[Economia] Acabar com o dinheiro moeda

Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 95
Like Tree44Likes

Título: Acabar com o dinheiro moeda

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2015

Por Defeito Acabar com o dinheiro moeda

Vemos todos os dias noticias sobre evasão fiscal, apreensão de material, dinheiro e afins.
    Todos vemos o que se passa nas feiras, na restauração e comércio onde não se passa fatura.
    Todos sabem de que vivem os lideres das claques desportivas, e muito “empresário” que os rendimentos não batem certo com o nível de vida que tem.

Por outro lado, começa a fazer menos sentido andar com dinheiro físico. Já é possível fazer pagamentos com o telemóvel e usar cartão é banal.

Pergunto-me muitas vezes porque não se acaba com o dinheiro moeda.

Sabendo que a economia paralela representa 15% do PIB (fonte: https://repositorio-aberto.up.pt/bit...1/2/303930.pdf), isto seria equivalente ao orçamento do estado para a saúde, educação e sobrava outro tanto.
    Ao acabar com o dinheiro moeda, os bancos centrais deixariam de ter o custo do próprio dinheiro moeda, que daria para suportar o investimento em terminais de pagamento automático (TPA), tornando-se assim gratuitos para as empresas. (https://expresso.pt/sociedade/2016-1...mbem-tem-preco)
    O crime relacionado com a obtenção de dinheiro fácil, teria que forçosamente de baixar, tendo também um impacto positivo na economia e na vida do cidadão comum.

O fim do dinheiro moeda não seria um benefício para uma sociedade mais justa e equilibrada?
    whocarez1973 gosta disto.

Piloto de Testes Rools's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Dinheiro electrónico tem monitorização de todos nossos movimentos ao que nao acontece tanto com dinheiro físico.
    jktfah e ddrexj gostam disto.

Piloto Lendário Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Não faz sentido. Basta eu querer viajar, por exemplo, para outro local do mundo e precisar de levar dinheiro físico.

Para isso acontecer teria de ser uma concertação global, que não será tecnicamente possível. Logo a ideia morre na praia.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

nao da ainda
    a maior parte dos sitios nem tem mb o que me irrita
    alias andava a tomar cafe aqui no unico sitio com mb e o dono viu e chamou-me a atençao "isso da-me prejuizo"
    fui a app do banco e enviei-lhe carta com o pagamento de 250 euro de cafes ao longo dos tempos para eele me mandar as taxas para pagar

os chinocas uma chave nao dava tive que pagar 1 euro a mais e recusaram o mb tive que ir levantar dinheiro a c d c
    se ha coisa que me irrita é os atrofios por causa da recusa
    bugatti gosta disto.

Piloto de Testes Charger144's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

Não te esqueças que acabar com o dinheiro em papel não significa necessariamente que passas a controlar todos os passos de toda a gente. Continua a ser possível fazer muita falcatrua.

E não te esqueças principalmente de que a tecnologia evolui, prova disso são as crypto moedas. Fossem as crypto moedas mais estáveis em termos de cotação e seriam de longe a maneira mais fácil de guardar dinheiro de forma totalmente anónima e segura.

lll
    lll está offline
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

o estado já tem demasiado poder e controle sobre os cidadãos

além disso o estado tem sempre aonde malbaratar dinheiro, não é bem visto dizer isto mas se o estado conseguir deitar mão a mais dinheiro a carga fiscal aumenta, aficiencia da economia diminui e a melhoria dos serviços públicos não chega para compensar esse aumento do peso do estado na economia

mas acredito que venha a ser uma realidade, pois mais cedo ou mais tarde os estados podem sentir a necessidade de controlar o mais pequeno movimento de todas as pessoas

Piloto Lendário Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Não podem controlar mais.

Se acabar o papel moeda simplesmente outras formas de pagamento ganham destaque como ouro ou outros metais.

Piloto de Troféu 33Stradale's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
    Não te esqueças que acabar com o dinheiro em papel não significa necessariamente que passas a controlar todos os passos de toda a gente. Continua a ser possível fazer muita falcatrua.

E não te esqueças principalmente de que a tecnologia evolui, prova disso são as crypto moedas. Fossem as crypto moedas mais estáveis em termos de cotação e seriam de longe a maneira mais fácil de guardar dinheiro de forma totalmente anónima e segura.
    Cryptomoedas e anonimato é um mito. Uma criptomoeda assente em blockchain contém em si mesma todas as transações a que foi sujeita desde a sua criação!

Piloto de Troféu amalgamut's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
    O fim do dinheiro moeda não seria um benefício para uma sociedade mais justa e equilibrada?
    Justa, equilibrada, controlada, ditatorial, distópica.
    Só coisas boas.
    ddrexj gosta disto.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Nos países do Norte da Europa a esmagadora maioria dos pagamentos é feita com cartão, incluindo quantias muito pequenas. Evoluirmos para isso é bom para toda a gente, as vantagens são diversas. Desde o conforto na utilização passando pela mais difícil evasão fiscal.

