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Preço Energia: O carro elétrico precisará de 1/4 da produção mundial de energia

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    Preço Energia: O carro elétrico precisará de 1/4 da produção mundial de energia


    Uma equipa da Universidade de Boston e da Universidade da Califórnia em Berkeley publicou um estudo na revista Energy Policy sobre a procura de eletricidade que a nova indústria automóvel exigirá em 2050.

    De acordo com as conclusões, as três revoluções que estão a começar atualmente, a eletrificação, a condução autónoma e o veículo partilhado irão necessitar entre 570 e 1140 TWh (terawatts-hora) de energia, representando entre 13% e 26% da produção mundial de eletricidade.

    Nesse mesmo estudo, os investigadores também inferem que esse aumento na procura de eletricidade poderia corresponder a uma redução de até 80% nas emissões de gases de efeito estufa, mas isso se a produção de electricidade não recorresse a fosseis.


    As questões:

    Estará o mundo preparado para estes consumos? A rede electrica actual servirá ou terá que ser completamente refeita? A ser refeita quem pagará os custos?

    Com o aumento da procura como irá ser dada a resposta no que toca à oferta? Nuclear, mais centrais termicas a carvão e a hidrocarbonetos?

    Ou poderá no lugar de electricos a baterias ser o hidrogenio a melhor solução?

    Deveria ser invcentivada a investigação e desenvolvimento da fusão nuclear? E numa altura como esta porque não se ouve falar nisso?




    #2
    o problema não é só na produção de electricidade, mas sobretudo na produção de baterias.

    tenho dúvidas que haja matéria-prima suficiente para esta explosão e massificação de veículos eléctricos.

    Comentário


      #3
      Mesmo que consideremos a margem superior dessa previsão (26% de aumento em 2050), isso dá um aumento de consumo de energia elétrica de 0,86% ao ano, ou seja, é um "não problema".

      Ainda por cima, estamos a assistir a grandes investimento um pouco por todo o lado em produção de energia elétrica renovável, e o carro elétrico é ótimo para aproveitar os picos de produção eólica (durante a noite) , que atualmente estão a ser desaproveitados.

      Portanto, não vejo qualquer motivo de preocupação. Venham os carros elétricos em força.

      PS: até os nicknames desta campanha são todos parecidos. Podiam disfarçar melhor.

      Comentário


        #4
        se a partir de hoje só se pudesse comprar carros elétricos sabem quantos anos ainda ia demorar trocar a frota mundial de ICE por EV ?

        São só 30 anos...em 30 anos muita coisa muda, principalmente em tecnologias em constante evolução.

        Preocupações desnecessárias.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post

          Uma equipa da Universidade de Boston e da Universidade da Califórnia em Berkeley publicou um estudo na revista Energy Policy sobre a procura de eletricidade que a nova indústria automóvel exigirá em 2050.

          De acordo com as conclusões, as três revoluções que estão a começar atualmente, a eletrificação, a condução autónoma e o veículo partilhado irão necessitar entre 570 e 1140 TWh (terawatts-hora) de energia, representando entre 13% e 26% da produção mundial de eletricidade.

          Nesse mesmo estudo, os investigadores também inferem que esse aumento na procura de eletricidade poderia corresponder a uma redução de até 80% nas emissões de gases de efeito estufa, mas isso se a produção de electricidade não recorresse a fosseis.


          As questões:

          Estará o mundo preparado para estes consumos? A rede electrica actual servirá ou terá que ser completamente refeita? A ser refeita quem pagará os custos?

          Sim, está.
          Quem paga somos todos nós, como já fazemos agora.

          Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post

          Com o aumento da procura como irá ser dada a resposta no que toca à oferta? Nuclear, mais centrais termicas a carvão e a hidrocarbonetos?


          Mais renováveis.

          Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post

          Ou poderá no lugar de electricos a baterias ser o hidrogenio a melhor solução?

          Hidrogénio só para barcos, aviões e camiões.
          Para ligeiros, híbridos e eléctricos.

          Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post

          Deveria ser invcentivada a investigação e desenvolvimento da fusão nuclear? E numa altura como esta porque não se ouve falar nisso?
          Porque as renováveis estão cada vez mais baratas e serão mais do que o nuclear em anos.

          Ok, respondido, pode fechar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
            o problema não é só na produção de electricidade, mas sobretudo na produção de baterias.

            tenho dúvidas que haja matéria-prima suficiente para esta explosão e massificação de veículos eléctricos.
            Sim, mas as baterias dos próximos anos usarão diferentes materiais.
            Já ouviste falar de baterias de grafeno? Ainda estão longe de serem produzidas, mas o conceito funciona.

            https://www.graphene-info.com/graphene-batteries

            Comentário


              #7
              Isto é mais um estudo de defensores dos combustíveis fósseis.

              Uma coisa que nao percebi, é o porque de nao existir a opção de revestir o chassi com película fotovoltaica como fazem nos barcos?
              Com tantos carros a ficar o dia todo estacionado ao sol deveria carregar sempre alguma coisa.

              O meu irmão com um painel de 80x80cm recarrega uma bateria que lhe alimenta um PC ligado 24/24horas assim como iluminação do escritorio e mais uns aparelhos. Agora imaginem a área de um carro!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                Isto é mais um estudo de defensores dos combustíveis fósseis.

                Uma coisa que nao percebi, é o porque de nao existir a opção de revestir o chassi com película fotovoltaica como fazem nos barcos?
                Com tantos carros a ficar o dia todo estacionado ao sol deveria carregar sempre alguma coisa.

                O meu irmão com um painel de 80x80cm recarrega uma bateria que lhe alimenta um PC ligado 24/24horas assim como iluminação do escritorio e mais uns aparelhos. Agora imaginem a área de um carro!
                Não me parece que seja assim tão simples, e muito menos barato, revestir um carro a paineis solares, e outra coisa é o custo beneficio, será que compensa para o comprador? Há tempos vi este video:

                Atenta ao min 2:35



                Talvez, digo, talvez num futuro próximo, mas para já acho que a tecnologia não chega.

                Comentário


                  #9
                  E quanta energia gastamos a extrair, transporte, refinar petróleo e depois a transportar e a comercializar produtos refinados?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                    E quanta energia gastamos a extrair, transporte, refinar petróleo e depois a transportar e a comercializar produtos refinados?
                    E na energia desperdiçada no consumo dos mesmos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                      E quanta energia gastamos a extrair, transporte, refinar petróleo e depois a transportar e a comercializar produtos refinados?
                      O Elon Musk afirma isto:

                      https://www.businessinsider.com/elon...evenge-2011-10

                      Se é exactamente este o valor...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                        Isto é mais um estudo de defensores dos combustíveis fósseis.

                        Uma coisa que nao percebi, é o porque de nao existir a opção de revestir o chassi com película fotovoltaica como fazem nos barcos?
                        Com tantos carros a ficar o dia todo estacionado ao sol deveria carregar sempre alguma coisa.

                        O meu irmão com um painel de 80x80cm recarrega uma bateria que lhe alimenta um PC ligado 24/24horas assim como iluminação do escritorio e mais uns aparelhos. Agora imaginem a área de um carro!
                        Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                        Não me parece que seja assim tão simples, e muito menos barato, revestir um carro a paineis solares, e outra coisa é o custo beneficio, será que compensa para o comprador? Há tempos vi este video:

                        (...)

                        Talvez, digo, talvez num futuro próximo, mas para já acho que a tecnologia não chega.
                        Há já muitos anos que o Audi A6 aproveitava células solares no tecto de abrir para fazer arrancar o A/C antes de o dono chegar ao carro, para que nessa altura o habitáculo já estivesse fresco.

