Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião sobre lavagem de módulos solares. Algum expert em hidráulic ou fluídos aqui?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião sobre lavagem de módulos solares. Algum expert em hidráulic ou fluídos aqui?

    Viva,
    Estou a tentar encontrar uma solução para lavar, ou pelo menos limpar algum pó de uma planta solar com 515 Painéis solares.
    Já tentei idealizar uma espécie de rega, só que não estou a vontade no assunto, alguém entendido na matéria?
    Basicamente são 6 filas de 115m +3filas de 115 m de módulos solares numa cobertura.
    Obrigado

    #2
    Não da com uma mangueirada uma vez por ano? Não acho que compense andares a montar um sistema so para isso

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por flaviorodrigues Ver Post
      Não da com uma mangueirada uma vez por ano? Não acho que compense andares a montar um sistema so para isso
      Mal é mesmo esse, estava a contabilizar uma manutenção por ano, mas em menos de um semana, ficaram cobertos de pó. É um telhado em uma vacaria, com mais de 1000 vacas, tratores sempre em circulação constante. Pena que não consigo publicar imagens, da sempre erro quando tento.

      Comentário


        #4
        e notas diminuição do rendimento por causa desse po?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por flaviorodrigues Ver Post
          e notas diminuição do rendimento por causa desse po?
          Aínda estou a construir. Em menos de 7 dias no telhado,a camada de pó é mesmo muito consideravel.

          Comentário


            #6
            E... só naquela, já experimentaste pedir um parecer a quem instalou os painéis...?

            Comentário


              #7
              Existem uns robôs que fazem a respectiva limpeza aos painéis.

              Estilo isto...

              https://youtu.be/Hh3BxPopqBg


              Já vi algures em Espanha salvo erro uma treta destas a trabalhar.

              Totalmente automatizado sem intervenção humana.
              Editado pela última vez por XtraLong; 26 May 2019, 22:45.

              Comentário


                #8
                Não sou expert em coisa nenhuma, mas vou partilhar o exemplo que conheço de perto:

                Média empresa que tem um pavilhão enorme completamente "tapado" com painéis solares...

                Uma vez por mês (acho que é isso) há um "desgraçado" que tem a tarefa ingrata de correr todos os painéis com uma pistola de pressão...

                Boa solução? Má? Não faço ideia, mas imagino que tenha sido por recomendação do instalador, mas posso estar enganado... como sucede tantas vezes!

                Comentário


                  #9
                  Esse pó não sai por aspersão de água, é preciso mesmo alguém ir lá com uma máquina de pressão ou um esfregão.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    E... só naquela, já experimentaste pedir um parecer a quem instalou os painéis...?
                    Por acaso já, basicamente é uma situação não prevista, visto que desconhecíamos a quantidade de pó em todas as visitas previas ao local da instalação.
                    Sabemos de varias soluções robotizadas, mas aqui também entra um pouco o orçamento para a instalação, mesmo sabendo que vamos efectuar 1,2 ou 3 lavagens por ano, estamos a tentar encontrar uma solução que possa apenas minimizar o efeito do pó, e a consequente perda de rendimento.
                    Sei que não é uma solução típica ou usual, existe sistema de rega em módulos solares, apenas para baixar a temperatura dos mesmos, mas dai ter feito aqui a publicação para ver se encontrava algum expert em rega, para poder tirar algumas duvidas em relação a solução que imaginamos, mas que não conseguimos validar a sua fiabilidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Esse pó não sai por aspersão de água, é preciso mesmo alguém ir lá com uma máquina de pressão ou um esfregão.
                      É isso mesmo. É que se for mesmo muito pó (de terra) arrisca-se a fazer lama e ainda piorar a situação ao nível do rendimento dos painéis. A não ser que aumente muito a frequência da aspersão de água, mas arrisca-se a gastar mais em energia e água do que consegue ter em ganho de painéis.

                      Outra opção seria dois (ou mais) Roomba, ou Xiaomi equivalentes.

                      Comentário


                        #12
                        O truque é fazer um pre-tratamento com uma solução a base de teflon ou identico. Depois é mais facil limpar ou até lavar, se é que há produtos que na lavagem reagem e decompoem o teflon

                        Sistema de limpeza a seco é tambem uma boa solução, mas em grandes superficies e a longo prazo, já que o investimento inicial é superior

                        Comentário


                          #13
                          Não teria sido melhor um investimento em eólicas?

                          Se não há nada a fazer o melhor é mesmo instalar limpeza automática como esse vídeo ou algo mais económico como um limpa parabrisas de carro adaptado a cada painel.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X