esses não estão todos no ensino superior [emoji848][emoji848]
                                                    Eh pá, eu saí aos 23!

                                                    PS: Mas devo ter bebido a conta toda dos 20 aos 40

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      https://youtu.be/VVoPxne-iKg

                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pós 25/abril, talvez?
                                                        Antigamente é que era, faz falta um novo salazar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Todo o ser vivo passa dias sem comer se for preciso, mas sem beber não pode ser. Portanto, não entendo o drama.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Como referido... desde há muito e muito tempo... já na época da Roma Antiga ou mesmo dos Gregos...
                                                            na altura de jesus
                                                            porque julgam que andava a malta toda atrás dele, a ouvir lá as cenas dele?
                                                            ... transformava agua em vinho e apanhavam todos bebedeiras
                                                            se nao fosse isso nao se safava
                                                            aliás bebiam logo de manha , deviam andar lindos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X