Contudo não acho possível acabar com o numerário/moeda física. Ou sequer desejável.

Numa sociedade onde todo o dinheiro é virtual, um qualquer governo tem poder para automaticamente desvalorizar o dinheiro dos seus cidadãos de um dia para o outro. Podemos achar um exemplo de extremo mas essa possibilidade passa a existir e isso constitui um risco. E só a existência desse risco diminui a liberdade dos cidadãos.

Acho também que, só essa possibilidade, levaria a um aumento da constituição de poupanças em produtos físicos móveis (ouro, por exemplo) que possam ser transportados e mantidos na posse factual. Era literalmente andar para trás, ao tempo prévio à existência de notas.

P.S. Infelizmente o contactless está muito atrasado em Portugal e os comerciantes continuam muito resistentes ao uso dos TPAs para valores <5 euros. As taxas devem ser elevadas para muitos deles, é a única explicação.
    bg2 gosta disto.

Banido 206Hdi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Devia existir uma bonificação/desconto fiscal para quem paga por via electrónica.
    BrunoBrlto gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Não faz sentido. Basta eu querer viajar, por exemplo, para outro local do mundo e precisar de levar dinheiro físico.

Para isso acontecer teria de ser uma concertação global, que não será tecnicamente possível. Logo a ideia morre na praia.
    Falava em Portugal, e em concreto na Europa / Zona Euro.
    Quando se vai a outro país que não tenha euro, como se faz?... "compra-se" moeda com cartão.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
    nao da ainda
    a maior parte dos sitios nem tem mb o que me irrita
    alias andava a tomar cafe aqui no unico sitio com mb e o dono viu e chamou-me a atençao "isso da-me prejuizo"
    fui a app do banco e enviei-lhe carta com o pagamento de 250 euro de cafes ao longo dos tempos para eele me mandar as taxas para pagar

os chinocas uma chave nao dava tive que pagar 1 euro a mais e recusaram o mb tive que ir levantar dinheiro a c d c
    se ha coisa que me irrita é os atrofios por causa da recusa
    A minha sugestão vai nesse sentido, os TPAs e taxas associadas serem gratuitas para o comércio. O dinheiro que não se gasta a fazer o dinheiro fisico, podia ser utilizado para suportar esse custo.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
    Devia existir uma bonificação/desconto fiscal para quem paga por via electrónica.
    Aí está uma boa ideia. Descriminação positiva.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

A minha sugestão vai nesse sentido, os TPAs e taxas associadas serem gratuitas para o comércio. O dinheiro que não se gasta a fazer o dinheiro fisico, podia ser utilizado para suportar esse custo.

Eu ainda vou mais longe: nos restaurantes, nos cabeleireiros e nas oficinas de automóveis SÓ se devia poder pagar com cartão

Ia ser um fartote

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joann Ver Post
    Eu ainda vou mais longe: nos restaurantes, nos cabeleireiros e nas oficinas de automóveis SÓ se devia poder pagar com cartão

Ia ser um fartote
    ... e nas feiras. Isso é que era.

lll
    lll está offline
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Portugal, dez anos depois …

Telefonista: Pizza Hut, boa noite!

- Cliente: Boa noite, quero encomendar Pizzas…

- Telefonista: Pode-me dar o seu NIN?

- Cliente: Sim, o meu Número de Identificação Nacional é o 6102 1993 8456 5463 2107.

- Telefonista: Obrigada, Sr. Lacerda. O seu endereço é na Avenida Paes de
    Barros, 19, Apartamento 11, e o número do seu telefone é o 21549 4236, certo?
    O telefone do seu escritório na Liberty Seguros, é o 21 574 52 30 e o seu telemóvel
    é o 96 266 25 66, correcto?

- Cliente: Como é que conseguiu todas essas informações?

- Telefonista: Porque estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.

- Cliente: Ah, sim, é verdade! Quero encomendar duas Pizzas: uma Quatro
    Queijos e outra Calabresa…

- Telefonista: Talvez não seja boa ideia…

- Cliente: O quê…?

- Telefonista: Consta na sua ficha médica que o senhor sofre de hipertensão
    e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de
    vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a saúde.

- Cliente: Claro! Tem razão! O que é que sugere?

- Telefonista: Por que é que não experimenta a nossa Pizza Superlight, com
    Tofu e Rabanetes? O senhor vai adorar!

- Cliente: Como é que sabe que vou adorar?

- Telefonista: O senhor consultou a página ‘Receitas Gulosas com Soja’ da
    Biblioteca Municipal, no dia 15 de Janeiro, às 14:27 e permaneceu
    ligado à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão…

- Cliente: Ok, está bem! Mande-me então duas Pizzas tamanho familiar!

