Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugal é mais saudável do que a Alemanha mas muito menos do que a Espanha. Porquê?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Portugal é mais saudável do que a Alemanha mas muito menos do que a Espanha. Porquê?

    A Espanha é o país mais saudável do Mundo.

    Porque é que Portugal é muito menos saudável do que os nossos vizinhos? Será do fast-food e do lixo da comida do Lidl que os portugueses tanto gostam?

    Espanha é o país mais saudável do mundo e Portugal é apenas o 22.º

    https://www.dn.pt/mundo/interior/espanha-e-o-pais-mais-saudavel-e-portugal-e-apenas-o-22-10618857.html

    #2
    porque em espanha os rendimentos sao maiores e a cultura e alimentacao são semelhantes.

    podem fechar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por mok Ver Post
      porque em espanha os rendimentos sao maiores e a cultura e alimentacao são semelhantes.

      podem fechar.
      Isso explicaria, quando muito, o facto de estar acima de Portugal. Mas não explica de todo o facto de estar acima do resto da Europa toda.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por mok Ver Post
        porque em espanha os rendimentos sao maiores e a cultura e alimentacao são semelhantes.

        podem fechar.
        sim e não, os ingredientes da comida tradicional são os mesmos mas os portugueses abusam em fast-food e comida de supermercado tipo lidl

        Além disso os rendimentos não têm relação direta com a saúde.

        Comentário


          #5
          Adoro ir a espanha. Não há cá mariquices com o pitéu.

          Eles é churros, é fritos às carradas, bem bom !

          Agora em PT a moda é cozido desconstruido ou redução de pera rocha ou o crl a 7.....bah

          Comentário


            #6
            Não se esgota na alimentação mas em toda uma filosofia de vida.
            A hora de almoço do espanhol não é de 1 hora como aqui que as pessoas quase não têm tempo para comer. Ao final do dia, raramente ficam a trabalhar até à hora do jantar como tanto acontece aqui.

            Feriados, se calharem no fim de semana passam para a segunda ou sexta-feira.

            Também incentivam muito mais ao desporto, como se vê nos resultados que têm a nível mundial.

            Ou seja, o espanhol trata-se bem.

            Por aqui, são os próprios portugueses que se rebaixam uns aos outros com as conversas de me**a da produtividade isto e se estás mal, muda-te.

            Culturas diferentes.

            Comentário


              #7
              Do que tenho lido, a qualidade da saúde das pessoas tem uma correlação directa e muito positiva com a medicina preventiva, muito mais do que com a curativa. Pais que aposta muito na medicina preventiva geralmente tem bons resultados. Não sei se será o caso da Espanha.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                Não se esgota na alimentação mas em toda uma filosofia de vida.
                A hora de almoço do espanhol não é de 1 hora como aqui que as pessoas quase não têm tempo para comer. Ao final do dia, raramente ficam a trabalhar até à hora do jantar como tanto acontece aqui.

                Feriados, se calharem no fim de semana passam para a segunda ou sexta-feira.

                Também incentivam muito mais ao desporto, como se vê nos resultados que têm a nível mundial.

                Ou seja, o espanhol trata-se bem.

                Por aqui, são os próprios portugueses que se rebaixam uns aos outros com as conversas de me**a da produtividade isto e se estás mal, muda-te.

                Culturas diferentes.
                Acho que estás a generalizar um bocado.

                1h de almoço? o tuga almoça rápido? Demora bue tempo......

                Mas sim, os espanhois têm uma forma de trabalhar, horários e folgas bem melhores que nós cá, isso concordo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                  Do que tenho lido, a qualidade da saúde das pessoas tem uma correlação directa e muito positiva com a medicina preventiva, muito mais do que com a curativa. Pais que aposta muito na medicina preventiva geralmente tem bons resultados. Não sei se será o caso da Espanha.
                  Certamente , imagino eu, que não seja o caso de PT.

