Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BCP decreta o fim da obrigatoriedade do uso de gravata no Verão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade BCP decreta o fim da obrigatoriedade do uso de gravata no Verão

    https://www.jornaldenegocios.pt/empr...avata-no-verao

    Que acham desta medida? Vai-se estender a outros bancos ou fica só por este? Será temporário ou será o 1º passo para a abolição definitiva, a pouco e pouco, da gravata nas instituições financeiras?

    #2
    Originalmente Colocado por Juventino Ver Post
    https://www.jornaldenegocios.pt/empr...avata-no-verao

    Que acham desta medida? Vai-se estender a outros bancos ou fica só por este? Será temporário ou será o 1º passo para a abolição definitiva, a pouco e pouco, da gravata nas instituições financeiras?

    com temperaturas às vezes a passar dos 40 deve ser um martírio, acho uma medida boa

    outra coisa que não entendo é porque é que fica mal aos homens ir trabalhar de calções ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Juventino Ver Post
      https://www.jornaldenegocios.pt/empr...avata-no-verao

      Que acham desta medida? Vai-se estender a outros bancos ou fica só por este? Será temporário ou será o 1º passo para a abolição definitiva, a pouco e pouco, da gravata nas instituições financeiras?
      Então quer dizer nas dependencias bancarias em que algumas parecem o polo norte no verão é facultativo o uso da gravata...na rua nas deslocaçoes para clientes onde bate o sol a sério mantém-se a obrigatoriedade...
      "...ao encontro da expetativa dos colaboradores e clientes..."
      Do cliente?? do gajo que vai ao banco de havaianas, calções e manga cava?? desse cliente?? Interessa é ser bem atendido e com celeridade...agora o que quem o atende veste...bom se calhar achava melhor ver as colaboradoras todas fit e de bikini...
      E o decote com push-up também é abolido? Mais o salto alto?

      Comentário


        #4
        Eu não tenho roupa obrigatória.
        Mas compreendo que algumas instituições tenham regras.
        Simplesmente porque as pessoas não se sabem comportar. E quando se dá uma mão, acaba-se por ver malta de chinelos e calções...
        Depois por uns, pagam todos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          acaba-se por ver malta de chinelos e calções...
          mas as mulheres podem andar de calções e os homens não, isso não entendo porque é que só aos homens fica mal

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
            mas as mulheres podem andar de calções e os homens não, isso não entendo porque é que só aos homens fica mal
            Porque tens homens que de meia manga e t-shirt parece que ainda estão de fato de treino completo e elas pronto vão à esteticista...

            Comentário


              #7
              Isto é notícia?

              Comentário


                #8
                O que é curioso é que, conforme está na notícia, o uso da gravata mantém-se obrigatório na deslocação ao cliente e em representação do banco... ora, pegando nesta última frase, eu hoje fui a uma agência BCP fazer um levantamento e o caixa estava sem gravata... então mas ele a atender a mim não está a representar o banco? Não percebo..

                De resto, concordo com o post do SilverArrow. Acrescento só, e isto é só a minha opinião, nestas instituições bancárias que mexe com dinheiro convém sempre manter o mínimo de formalidade, que inclui a gravata. Agora o colaborador pode ir para o seu local de trabalho sem gravata, metendo-a só quando está a exercer funções, e quando acaba volta a tirar.. os ares condicionados servem para alguma coisa embora já haja quem esteja a gozar que é para poupar na electricidade

                Mas vamos ver se esta medida irá vingar e contagiar a concorrência a adoptar o mesmo método..

                Comentário


                  #9
                  e juntar a malta e criarmos um banco onde quem nos atenda é apenas garinas formosas de bikini brasileiro? Era tudo a ir ao balcão para levantar aos 10€ de cada vez xD

                  Comentário


                    #10
                    Eu quando vejo um gajo a trabalhar de fato e gravata a ideia com que fico é que é um vendedor de meia tijela. Portanto, que acabem com isso de vez, que já não faz sentido.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Eu quando vejo um gajo a trabalhar de fato e gravata a ideia com que fico é que é um vendedor de meia tijela. Portanto, que acabem com isso de vez, que já não faz sentido.


                      Concordo contigo, por isso acho que deve continuar a ser obrigatório o uso do fato e gravata, para não nos esquecermos de ter cuidado com os bancos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        Eu não tenho roupa obrigatória.
                        Mas compreendo que algumas instituições tenham regras.
                        Simplesmente porque as pessoas não se sabem comportar. E quando se dá uma mão, acaba-se por ver malta de chinelos e calções...
                        Depois por uns, pagam todos.
                        É bem verdade. Há empresas que até têm regras intermédias ou seja não é preciso gravata mas tambem não se pode andar de calções ou chinelos.

                        Bom, quanto aos bancos, digamos que estamos perante funcionários que num click, vêm tudo acerca das nossas contas, valores, etc e portanto gosto de ter lá alguém minimamente bem vestido. É claro que isso nada diz do profissionalismo, mas eu nestas coisas sou um pouco conservador.

                        imaginem agora os pilotos ou os motoristas de autocarro deixarem de usar farda...acho que não faz sentido.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                          Concordo contigo, por isso acho que deve continuar a ser obrigatório o uso do fato e gravata, para não nos esquecermos de ter cuidado com os bancos.
                          Sim porque se já não se usar o fato e gravata, esse problema de termos cuidado com os bancos já não se põe

                          Poderá é ter o efeito da canção da serpente encantadora (como os indianos fazem) no caso de não nos chatearmos tanto se tivermos algum problema com o banco.. o colaborador está de igual para igual para com o cliente (na vestimenta e no trato), assim será mais fácil ser-se amigo e tudo, e se houver algum problema com o dinheirinho já não valorizamos ou damos tanta importância... é uma boa estratégia do banco, reconheço!