- Telefonista: É a escolha certa para o senhor, a sua esposa e os vossos
    quatro filhos, pode ter a certeza.

- Cliente: Quanto é?

- Telefonista: São 49,99.

- Cliente: Quer o número do meu Cartão de Crédito?

- Telefonista: Lamento, mas o senhor vai ter que pagar em dinheiro. O
    limite do seu Cartão de Crédito foi ultrapassado.

- Cliente: Tudo bem. Posso ir ao Multibanco levantar dinheiro antes que
    chegue a Pizza.

- Telefonista: Duvido que consiga. A sua Conta de Depósito à Ordem está com
    o saldo negativo.

- Cliente: Meta-se na sua vida! Mande-me as Pizzas que eu arranjo o
    dinheiro. Quando é que entregam?

- Telefonista: Estamos um pouco atrasados. Serão entregues em 45 minutos.
    Se estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar
    duas Pizzas na moto, não é lá muito aconselhável. Além de ser perigoso…

- Cliente: Mas que história é essa? Como é que sabe que eu vou de moto?

- Telefonista: Peço desculpa, mas reparei aqui que não pagou as últimas
    prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga e
    então, pensei que fosse utilizá-la.

- Cliente: Foooddddddd…….!!!!!!!!!

- Telefonista: Gostaria de pedir-lhe para não ser mal educado… Não se
    esqueça de que já foi condenado em Julho de 2006 por desacato em
    público a um Agente da Autoridade

- Cliente: (Silêncio).

- Telefonista: Mais alguma coisa?

- Cliente: Não. É só isso… Não. Espere… Não se esqueça dos 2 litros de
    Coca-Cola que constam na promoção.

- Telefonista: O regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo
    095423/12, proíbe a venda de bebidas com açúcar a pessoas
    diabéticas…

- Cliente: Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! Vou atirar-me pela janela!!!!!

- Telefonista: E torcer um pé? O senhor mora no rés-do-chão…!
    bugatti, augustus, Obtuso and 3 others like this.

lll
    lll está offline
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

copiei esta coisa da net
    fala de dinheiro físico, mas a ideia de copiar para aqui é para dar a perceber o tipo de conhecimento que a eliminação do dinheiro físico dá ao estado

o estado, que pode configurar-se num vizinho qualquer, passa a poder saber os mais ínfimos pormenores da vida de cada pessoa e passa por isso a ter um poder enorme sobre ele

a simples escolha de uma refeição pode ser condicionada pelo estado

Piloto de Rallye jimbo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Rools Ver Post
    Dinheiro electrónico tem monitorização de todos nossos movimentos ao que nao acontece tanto com dinheiro físico.

claro que tem, e ainda bem, para acabar com o crime e fraude fiscal.

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post

não são estáveis, porque a confiança não é assegurada por uma entidade central, mas por um mecanismo de consenso.

o conceito é interessante e meritório, mas para moedas continuo a achar que o modelo mais estável é mesmo confiança numa entidade central.

o blockchain tem centenas de outras aplicações que provavelmente terão mais sucesso que as moedas.

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por lll Ver Post
    o estado já tem demasiado poder e controle sobre os cidadãos

além disso o estado tem sempre aonde malbaratar dinheiro, não é bem visto dizer isto mas se o estado conseguir deitar mão a mais dinheiro a carga fiscal aumenta, aficiencia da economia diminui e a melhoria dos serviços públicos não chega para compensar esse aumento do peso do estado na economia

mas acredito que venha a ser uma realidade, pois mais cedo ou mais tarde os estados podem sentir a necessidade de controlar o mais pequeno movimento de todas as pessoas

não tem que ser o Estado, se for o Estado, foi mal feito.

as transacções devem estar registadas em instituições financeiras e só deverão poder ser acedidas pelo Estado com ordem de um tribuinal.

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
    Cryptomoedas e anonimato é um mito. Uma criptomoeda assente em blockchain contém em si mesma todas as transações a que foi sujeita desde a sua criação!

exacto, embora o anonimato não sejam as transacções, mas a propriedade da conta, a verdade é que se eu pagar alguma coisa por bitcoin, essa pessoa fica a saber o endereço da minha conta, e com isso consegue consultar todas as transacções que alguma vez fiz (claro que só vê valores e endereço de contas de destino, mas facilmente apareceriam na net tabelas de relação entre endereços e empresas).

o bitcoin funciona bem para transacções criminosas e na dark web, porque o próprio comércio é feito por anonimato, mas a partir do momento que pagassem a conta da luz, a renda, o supermercado com bitcoins, os destinatários ficavam logo com TODA a vossa lista de transacções - é MUITO MENOS anónimo que contas bancárias.
    Última edição por jimbo : 18-05-19 às 06:57:55

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Nos países do Norte da Europa a esmagadora maioria dos pagamentos é feita com cartão, incluindo quantias muito pequenas. Evoluirmos para isso é bom para toda a gente, as vantagens são diversas. Desde o conforto na utilização passando pela mais difícil evasão fiscal.
    só tem vantagens - menos crime, menos evasão fiscal, poupança em emissão de moeda, etc

eu não uso cartão físico há meses, e no último ano só usei dinheiro em 2 ou 3 ocasiões, pago tudo, mas mesmo tudo por telemóvel e applePay.

