Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Descobrir empresa através de débito directo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Descobrir empresa através de débito directo

    Boas malta, tenho aqui um débito directo já 2 meses seguidos (não reparei em Fevereiro) que por mais que pense não me recordo do que seja, já pesquisei pelo nome que me aparece no extrato mas deve ser algo altamente genérico e o Google não acusa nada.

    Há alguma base de dados onde possa ver que empresa é esta?

    #2
    Contacta o banco. Eles devem saber.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      Boas malta, tenho aqui um débito directo já 2 meses seguidos (não reparei em Fevereiro) que por mais que pense não me recordo do que seja, já pesquisei pelo nome que me aparece no extrato mas deve ser algo altamente genérico e o Google não acusa nada.

      Há alguma base de dados onde possa ver que empresa é esta?
      O banco sabe.

      Comentário


        #4
        Já tive esse problema e liguei ao banco. Deram-me a informação na hora.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
          Boas malta, tenho aqui um débito directo já 2 meses seguidos (não reparei em Fevereiro) que por mais que pense não me recordo do que seja, já pesquisei pelo nome que me aparece no extrato mas deve ser algo altamente genérico e o Google não acusa nada.

          Há alguma base de dados onde possa ver que empresa é esta?
          o HomeBanking da CGD tem a opção de gerir o débitos directos, acho que os outros bancos também devem ter

          se for algo importante vais receber a cobrança pelo correio

          Comentário


            #6
            Obrigado, já descobri o que era. O Homebanking tinha de facto uma área de débitos directos e tinha um pouco mais de informação. É do futebol do puto, e entretanto já percebi que me cobraram a mais

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
              o HomeBanking da CGD tem a opção de gerir o débitos directos, acho que os outros bancos também devem ter

              se for algo importante vais receber a cobrança pelo correio

              Sim, todos os bancos têm isso no homebanking, consegues ver, anular e definir limites.

              A primeira coisa que faço quando ativo um novo débito direto é definir o limite máximo que pode ser cobrado.

              Se nos casos das empresas maiores (EDP, Seguros, etc) a coisa é relativamente segura, o mesmo não se pode dizer de empresas pequenas.

              Na prática, ao autorizares um débito direto estás a dar livre acesso à tua conta com um limite indefinido a qualquer empresa. Alguém mal intencinado pode tirar 1.000, 2.000, 5.000 euros da tua conta e se não deres conta no prazo de 30 dias, já não consegues reverter (pelo menos com facilidade).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                A primeira coisa que faço quando ativo um novo débito direto é definir o limite máximo que pode ser cobrado.

                Se nos casos das empresas maiores (EDP, Seguros, etc) a coisa é relativamente segura, o mesmo não se pode dizer de empresas pequenas.
                Também faço isso, sejam grandes, médias ou "piquenas"..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                  Sim, todos os bancos têm isso no homebanking, consegues ver, anular e definir limites.

                  A primeira coisa que faço quando ativo um novo débito direto é definir o limite máximo que pode ser cobrado.

                  Se nos casos das empresas maiores (EDP, Seguros, etc) a coisa é relativamente segura, o mesmo não se pode dizer de empresas pequenas.

                  Na prática, ao autorizares um débito direto estás a dar livre acesso à tua conta com um limite indefinido a qualquer empresa. Alguém mal intencinado pode tirar 1.000, 2.000, 5.000 euros da tua conta e se não deres conta no prazo de 30 dias, já não consegues reverter (pelo menos com facilidade).
                  Não são 30 dias. São 60 dias.
                  Isto se quem te cobra tiver um autorização assinada por ti. Se não tiver, tens 13 meses para reaver o dinheiro, no questions asked.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                    Não são 30 dias. São 60 dias.
                    Isto se quem te cobra tiver um autorização assinada por ti. Se não tiver, tens 13 meses para reaver o dinheiro, no questions asked.

                    Imagina que a empresa do Zé Manel da esquina tem uma autorização de débito minha assinada.

                    O Zé Manel, que é um aldrabão profissional, resolve fechar as portas, mas antes disso inventa uma fatura em meu nome e retira 5.000 euros da minha conta num débito direto.

                    Eu não dou conta imediatamente, só ao fim de 3 meses.

                    Entretanto o Zé Manel fechou a empresa e a conta, e fugiu para as ilhas Galápagos

                    Eu dirijo-me ao banco e digo que quero os meus 5 mil euros de volta, "no questions asked".

                    Eles pagam?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                      Imagina que a empresa do Zé Manel da esquina tem uma autorização de débito minha assinada.

                      O Zé Manel, que é um aldrabão profissional, resolve fechar as portas, mas antes disso inventa uma fatura em meu nome e retira 5.000 euros da minha conta num débito direto.

                      Eu não dou conta imediatamente, só ao fim de 3 meses.

                      Entretanto o Zé Manel fechou a empresa e a conta, e fugiu para as ilhas Galápagos

                      Eu dirijo-me ao banco e digo que quero os meus 5 mil euros de volta, "no questions asked".

                      Eles pagam?

                      Imagino, na minha inocência, que haja seguros para isso, tal como com um cartão de crédito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                        Imagino, na minha inocência, que haja seguros para isso, tal como com um cartão de crédito.
                        O seguro no caso do cartão de crédito tem um valor limitado.

                        Não me parece que os bancos tenham seguro para este tipo de situação com dano potencialmente ilimitado.

                        E conhecendo os bancos como conheço, deve haver lá pelo meio das condições de débito direto algo em letras pequenas a dizer que devolvem o dinheiro desde que a conta que o recebeu tenha provisões para isso..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                          Imagina que a empresa do Zé Manel da esquina tem uma autorização de débito minha assinada.

                          O Zé Manel, que é um aldrabão profissional, resolve fechar as portas, mas antes disso inventa uma fatura em meu nome e retira 5.000 euros da minha conta num débito direto.

                          Eu não dou conta imediatamente, só ao fim de 3 meses.

                          Entretanto o Zé Manel fechou a empresa e a conta, e fugiu para as ilhas Galápagos

                          Eu dirijo-me ao banco e digo que quero os meus 5 mil euros de volta, "no questions asked".

                          Eles pagam?
                          Se tiver uma autorização de débito tua, o prazo de reclamação é de 60 dias, e não 3 meses.
                          Mas para a empresa do Zé Manel te ter conseguido mandar uma cobrança de 5 mil euros foi preciso que tivesse autorização do seu banco para isso, ou seja, que tivesse crédito em potencial aprovado no seu banco.
                          Para uma entidade poder participar como agente cobrador no sistema de débitos diretos SEPA Core é preciso que tenha formalizado com um banco um contrato em que o Banco lhe atribui um mandato e um potencial de crédito, chamado de Equivalente em Crédito. Esse contrato tipicamente estabelece uma percentagem sobre os valores cobrados, que varia de banco para banco, mas segundo as nossas recomendações deve ser de 5% por mês sobre os valores máximos de cobrança admitidos, multiplicado por 13. Ou seja, se a empresa for manhosa ou estiver em dificuldades é provável que o Banco já não lhe tenha atribuído esses plafonds logo de início.

                          Comentário


                            #14
                            Descobrir empresa através de débito directo

                            Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                            O seguro no caso do cartão de crédito tem um valor limitado.

                            Não me parece que os bancos tenham seguro para este tipo de situação com dano potencialmente ilimitado.

                            E conhecendo os bancos como conheço, deve haver lá pelo meio das condições de débito direto algo em letras pequenas a dizer que devolvem o dinheiro desde que a conta que o recebeu tenha provisões para isso..
                            Não. Se estiver dentro dos prazos, o banco é obrigado a devolver e ponto final. Por isso é que não lança débitos directos quem quer. É preciso fazer um contrato com o Banco em que este define um limite interno para o efeito, limite esse que pode até nem ser do conhecimento da empresa que vai fazer as cobranças. Só fica a saber se alguma vez o atingir.
                            O banco, quando aceita que uma empresa participe no sistema de débitos directos SEPA, enquanto cobrador, define sempre várias coisas: montante máximo absoluto de cobranças por mês, montante máximo de cobranças por ficheiro ou dia, e montante máximo de cobrança unitária. O Banco, como entidade garante do sistema, ou assume o risco sozinho ou então passa-o para a entidade cobradora (exige uma garantia, por exemplo).
                            Em suma, cumprindo-se os respectivos prazos, as entidades cobradas estão sempre salvaguardadas acima de tudo.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X