                        Comentário


                          #13
                          Na pior das hipóteses, de toda a electricidade pra os EVs ser produzida pelo petróleo posto de lado pelos de combustão interna, basta isso pra cortar logo a meio ou mais os consumos e emissões, por causa dos 90 e tal % de eficiência do motor eléctrico, contra os menos de 30% dos CI.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                            Uma coisa que nao percebi, é o porque de nao existir a opção de revestir o chassi com película fotovoltaica como fazem nos barcos?
                            Até o podem fazer, mas a contribuição é ínfima relativamente às necessidades energéticas de um carro elétrico. Provavelmente seria necessário um mês ao sol para carregar a bateria.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                              Na pior das hipóteses, de toda a electricidade pra os EVs ser produzida pelo petróleo posto de lado pelos de combustão interna, basta isso pra cortar logo a meio ou mais os consumos e emissões, por causa dos 90 e tal % de eficiência do motor eléctrico, contra os menos de 30% dos CI.
                              E qual é a eficiência em gerar eletricidade a partir do petróleo? Não serão os mesmos >30%?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                E qual é a eficiência em gerar eletricidade a partir do petróleo? Não serão os mesmos >30%?
                                É muito superior a 30%, dependendo do tipo da termoeléctrica. A Siemens já atingiu os 61% de eficiência:

                                https://w5.siemens.com/portugal/web_...naturquia.aspx

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                  É muito superior a 30%, dependendo do tipo da termoeléctrica. A Siemens já atingiu os 61% de eficiência:

                                  https://w5.siemens.com/portugal/web_...naturquia.aspx
                                  Obrigado! Isso a juntar com a melhor eficiência na cadeia de distribuição, parece mesmo "no brainer"....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                    Obrigado! Isso a juntar com a melhor eficiência na cadeia de distribuição, parece mesmo "no brainer"....
                                    Pois, parece "no brainer", mas há muita gente com "no brains", ou melhor, há gente com muito dinheiro a perder com a queda da importância do petróleo na mobilidade, e depois há outros que são os chamados idiotas úteis que não fazem a mínima ideia que estão a fazer o trabalho sujo e de graça a esses magnatas do petróleo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                      É muito superior a 30%, dependendo do tipo da termoeléctrica. A Siemens já atingiu os 61% de eficiência:

                                      https://w5.siemens.com/portugal/web_...naturquia.aspx
                                      1 litro de gasolina contém 9,7kwh de energia. Um consumo de um pequeno carro a gasolina de 6L/100km equivale a 58,2kwh/100km.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                        E quanta energia gastamos a extrair, transporte, refinar petróleo e depois a transportar e a comercializar produtos refinados?
                                        Pois, se descontarmos a energia que se vai poupar nisso, e como ainda por cima essa energia é predominantemente gasta de dia, e os carros podem predominantemente carregar à noite, às tantas a rede atual até quase deve satisfazer as necessidades. Além disso, cada vez vai haver mais paineis solares nas casas, nos prédios, fábricas, etc.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                          o problema não é só na produção de electricidade, mas sobretudo na produção de baterias.

                                          tenho dúvidas que haja matéria-prima suficiente para esta explosão e massificação de veículos eléctricos.
                                          Segundo dados e estimativas recentes, sim parece não haver matéria prima suficientes neste planeta para tantas baterias.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                            Segundo dados e estimativas recentes, sim parece não haver matéria prima suficientes neste planeta para tantas baterias.
                                            Mas a tecnologia das baterias não vai ficar parada. Vão evoluir para novas tecnologias que usarão materiais diferentes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              Mas a tecnologia das baterias não vai ficar parada. Vão evoluir para novas tecnologias que usarão materiais diferentes.
                                              Hidrogenio