Contudo não acho possível acabar com o numerário/moeda física. Ou sequer desejável.

Numa sociedade onde todo o dinheiro é virtual, um qualquer governo tem poder para automaticamente desvalorizar o dinheiro dos seus cidadãos de um dia para o outro. Podemos achar um exemplo de extremo mas essa possibilidade passa a existir e isso constitui um risco. E só a existência desse risco diminui a liberdade dos cidadãos.

o dinheiro físico já é virtual desde os anos 70 desde que o Nixon acabou com a paridade do dinheiro com o ouro.

a partir daí é indiferente se é físico ou virtual. Aliás, com as alavancagens dos bancos já existe hoje em dia muito mas muito mais dinheiro virtual que físico.

Acho também que, só essa possibilidade, levaria a um aumento da constituição de poupanças em produtos físicos móveis (ouro, por exemplo) que possam ser transportados e mantidos na posse factual. Era literalmente andar para trás, ao tempo prévio à existência de notas.

P.S. Infelizmente o contactless está muito atrasado em Portugal e os comerciantes continuam muito resistentes ao uso dos TPAs para valores <5 euros. As taxas devem ser elevadas para muitos deles, é a única explicação.

há vários estudos (recentemente até um do banco de portugal) que mostram que mesmo com o pagamento das taxas intermédias nas transacções por TPA, os pagamentos em numerário saíram mais caros aos comerciantes que os pagamentos com cartão de débito.

no entanto, como isto não é óbvio, é difícil mudar mentalidades, especialmente em Portugal.

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

tal como eu disse, num recente estudo do banco de portugal, concluiu-se que

"os pagamentos em numerário saíram mais caros aos comerciantes que os pagamentos com cartão de débito, facto que destrói o mito urbano dos “pagamentos com cartão, só acima dos 5 euros” que ainda vemos em alguns estabelecimentos comerciais pelo país fora. Segundo o BdP, os pagamentos em numerário custaram aos comerciantes 62% do total dos custos (16% aos consumidores e 22% aos Bancos), ao passo que os custos dos comerciantes com os pagamentos com cartão de débito foram de apenas 42% (9% para os consumidores e 49% para os Bancos)."

os comerciantes seguem um mito urbano que não corresponde à realidade.

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joann Ver Post

Ia ser um fartote
    ... e nas feiras. Isso é que era.

obviamente (e faltou-te os cafés/pastelarias, electricistas, canalizadores, faz tudo, empregadas domésticas, etc).

acabava-se logo com a economia paralela.

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por lll Ver Post
    copiei esta coisa da net
    fala de dinheiro físico, mas a ideia de copiar para aqui é para dar a perceber o tipo de conhecimento que a eliminação do dinheiro físico dá ao estado

o estado, que pode configurar-se num vizinho qualquer, passa a poder saber os mais ínfimos pormenores da vida de cada pessoa e passa por isso a ter um poder enorme sobre ele

a simples escolha de uma refeição pode ser condicionada pelo estado

como disse acima, transacções electrónicas não implica conhecimento do Estado - muito pelo contrário.

num Estado de direito, só com ordem de tribunais é que se pode aceder a transacções.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

ok
    aqui em portugal é dificil
    no porto e em lisboa ainda dá para pagar com cartao \ telefone
    na minha localidade so no continente
    os chineses nao deixam nem um senhor de um sitio onde vende comida, mandou-me bocas "estou a ter prejuizo se pagar com o cartao".

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

eu vou por exemplo várias vezes por ano a NYC, e nos últimos 2 ou 3 anos nunca levantei um único dólar - pago tudo com cartão.

a coisa que sempre me chateou em viagens para o estrangeiro, era que no fim da viagem/férias, ficava sempre com montes de dinheiro empanado (sobretudo moedas) que não tinha gasto.

Piloto Lendário ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
    um senhor de um sitio onde vende comida, mandou-me bocas "estou a ter prejuizo se pagar com o cartao".
    Pergunta-lhe se deixares de ir ele deixa de ter prejuízo...
    jimbo gosta disto.

Piloto de Testes Charger144's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
    OK, e então? Isso não diz quem é o dono. Podes saber que alguém recebeu dinheiro, mas não sabes quem é, a menos que esteja de alguma forma identificado nessa transação

Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia