Parece-me um golpe baixo, ter esse tipo de argumentação.
Ter as tais 'possibilidades' faz com que a minha participação nestes tópicos seja menos útil? Tenho que ser um desgraçadinho sem eira nem beira para ser levado a sério?
És capaz de desenvolver melhor que isso, tenho a certeza.![]()
Golpe baixo?
Longe disso, apenas acho que pessoas que tem boas possibilidades economicas, muitas vezes não vem as coisas como elas realmente são![]()
A participação de todos é util para que haja clarificação de ideias, mas é preciso ter noção que nem todos tem o mesmo nivel, apenas e só isso![]()
Só mais uma achega: um pardal disse-me aos ouvidos que o mercado imobiliário em Portugal vai estourar daqui a 18 meses...
Há uns anos que participo por aqui e sempre tenho alertado para as pessoas se acautelarem pois a sociedade em que vivemos está a mudar.
O problema não é de agora. Porque é que hei-de ficar histérico de repente? Por ti?![]()
Eu não vejo a crise do modo como as pessoas a vêm de momento. Vejo que há é uma crise de valores, de pessoas que nunca se preocuparam com aquilo que é realmente importante e que agora ao mínimo sinal de alarme deitam as mãos à cabeça.
O meu pai passou o seu início de vida adulta com Governos onde a taxa de juro era superior a 30% ao ano. Em termos económicos, estamos muito melhores.
Agora, quem se meteu em esquemas, que saia deles.
Conheço pessoas que estão endividadas até aos tomatinhos, mas ninguém lhes apontou uma pistola à cabeça.
Ninguém os obrigou a comprar casas hiper-inflacionadas a pagar em 50 anos, e que há mínima alteração da taxa de juro fiquem todos com febre alta.
Mudar a mentalidade é preciso.![]()
O problema é que as pessoas habitaram-se a um nível de vida, que jamais estarão dispostas a prescindir de certas comodidades...
Mas, se até agora, éramos apenas nós, europeus e americanos (fazendo uma generalização) a ter direito a este nível de vida, neste momento, os países emergentes, nomeadamente, china e india, têm vindo em forte crescimento a reivindicar também as facilidades do povo modernistas...
Ora, com a população mundial a crescer, se não houver um esforço mundial, e aí novamente terão de ser os políticos, ao nível da divisão dos recursos, daqui a uns tempos... terá mesmo de haver uma guerra ou algo do género para reduzir a procura.
Só que o problema é com toda esta ganância nossa, os recursos naturais são cada vez mais escassos, está a ser a própria natureza a encarregar-se de se auto defender, aumentando as catástrofes naturais...
Enfim...
Um discurso filosófico em que pouco digo!![]()
Está bem... se eu amanhã mudar de emprego e passar a ganhar menos não vou culpar nada nem ninguém. das duas uma, ou ganhava muito para o que fazia e foi descobertoou então mudou de emprego e não era assim tão bom como julgava.
ou então mudou de emprego, julgava para melhor, a coisa não correu bem e numa situação de aperto teve de optar pelo que apareceu em primeiro.
Afinal era uma de três...
...............
Lembrem-se de uma coisa. o melhor gestor é aquele que gere a sua vida tal como se gere uma empresa. Esta empresa é a mais complicada de gerir. Não venham e depois culpar os outros pela má gestão da própria vida.
Há pessoas que ganham 500€ por mês e o dinheiro chega-lhes enquanto que para outras nem 2000€ chegam.
É verdade que há pessoas que não tem nada nem mesmo trabalho, mas essas não é pelo que se passa agora que se queixam.
No meu tempo de faculdade, o pessoal de Economia chateava-me dizendo que a Economia é uma ciência e que Gestão é uma arte (no sentido do artista...). E eu fazia o payback dizendo que se fosse homem de ciência teria ido para Engenharia.![]()
![]()
Nós temos pela frente um enorme desafio. O de pensar diferente.
O que é isso? Não sei. É apenas um desafio, dado que os modelos tradicionais estão esgotados há bastante tempo.
O que não significa que eu tenha razão na maioria das vezes.![]()
Eu ontem despedi-me do local onde estava devido a divergencias e objectivos... só me arrependo de não ter feito isto há 6anos atraz..mas chegou ontem a hora de ir embora.
Hoje iniciei uma nova etapa e ainda para mais com o pessoal de ferias caiu-me o trabalho todo em cima...mas até foi bom...tenho que me habituar. Assinei um contrato de 6 meses ou seja até ao fim do ano...depois logo se vê mas não tou mto preocupado, quero é desenvolver trabalho e ganhar mais experiencia nesta area
se isto está mau em 2008 o pior virá em 2009, as previsões apontam que o ano de 2009 será mau, muito mau. Só se poderá voltar a ver uma melhoria no ano de 2012.
enquanto houver muita especulação nos mercado petrolíferos e das commodities isto vai estar mau, os investidores tem medo logo refugiam-se e aumentam os preços.
actualmente no mundo existe mais petróleo do que aquele que existia á 20 anos.
a opep também tem um bocado da culpa nesta crise energética, ao reduzir as taxas de produtividade dos países produtores de petróleo.
Basicamente enquanto houver especulações, vai haver crise
Infelizmente, não é só a especulação a causa destes aumentos, a procura de petróleo aumentou muito devido, principalmente, à china e india e a produção de petróleo tem estagnado...
A opep é responsável por menos de 50% do petróleo nos mercados.
Ou seja, a menos que haja uma grande redução da procura, o que irá acontecer fruto da própria crise, o petróleo continuará a aumentar...![]()
Básicamente de alguém que não percebe nada para alguém que não percebe nada.
Actualmente não existe mais petróleo do que existia há 20 anos. Pode é haver acesso a mais petróleo, mas há menos.
Se há menos, ao aumentar a produção mais cedo esgota, ainda para mais com a procura nos países emergentes.
Quanto mais caro fica o petróleo mais se investe em alternativas, o que já devia ter sido feito há muito. É tal e qual como a gestão do orçamento familiar, não se precaveram/não nos precavemos foi só deixar andar e agora é o - oh bailha-me deus.
Essa do petróleo, tem histórias para todos os gostos.
Ouvi assim de passagem que a situação do petróleo vai alterar significativamente com a nova Administração nos USA.
A ver vamos.
Mas não irá baixar ...
A tendência será a de estabilizar.![]()
Penso que quem governa os destinos dos países por vezes esquece-se de que piorando a vida das pessoas está a criar, gradualmente, bolsas de tensão (aliás já aqui faladas) que um dia estoiram...
Como se os chineses e os indianos tivessem o petróleo grátis...
Eles também o pagam ao mesmo preço que nós, os custos de produção deles também sobem. Por lá também há inflação. Certo, o mercado interno deles é imenso, mas é um mercado ainda com baixo poder de compra. Poder de compra que só aumentará se continuarem a exportar como até agora. A assumir que o petróleo vai subir, os custos de produção (energia) e os custos deles vão subir também (fretes maritimos) enquanto que uma degradação do poder de compra na Europa e USA vai originar uma retracção no consumo. Pode ser que me engane, mas a China e a India também vão ser travadas...
Mas que Países?
Vai a Espanha e trás a crise deles para cá.![]()
Pé Leve,
Andamos há anos sempre com a mesma conversa.
Enquanto o Governo, este ou outro, não pegar o touro pelos ditos, não se sai desta morrinha, que vai piorando à medida que o tempo passa.
Um dia, corre-se o risco de um colapso, mas é por não se ter feito nada.
Sai da fronteira de Portugal e perceberás o porquê.
Nota: Não vás para sul, para Marrocos. É um mau exemplo.
Pois, mas esta estratégia não pode ser seguida por uma minoria...
(não adianta muito tu fazeres poupanças, se os produtos que te interessam continuam com a ser muito procurados e assim a aumentar de preço)
O que acontecia até agora é que o petróleo era/ e é considerada uma energia barata...
E para se criarem alternativas são precisas muitas investigações, muitos milhões de €/$ que não podem ser suportados por alguns.
E como até agora, os americanos, "donos do mundo" pouco se lixavam para o preço do petróleo e para o ambiente, isto deu no que temos agora.
Por isso só agora as energias alternativas começam a ser rentáveis, dai que os próprios americanos se tenham rendido à força!
Não é bem assim, com os elevados crescimentos e com as suas balanças comerciais positivas, os governos desses países emergentes puderam subsidiar o preço do petróleo com medo que isso pusesse em causa o próprio crescimento...
O que aconteceu foi que a china e outros emergentes, chegaram à conclusão que tal é insustentável, pois se as principais economias para onde eles exportam estão em crise devido ao petróleo, eles também têm de contribuir para a redução...
Daí que só ultimamente tenhas assistido a aumentos nos preços dos combustíveis na china onde subiram de uma só vez 18%...
É que até então os chineses pouco se preocupavam com os preços que estavam congelados, tipo Guterres...![]()
Julgo que esse movimento já teve inicio. Basta ler os jornais internacionais e estar minimamente informado para saber que as pessoas na UE (Portugal incluido) e noutros países já começaram a se revoltar contra esta crise e a demonstrar o desagrado ao governos.
Sinceramente, comercializar commodities essenciais para a VIDA (cereais, petróleo) para gerar fortunas... sinceramente parece-me mais do que razão para parar e pensar melhor se a globalização serve os propósitos para que foi criada.
Mas como não sou dono da verdade como diz o Carlos.L, esta é apenas a minha opinião fundamentada em informação disponível.
Sim mas essa estratégia já devia ter sido começada há muito tempo e não precisaria de ser um choque, teria de ser progressiva, ainda que fosse lenta era melhor do que parada. Em portugal começou-se a investir ainda um pouco antes desta subida abrupta do petroleo, infelizmente foi muito pouco tempo antes desta escalada.
Se fosse possivel um choque para acabar quase num imediato com o uso do petroleo imediatamente, depressa voltaria a ser o mais usado. O preço desceria demasiado...
E agora pergunto eu! Porque é que as marcas automóveis não fizeram um pacto de uma produção de, por exemplo, 75% da produção automovel "amigos do ambiente". Já seria rentavel e os lucros duvido que fossem afectados. Este era um sector em que se podia fazer mais, era preciso era acordos.
"
Não é bem assim, com os elevados crescimentos e com as suas balanças comerciais positivas, os governos desses países emergentes puderam subsidiar o preço do petróleo com medo que isso pusesse em causa o próprio crescimento..."
Mas agora a crise e o preço do petróleo também lhes toca! E com industrias com baixa eficiência energética, ou cortam nos custos de produção (pessoal) ou aumentam preços. Se cortarem na mão de obra, passam a ter milhões de desempregados, se aumentarem nos preços passam a ter uma inflacção galopante e retracção no consumo/exportações. Seja como for, a situação deles também não será brilhante a curto prazo.