Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acabar com o dinheiro moeda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Acabar com o dinheiro moeda

    Vemos todos os dias noticias sobre evasão fiscal, apreensão de material, dinheiro e afins.
    Todos vemos o que se passa nas feiras, na restauração e comércio onde não se passa fatura.
    Todos sabem de que vivem os lideres das claques desportivas, e muito “empresário” que os rendimentos não batem certo com o nível de vida que tem.

    Por outro lado, começa a fazer menos sentido andar com dinheiro físico. Já é possível fazer pagamentos com o telemóvel e usar cartão é banal.

    Pergunto-me muitas vezes porque não se acaba com o dinheiro moeda.

    Sabendo que a economia paralela representa 15% do PIB (fonte: https://repositorio-aberto.up.pt/bit...1/2/303930.pdf), isto seria equivalente ao orçamento do estado para a saúde, educação e sobrava outro tanto.
    Ao acabar com o dinheiro moeda, os bancos centrais deixariam de ter o custo do próprio dinheiro moeda, que daria para suportar o investimento em terminais de pagamento automático (TPA), tornando-se assim gratuitos para as empresas. (https://expresso.pt/sociedade/2016-1...mbem-tem-preco)
    O crime relacionado com a obtenção de dinheiro fácil, teria que forçosamente de baixar, tendo também um impacto positivo na economia e na vida do cidadão comum.


    O fim do dinheiro moeda não seria um benefício para uma sociedade mais justa e equilibrada?

    #2
    Dinheiro electrónico tem monitorização de todos nossos movimentos ao que nao acontece tanto com dinheiro físico.

    Comentário


      #3
      Não faz sentido. Basta eu querer viajar, por exemplo, para outro local do mundo e precisar de levar dinheiro físico.

      Para isso acontecer teria de ser uma concertação global, que não será tecnicamente possível. Logo a ideia morre na praia.

      Comentário


        #4
        nao da ainda
        a maior parte dos sitios nem tem mb o que me irrita
        alias andava a tomar cafe aqui no unico sitio com mb e o dono viu e chamou-me a atençao "isso da-me prejuizo"
        fui a app do banco e enviei-lhe carta com o pagamento de 250 euro de cafes ao longo dos tempos para eele me mandar as taxas para pagar


        os chinocas uma chave nao dava tive que pagar 1 euro a mais e recusaram o mb tive que ir levantar dinheiro a c d c
        se ha coisa que me irrita é os atrofios por causa da recusa

        Comentário


          #5
          Não te esqueças que acabar com o dinheiro em papel não significa necessariamente que passas a controlar todos os passos de toda a gente. Continua a ser possível fazer muita falcatrua.

          E não te esqueças principalmente de que a tecnologia evolui, prova disso são as crypto moedas. Fossem as crypto moedas mais estáveis em termos de cotação e seriam de longe a maneira mais fácil de guardar dinheiro de forma totalmente anónima e segura.

          Comentário


            #6
            o estado já tem demasiado poder e controle sobre os cidadãos

            além disso o estado tem sempre aonde malbaratar dinheiro, não é bem visto dizer isto mas se o estado conseguir deitar mão a mais dinheiro a carga fiscal aumenta, aficiencia da economia diminui e a melhoria dos serviços públicos não chega para compensar esse aumento do peso do estado na economia

            mas acredito que venha a ser uma realidade, pois mais cedo ou mais tarde os estados podem sentir a necessidade de controlar o mais pequeno movimento de todas as pessoas

            Comentário


              #7
              Não podem controlar mais.

              Se acabar o papel moeda simplesmente outras formas de pagamento ganham destaque como ouro ou outros metais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                Não te esqueças que acabar com o dinheiro em papel não significa necessariamente que passas a controlar todos os passos de toda a gente. Continua a ser possível fazer muita falcatrua.

