Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Médicos belgas contra pais que impõem veganismo aos filhos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Médicos belgas contra pais que impõem veganismo aos filhos

    Ha dois anos, a Bélgica agitou-se com a morte de um bebé que os pais apenas alimentavam com "leites" vegetais de milho, arroz, aveia e quinoa. No momento da morte, a criança apresentava um peso abaixo do recomendado - o que desencadeou a primeira polémica no país em torno dos pais que aplicam dietas exclusivamente veganas (ou seja, sem produtos de origem animal) aos filhos.

    Agora, a controvérsia reacendeu-se e ainda com maior pujança. Tudo começou com uma iniciativa do responsável pelos direitos da criança na região francófona, Bernard De Vos, que solicitou à Academia Real de Medicina da Bélgica um parecer sobre o assunto. A resposta do comité especialista da academia, constituído por sete clínicos, foi agora conhecida e é muito crítica dos pais que impõem uma dieta inteiramente vegana aos filhos. Mas ver-se-á que, mesmo na comunidade científica, não existe consenso sobre a questão.

    No seu parecer, os médicos da academia belga advertem que as crianças às quais é apenas aplicada a dieta vegana não recebem vitaminas essenciais, como a D e a B12, cálcio, oligoelementos e outros nutrientes essenciais a um adequado desenvolvimento. "Falamos de atrasos no crescimento, de desnutrição psicomotora e de anemias importantes", diz a pediatra Isabelle Thiébaut, que pertence àquele comité de especialistas. O parecer da academia alerta mesmo para casos "muito graves" que obrigaram à hospitalização de crianças.

    A conclusão é clara: o veganismo deve ser proibido em bebés, crianças, adolescentes e mulheres grávidas. No parecer, por ora não vinculativo em termos legais, os especialistas afirmam que 3% das crianças belgas são alimentadas apenas com dieta vegana. É um número considerado elevado e, no seu relatório de nove páginas, os sete médicos explicam que a crescente ingestão de legumes resulta na presença muito alta de potássio e de fibras no corpo das crianças.

    Esclarecem ainda que, nas crianças, o organismo produz células cerebrais, o que implica necessidades acrescidas de proteínas e de ácidos gordos essenciais. "O corpo não os produz, é preciso recorrer a proteínas animais", sublinham. E, reforçam, há momentos precisos na vida em que certos desenvolvimentos devem ocorrer - e, caso não aconteçam, "as consequências são irreversíveis".

    O parecer da academia belga de medicina é, em resumo, um manifesto contra "maus hábitos" que tornam crianças nascidas com boa saúde em doentes de risco. Mas o relatório dos especialistas belgas choca de frente com a posição oposta da maior entidade mundial de aconselhamento alimentar, a Academia Americana de Nutrição e Dietética. Esta organização defende que uma dieta sem produtos de origem animal é "apropriada em qualquer ciclo de vida", desde que seja feita com planeamento informado.

    Visão | Médicos belgas contra pais que impõem veganismo aos filhos

    #2
    Influenciadora vegan "apanhada" a comer peixe... porque a dieta estava a prejudicar a sua saúde


    Com mais de um milhão de seguidores no Instagram e quase dois milhões de subscritores no Youtube, a colombiana Yovana Mendoza Ayres tem incentivado os seus fãs a seguirem o crudivorismo, uma dieta baseada na ingestão de alimentos crus e que exclui qualquer produto de origem animal, e o veganismo, inspirando muitas pessoas a seguirem este regime, que é, alegadamente, saudável e amigo dos animais.Há pouco mais de seis anos, a jovem de 28 anos começou a partilhar vídeos e fotografias onde explica como se podem fazer as todas as refeições sem cozinhar qualquer alimento e as suas publicações fizeram sucesso.
    Contudo, a sua fiabilidade caiu por terra recentemente, depois de Paula Galindo, uma youtuber com mais de dez milhões de seguidores, ter publicado um vídeo em Bali, na Indonésia, onde aparece Yovana com um prato de peixe à sua frente. A influencer bem tentou esconder o que estava prester a comer mas, apesar de o vídeo ter sido removido, vários utilizadores repararam nas imagens e guardaram-nas.


    As críticas não tardaram a surgir, com pessoas a acusá-la de ser mentirosa e de manchar o estilo de vida que preconizou durante vários anos.
    Yovana decidiu, por isso, fazer um pedido de desculpas a todos os fãs no Youtube. "Acho que nunca vai haver um momento ideal para fazer este vídeo", começa por dizer no vídeo, que dura 33 minutos.

    A influencer continua, referindo que a dieta que seguia desde 2014 estava a prejudicar a sua saúde e que, nessa altura, foi aconselhada pelos médicos a ingerir mais gordura. Além de começar a não menstruar um ano depois de iniciar o regime, Yovana referiu que exames revelaram valores que representam uma mulher que está a entrar na menopausa. Apesar de a menstruação ter voltado, desapareceu novamente em 2017 e, nesse período, os médicos aconselharam-na a ganhar peso, pelo menos seis quilos.
    Mas os problemas de saúde continuaram: já este ano, a jovem foi diagnosticada com Sobrecrescimento Bacteriano do Intestino Delgado, consequência de um número exagerado de bactérias no intestino delgado que podem provocar desnutrição. A partir desse momento, começou a ingerir ovos e peixe.

    "Peço muitas desculpas pela forma como esta notícia vos foi comunicada e como descobriram", justificou a youtuber. “Eu sei que muitos de vocês confiam em mim, me ouvem e provavelmente se sentem enganados, e têm todo o direito disso. E por isso peço perdão, sou humana."
    Apesar de Yovana ter afirmado que planeava, em breve, contar aos seus seguidores o novo regime alimentar que estava a seguir, os fãs não pouparam nos comentários negativos, referindo que o vídeo só foi feito porque a jovem foi apanhada e não tinha outra solução.

    Comentário


      #3
      O parecer não é legalmente vinculativo?

      Isso quer dizer que é legal continuar a subnutrir crianças?

      [emoji848]

      Comentário


        #4
        enquanto não for obrigatório

        há vegans que se tivessem poder para tal proibiam o que outros consumissem produtos de origem animal, não só o consumo do próprio animal, carne, peixe ou até insectos, mas até produtos produzidos pelos animais como o leite, os ovos e o mel

        outro aspecto interessante desta última notícia e a divulgação de informação falsa de influenciadores populares na net, mas que ou não têm a minima preparação/formação para falarem dos assuntos que os tornaram famosos ou simplesmente são vigaristas que usam as capacidades de comunicação da internet para chegarem a um publico mais vasto e enganarem mais pessoas

        a crescente popularidade de dietas desequilibradas, nomeadamente vegetarianos e vegans, está bastante relacionada com a divulgação de informação falsa na internet e com as redes sociais que permitem a criação de grupos de pessoas que se agregam nessas redes e criam um reforço mútuo nas suas convicções
        (outro grupo que criou dimensão e reforçou a sua força foi o dos transexuais, até muito recentemente a disforia de genero era considerada uma doença e não existia grande contestação a isso, a net permitiu que se conhecessem uns aos outros e criassem grupos de pressão)

        no caso dos vegans também está ligado a uma ideologia, para além de falsas informações sobre os efeitos na saúde, essa ideologia está ligada a ideias pré cristãs
        no cristianismo o ser humano tem um lugar especial entre os animais, é o único à semelhança de Deus, ou seja o único capaz de distinguir entre o bem e o mal e escolher entre eles (de referir que a capacidade de resistir ao instinto está ligada à existência de um cortex pré frontal bem desenvolvido e o ser humano é realmente o único animal que tem esse cortex pré frontal bem desenvolvido)

        mas no paganismo e no neopaganismo não é assim, têm-se desenvolvido uma ideologia que considera que o ser humano não deve ter mais direitos que os outros animais, chamam a isso especismo, os direitos devem ser atribuidos em função das capacidades do animal, o que leva a que um gorila adulto que tem mais capacidades que um bebé humano recem nascido deva ter mais direitos que esse bebé humano
        um filosofo que tem divulgado estas ideias é Peter Singer
        basta recordar o nazismo e o seu racismo para perceber as consequencias profundas que no longo prazo o crescimento destas ideias pode vir a ter

        o facto de vivermos cada vez mais com menos contacto com a natureza, com os animais em estado selvagem também ajuda ao crescimento destas ideias

        tudo isto pode ainda estar no seu inicio, há um potencial de crescimento muito grande para estas ideias

        quanto à divulgação de informação errada na net por parte de influenciadores parece-me que seria bom que se pensasse na forma de contrariar os cada vez maiores efeitos desse fenomeno

        Comentário


          #5
          os direitos devem ser iguais para todos
          como temos a capacidade de decidir devemos ir abandonando o consumo de outros animais e evoluir
          é simples até

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lll Ver Post
            há vegans que se tivessem poder para tal proibiam o que outros consumissem produtos de origem animal, não só o consumo do próprio animal, carne, peixe ou até insectos, mas até produtos produzidos pelos animais como o leite, os ovos e o mel

            Exacto.

            O que me chateia mais nos vegans é que grande parte deles não respeita a decisão dos outros, mas querem ser respeitados.
            Muitos olham para os "carnívoros" como seres inferiores, quase como se sentissem obrigados a mudar o seu estilo de vida.

            Querem ser vegans? Ok, nada contra.
            Mas respeitem que eu coma carne e não tentem impingir a vossa "religião" a outros

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
              os direitos devem ser iguais para todos
              como temos a capacidade de decidir devemos ir abandonando o consumo de outros animais e evoluir
              é simples até


              Em que sentido isso pode ser considerado evolução?

              Na natureza em milhões de anos os animais nunca deixaram de comer outros animais. Porque motivo o homem se deixar de fazê-lo, evolui?

              Comentário


                #8
                temos a tecnologia para isso
                pelos mesmos motivos que abandonamos outras práticas de animal
                para nos diferenciarmos dos comuns animais, não comer os mais fracos é um factor de diferenciação
                digo eu

                Comentário


                  #9
                  A minha opinião está abaixo. Com medo da censura... censurei eu próprio as mamocas de tanta felicidade! Onde isto está a chegar!!!


                  upload pictures online

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lll Ver Post
                    no caso dos vegans também está ligado a uma ideologia, para além de falsas informações sobre os efeitos na saúde, essa ideologia está ligada a ideias pré cristãs
                    no cristianismo o ser humano tem um lugar especial entre os animais, é o único à semelhança de Deus, ou seja o único capaz de distinguir entre o bem e o mal e escolher entre eles (de referir que a capacidade de resistir ao instinto está ligada à existência de um cortex pré frontal bem desenvolvido e o ser humano é realmente o único animal que tem esse cortex pré frontal bem desenvolvido)
                    Até me admiro como não cedeste à tentação de usar a expressão "veganismo ateu".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                      Em que sentido isso pode ser considerado evolução?

                      Na natureza em milhões de anos os animais nunca deixaram de comer outros animais. Porque motivo o homem se deixar de fazê-lo, evolui?
                      Para chegares mais rapidamente ao nível de evolução de uma vaca ou um boi? [emoji848]

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                        temos a tecnologia para isso
                        pelos mesmos motivos que abandonamos outras práticas de animal
                        para nos diferenciarmos dos comuns animais, não comer os mais fracos é um factor de diferenciação
                        digo eu
                        E comendo os mais fortes?

                        Comentário


                          #13
                          deixa de ser trol

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                            enquanto não for obrigatório

                            há vegans que se tivessem poder para tal proibiam o que outros consumissem produtos de origem animal, não só o consumo do próprio animal, carne, peixe ou até insectos, mas até produtos produzidos pelos animais como o leite, os ovos e o mel

                            outro aspecto interessante desta última notícia e a divulgação de informação falsa de influenciadores populares na net, mas que ou não têm a minima preparação/formação para falarem dos assuntos que os tornaram famosos ou simplesmente são vigaristas que usam as capacidades de comunicação da internet para chegarem a um publico mais vasto e enganarem mais pessoas

                            a crescente popularidade de dietas desequilibradas, nomeadamente vegetarianos e vegans, está bastante relacionada com a divulgação de informação falsa na internet e com as redes sociais que permitem a criação de grupos de pessoas que se agregam nessas redes e criam um reforço mútuo nas suas convicções
                            (outro grupo que criou dimensão e reforçou a sua força foi o dos transexuais, até muito recentemente a disforia de genero era considerada uma doença e não existia grande contestação a isso, a net permitiu que se conhecessem uns aos outros e criassem grupos de pressão)