                  Todos nós conhecemos pilhas de gente que nunca vai ao médico.....granda panca

                  Comentário


                    #10
                    Os espanhóis VIVEM.
                    Saem do trabalho e vão dar uma volta, fazem desporto, mexem-se...

                    Houve uma altura que ia muito à Madrid, ficava fascinado com a quantidade de gente na rua, mesmo fora do centro (ficava sempre em Trés Cantos). A malta jantava em casa e a seguir juntava-se para dar uma caminhada, beber uma caña, divertir-se...

                    Por aqui, com excepção de algumas terriolas, a malta fecha-se em casa a grande maioria dos dias.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Acho que estás a generalizar um bocado.

                      1h de almoço? o tuga almoça rápido? Demora bue tempo......

                      Mas sim, os espanhois têm uma forma de trabalhar, horários e folgas bem melhores que nós cá, isso concordo.
                      Experimenta ir aos típicos locais de almoço dos trabalhadores (tipo Marquês de Pombal) e vê a enchente das 13h às 14h.
                      Depois tens claro, alguns que ou vão almoçar mais tarde ou têm outra margem (que são raríssimos).

                      A malta acha muita graça aquela ideia dos filmes americanos do pessoal a trabalhar até altas horas e a chegar a casa já está a mulher a dormir. No entanto o impacto absolutamente brutal que tem na vida dos cidadãos é enorme.

                      Os chavões que eu vejo neste forum relativamente ao trabalho, achava uma enorme graça vê-los a terem-no para um espanhol. Se o espanhol não lhes chamassem de imbecis já era muito bom.

                      Por acaso, por força do trabalho interajo bastante com os espanhóis e um dia num almoço, o browser do meu telefone tinha a página deste forum aberta e estava no tópico da crise (mais ou menos há um ano atrás). Mostrei por graça ao espanhol que só me perguntou, além de outros adjectivos que utilizou, porque é que os portugueses são tão maus uns para os outros.

                      O espanhol trata-se bem e naturalmente que o impacto na saúde é notório.

                      Comentário


                        #12
                        Como em tudo, será um conjunto de fatores, alguns até inexplicáveis.

                        A cultura tem muita importância, pois não creio que os espanhóis sejam as pessoas com os hábitos mais saudáveis do mundo - adoram grandes comezainas e sofrem de um mal comum a toda a população adulta do sul da Europa: falta de exercício físico.

                        Na generalidade têm vidas mais equilibradas e uma perspetiva muito diferente dos portugueses perante as dificuldades.

                        Do trabalho que já desenvolvi com espanhóis, a diferença mais notória é que estão muito mais focados em soluções do que em problemas. Mais numa de "E se fizéssemos assim?" do que o "Ai meu Deus que isto é um desastre" à portuguesa.

                        Adoram convívios e andar por la calle.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Chowhound Ver Post
                          Como em tudo, será um conjunto de fatores, alguns até inexplicáveis.

                          A cultura tem muita importância, pois não creio que os espanhóis sejam as pessoas com os hábitos mais saudáveis do mundo - adoram grandes comezainas e sofrem de um mal comum a toda a população adulta do sul da Europa: falta de exercício físico.

                          Na generalidade têm vidas mais equilibradas e uma perspetiva muito diferente dos portugueses perante as dificuldades.

                          Do trabalho que já desenvolvi com espanhóis, a diferença mais notória é que estão muito mais focados em soluções do que em problemas. Mais numa de "E se fizéssemos assim?" do que o "Ai meu Deus que isto é um desastre" à portuguesa.

                          Adoram convívios e andar por la calle.
                          Olha que eles preocupam-se mais com o físico que os restantes povos latinos:

                          https://pt.euronews.com/2017/03/06/p...ercicio-fisico

                          "Os países onde as pessoas se empenham mais nas atividades físicas são os do norte da Europa, os do sul, com exceção de Espanha, são aqueles que menos se preocupam com este tipo de iniciativas."

                          Curiosamente nos países onde mais se practica exercício físico é nos países onde existem mais tempo para o exercício físico. Há coisas do caraças!!

                          Comentário


                            #14
                            Não se esqueçam da saúde mental, é aí também que os Espanhóis se destacam pela positiva, penso que a Espanha é um dos países da europa com a menor taxa de suicídios.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                              Os espanhóis VIVEM.
                              Saem do trabalho e vão dar uma volta, fazem desporto, mexem-se...

                              Houve uma altura que ia muito à Madrid, ficava fascinado com a quantidade de gente na rua, mesmo fora do centro (ficava sempre em Trés Cantos). A malta jantava em casa e a seguir juntava-se para dar uma caminhada, beber uma caña, divertir-se...

                              Por aqui, com excepção de algumas terriolas, a malta fecha-se em casa a grande maioria dos dias.
                              Concordo a 200%. Basta no verão ir a Huelva e depois e ver as diferenças para uma cidade portuguesa, Huelva parece outro mundo, tem muito mais vida e dinamismo, os portugueses não sabem aproveitar a sorte que têm pelo país magnífico onde vivem.

                              Já disse isto aqui muitas vezes no fórum e repito, para mim a Espanha é melhor país do mundo para viver, é o país mais completo do mundo, há de tudo para todos os gostos, nada bate a Espanha, a Austrália talvez mas está muito longe e tem muitos animais estranhos

                              Comentário


                                #16
                                alguns fatores que influenciam muito:

                                nível de instrução que tem uma enorme influencia na saúde das pessoas (lembro-me de ver os resultados de um estudo, creio que feito no UK, que mostrava que a saude das pessoas com maior nível de instrução era igual aos 75 anos à das pessoas com menos instrução aos 65 anos)

                                alimentação tipica do pais (e aqui a instrução tem muita influencia)

                                outros hábitos mais ou menos saudaveis, como fazer algum exercicio, portugal é dos paises europeus aonde menos atividade fisica se faz, aliás a dada altura era mesmo aquele aonde menos atividade fisica se fazia, não sei se ainda ganhamos era medalha

                                outra coisa que pode influenciar muito é o consumo de tabaco, mas não faço ideia se consumimos mais ou menos que outros paises

                                nalgumas zonas do pais, quer no interior quer em lisboa e porto, muitos idosos vivem em muita solidão e isso tem consequencias severas na saude
                                aqui espanha e portugal podem fazer muita diferença, principalmente na andaluzia a população é bastante religiosa e a religiosidade contribui muito para a socialização nesses meios, já no alentejo a população idosa vive numa enorme solidão e essa diferença faz com que as taxas de suicidio sejam muito diferentes num lado e noutro da fronteira


                                outro fator, o tipo de trabalho que as pessoas tiveram ao longo da vida, muito do trabalho industrial que se instalou por cá é/era de mão de obra intensiva e isso a longo prazo pode criar lesões incuraveis principalmente nas mulheres

                                mas tudo somado creio que os 3 fatores principais sejam, nivel de instrução, habitos alimentares e falta de exercio fisico em grande parte da população

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                  Concordo a 200%. Basta no verão ir a Huelva e depois e ver as diferenças para uma cidade portuguesa, Huelva parece outro mundo, tem muito mais vida e dinamismo, os portugueses não sabem aproveitar a sorte que têm pelo país magnífico onde vivem.

                                  Já disse isto aqui muitas vezes no fórum e repito, para mim a Espanha é melhor país do mundo para viver, é o país mais completo do mundo, há de tudo para todos os gostos, nada bate a Espanha, a Austrália talvez mas está muito longe e tem muitos animais estranhos
                                  Só que Espanha tem um grande problema... tem muitos Espanhois

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já eu acho que o principal fator diferenciador entre Espanha e Portugal é a mentalidade, e tudo o resto é consequência.

                                    Salvo raras excepções, o povo espanhol sabe aproveitar a vida de uma forma que o português simplesmente não atinge.

                                    Por norma somos um povo deprimido, chato e que reclama de tudo, e que quando não tem mais nada para reclamar, inventa qualquer coisa.

                                    Vais a uma cidade espanhola no verão (e não só) e encontras uma atmosfera vibrante, cheia de gente a qualquer hora do dia, enquanto em Portugal, com excepção de uma pequena parte do Algarve, do centro de Lisboa e do Porto, é uma depressão sem fim.

                                    Por exemplo, no ano passado estive uns dias em La Coruña, que é uma cidade pequena com pouco mais de 200.000 habitantes, e fiquei surpreendido por haver gente na rua à 1 da manhã, em grandes quantidades, e não só nas ruas principais do centro! Não são meia dúzia de gatos pingados e bêbados como em Portugal, mas sim toda uma população que tem o saudável hábito de conviver (e fazer exercício ao mesmo tempo).

                                    E já agora, numa nota à parte, as mulheres espanholas, ao contrário das portuguesas, sabem arranjar-se e são simpáticas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                      Só que Espanha tem um grande problema... tem muitos Espanhois
                                      Mas olha que as Espanholas

                                      Já agora esqueci-me dos EUA, se tiveres a sorte de ter um bom emprego tens uma vida de sonho, os portugueses deveriam ser mais assim e deveriam agradecer todos os dias pelo que a natureza lhes deu:

                                      Comentário


                                        #20
                                        Porque uma grande parte da saúde parte desde logo da forma de estar na vida e da mentalidade das pessoas.

                                        Espanha quer se queira quer não, é um país extremamente positivo e alegre, isso traduz-se numa saúde mental e, por consequência, na saúde geral.

                                        Num país depressivo, negativo e triste como Portugal (e não estou a inventar, é algo que faz parte do nosso ADN, uma das nossas imagens de marca - o fado - é um estilo de musica triste) as coisas tornam-se mais complicadas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post

                                          Vais a uma cidade espanhola no verão (e não só) e encontras uma atmosfera vibrante, cheia de gente a qualquer hora do dia, enquanto em Portugal, com excepção de uma pequena parte do Algarve, do centro de Lisboa e do Porto, é uma depressão sem fim.
                                          Isto é muito verdade. Mesmo em cidades espanholas relativamente pequenas, tenho sempre a sensação de estar numa grande cidade e não é só pelo urbanismo (que é infinitamente superior). É mesmo pelo movimento de rua que conseguem gerar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                            Porque uma grande parte da saúde parte desde logo da forma de estar na vida e da mentalidade das pessoas.

                                            Espanha quer se queira quer não, é um país extremamente positivo e alegre, isso traduz-se numa saúde mental e, por consequência, na saúde geral.

                                            Num país depressivo, negativo e triste como Portugal (e não estou a inventar, é algo que faz parte do nosso ADN, uma das nossas imagens de marca - o fado - é um estilo de musica triste) as coisas tornam-se mais complicadas.
                                            Nota-se especialmente nos velhotes.

                                            Numa noite quente de verão em qualquer cidade espanhola vês pessoas a trazerem os pais de andarilho e cadeiras de rodas para a rua.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                              Já eu acho que o principal fator diferenciador entre Espanha e Portugal é a mentalidade, e tudo o resto é consequência.

                                              Salvo raras excepções, o povo espanhol sabe aproveitar a vida de uma forma que o português simplesmente não atinge.

                                              Por norma somos um povo deprimido, chato e que reclama de tudo, e que quando não tem mais nada para reclamar, inventa qualquer coisa.

                                              Vais a uma cidade espanhola no verão (e não só) e encontras uma atmosfera vibrante, cheia de gente a qualquer hora do dia, enquanto em Portugal, com excepção de uma pequena parte do Algarve, do centro de Lisboa e do Porto, é uma depressão sem fim.

                                              Por exemplo, no ano passado estive uns dias em La Coruña, que é uma cidade pequena com pouco mais de 200.000 habitantes, e fiquei surpreendido por haver gente na rua à 1 da manhã, em grandes quantidades, e não só nas ruas principais do centro! Não são meia dúzia de gatos pingados e bêbados como em Portugal, mas sim toda uma população que tem o saudável hábito de conviver (e fazer exercício ao mesmo tempo).

                                              E já agora, numa nota à parte, as mulheres espanholas, ao contrário das portuguesas, sabem arranjar-se e são simpáticas.
                                              É verdade. O que mais gostei de Bilbão, para além do meu trabalho, era a vida “vibrante na cidade e arredores. Ao domingo é ver os restaurantes, bares cheios de famílias (de netos a avos), as noites cheio de gente nas ruas (o melhor, maratona aos pintxos e de um bom vinho).

                                              Mas mesmo em Portugal, há uma grande diferença. Por exemplo, Vila Real à noite é uma autêntica pasmaceira comparado com Ponta Delgada...

                                              Comentário


                                                #24
                                                haviam de estar em alguns paises mais a norte que fecha tudo as 18 ou 19h, ate os shoppings e nao esta nada aberto ao fim de semana

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                  haviam de estar em alguns paises mais a norte que fecha tudo as 18 ou 19h, ate os shoppings e nao esta nada aberto ao fim de semana
                                                  Como é que a malta vive sem ir às compras às 21h45 ou sem ver montras ao domingo à tarde???

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Eluland Ver Post

                                                    Mas mesmo em Portugal, há uma grande diferença. Por exemplo, Vila Real à noite é uma autêntica pasmaceira comparado com Ponta Delgada...

                                                    Vila Real é de facto uma pasmaceira, seja verão, inverno, esteja calor ou frio, não há praticamente nada para se fazer. E nem é pela dimensão da cidade, porque até nem é tão pequena quanto isso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                      Como é que a malta vive sem ir às compras às 21h45 ou sem ver montras ao domingo à tarde???
                                                      Não vivem. É por isso que a taxa de suicídio é mais alta do que em Portugal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                                                        Não se esgota na alimentação mas em toda uma filosofia de vida.
                                                        A hora de almoço do espanhol não é de 1 hora como aqui que as pessoas quase não têm tempo para comer. Ao final do dia, raramente ficam a trabalhar até à hora do jantar como tanto acontece aqui.

                                                        Feriados, se calharem no fim de semana passam para a segunda ou sexta-feira.

                                                        Também incentivam muito mais ao desporto, como se vê nos resultados que têm a nível mundial.

                                                        Ou seja, o espanhol trata-se bem.

                                                        Por aqui, são os próprios portugueses que se rebaixam uns aos outros com as conversas de me**a da produtividade isto e se estás mal, muda-te.

                                                        Culturas diferentes.
                                                        E exercicio fisico.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                                                          Não se esgota na alimentação mas em toda uma filosofia de vida.
                                                          A hora de almoço do espanhol não é de 1 hora como aqui que as pessoas quase não têm tempo para comer. Ao final do dia, raramente ficam a trabalhar até à hora do jantar como tanto acontece aqui.

                                                          Feriados, se calharem no fim de semana passam para a segunda ou sexta-feira.

                                                          Também incentivam muito mais ao desporto, como se vê nos resultados que têm a nível mundial.

                                                          Ou seja, o espanhol trata-se bem.

                                                          Por aqui, são os próprios portugueses que se rebaixam uns aos outros com as conversas de me**a da produtividade isto e se estás mal, muda-te.

                                                          Culturas diferentes.

                                                          ahahahahahahahahhahahahahahahaha

                                                          1 hora não têm tempo para comer

                                                          AHAHAHAHAHAHHAHAAHAHHAHAHAAH

                                                          isto é só rir - o melhor era trabalharem uma horinha de manhã, outra à tarde e assim já podiam ter cinco de almoço!!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por acaso até gosto de ter duas horas de almoço.
                                                            Posso dar-me ao luxo de ir a casa almoçar descansado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X