Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rui Pinto (o hacker português)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Rui Pinto (o hacker português)

    Não há nenhum tópico sobre o Rui Pinto, o famoso hacker português, o homem merece um tópico!
    Ser um hacker com licenciatura em história não é para qualquer um, implica muito trabalho como autodidata, a prova de que para ter skills não importa o CV.
    Este caso entronca em tantas outras coisas: justiça, futebol, finança, instituições públicas, proteção de dados, etc.
    Os dois pesos e duas medidas da justiça (fraca e lenta com os fortes e forte e rápida com os fracos), a cúpula do futebol, que tal como a política serve como escudo
    protetor para muitas atividades ilícitas, o mundo da finança e os esquemas de fuga ao fisco, as instituições que penalizam mais quem denuncia os podres da sociedade do que os causadores desses podres, e finalmente a violação de privacidade. Será que o homem é um herói ou um criminoso (ou as duas coisas)? Os fins justificam os meios? E independentemente dos meios serem ilícitos, deve-se investigar se houver provas de crime como noutros países ou destruí-las como é nosso hábito?

    #2
    Eu duvido bastante que ele seja "hacker" no sentido de furar redes de segurança informáticas.

    Comentário


      #3
      A maior parte dos hackers não tem necessariamente formação académica no ramo.

      São auto-didatas, com elevada apetência e gosto pela área informática.

      Dito isto também acho esquisito o caso deste "hacker" que conseguiu alegadamente sozinho acesso a tanta informação privilegiada de tantos clubes, estando até na origem de processos e condenações a figuras como Ronaldo e Messi.

      Parece demasiada areia para a sua camionete. Dito isto, a confirmar-se, acho que deve ser penalizado pelos crimes que cometeu. Não invalida que se aproveite alguma informação relevante, como aparentemente Espanha fez, mas não acho que se possa enquadrar este indíviduo na categoria de whistle blowers.

      Comentário


        #4
        Para entrar em contas com ppasse como qwerty e 12345 não é preciso ser grande hacker

        Comentário


          #5
          Infelizmente em Portugal será o único a ser condenado e tudo o que sabe e tem em posse será apenas e só poeira que os grandes vão esperar que assente e tudo volta a ser como dantes!

          Comentário


            #6
            Só mais uma achega para pensadores!!

            Desde que chegou a PT ouviram falar do Rui Pinto?

            Porque será?

            Comentário


              #7
              Curioso é a protecção que ele tem...

              Invadir sistemas e informação de grandes entidades com poder e dinheiro....deve ter poucos inimigos deve...

              Comentário


                #8
                Não querendo desculpar quem comete os crimes, mas entrar em "casa" de alguem sem mandato é ilegal, mesmo se for feito pela policia

                Comentário


                  #9
                  Ao início, pensei que ele ía aparecer morto. Enganei-me... mas vai ter que ser bem protegido, as inimizades devem ser muitas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PussyLover Ver Post
                    Não há nenhum tópico sobre o Rui Pinto, o famoso hacker português, o homem merece um tópico!
                    Ser um hacker com licenciatura em história não é para qualquer um, implica muito trabalho como autodidata, a prova de que para ter skills não importa o CV.
                    Este caso entronca em tantas outras coisas: justiça, futebol, finança, instituições públicas, proteção de dados, etc.
                    Os dois pesos e duas medidas da justiça (fraca e lenta com os fortes e forte e rápida com os fracos), a cúpula do futebol, que tal como a política serve como escudo
                    protetor para muitas atividades ilícitas, o mundo da finança e os esquemas de fuga ao fisco, as instituições que penalizam mais quem denuncia os podres da sociedade do que os causadores desses podres, e finalmente a violação de privacidade. Será que o homem é um herói ou um criminoso (ou as duas coisas)? Os fins justificam os meios? E independentemente dos meios serem ilícitos, deve-se investigar se houver provas de crime como noutros países ou destruí-las como é nosso hábito?
                    Quem são esses fracos de que falas?

                    É que neste caso, nem a pessoa em causa é fraca, nem a justiça está a ser rápida. Quanto ao forte, não me parece nada de especial, para já.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gimenez Ver Post
                      Ao início, pensei que ele ía aparecer morto. Enganei-me... mas vai ter que ser bem protegido, as inimizades devem ser muitas.
                      Têm de o meter numa cadeia do Norte do Pais ... ai está mais seguro do que numa esquadra do Sul

                      Comentário


                        #12
                        A partir do momento que aterrou em Portugal cheira-me que acabou o Rui Pinto para largos anos... vão "engonhar" a coisa até não puderem mais.

                        Acho que é preciso bastante coragem para fazer o que ele fez.

                        As autoridades portugueses, isentas cof cof, vão certamente dar-lhe o devido destino...

                        Comentário


                          #13
                          Vão-lhe limpar o sebo. isso é certinho.

                          Comentário


                            #14
                            Honestamente ninguem deveria estar acima da lei ... Contundo há sempre a questão do interesse publico . Se eu invadir a casa de um pedofilo e o apanhar em flagrante ... estou a cometer um crime, mas certamente serei um herói.

                            O RP nao é um heroi ... e usou muito do seu talento para beneficio próprio e deve pagar por isso. Contudo todo o material apurado devem servir de catapulta para investigação séria e legal sobre os assuntos. Mas claro que num país como este ... controlado por meia dúzia de bandidos que toda a gente sabe quem são temo que o rapaz acabe por servir apenas de bode expiatório acabando por ficar anos e anos em processos que nunca vão dar em nada pois estarão controlados pelos criminosos.
                            Editado pela última vez por SPV; 25 March 2019, 13:46.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                              Vão-lhe limpar o sebo. isso é certinho.
                              Limpar-lhe o sebo se por algum motivo sair em liberdade, certo? Acredito que se isso acontecer, ele teria que estar sempre a olhar por cima do ombro..

                              Eu acho que este tipo de indivíduo deveria ser a pessoa ideal para o Estado Português recrutar para trabalhar para a PJ, para combater o cibercrime.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PussyLover Ver Post
                                Ser um hacker com licenciatura em história não é para qualquer um, implica muito trabalho como autodidata, a prova de que para ter skills não importa o CV.
                                Deixa-me só comentar esta frase.

                                Eu acho é que não deve ser nada fácil para um Hacker tirar o curso de história...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                  Honestamente ninguem deveria estar acima da lei ... Contundo há sempre a questão do interesse publico . Se eu invadir a casa de um pedofilo e o apanhar em flagrante ... estou a cometer um crime, mas certamente serei um herói.

                                  O RP nao é um heroi ... e usou muito do seu talento para beneficio próprio e deve pagar por isso. Contudo todo o material apurado devem servir de catapulta para investigação séria e legal sobre os assuntos. Mas claro que num país como este ... controlado por meia dúzia de bandidos que toda a gente sabe quem são temo que o rapaz acabe por servir apenas de bode expiatório .
                                  Permite-me a achega.

                                  Neste caso o cenário mais semelhante é o seguinte:

                                  Tens três ou mais pedófilos, mas por opção decides levantar a prova só para um em específico, só porque os outros jogam matraquilhos contigo e até te pagam uns cobres para tentar lixar o outro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                    Honestamente ninguem deveria estar acima da lei ... Contundo há sempre a questão do interesse publico . Se eu invadir a casa de um pedofilo e o apanhar em flagrante ... estou a cometer um crime, mas certamente serei um herói.

                                    O RP nao é um heroi ... e usou muito do seu talento para beneficio próprio e deve pagar por isso. Contudo todo o material apurado devem servir de catapulta para investigação séria e legal sobre os assuntos. Mas claro que num país como este ... controlado por meia dúzia de bandidos que toda a gente sabe quem são temo que o rapaz acabe por servir apenas de bode expiatório .
                                    Exacto, concordo!

                                    Obviamente que ele teria que sofrer algum tipo de pena, no entanto, deveria-se usar o exemplo dele, por estar a expor "a nú" todos os podres que existe em algumas esferas da nossa sociedade, no sentido positivo e, até, aprender-se com isso! Por isso achar que ele deveria ser uma arma bastante importante a trabalhar para o Estado, no combate ao cibercrime..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                      Permite-me a achega.

                                      Neste caso o cenário mais semelhante é o seguinte:

                                      Tens três ou mais pedófilos, mas por opção decides levantar a prova só para um em específico, só porque os outros jogam matraquilhos contigo e até te pagam uns cobres para tentar lixar o outro.
                                      Nesse caso a pedofilia passa a ser um comportamento socialmente aceite e o crime é apenas a invasão da casa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O que ele fez é ilegal? Claro. Mostrou alguns podes do futebol, embora de modo parcial influenciado por clubismo? Sim. É um whistle-blower? Sim. Isso não quer dizer que seja um Edward Snowden ou uma Chelsea Manning. Nem lá perto. Deve ser protegido pela justiça? Sim, mas deve colaborar incondicionalmente e dizer o que realmente sabe.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu acho que as pessoas se estão a esquecer que está em causa um crime de extorsão... É que vejo a maior parte das pessoas a levar isto como se fosse um "simples" caso de exfiltração de emails.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E acho que é esse aspeto que concorre para o facto de não se enquadrar exatamente num whistle blower.

                                            Não pertence às organizações que expôs, era um elemento externo que decidiu investigar por sua conta, apenas porque sim, e com intuitos dúbios.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Exacto, o problema principal aqui e ele ter tentado fazer extorsão.

                                              Quanto às capacidade informáticas, na maior parte dos casos não são precisas grandes capacidades para entrar contas de terceiros, é mais uma questão de aproveitar as falhas existentes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Interessante também é a diligência da nossa Polícia Judiciária a apanhar um criminoso a viver na Hungria por um alegado crime de extorsão a uma entidade de Malta.

                                                Malta diga-se em abono da verdade é um paraíso de gente séria.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                  Interessante também é a diligência da nossa Polícia Judiciária a apanhar um criminoso a viver na Hungria por um alegado crime de extorsão a uma entidade de Malta.

                                                  Malta diga-se em abono da verdade é um paraíso de gente séria.
                                                  Verdade.. nos tempos áureos da PJ, o rapaz a esta hora já tinha fugido para a Galiza... Nada é como antigamente

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                    Verdade.. nos tempos áureos da PJ, o rapaz a esta hora já tinha fugido para a Galiza... Nada é como antigamente

                                                    Nã, nos tempos áureos da Pide, perdão PJ era a própria a limpar-lhe o sebo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                      Mas claro que num país como este ... controlado por meia dúzia de bandidos que toda a gente sabe quem são...
                                                      Quem são?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                        Eu acho que as pessoas se estão a esquecer que está em causa um crime de extorsão... É que vejo a maior parte das pessoas a levar isto como se fosse um "simples" caso de exfiltração de emails.
                                                        Nisto concordo com a eurodeputada Ana Gomes.

                                                        Rui está preso, mesmo que por extorsão (tentativa?) e temos o Salgado em casa no ar condicionado?

                                                        Mais, deram-se ao trabalho de o ir buscar à Europa Central. Um alegado criminoso. Quando parece que existem portugueses "presos" na Síria a pedirem ajuda que tarda em aparecer?

                                                        O Rui tem razão, a justiça portuguesa é vergonhosa e deveria ter ficado noutro país "neutro" para o seu julgamento como a França que penso que ele terá sugerido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A Ana Gomes um dia destes vai sufocar no seu próprio veneno, mordendo a lingua!

                                                          "Eurodeputada Ana Gomes estará pronta para revelar os e-mails que levam a sua a filha a ser presidente da EGEAC com um ordenado supeiror a 5 MIL euros por mês?
                                                          Ana Gomes, deputada do Parlamento Europeu, eleita pelo PS, reagiu nas redes sociais à detenção de Rui Pinto, alegado hacker que terá acedido a informação confidencial do Benfica.
                                                          A senhora eurodeputada terá a coragem de permitir ao povo o livre acesso aos seus e-mails? É que aqui o povo quer perceber como é que a sua filha, com a formação e curriculum que tem, conseguiu chegar a presidente do conselho de administração da empresa municipal de Lisboa EGEAC. Devo recordar que foi uma das nomeações mais escandalosas de uma “girl” política que preside a uma entidade sem nunca ter gerido nada.
                                                          Ainda hoje, o povo gostaria de saber se foi uma “tacho” justo ou se foi e passo a citar a senhora eurodeputada, “corrupção bem entrincheirada”. E já que fala em corrupção, tenha a bondade de vir falar o que sabe sobre a dita “corrupção bem entrincheirada”. Porque a malta ainda não conseguiu encontrar um crime nos e-mails a não ser o roubo das bolachas da Magda.
                                                          Já agora, se não for pedir muito, o povo gostaria de saber daquela história em que alegadamente envolveu a sua assinatura num desvio de 20 mil euros em dinheiro vivo. Será que não haverá uns e-mails por aí?"


                                                          Hugo Gil no seu mural

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Nisto concordo com a eurodeputada Ana Gomes.

                                                            Rui está preso, mesmo que por extorsão (tentativa?) e temos o Salgado em casa no ar condicionado?

                                                            Mais, deram-se ao trabalho de o ir buscar à Europa Central. Um alegado criminoso. Quando parece que existem portugueses "presos" na Síria a pedirem ajuda que tarda em aparecer?
                                                            E tu perdes horas em discussões fúteis, e possivelmente gastas dinheiro na internet, em vez de ajudar pessoas pobres, que há muitas.


                                                            O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Nada.

                                                            Tal e qual o caso do Salgado não tem nada a ver com este. Lá por o caso do Salgado ser (aparentemente) uma falha no comportamento da justiça por omissão, não quer dizer que deixe todos os outros (aparentemente) menos graves sem nada fazer.
                                                            O Rui tem razão, a justiça portuguesa é vergonhosa e deveria ter ficado noutro país "neutro" para o seu julgamento como a França que penso que ele terá sugerido.
                                                            Num país neutro porquê? A alegada tentativa de extorsão ocorreu em Portugal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X