                            no caso dos vegans também está ligado a uma ideologia, para além de falsas informações sobre os efeitos na saúde, essa ideologia está ligada a ideias pré cristãs
                            no cristianismo o ser humano tem um lugar especial entre os animais, é o único à semelhança de Deus, ou seja o único capaz de distinguir entre o bem e o mal e escolher entre eles (de referir que a capacidade de resistir ao instinto está ligada à existência de um cortex pré frontal bem desenvolvido e o ser humano é realmente o único animal que tem esse cortex pré frontal bem desenvolvido)

                            mas no paganismo e no neopaganismo não é assim, têm-se desenvolvido uma ideologia que considera que o ser humano não deve ter mais direitos que os outros animais, chamam a isso especismo, os direitos devem ser atribuidos em função das capacidades do animal, o que leva a que um gorila adulto que tem mais capacidades que um bebé humano recem nascido deva ter mais direitos que esse bebé humano
                            um filosofo que tem divulgado estas ideias é Peter Singer
                            basta recordar o nazismo e o seu racismo para perceber as consequencias profundas que no longo prazo o crescimento destas ideias pode vir a ter

                            o facto de vivermos cada vez mais com menos contacto com a natureza, com os animais em estado selvagem também ajuda ao crescimento destas ideias

                            tudo isto pode ainda estar no seu inicio, há um potencial de crescimento muito grande para estas ideias

                            quanto à divulgação de informação errada na net por parte de influenciadores parece-me que seria bom que se pensasse na forma de contrariar os cada vez maiores efeitos desse fenomeno
                            Até concordando com o exagero do mediatismo vegan.

                            Mas essas considerações socio-religiosas sacadas a ferros credo !
                            Tudo o que não segue o que acreditas serve de bode expiatório... no veganismo misturas, preferências sexuais, religião, ideologias...




                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Até me admiro como não cedeste à tentação de usar a expressão "veganismo ateu".
                            Depois diz noutros tópicos muito admirado - "perseguem-me, é por ser cristão"
                            Editado pela última vez por PePa; 23 May 2019, 08:25.

                            Comentário


                              #15
                              (duplicado)

                              Comentário


                                #16
                                a crescente popularidade de dietas desequilibradas, nomeadamente vegetarianos e vegans, está bastante relacionada com a divulgação de informação falsa na internet e com as redes sociais que permitem a criação de grupos de pessoas que se agregam nessas redes e criam um reforço mútuo nas suas convicções
                                (outro grupo que criou dimensão e reforçou a sua força foi o dos transexuais, até muito recentemente a disforia de genero era considerada uma doença e não existia grande contestação a isso, a net permitiu que se conhecessem uns aos outros e criassem grupos de pressão)

                                Isto fez-me vir à memória duas reportagens que vi no DW, uma delas que focava um grupo de pessoas que atingiram um grau de influência importante devido a internet e redes sociais e que defendem a reprodução de de pessoas com síndrome de down, defendem procriação propositada em si de forma a não permitir que as pessoas com aquelas características (eles não consideram uma doença) nao diminua.

                                Outro é o caso que se passa na Rússia em que muita gente está a negar a existência do virus da sida. Algo que já atingiu proporções graves, como ter havido um grande aumento de pessoas infectadas e ao ponto de o governo estar a colocar a possibilidade de criminalizar o facto de se negar a existência dessa doença, não sei se já chegaram mesmo a avançar com esta lei


                                Acho que se não se travar esta psicose grupal, regular esta desinformação propositada e ao mesmo tempo informar correctamente as pessoas, principalmente os mais jovens, corremos um serio risco de se assistir novamente a um genero de caça as bruxas

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Até me admiro como não cedeste à tentação de usar a expressão "veganismo ateu".
                                  neopagao

                                  a maioria dos vegans tem uma religiosidade neopaga
                                  nunca conheci um vegan ateu

                                  curiosidade, li em vários locais que Hitler era vegetariano

                                  matar animais era uma barbaridade, já pessoas não era problema
                                  ainda recentemente li neste fórum post a expressar a mesma ideia

                                  outra curiosidade no Yellowstone, salvo o erro foi neste parque, foram reintroduzidos os lobos porque a falta destes levou ao aumento do número de herbívoros e esse aumento estava a colocar em risco a sobrevivência das árvores o que levaria a prazo a que o próprio parque se extinguisse

                                  Comentário


                                    #18
                                    conheço varios vegans ateus

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                      Até concordando com o exagero do mediatismo vegan.

