Anúncio

Collapse
No announcement yet.

WI FI em casa: satisfeitos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    WI FI em casa: satisfeitos?

    Este tópico destina-se a termos uma troca de impressões sobre o wi-fi em casa no intuito de nos ajudarmos uns aos outros, se possível.
    Não sei se há alguém verdadeiramente satisfeito com a sua operadora e com a qualidade do wi fi mas gostaria de ouvir as v/queixas/elogios bem como sugestões
    Começando: tenho a NOS a 200Mb com o router 4.0. O router esta instalado numa divisão que funciona como 2.º escritório. Se nessa divisão nunca tive problemas de ligação internet/wi fi, já na sala de estar que fica a uns 8 metros tive de comprar há uns tempos a powerline tp link AV 500 AC para ter wi fi e dar conta da panóplia de equipamentos que lá costumam estar a partir de certas horas: telemóveis, tablets, consola e tv (estas 2 com ligação ethernet ligadas ao tp link ligado na tomada).

    Mesmo com a powerline (até 500 Mbps), temos algumas quebras (já sei que o wi fi não é um fenómeno de estabilidade e há várias variáveis que influenciam as velocidades) mas gostava de saber o seguinte: Justifica fazer um upgrade na powerline com possibilidade de ir até 1200 Mbps para colocar na sala?
    O senhor da FNAC disse-me que, tendo powerline com capacidade de atingir mais velocidade, isso também se iria traduzir em mais velocidade WI FI nos outros equipamentos. Hmmm. Não sei se fiquei convencido com este argumento dado que o router/velocidade contratada são os mesmos.
    E rede wi fi mesh?

    #2
    Aqui, temos da nowo. Não sei qual o pacote, nem a potência de net. Mas estou num tablet, só um "um pau" e a bolinha de net. Devo estar a uns 6 metros do router, com uma porta vidrada, uma parede e 1 quina. No quarto ao fundo, net é raro. O PC tem estado ao lado do router e ligado ao cabo. Mas volta e meia tenho que desligar da tomada o router para que dê Wi-Fi.

    Comentário


      #3
      Eu tenho na casa dos meus pais, uma mesh, uso os routers da google. 5 Estrelas, em testes de velocidade, alguns dispositivos chegam a atingir 500MB's de velocidade wifi.

      A configuração e acesso remoto (mesmo fora de casa) à rede é 5*. O preço da mesh da google é que pronto... mas estabilidade e qualidade é do melhor que já tive em casa.

      .. só é pena uma rede tão boa, com suporte para mais de 100 ligações simultâneas, esbarrar numa ligação adsl de 4MB...

      O senhor da worten sem mentir também não diz a verdade, para já também depende se os teus dispositivos suportam essas velocidades. Para mim estabilidade é muito importante, e até hoje nunca vi uma powerline a funcionar sem falhas. (não digo que não exista, mas as condições têm que ser muito boas)

      Para mim mesh são das melhores soluções, mas não sei em geral como os outros routers funcionam, supostamente os routers da mesh google nem são dos "melhores" nesse tópico e existe melhor mais barato, mas nunca experimentei ou vi relatos na primeira pessoa.
      Editado pela última vez por Hecho; 03 April 2019, 20:33.

      Comentário


        #4
        Eu tinha inúmeros problemas com o Wifi em casa, até que resolvi perder o amor ao dinheiro e dei 115 euros por esta coisa mais abaixo, e adicionalmente quase 100 euros por dois adaptadores powerline de qualidade.


        https://www.tp-link.com/pt/home-netw...xtender/re650/







        Tenho o router na sala ligado a uma powerline e este adaptador no escritório ligado a outra, mas em modo Bridge, ou seja, repete o sinal que recebe exclusivamente por cabo.

        Este detalhe fez toda a diferença, porque antes eu estava a usar extensores que repetiam o sinal que recebiam por Wi-Fi, e isso causava inúmeros problemas de velocidade e quebras, apesar de teoricamente o sinal do router estar no máximo.


        Desde que mudei para esta solução, tenho Wi-Fi praticamente na casa toda exclusivamente através deste amplificador (isto num apartamento de 90m2 cheio de curvas), sem nenuma quebra e com velocidade sempre no máximo (cerca de 120Mbps).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
          Este tópico destina-se a termos uma troca de impressões sobre o wi-fi em casa no intuito de nos ajudarmos uns aos outros, se possível.
          Não sei se há alguém verdadeiramente satisfeito com a sua operadora e com a qualidade do wi fi mas gostaria de ouvir as v/queixas/elogios bem como sugestões
          Começando: tenho a NOS a 200Mb com o router 4.0. O router esta instalado numa divisão que funciona como 2.º escritório. Se nessa divisão nunca tive problemas de ligação internet/wi fi, já na sala de estar que fica a uns 8 metros tive de comprar há uns tempos a powerline tp link AV 500 AC para ter wi fi e dar conta da panóplia de equipamentos que lá costumam estar a partir de certas horas: telemóveis, tablets, consola e tv (estas 2 com ligação ethernet ligadas ao tp link ligado na tomada).

          Mesmo com a powerline (até 500 Mbps), temos algumas quebras (já sei que o wi fi não é um fenómeno de estabilidade e há várias variáveis que influenciam as velocidades) mas gostava de saber o seguinte: Justifica fazer um upgrade na powerline com possibilidade de ir até 1200 Mbps para colocar na sala?
          O senhor da FNAC disse-me que, tendo powerline com capacidade de atingir mais velocidade, isso também se iria traduzir em mais velocidade WI FI nos outros equipamentos. Hmmm. Não sei se fiquei convencido com este argumento dado que o router/velocidade contratada são os mesmos.
          E rede wi fi mesh?
          O primeiro passo será mudar da NOS

          Quanto ao senhor da FNAC; podes ter os equipamentos a comunicarem entre sim a maiores velocidades, mas velocidades para dentro e fora estará sempre limitada à do router.
          Powerline nunca tive grandes chatices ( até ter berrado o equipamento )

          Atenção às cozinhas pelo meio.

          Comentário


            #6
            Eu simplesmente desativei o WIFI do router da Meo e coloquei um Access point numa das portas, assim não se gasta dinheiro em routers e reduzi o consumo do da Meo que estava sempre a mamar luz devido ao hotspot.

            Comentário


              #7
              Idealmente deves ter uma solução própria (não de operador) que tenha uma boa cobertura dos locais onde precisas...à partida um "mesh wifi" será a melhor solução.
              Mas só vendo caso a caso...podes por exemplo ligar o router da NOS por cabo a um bom router wifi comprado por ti e que perto do local que precises cubra o necessário.

              Do que experimentei há uns tempos do PowerRouter 4.0 (mudei o pack há pouco tempo pelo que trocaram o velhinho ZonRouter 1.0) até que me pareceu bastante bom de velocidades e cobertura, mas já está em bridge com um router próprio que já tinha

              Curiosamente ponderei a Vodafone já que os preços e funcionalidades que precisava são parecidos e a fidelização à NOS já tinha ido há anos.
              Mas a Vodafone tem uma limitação ao não permitir Bridge nos equipamentos deles pelo que ficou fora.

              Deixo à atenção desse pequeno grande pormenor que por acaso descobri a ler outros fóruns

              Comentário


                #8
                Tenho net da NOS e é uma porcaria. Super lenta... ok moro num prédio e apanho várias redes, logo há bastante interferência...mas conheço quem tenha Vodafone e é bem melhor. Faltam poucos meses para acabar a fidelização, e devo mudar para a Vodafone

                Comentário


                  #9
                  Tenho Vodafone 1Gbps com o router 5G e o wifi em alcance é uma caca. Não tem a ver com a net em si, mas sim do router. Mesmo com repetidor de sinal não é grande coisa.

                  Mesmo mudando o channel do wifi para um menos utilizado nas redondezas não adianta.

                  Comentário


                    #10
                    Esse tópico fez-me agora lembrar esse anúncio da BT

                    https://m.youtube.com/watch?v=wTDb_mjti84

                    A net pode ser uma treta, mas o hub tem mesmo um bom alcance...

                    Comentário


                      #11
                      Li o título do tópico e pensei para mim "se calhar vou partilhar a minha experiência com router NOS 4.0"...

                      E não é que o autor do tópico vem queixar-se precisamente do mesmo router...

                      Não, estimado colega forunista, não estás sozinho.

                      E sim, esse router é a maior porcaria que alguma vez me passou pelas mãos.

                      Tenho uma casa com paredes em pladur e o sinal a 5Ghz em 2m perde mais de 90% do sinal.

                      Comprei um repetidor RE200 que tem que ficar colocado a 1,5 metros para ganhar um pouco mais de cobertura, mas tem que estar a funcionar a 2.4Ghz, porque 5G é mesmo para esquecer.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho um Hotspot 4G da vodafone (ON 100GB - 14.99€) e não tenho razão de queixa

                        Comentário


                          #13
                          Comprem este kit e nunca mais têm problemas, para uso doméstico chega bem. Há muitos anos que tenho a minha própria rede interna independente do operador é o que todos deviam ter. A EDP também não vos andou a instalar as tomadas pela casa pois não?

                          D-LINK COVR-C1202 AC1200 2 Unidades (150 euros).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                            Li o título do tópico e pensei para mim "se calhar vou partilhar a minha experiência com router NOS 4.0"...

                            E não é que o autor do tópico vem queixar-se precisamente do mesmo router...

                            Não, estimado colega forunista, não estás sozinho.

                            E sim, esse router é a maior porcaria que alguma vez me passou pelas mãos.

                            Tenho uma casa com paredes em pladur e o sinal a 5Ghz em 2m perde mais de 90% do sinal.

                            Comprei um repetidor RE200 que tem que ficar colocado a 1,5 metros para ganhar um pouco mais de cobertura, mas tem que estar a funcionar a 2.4Ghz, porque 5G é mesmo para esquecer.
                            Já vi que ainda bem que já há anos decidi não usar os routers de operador.

                            Tinha o mais antigo (forma de barbatana) e mudei há pouco para o 4.0 e 200/20mbps - experimentei, na mesma divisão, e pareceu-me funcionar tudo bem. Mas passei para o modo bridge e está a servir de modem apenas pelo que não tenho queixas.

                            Pelos testes está a debitar os 200/20 contratados e a ligação ao router ronda os 1000mbps que já antes fazia

                            Comentário


                              #15
                              Sem ir para versões quase profissionais de mesh. Acho que não há nenhum sistema doméstico e simples que funcione a 100%.

                              Há sempre ligeiras quebras, percas de rede e afins.

                              Também comprei um powerline Av600 para ligar a um router da NOS e meti-o noutra divisão a quase 20m.
                              Por vezes parece que tenho de fazer um reset (tirar da tomada e voltar a ligar).

                              Curiosamente noutro local tenho um router adsl manhoso, e uma ligação ainda pior, e um power line igual, até funciona bem mas está a cerca de 5m do router e a ideia era mesmo ligar tudo por cabo.
                              Mas tenho uma impressora ligaca a um AP da TP-link e não funciona 80% da vezes... tenho sempre de reiniciar o AP.
                              Também acho que sou azarado nestas coisas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                Comprem este kit e nunca mais têm problemas, para uso doméstico chega bem. Há muitos anos que tenho a minha própria rede interna independente do operador é o que todos deviam ter. A EDP também não vos andou a instalar as tomadas pela casa pois não?

                                D-LINK COVR-C1202 AC1200 2 Unidades (150 euros).
                                Isso parece-me interessante.

                                Como funciona?

                                EDIT: Já vi que é um sistema Mesh.
                                Editado pela última vez por SilverArrow; 04 April 2019, 09:46.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho Fibra da Vodafone em casa, com o router branco da Huawei, e sempre tive problemas com a cobertura Wi-fi. Não tenho sinal em quase metade da casa e não vivo num palacete. Tenho uns Powerline da TP-Link, já antigos, mas falham demasiadas vezes. Quando se está a fazer algo importante, irrita.

                                  Não volto a gastar dinheiro em Powerline. Não me convencem para uma utilização exigente.

                                  Ando a pensar em "investir" numa solução, que dizem ser a melhor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ora bem vamos lá iniciar a minha opinião. Sobre este assunto, que se soubesse o que sei hoje...

                                    Fui cliente desde o inicio da TvCabo(agora NOS), até à sensivelmente 6 anos. Que nos divorciamos, devido a uma asneira do apoio a cliente, sobre serviços contratados e os que estava a pagar.

                                    Ao longo dos anos pensava que ter uma net e posteriormente uma wifi, a carvão era normal. Mas não, estava enganado, nem mesmo com N vezes a assistência técnica ir lá a casa mudar o router, cabos, "aumentarem" sinal, enfim o "diabo a 4".

                                    Durante este tempo, a minha 1ª sogra,( sim, já vou na 2ª ) tinha a CaboVisão (agora NOWO). Isto em Castelo Branco, e achei que o sinal wifi e o router eram melhores!?

                                    Depois de o divórcio (com a NOS,claro), surgiu a oportunidade de instalar a Vodafone, e a diferença foi abismal do dia para a noite. Conseguia ter nos meus portáteis, velhinhos uma velocidade 47/50MG, mais de 15 metros do router e com a famosa placa broadcom wifi que é uma autentica nódoa. Na NOS o máximo era 20/25MG, ao lado do router.

                                    O ano passado, a Maria começou a chatear a cabeça, que não tinha wifi na loja e que a Vodafone, era uma treta que tinha muitas quebras de sinal, blá,blá, blá.

                                    E como não queria voltar para a NOS, decidi fazer contrato com a MEO, por causa dos pontos wifi, etc.

                                    Maldita a hora que saí da Vodafone, mas para não dormir ao relento lá fiz a vontade. Mesmo com o router todo XPTO da MEO não consigo ter as mesmas velocidades nos jurássicos portáteis e até no PC, ligado com o cabo é uma nódoa, contratei 200MG e não vai alem dos 95/98 MG...

                                    Há uns dias, a Maria disse-me que afinal na loja também tem quebras como tinha com a Vodafone?!!

                                    Mas, o que não fazemos para ter a mulher feliz, e principalmente para não dormir ao relento. Na altura era inverno e estava bastante frio...

                                    Agora a sério, na minha opinião a melhor, para mim é sem duvida a Vodafone.

                                    Desculpem, o testamento.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho ligação Vodafone 4g em casa com um router Huawei E5172 e nunca tive problemas de cobertura.

                                      Há 1 ano +- refiz as ligações eléctricas todas da casa e decidi colocar rede interna com fichas rj45 na parede, de futuro se vier a ter fibra só preciso de colocar o modem/router no 'quadro' e ligar ao resto da casa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por acaso ontem estive a fazer uma transferência de 40GB para um computador ligado a um powerline da d-link, fez a cópia a cerca de 30 mbps mas lá chegou ao fim. Por cabo de rede teria sido muito mais rápido claro. Em casa tenho 4 powerlines da Devolo e não falham, não são tão rápidos como por cabo de rede a gigabit mas para uso doméstico chegam bem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se a casa for grande e/ou zonas com muitos obstáculos e muita saturação da rede não há muita volta a dar do que uma rede "mesh".

                                          No entanto os preços são altos.
                                          Em relação às marcas já depende muito dos gostos e funcionalidades. A DLink tem boa reputação, não li sobre aquele equipamento em concreto, mas diria que é uma boa opção.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            Isso parece-me interessante.

                                            Como funciona?

                                            EDIT: Já vi que é um sistema Mesh.
                                            Em casas antigas podem sempre aproveitar as condutas do cabo de telefone para passar os cabos de rede para alimentar estes AP.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pensava que o tópico é sobre o sinal wifi e redes domésticas, mas acaba-se sempre por ir para a discussão do operador.

                                              Tenho bem presente porque há pouco tempo tive essa decisão. Estudei a Vodafone porque tenho óptimas referências...mas não permitem configurar o router para bridge ou teria que ir para soluções xpto (mais caras e profissionais) para permitirem.

                                              Optei por fazer a fidelização (para aí desde 2015 que eles andavam atrás de mim ) à NOS e para já tudo ok - o router da operadora está como modem

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por slblxs Ver Post
                                                Ora bem vamos lá iniciar a minha opinião. Sobre este assunto, que se soubesse o que sei hoje...

                                                Fui cliente desde o inicio da TvCabo(agora NOS), até à sensivelmente 6 anos. Que nos divorciamos, devido a uma asneira do apoio a cliente, sobre serviços contratados e os que estava a pagar.

                                                Ao longo dos anos pensava que ter uma net e posteriormente uma wifi, a carvão era normal. Mas não, estava enganado, nem mesmo com N vezes a assistência técnica ir lá a casa mudar o router, cabos, "aumentarem" sinal, enfim o "diabo a 4".

                                                Durante este tempo, a minha 1ª sogra,( sim, já vou na 2ª ) tinha a CaboVisão (agora NOWO). Isto em Castelo Branco, e achei que o sinal wifi e o router eram melhores!?

                                                Depois de o divórcio (com a NOS,claro), surgiu a oportunidade de instalar a Vodafone, e a diferença foi abismal do dia para a noite. Conseguia ter nos meus portáteis, velhinhos uma velocidade 47/50MG, mais de 15 metros do router e com a famosa placa broadcom wifi que é uma autentica nódoa. Na NOS o máximo era 20/25MG, ao lado do router.

                                                O ano passado, a Maria começou a chatear a cabeça, que não tinha wifi na loja e que a Vodafone, era uma treta que tinha muitas quebras de sinal, blá,blá, blá.

                                                E como não queria voltar para a NOS, decidi fazer contrato com a MEO, por causa dos pontos wifi, etc.

                                                Maldita a hora que saí da Vodafone, mas para não dormir ao relento lá fiz a vontade. Mesmo com o router todo XPTO da MEO não consigo ter as mesmas velocidades nos jurássicos portáteis e até no PC, ligado com o cabo é uma nódoa, contratei 200MG e não vai alem dos 95/98 MG...

                                                Há uns dias, a Maria disse-me que afinal na loja também tem quebras como tinha com a Vodafone?!!

                                                Mas, o que não fazemos para ter a mulher feliz, e principalmente para não dormir ao relento. Na altura era inverno e estava bastante frio...

                                                Agora a sério, na minha opinião a melhor, para mim é sem duvida a Vodafone.

                                                Desculpem, o testamento.
                                                A quem o dizes, troquei a Vodafone para forçar a troca de equipamentos que já tinha há mais de 6 anos.

                                                A box que fazia streaming subtraindo à largura de banda contratada (100/100) funcionava razoavelmente bem e nunca tive problemas ou lentidão na internet, só no Wifi é que após 5metros lá perdia sinal (com um technicolor).

                                                Na minha anterior experiência com NOS não tive qualquer quebra de internet e foi isso que me induziu em erro ao mudar para a NOS.

                                                As quebras de internet são quase diárias, o router 4.0 é gerido exclusivamente através de uma página de internet, as opções estão restringidas ao mínimo essencial, o conector USB não tem qualquer utilidade (na barbatana consegui fazer mount de discos em NTFS, no technicolor só funcionava se estivesse em FAT32).

                                                Não há formulários online para falar com a NOS, nem um endereço de email, para dares feed-back só indo à loja ou ligando para o 16990.

                                                Enfim... Paguei mais para mudar os equipamentos de casa e se soubesse o que sei hoje tinha metido a diferença no bolso e aceite a proposta da Vodafone em pagar a box e trocar o technicolor por um smart router..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os routers das operadoras nunca são brilhantes, mas colocar outro router, que seja melhor mas do mesmo género, a fazer o trabalho, não é solução para uma casa inteira com vários aparelhos a usar a rede, a não ser que seja um estúdio. Os extensores de rede e as powerlines também não são uma solução completamente estável, especialmente os primeiros, uma vez que criam redes paralelas à principal do router, mesmo que tenha o mesmo ID, e por vezes os aparelhos não se ligam à mais adequada.

                                                  A melhor solução actual, embora um pouco onerosa quanto maior for a casa, são as redes mesh. Enquanto routers isolados, são como qualquer outro, pelo que convém ter vários pela casa, daí o custo. Mas a rede que criam é "única" e são eles que gerem os saltos dos aparelhos ligados entre os vários routers da rede mesh.

                                                  Esta solução funciona ainda melhor se os routers mesh estiverem ligados entre si por cabo ethernet. Desta forma, a comunicação que fazem entre eles para passar os dados que entram e saem dos aparelhos conectados e para gerirem a rede, o chamado backend, é feito de forma muito rápida e estável, deixando a rede WiFi "liberta" apenas para a comunicação entre router e aparelhos ligados.

                                                  Existem várias marcas com routers mesh, a experiência que tenho é com Google WiFi, que nem são os melhores e mais rápidos porque não têm Mu-MIMO, mas o funcionamento base é o mesmo e a configuração é facílima.

                                                  No caso do autor do tópico, a melhor solução parece ser passar um cabo de rede, se houver estrutura na casa para isso, do escritório até à sala e ligar lá um router mesh, que depois se liga por WiFi e/ou ethernet aos aparelhos que lá estiverem e nas redondezas. No escritório, outro router mesh, ligado ao router da operadora e à parede para passar o sinal para a sala. No router da operadora, WiFi desligado, serve só para gerir o sinal que vem da operadora para o router mesh e ligações a outros aparelhos, por exemplo boxes TV.
                                                  Pode depois adicionar mais routers mesh pela casa, em sítios que queira mais rede, os €€ são o limite. Além disso, uns podem estar ligados uns aos outros por ethernet e ter um ou mais ligados entre eles apenas por WiFi, os routers fazem essa gestão de forma autónoma e eficiente.

                                                  Pode parecer exagerado cabos e routers, mas é certamente a forma mais eficaz, fácil e prática de ter WiFi estável, rápido e funcional pela casa. Também já experimentei outras soluções no passado, como os repetidores, e esta é de longe a melhor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                    A quem o dizes, troquei a Vodafone para forçar a troca de equipamentos que já tinha há mais de 6 anos.

                                                    A box que fazia streaming subtraindo à largura de banda contratada (100/100) funcionava razoavelmente bem e nunca tive problemas ou lentidão na internet, só no Wifi é que após 5metros lá perdia sinal (com um technicolor).

                                                    Na minha anterior experiência com NOS não tive qualquer quebra de internet e foi isso que me induziu em erro ao mudar para a NOS.

                                                    As quebras de internet são quase diárias, o router 4.0 é gerido exclusivamente através de uma página de internet, as opções estão restringidas ao mínimo essencial, o conector USB não tem qualquer utilidade (na barbatana consegui fazer mount de discos em NTFS, no technicolor só funcionava se estivesse em FAT32).

                                                    Não há formulários online para falar com a NOS, nem um endereço de email, para dares feed-back só indo à loja ou ligando para o 16990.

                                                    Enfim... Paguei mais para mudar os equipamentos de casa e se soubesse o que sei hoje tinha metido a diferença no bolso e aceite a proposta da Vodafone em pagar a box e trocar o technicolor por um smart router..
                                                    Quando contratei Vodafone, calhou na altura de routers novos e passados uns meses consegui o Smart.

                                                    A minha sobrinha era chefe, das equipas Call Center da NOS e segundo ela, as reclamações sobre wifi era "uma tourada". E eles sem poder resolver nada, agora está no Call Center da MEO, e aí as reclamações são outras.

                                                    Mas o tópico, é para saber a opinião sobre wifi.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vash Ver Post
                                                      Os routers das operadoras nunca são brilhantes, mas colocar outro router, que seja melhor mas do mesmo género, a fazer o trabalho, não é solução para uma casa inteira com vários aparelhos a usar a rede, a não ser que seja um estúdio. Os extensores de rede e as powerlines também não são uma solução completamente estável, especialmente os primeiros, uma vez que criam redes paralelas à principal do router, mesmo que tenha o mesmo ID, e por vezes os aparelhos não se ligam à mais adequada.

                                                      A melhor solução actual, embora um pouco onerosa quanto maior for a casa, são as redes mesh. Enquanto routers isolados, são como qualquer outro, pelo que convém ter vários pela casa, daí o custo. Mas a rede que criam é "única" e são eles que gerem os saltos dos aparelhos ligados entre os vários routers da rede mesh.

                                                      Esta solução funciona ainda melhor se os routers mesh estiverem ligados entre si por cabo ethernet. Desta forma, a comunicação que fazem entre eles para passar os dados que entram e saem dos aparelhos conectados e para gerirem a rede, o chamado backend, é feito de forma muito rápida e estável, deixando a rede WiFi "liberta" apenas para a comunicação entre router e aparelhos ligados.

                                                      Existem várias marcas com routers mesh, a experiência que tenho é com Google WiFi, que nem são os melhores e mais rápidos porque não têm Mu-MIMO, mas o funcionamento base é o mesmo e a configuração é facílima.

                                                      No caso do autor do tópico, a melhor solução parece ser passar um cabo de rede, se houver estrutura na casa para isso, do escritório até à sala e ligar lá um router mesh, que depois se liga por WiFi e/ou ethernet aos aparelhos que lá estiverem e nas redondezas. No escritório, outro router mesh, ligado ao router da operadora e à parede para passar o sinal para a sala. No router da operadora, WiFi desligado, serve só para gerir o sinal que vem da operadora para o router mesh e ligações a outros aparelhos, por exemplo boxes TV.
                                                      Pode depois adicionar mais routers mesh pela casa, em sítios que queira mais rede, os €€ são o limite. Além disso, uns podem estar ligados uns aos outros por ethernet e ter um ou mais ligados entre eles apenas por WiFi, os routers fazem essa gestão de forma autónoma e eficiente.

                                                      Pode parecer exagerado cabos e routers, mas é certamente a forma mais eficaz, fácil e prática de ter WiFi estável, rápido e funcional pela casa. Também já experimentei outras soluções no passado, como os repetidores, e esta é de longe a melhor.
                                                      Essa cena do ethernet é fios pela casa toda certo?
                                                      Parem de dar ideias ao honem, please!
                                                      [emoji52][emoji56]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Regra geral o wi-fi do router das operadoras é sempre uma porcaria pegada. Tenho o "smart" router da Vodafone (aquele preto aos cubos), porta-se muito bem como modem e router, mas é uma porcaria como AP, só há mais dois SSID a difundir nas imediações e já pus o meu a difundir num canal diferente deles. Resultado? Num pequeno T1, com uns ~40m2, sendo que o router está na sala e eu no quarto, com 2 paredes pelo meio, o sinal está entre 20 e 30%.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O router Nos 4.0 é uma nódoa, esteve um ano em testes, lançaram cheio de bugs que nunca resolveram e agora a solução é lançar uma nova versão! Já está em testes em clientes da NOS. Quem tem o Nos 4.0 que se aguente...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vash Ver Post
                                                            Os routers das operadoras nunca são brilhantes, mas colocar outro router, que seja melhor mas do mesmo género, a fazer o trabalho, não é solução para uma casa inteira com vários aparelhos a usar a rede, a não ser que seja um estúdio. Os extensores de rede e as powerlines também não são uma solução completamente estável, especialmente os primeiros, uma vez que criam redes paralelas à principal do router, mesmo que tenha o mesmo ID, e por vezes os aparelhos não se ligam à mais adequada.

                                                            A melhor solução actual, embora um pouco onerosa quanto maior for a casa, são as redes mesh. Enquanto routers isolados, são como qualquer outro, pelo que convém ter vários pela casa, daí o custo. Mas a rede que criam é "única" e são eles que gerem os saltos dos aparelhos ligados entre os vários routers da rede mesh.

                                                            Esta solução funciona ainda melhor se os routers mesh estiverem ligados entre si por cabo ethernet. Desta forma, a comunicação que fazem entre eles para passar os dados que entram e saem dos aparelhos conectados e para gerirem a rede, o chamado backend, é feito de forma muito rápida e estável, deixando a rede WiFi "liberta" apenas para a comunicação entre router e aparelhos ligados.

                                                            Existem várias marcas com routers mesh, a experiência que tenho é com Google WiFi, que nem são os melhores e mais rápidos porque não têm Mu-MIMO, mas o funcionamento base é o mesmo e a configuração é facílima.

                                                            No caso do autor do tópico, a melhor solução parece ser passar um cabo de rede, se houver estrutura na casa para isso, do escritório até à sala e ligar lá um router mesh, que depois se liga por WiFi e/ou ethernet aos aparelhos que lá estiverem e nas redondezas. No escritório, outro router mesh, ligado ao router da operadora e à parede para passar o sinal para a sala. No router da operadora, WiFi desligado, serve só para gerir o sinal que vem da operadora para o router mesh e ligações a outros aparelhos, por exemplo boxes TV.
                                                            Pode depois adicionar mais routers mesh pela casa, em sítios que queira mais rede, os €€ são o limite. Além disso, uns podem estar ligados uns aos outros por ethernet e ter um ou mais ligados entre eles apenas por WiFi, os routers fazem essa gestão de forma autónoma e eficiente.

                                                            Pode parecer exagerado cabos e routers, mas é certamente a forma mais eficaz, fácil e prática de ter WiFi estável, rápido e funcional pela casa. Também já experimentei outras soluções no passado, como os repetidores, e esta é de longe a melhor.
                                                            Conheço relativamente bem as soluções da Ubiquiti para redes "mesh" e funcionam extremamente bem, facilmente escalável e fácil de gerir. É bastante caro, mas compensa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X