                E não te esqueças principalmente de que a tecnologia evolui, prova disso são as crypto moedas. Fossem as crypto moedas mais estáveis em termos de cotação e seriam de longe a maneira mais fácil de guardar dinheiro de forma totalmente anónima e segura.
                Cryptomoedas e anonimato é um mito. Uma criptomoeda assente em blockchain contém em si mesma todas as transações a que foi sujeita desde a sua criação!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                  O fim do dinheiro moeda não seria um benefício para uma sociedade mais justa e equilibrada?
                  Justa, equilibrada, controlada, ditatorial, distópica.
                  Só coisas boas.

                  Comentário


                    #10
                    Nos países do Norte da Europa a esmagadora maioria dos pagamentos é feita com cartão, incluindo quantias muito pequenas. Evoluirmos para isso é bom para toda a gente, as vantagens são diversas. Desde o conforto na utilização passando pela mais difícil evasão fiscal.

                    Contudo não acho possível acabar com o numerário/moeda física. Ou sequer desejável.

                    Numa sociedade onde todo o dinheiro é virtual, um qualquer governo tem poder para automaticamente desvalorizar o dinheiro dos seus cidadãos de um dia para o outro. Podemos achar um exemplo de extremo mas essa possibilidade passa a existir e isso constitui um risco. E só a existência desse risco diminui a liberdade dos cidadãos.

                    Acho também que, só essa possibilidade, levaria a um aumento da constituição de poupanças em produtos físicos móveis (ouro, por exemplo) que possam ser transportados e mantidos na posse factual. Era literalmente andar para trás, ao tempo prévio à existência de notas.

                    P.S. Infelizmente o contactless está muito atrasado em Portugal e os comerciantes continuam muito resistentes ao uso dos TPAs para valores <5 euros. As taxas devem ser elevadas para muitos deles, é a única explicação.

                    Comentário


                      #11
                      Devia existir uma bonificação/desconto fiscal para quem paga por via electrónica.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Não faz sentido. Basta eu querer viajar, por exemplo, para outro local do mundo e precisar de levar dinheiro físico.

                        Para isso acontecer teria de ser uma concertação global, que não será tecnicamente possível. Logo a ideia morre na praia.
                        Falava em Portugal, e em concreto na Europa / Zona Euro.
                        Quando se vai a outro país que não tenha euro, como se faz?... "compra-se" moeda com cartão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                          nao da ainda
                          a maior parte dos sitios nem tem mb o que me irrita
                          alias andava a tomar cafe aqui no unico sitio com mb e o dono viu e chamou-me a atençao "isso da-me prejuizo"
                          fui a app do banco e enviei-lhe carta com o pagamento de 250 euro de cafes ao longo dos tempos para eele me mandar as taxas para pagar


                          os chinocas uma chave nao dava tive que pagar 1 euro a mais e recusaram o mb tive que ir levantar dinheiro a c d c
                          se ha coisa que me irrita é os atrofios por causa da recusa
                          A minha sugestão vai nesse sentido, os TPAs e taxas associadas serem gratuitas para o comércio. O dinheiro que não se gasta a fazer o dinheiro fisico, podia ser utilizado para suportar esse custo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                            Devia existir uma bonificação/desconto fiscal para quem paga por via electrónica.
                            Aí está uma boa ideia. Descriminação positiva.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                              A minha sugestão vai nesse sentido, os TPAs e taxas associadas serem gratuitas para o comércio. O dinheiro que não se gasta a fazer o dinheiro fisico, podia ser utilizado para suportar esse custo.

                              Eu ainda vou mais longe: nos restaurantes, nos cabeleireiros e nas oficinas de automóveis SÓ se devia poder pagar com cartão

                              Ia ser um fartote

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                Eu ainda vou mais longe: nos restaurantes, nos cabeleireiros e nas oficinas de automóveis SÓ se devia poder pagar com cartão

                                Ia ser um fartote
                                ... e nas feiras. Isso é que era.

                                Comentário


                                  #17
                                  Portugal, dez anos depois …

                                  Telefonista: Pizza Hut, boa noite!

                                  - Cliente: Boa noite, quero encomendar Pizzas…

                                  - Telefonista: Pode-me dar o seu NIN?

                                  - Cliente: Sim, o meu Número de Identificação Nacional é o 6102 1993 8456 5463 2107.

                                  - Telefonista: Obrigada, Sr. Lacerda. O seu endereço é na Avenida Paes de
                                  Barros, 19, Apartamento 11, e o número do seu telefone é o 21549 4236, certo?
                                  O telefone do seu escritório na Liberty Seguros, é o 21 574 52 30 e o seu telemóvel
                                  é o 96 266 25 66, correcto?

                                  - Cliente: Como é que conseguiu todas essas informações?

                                  - Telefonista: Porque estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.

                                  - Cliente: Ah, sim, é verdade! Quero encomendar duas Pizzas: uma Quatro
                                  Queijos e outra Calabresa…

                                  - Telefonista: Talvez não seja boa ideia…

                                  - Cliente: O quê…?

                                  - Telefonista: Consta na sua ficha médica que o senhor sofre de hipertensão
                                  e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de
                                  vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a saúde.

                                  - Cliente: Claro! Tem razão! O que é que sugere?

                                  - Telefonista: Por que é que não experimenta a nossa Pizza Superlight, com
                                  Tofu e Rabanetes? O senhor vai adorar!

                                  - Cliente: Como é que sabe que vou adorar?

                                  - Telefonista: O senhor consultou a página ‘Receitas Gulosas com Soja’ da
                                  Biblioteca Municipal, no dia 15 de Janeiro, às 14:27 e permaneceu
                                  ligado à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão…

                                  - Cliente: Ok, está bem! Mande-me então duas Pizzas tamanho familiar!

                                  - Telefonista: É a escolha certa para o senhor, a sua esposa e os vossos
                                  quatro filhos, pode ter a certeza.

                                  - Cliente: Quanto é?

                                  - Telefonista: São 49,99.

                                  - Cliente: Quer o número do meu Cartão de Crédito?

                                  - Telefonista: Lamento, mas o senhor vai ter que pagar em dinheiro. O
                                  limite do seu Cartão de Crédito foi ultrapassado.

                                  - Cliente: Tudo bem. Posso ir ao Multibanco levantar dinheiro antes que
                                  chegue a Pizza.

                                  - Telefonista: Duvido que consiga. A sua Conta de Depósito à Ordem está com
                                  o saldo negativo.

                                  - Cliente: Meta-se na sua vida! Mande-me as Pizzas que eu arranjo o
                                  dinheiro. Quando é que entregam?

                                  - Telefonista: Estamos um pouco atrasados. Serão entregues em 45 minutos.
                                  Se estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar
                                  duas Pizzas na moto, não é lá muito aconselhável. Além de ser perigoso…

                                  - Cliente: Mas que história é essa? Como é que sabe que eu vou de moto?

                                  - Telefonista: Peço desculpa, mas reparei aqui que não pagou as últimas
                                  prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga e
                                  então, pensei que fosse utilizá-la.

                                  - Cliente: Foooddddddd…….!!!!!!!!!

                                  - Telefonista: Gostaria de pedir-lhe para não ser mal educado… Não se
                                  esqueça de que já foi condenado em Julho de 2006 por desacato em
                                  público a um Agente da Autoridade

                                  - Cliente: (Silêncio).

                                  - Telefonista: Mais alguma coisa?

                                  - Cliente: Não. É só isso… Não. Espere… Não se esqueça dos 2 litros de
                                  Coca-Cola que constam na promoção.

                                  - Telefonista: O regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo
                                  095423/12, proíbe a venda de bebidas com açúcar a pessoas
                                  diabéticas…

                                  - Cliente: Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! Vou atirar-me pela janela!!!!!

                                  - Telefonista: E torcer um pé? O senhor mora no rés-do-chão…!

                                  Comentário


                                    #18
                                    copiei esta coisa da net
                                    fala de dinheiro físico, mas a ideia de copiar para aqui é para dar a perceber o tipo de conhecimento que a eliminação do dinheiro físico dá ao estado

                                    o estado, que pode configurar-se num vizinho qualquer, passa a poder saber os mais ínfimos pormenores da vida de cada pessoa e passa por isso a ter um poder enorme sobre ele

                                    a simples escolha de uma refeição pode ser condicionada pelo estado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                      Dinheiro electrónico tem monitorização de todos nossos movimentos ao que nao acontece tanto com dinheiro físico.