                                      Mas essas considerações socio-religiosas sacadas a ferros credo !
                                      Tudo o que não segue o que acreditas serve de bode expiatório... no veganismo misturas, preferências sexuais, religião, ideologias...






                                      Depois diz noutros tópicos muito admirado - "perseguem-me, é por ser cristão"
                                      as coisas não acontecem por acaso

                                      fico com a ideia que não percebeste grande coisa daquilo que eu escrevi

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                        conheço varios vegans ateus

                                        O veganismo em si é uma religião

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Paladino Ver Post
                                          Isto fez-me vir à memória duas reportagens que vi no DW, uma delas que focava um grupo de pessoas que atingiram um grau de influência importante devido a internet e redes sociais e que defendem a reprodução de de pessoas com síndrome de down, defendem procriação propositada em si de forma a não permitir que as pessoas com aquelas características (eles não consideram uma doença) nao diminua.

                                          Outro é o caso que se passa na Rússia em que muita gente está a negar a existência do virus da sida. Algo que já atingiu proporções graves, como ter havido um grande aumento de pessoas infectadas e ao ponto de o governo estar a colocar a possibilidade de criminalizar o facto de se negar a existência dessa doença, não sei se já chegaram mesmo a avançar com esta lei


                                          Acho que se não se travar esta psicose grupal, regular esta desinformação propositada e ao mesmo tempo informar correctamente as pessoas, principalmente os mais jovens, corremos um serio risco de se assistir novamente a um genero de caça as bruxas
                                          bom post, com informação relevante

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                            as coisas não acontecem por acaso

                                            fico com a ideia que não percebeste grande coisa daquilo que eu escrevi
                                            Claro que não percebeu. Nunca ninguém percebe nada do que tu escreves. És um iluminado.
                                            És o típico condutor que vai em contra-mão, a insultar os condutores que passam por ele em 'sentido contrário'.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                              as coisas não acontecem por acaso

                                              fico com a ideia que não percebeste grande coisa daquilo que eu escrevi

                                              Fica lá com essa ideia então, guarda ao pé das outras e estima-as que são preciosas e raras

                                              Comentário


                                                #24
                                                É assim, conheço uns quantos vegetarianos, e uns quantos vegans. Com os vegetarianos nunca tive stress. Comem as cenas deles, não tentam impingir aos outros. Com os vegans, acabou por dar discussão velha, pelo simples facto de começarem a insinuar o acto "assassino" de comer carne de tentarem impor as ideias deles, e aquela sobranceria (um pouco como aí o jktfah) de se sentirem superiores, ou mais "evoluídos" que os comuns dos mortais que comem carne.

                                                Uma coisa concordo. Acho que se o consumo de carne fosse reduzido para metade, não viria nenhum mal ao mundo, pelo contrário. E contra mim falo, que por vezes abuso bastante.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                  É assim, conheço uns quantos vegetarianos, e uns quantos vegans. Com os vegetarianos nunca tive stress. Comem as cenas deles, não tentam impingir aos outros. Com os vegans, acabou por dar discussão velha, pelo simples facto de começarem a insinuar o acto "assassino" de comer carne de tentarem impor as ideias deles, e aquela sobranceria (um pouco como aí o jktfah) de se sentirem superiores, ou mais "evoluídos" que os comuns dos mortais que comem carne.

                                                  Uma coisa concordo. Acho que se o consumo de carne fosse reduzido para metade, não viria nenhum mal ao mundo, pelo contrário. E contra mim falo, que por vezes abuso bastante.
                                                  Bom post

                                                  O problema é sempre o extremismo.

                                                  E quem usa o extremismo dos outros para justificar estar no outro extremo do espectro, e fazer outras considerações.

                                                  Extremistas não são exemplo, não são padrão, não servem para tirar conclusões.
                                                  E não é por terem mediatismo que são necessariamente seguidos cegamente por todos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                    É assim, conheço uns quantos vegetarianos, e uns quantos vegans. Com os vegetarianos nunca tive stress. Comem as cenas deles, não tentam impingir aos outros. Com os vegans, acabou por dar discussão velha, pelo simples facto de começarem a insinuar o acto "assassino" de comer carne de tentarem impor as ideias deles, e aquela sobranceria (um pouco como aí o jktfah) de se sentirem superiores, ou mais "evoluídos" que os comuns dos mortais que comem carne.