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PriusFan Ver Post
                                                Hidrogenio
                                                Sem ser hidrogénio...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                  Segundo dados e estimativas recentes, sim parece não haver matéria prima suficientes neste planeta para tantas baterias.
                                                  Há matéria prima mais que suficiente, um dos maiores depósitos de lítio do mundo ainda nem foi tocado.
                                                  Originalmente Colocado por PriusFan Ver Post
                                                  Hidrogenio
                                                  Não é solução.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                    Há matéria prima mais que suficiente, um dos maiores depósitos de lítio do mundo ainda nem foi tocado.Não é solução.
                                                    Não se sabe se sobra ainda tanto lítio. Além de que a extracção dele causa não poucos estragos ao ambiente e ainda não está completamente esclarecido o que vai acontecer às baterias no fim de vida. Uma coisa é certa: 100 kgs de baterias velhas não vão dar 100kgs de baterias novas, como 100 kgs de aço de motores de CI dão 100 kgs de aço pra motores novos. Há que continuar a procurar outras soluções pra as baterias, talvez o grafeno resulte, se os custos forem comportáveis.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                      Não se sabe se sobra ainda tanto lítio. Além de que a extracção dele causa não poucos estragos ao ambiente e ainda não está completamente esclarecido o que vai acontecer às baterias no fim de vida. Uma coisa é certa: 100 kgs de baterias velhas não vão dar 100kgs de baterias novas, como 100 kgs de aço de motores de CI dão 100 kgs de aço pra motores novos. Há que continuar a procurar outras soluções pra as baterias, talvez o grafeno resulte, se os custos forem comportáveis.
                                                      Por pontos:
                                                      - como aconteceu com o petróleo, o lítio ainda está na sua juventude. Sabe-se já de algumas jazidas praticamente inexploradas (algumas em Portugal) e uma das maiores do mundo ainda nem sequer foi tocada.
                                                      - quando surgirem baterias de qualquer outro tipo ainda vai restar muito lítio por explorar, como vai acontecer muito mais rapidamente com o petróleo.
                                                      - o impacto no ambiente é muito menor mas existe, naturalmente. Já há projectos de exploração mineira mais sustentáveis em que no fim de vida da mina a paisagem é deixada em melhor estado com fauna e flora recuperada. Cabe aos Estados fazer cumprir estas condições por meio de contratos e fiscalizações. No caso das barragens do Barroso, o Estado nem se preocupa em investigar a contaminação de água para consumo com os veios de lítio que a construção à pressa expôs...
                                                      - as projecções indicam que a vida útil de uma bateria pode chegar aos 20 anos, primeiro em veículos e depois em instalações fixas.
                                                      - há investigação científica a respeito da reciclabilidade e a taxa pode chegar aos 90%, principalmente no que diz respeito aos elementos metálicos - no Google Scholar há artigos a falar nisso. Não se faz ainda mas far-se-á num futuro próximo e, com o tempo, o chamado urban-mining será um negócio lucrativo como o é agora a reciclagem de vidro ou embalagens.
                                                      - o lítio não é a única matéria-prima importante numa bateria moderna - há as terras raras, o cobalto, etc.
                                                      - há soluções a serem desenvolvidas um pouco por todo o lado com resultados promissores e algumas com resultados promissores. Assisti a uma conferência com o John Goodenough e a Maria Helena Braga com protótipos que aumentam a capacidade com os carregamentos ou carregamento da bateria por efeito da temperatura:

                                                      https://noticias.up.pt/pai-das-bater...de-engenharia/

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        Mas a tecnologia das baterias não vai ficar parada. Vão evoluir para novas tecnologias que usarão materiais diferentes.
                                                        Sim disso nao tenho dúvidas, da mesma forma que o pessoal que fala agora das baterias em fim de vida e da poluicao causada, daqui a meia duzia de anos será completamente diferente do que é hoje.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                          Há matéria prima mais que suficiente, um dos maiores depósitos de lítio do mundo ainda nem foi tocado.Não é solução.
                                                          Infelizmente nao é bem assim, da mesma forma que os maiores depositos ainda nao foram tocados, também neste momento a percentagem de carros eletricos a circular nas estradas é o que? 20%?

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                                                            #30
                                                            Vamos ter sempre o mesmo problema. Se não é petroleo é litio ou cobre ou outra coisa qqr que dê para especular na bolsa...

                                                            Hidrogênio é a solução devido a sua abundância

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