Sei que anda por aí um tópico (ou vários) sobre a NOS, mas este tema é especialmente grave, com potenciais ilegalidades incluídas pelo meio.
Se são clientes NOS e têm serviços adicionais, tenham cuidado e verifiquem bem todas as faturas, pois pode acontecer o mesmo que aconteceu a mim (que passo a descrever):
- Subscrevi o serviço NOS Play através da BOX, para ver uma série específica que não estava em mais lado nenhum, ou seja, só me interessava ter o serviço pelo tempo mínimo.
- O período mínimo de subscrição são 30 dias. Logo no dia a seguir tentei desligar, mas não dava. Liguei para a linha de apoio e foi-me dito que só posso cancelar o serviço ao fim de um mês de estar ativo e não previamente para que o mesmo não renove!
Como? então não posso desistir de uma subscrição que renova automaticamente, a não ser quando a mesma já foi renovada? Disseram-me para não me preocupar, que se eu desistisse exatamente no dia em que acaba ou nos 2-3 dias a seguir, eles não cobrariam nova mensalidade, mas apenas os dias a mais que tivesse ficado o serviço ativo! Ora, isto por si só já é ilegal, porque obriga o cliente a ter de lembrar de desligar o serviço exatamente numa data, caso contrário paga mais do que o valor mínimo estipulado.
Lá meti um alarme no telemóvel, e desliguei o NOS Play religiosamente no dia em que seria suposto, ou seja, 1 dia depois do serviço renovar.
Aqui entra a potencial ilegalidade número 2: não há absolutamente nenhum comprovativo de que o serviço foi desligado nesse dia. Isso não está na Box, não está na área de cliente, eles não mandam nenhum email, nem sequer os funcionários da faturação têm acesso a isso, por incrível que pareça. Se soubesse o que sei hoje, teria tirado uma foto ou feito um video do processo.
Lá recebo a primeira conta, e tudo bem: um mês faturado. Recebo a segunda, e mais um mês completo faturado! Ainda esperei pela terceira por causa dos ciclos de faturação, e estava convencido de que fariam crédito dos dias a mais, mas não!
Ou seja, faturaram 2 meses completos de serviço.
Para agravar mais a coisa, os serviços adicionais não vêm discriminados na fatura, ou seja, vêm tudo junto num valor final, o que impossibilita de saber exatamente o que foi faturado.
Depois de 3 chamadas muito longas para a linha de apoio, lá consegui que me fizessem o crédito desse mês a mais. Se não tivesse dado conta, ficava mesmo assim. Mas é incrível como os erros de faturação são sempre em prejuízo do cliente.
Conclusão: Nem os próprios funcionários da faturação da NOS sabem dizer ao que correspondem os valores faturados! Se eles quisessem meter 100 euros em serviços adicionais, o cliente em teoria pagaria sem contestar, já que não há prova alguma da ativação ou do desligamento dos serviços.
Digam lá se isto não é um bocado surreal, e já agora, ilegal também.
Se são clientes NOS e têm serviços adicionais, tenham cuidado e verifiquem bem todas as faturas, pois pode acontecer o mesmo que aconteceu a mim (que passo a descrever):
- Subscrevi o serviço NOS Play através da BOX, para ver uma série específica que não estava em mais lado nenhum, ou seja, só me interessava ter o serviço pelo tempo mínimo.
- O período mínimo de subscrição são 30 dias. Logo no dia a seguir tentei desligar, mas não dava. Liguei para a linha de apoio e foi-me dito que só posso cancelar o serviço ao fim de um mês de estar ativo e não previamente para que o mesmo não renove!
Como? então não posso desistir de uma subscrição que renova automaticamente, a não ser quando a mesma já foi renovada? Disseram-me para não me preocupar, que se eu desistisse exatamente no dia em que acaba ou nos 2-3 dias a seguir, eles não cobrariam nova mensalidade, mas apenas os dias a mais que tivesse ficado o serviço ativo! Ora, isto por si só já é ilegal, porque obriga o cliente a ter de lembrar de desligar o serviço exatamente numa data, caso contrário paga mais do que o valor mínimo estipulado.
Lá meti um alarme no telemóvel, e desliguei o NOS Play religiosamente no dia em que seria suposto, ou seja, 1 dia depois do serviço renovar.
Aqui entra a potencial ilegalidade número 2: não há absolutamente nenhum comprovativo de que o serviço foi desligado nesse dia. Isso não está na Box, não está na área de cliente, eles não mandam nenhum email, nem sequer os funcionários da faturação têm acesso a isso, por incrível que pareça. Se soubesse o que sei hoje, teria tirado uma foto ou feito um video do processo.
Lá recebo a primeira conta, e tudo bem: um mês faturado. Recebo a segunda, e mais um mês completo faturado! Ainda esperei pela terceira por causa dos ciclos de faturação, e estava convencido de que fariam crédito dos dias a mais, mas não!
Ou seja, faturaram 2 meses completos de serviço.
Para agravar mais a coisa, os serviços adicionais não vêm discriminados na fatura, ou seja, vêm tudo junto num valor final, o que impossibilita de saber exatamente o que foi faturado.
Depois de 3 chamadas muito longas para a linha de apoio, lá consegui que me fizessem o crédito desse mês a mais. Se não tivesse dado conta, ficava mesmo assim. Mas é incrível como os erros de faturação são sempre em prejuízo do cliente.
Conclusão: Nem os próprios funcionários da faturação da NOS sabem dizer ao que correspondem os valores faturados! Se eles quisessem meter 100 euros em serviços adicionais, o cliente em teoria pagaria sem contestar, já que não há prova alguma da ativação ou do desligamento dos serviços.
Digam lá se isto não é um bocado surreal, e já agora, ilegal também.
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