                                      claro que tem, e ainda bem, para acabar com o crime e fraude fiscal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                        Não te esqueças que acabar com o dinheiro em papel não significa necessariamente que passas a controlar todos os passos de toda a gente. Continua a ser possível fazer muita falcatrua.

                                        E não te esqueças principalmente de que a tecnologia evolui, prova disso são as crypto moedas. Fossem as crypto moedas mais estáveis em termos de cotação e seriam de longe a maneira mais fácil de guardar dinheiro de forma totalmente anónima e segura.


                                        não são estáveis, porque a confiança não é assegurada por uma entidade central, mas por um mecanismo de consenso.

                                        o conceito é interessante e meritório, mas para moedas continuo a achar que o modelo mais estável é mesmo confiança numa entidade central.

                                        o blockchain tem centenas de outras aplicações que provavelmente terão mais sucesso que as moedas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                          o estado já tem demasiado poder e controle sobre os cidadãos

                                          além disso o estado tem sempre aonde malbaratar dinheiro, não é bem visto dizer isto mas se o estado conseguir deitar mão a mais dinheiro a carga fiscal aumenta, aficiencia da economia diminui e a melhoria dos serviços públicos não chega para compensar esse aumento do peso do estado na economia

                                          mas acredito que venha a ser uma realidade, pois mais cedo ou mais tarde os estados podem sentir a necessidade de controlar o mais pequeno movimento de todas as pessoas

                                          não tem que ser o Estado, se for o Estado, foi mal feito.

                                          as transacções devem estar registadas em instituições financeiras e só deverão poder ser acedidas pelo Estado com ordem de um tribuinal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                            Cryptomoedas e anonimato é um mito. Uma criptomoeda assente em blockchain contém em si mesma todas as transações a que foi sujeita desde a sua criação!


                                            exacto, embora o anonimato não sejam as transacções, mas a propriedade da conta, a verdade é que se eu pagar alguma coisa por bitcoin, essa pessoa fica a saber o endereço da minha conta, e com isso consegue consultar todas as transacções que alguma vez fiz (claro que só vê valores e endereço de contas de destino, mas facilmente apareceriam na net tabelas de relação entre endereços e empresas).

                                            o bitcoin funciona bem para transacções criminosas e na dark web, porque o próprio comércio é feito por anonimato, mas a partir do momento que pagassem a conta da luz, a renda, o supermercado com bitcoins, os destinatários ficavam logo com TODA a vossa lista de transacções - é MUITO MENOS anónimo que contas bancárias.
                                            Editado pela última vez por jimbo; 18 May 2019, 06:57.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                              Nos países do Norte da Europa a esmagadora maioria dos pagamentos é feita com cartão, incluindo quantias muito pequenas. Evoluirmos para isso é bom para toda a gente, as vantagens são diversas. Desde o conforto na utilização passando pela mais difícil evasão fiscal.
                                              só tem vantagens - menos crime, menos evasão fiscal, poupança em emissão de moeda, etc

                                              eu não uso cartão físico há meses, e no último ano só usei dinheiro em 2 ou 3 ocasiões, pago tudo, mas mesmo tudo por telemóvel e applePay.



                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                              Contudo não acho possível acabar com o numerário/moeda física. Ou sequer desejável.

                                              Numa sociedade onde todo o dinheiro é virtual, um qualquer governo tem poder para automaticamente desvalorizar o dinheiro dos seus cidadãos de um dia para o outro. Podemos achar um exemplo de extremo mas essa possibilidade passa a existir e isso constitui um risco. E só a existência desse risco diminui a liberdade dos cidadãos.

                                              o dinheiro físico já é virtual desde os anos 70 desde que o Nixon acabou com a paridade do dinheiro com o ouro.

                                              a partir daí é indiferente se é físico ou virtual. Aliás, com as alavancagens dos bancos já existe hoje em dia muito mas muito mais dinheiro virtual que físico.

                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                              Acho também que, só essa possibilidade, levaria a um aumento da constituição de poupanças em produtos físicos móveis (ouro, por exemplo) que possam ser transportados e mantidos na posse factual. Era literalmente andar para trás, ao tempo prévio à existência de notas.

                                              P.S. Infelizmente o contactless está muito atrasado em Portugal e os comerciantes continuam muito resistentes ao uso dos TPAs para valores <5 euros. As taxas devem ser elevadas para muitos deles, é a única explicação.

                                              há vários estudos (recentemente até um do banco de portugal) que mostram que mesmo com o pagamento das taxas intermédias nas transacções por TPA, os pagamentos em numerário saíram mais caros aos comerciantes que os pagamentos com cartão de débito.

                                              no entanto, como isto não é óbvio, é difícil mudar mentalidades, especialmente em Portugal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                                                A minha sugestão vai nesse sentido, os TPAs e taxas associadas serem gratuitas para o comércio. O dinheiro que não se gasta a fazer o dinheiro fisico, podia ser utilizado para suportar esse custo.

                                                tal como eu disse, num recente estudo do banco de portugal, concluiu-se que



                                                "os pagamentos em numerário saíram mais caros aos comerciantes que os pagamentos com cartão de débito, facto que destrói o mito urbano dos “pagamentos com cartão, só acima dos 5 euros” que ainda vemos em alguns estabelecimentos comerciais pelo país fora. Segundo o BdP, os pagamentos em numerário custaram aos comerciantes 62% do total dos custos (16% aos consumidores e 22% aos Bancos), ao passo que os custos dos comerciantes com os pagamentos com cartão de débito foram de apenas 42% (9% para os consumidores e 49% para os Bancos)."


                                                os comerciantes seguem um mito urbano que não corresponde à realidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                                  Eu ainda vou mais longe: nos restaurantes, nos cabeleireiros e nas oficinas de automóveis SÓ se devia poder pagar com cartão

                                                  Ia ser um fartote
                                                  Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                                                  ... e nas feiras. Isso é que era.


                                                  obviamente (e faltou-te os cafés/pastelarias, electricistas, canalizadores, faz tudo, empregadas domésticas, etc).

                                                  acabava-se logo com a economia paralela.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                    copiei esta coisa da net
                                                    fala de dinheiro físico, mas a ideia de copiar para aqui é para dar a perceber o tipo de conhecimento que a eliminação do dinheiro físico dá ao estado

                                                    o estado, que pode configurar-se num vizinho qualquer, passa a poder saber os mais ínfimos pormenores da vida de cada pessoa e passa por isso a ter um poder enorme sobre ele

                                                    a simples escolha de uma refeição pode ser condicionada pelo estado

                                                    como disse acima, transacções electrónicas não implica conhecimento do Estado - muito pelo contrário.

                                                    num Estado de direito, só com ordem de tribunais é que se pode aceder a transacções.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ok
                                                      aqui em portugal é dificil
                                                      no porto e em lisboa ainda dá para pagar com cartao \ telefone
                                                      na minha localidade so no continente
                                                      os chineses nao deixam nem um senhor de um sitio onde vende comida, mandou-me bocas "estou a ter prejuizo se pagar com o cartao".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        eu vou por exemplo várias vezes por ano a NYC, e nos últimos 2 ou 3 anos nunca levantei um único dólar - pago tudo com cartão.

                                                        a coisa que sempre me chateou em viagens para o estrangeiro, era que no fim da viagem/férias, ficava sempre com montes de dinheiro empanado (sobretudo moedas) que não tinha gasto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                          um senhor de um sitio onde vende comida, mandou-me bocas "estou a ter prejuizo se pagar com o cartao".
                                                          Pergunta-lhe se deixares de ir ele deixa de ter prejuízo...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                            Cryptomoedas e anonimato é um mito. Uma criptomoeda assente em blockchain contém em si mesma todas as transações a que foi sujeita desde a sua criação!
                                                            OK, e então? Isso não diz quem é o dono. Podes saber que alguém recebeu dinheiro, mas não sabes quem é, a menos que esteja de alguma forma identificado nessa transação

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X