                                                    Uma coisa concordo. Acho que se o consumo de carne fosse reduzido para metade, não viria nenhum mal ao mundo, pelo contrário. E contra mim falo, que por vezes abuso bastante.
                                                    Nao sou vegan, como carne. É apenas o que penso. Daqui a uns anos \ séculos vai-se deixar de comer carne.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                      os direitos devem ser iguais para todos
                                                      como temos a capacidade de decidir devemos ir abandonando o consumo de outros animais e evoluir
                                                      Bela contradição. Portanto quem não abandonar o consumo de derivados animais não evolui.

                                                      E achas evoluído o pensamento que é o cerne da questão, que é a de os pais tornarem os seus filhos vegans logo à nascença, privando-os dos elementos de que necessitam durante o crescimento para um saudável funcionamento a todos os níveis? Ou devem começar logo a tomar também os suplementos que os vegans têm de ir buscar de forma química e artificial pois não se encontram na sua alimentação?

                                                      E o veganismo é diferente de vegetarianismo, é necessário distinguir isto. A maioria dos vegetarianos que conheço com filhos nunca lhes negaram as proteínas e outros nutrientes derivados de animais durante a sua infância até chegarem a uma idade em que efectivamente já podiam começar a abdicar delas e a tomar a educação alimentar que os seus pais lhes impõem.

                                                      Por alguma razão isto é discutido na comunidade médica, não é uma cabala contra os vegans e os seus hábitos. Mas o que é certo é que convivo com vegans no dia-a-dia e pelo menos dois deles parecem ter mesmo levado uma lavagem cerebral, desejava eu que respeitassem os meus direitos e a minha capacidade de decisão...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu sou mais um dos que se irritam com os fundamentalismos vegan e afins.

                                                        Haviam de ser todos como uma amiga que é vegetariana (ou melhor, ovo-lacto-marisco-e-às-vezes peixe-vegetariana) que não chateia ninguém. Até cozinha carne para o marido, mas não come.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          São os pais anti-vacinação, são os pais a impôr veganismo aos filhos. Realmente a estupidez é mesmo infinita.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o fundamentalismo vegan considera que os direitos devem ser iguais para todos os animais, para um ser humano, para o cão, para a sardinha e até para a mosca

                                                            dizem que devemos evoluir para vegan, mas se os animais são todos iguais em direitos então ao mudarmos estamos sequer a evoluir?

                                                            se a nossa dignidade é igual, se devemos ter os mesmos direitos seria mais correto dizer que há uma mudança que uma evolução, à evolução está ligada a ideia de que há uma melhoria, o que em si é um pouco contraditório à ideia de que devemos ter todos os direitos iguais, o homem, o gato e o escorpião

                                                            alguns outros factores que podem estar a contribuir para aumentar a popularidade destas ideias

                                                            há cada vez mais pessoas sem filhos que canalizam para os seus animais de estimação o afeto que normalmente seria canalizado para os filhos
                                                            é frequente ouvir mulheres a chamarem o seu cão de estimação dizendo "vem à mamá"

                                                            a solidão, há cada vez mais pessoas a pessoas viver em solidão

                                                            claro que muitas vezes isto ocorrer porque outros problemas mais básicos estão razoavelmente satisfeitos

                                                            esta empatia crescente para com os animais por vezes anda de braços dados com a misantropia ou pelo menos com uma grande insensibilidade para com o sofrimento das pessoas
                                                            lembro-me de ouvir dizer a uma mulher suficientemente abastada para gastar 300 euros mensais num personal trainer que para ela o maior problema do porto era o canil ter fracas condições

                                                            já agora, um destes dias falei com um diretor de uma casa de acolhimento para crianças em risco.
                                                            está reformado, era um quadro da sonae, e agora ocupa o tempo dirigindo aquela instituição que até tem mais crianças em familias de acolhimento que na casa da instituição
                                                            queixava-se ele de que atualmente as campanhas/peditórios para apoiar os animais abandonados ou no canil têm melhor acolhimento que as campanhas para apoiar as crianças em risco
                                                            Editado pela última vez por lll; 23 May 2019, 14:40.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X