                          Comentário


                            #14
                            Isto das roupas adequadas ao trabalho anda a dar muito que falar.
                            Vejam este taxista de Vigo, Espanha:

                            https://www.lavozdegalicia.es/notici...0018165730.htm

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Eu não tenho roupa obrigatória.
                              Mas compreendo que algumas instituições tenham regras.
                              Simplesmente porque as pessoas não se sabem comportar. E quando se dá uma mão, acaba-se por ver malta de chinelos e calções...
                              Depois por uns, pagam todos.
                              Por isso é que existem os códigos business formal, business casual, casual, etc. Não é obrigatório correr toda a gente a gravata, o business casual serviria bem à maioria das empresas e respectivos públicos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por velhinh0 Ver Post
                                Isto das roupas adequadas ao trabalho anda a dar muito que falar.
                                Vejam este taxista de Vigo, Espanha:

                                https://www.lavozdegalicia.es/notici...0018165730.htm

                                Mas isso é um protesto que tem surgido em muitos sítios: os homens têm que usar calças, mas as mulheres podem usar calções/saia. Sinceramente, acho que o protesto faz sentido.

                                Comentário


                                  #17
                                  O Pedro Bastos não gostou dessa medida.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                    com temperaturas às vezes a passar dos 40 deve ser um martírio, acho uma medida boa

                                    outra coisa que não entendo é porque é que fica mal aos homens ir trabalhar de calções ?


                                    tinha de ser o FP a perguntar isto!!!

                                    um emprego a sério não é um centro de ocupação de tempos livres !!!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      a gravata é inutil, ao contrário de todas a restante roupa masculina

                                      faz tanta falta como um brinco na orelha ou um colar ao pescoço

                                      sendo inutil não gosto de usar gravata e espero que um dia venha a ser totalmente esquecida

                                      Comentário


                                        #20
                                        agora a sério - não há uma regra para tudo.

                                        cada organização tem uma imagem, que faz parte da sua marca, que tem valor de mercado, e os funcionários têm de se vestir e comportar de acordo com essa imagem.

                                        nalgumas startups tecnológicas mais direccionadas a jovens, redes sociais etc, é perfeitamente admissível ir de calções no verão (não calções de praia ou chinelos de praia), mas o normal do mercado é smart casual, embora seja ok abandalhar um bocado.

                                        já consultoras e instituições financeiras é diferente, é muito mais formal, e faz sentido.

                                        isto para dizer que cada empresa é que deve definir a imagem de marca que quer passar. Tal como o logotipo, o marketing e a publicidade, também a maneira como os funcionários se vestem faz parte desse pacote.

                                        e quem tem problemas com isso..... que arrume as suas coisinhas e escolha outra empresa com uma imagem de marca e cultura mais próxima da sua personalidade.


                                        é esta a beleza do capitalismo e do mercado livre, empresas e indivíduos livres podem-se organizar livremente de acordo com os seus gostos e preferências. Tal como dizia Marx - a cada qual segundo as suas necessidades.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                          a gravata é inutil, ao contrário de todas a restante roupa masculina

                                          faz tanta falta como um brinco na orelha ou um colar ao pescoço

                                          sendo inutil não gosto de usar gravata e espero que um dia venha a ser totalmente esquecida

                                          respondeste à tua própria questão.

                                          claro que faz tanta falta como um brinco ou um colar, é apenas decorativa. Não está ali para garantir que o pescoço não cresce para os lados.

                                          e tal como um brinco ou um colar, ou um relógio, ou um chapéu, ou etc etc etc, serve para definir uma imagem de marca pessoal e corporativa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            é cultural, mas continua a ser inutil
                                            tem raizes históricas, mas além de ser inutil quando o tempo está quente torna-se até prejudicial porque o incomodo que provoca prejudica a produtividade

                                            aos poucos a cultura muda e pode ser que daqui a umas décadas seja vista da mesma forma que hoje vemos as cartolas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                              Por isso é que existem os códigos business formal, business casual, casual, etc. Não é obrigatório correr toda a gente a gravata, o business casual serviria bem à maioria das empresas e respectivos públicos.
                                              Por isso é que referi que algumas instituições têm regras. Não especificamente gravata.

                                              Mas olha que a maior parte dos abusos acontecem quando dizes que podes tirar a gravata...

                                              Aliás em empresas que adoptam o business casual friday... há sempre um "surfista".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tive um colega meu que aquando de uma estadia profissional em Madrid, numa tecnológica (a programar e fazer testes basicamente, sem contacto com externos à empresa)

                                                Num daqueles dias quentes +40º foi de calções, ficou tudo a olhar para o tuga, mas ninguém lhe disse nada, e aposto que a maoria teve inveja da ousadia dele.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Há 30 anos quando via um funcionário de fato e gravata, ficava com a ideia que era uma instituição séria.

                                                  Hoje em dia fico com a ideia que são vendedores de banha de cobra.

                                                  Uma coisa que eu não suporto em particular são agentes imobiliários demasiado bem vestidos, mulheres como se fossem a um casamento e homens de fato e gravata.

                                                  Estive a ver uns apartamentos há uns tempos e apanhei alguns assim. Acreditem ou não, foram os que me inspiraram menos confiança, precisamente pela roupa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br...fraternais.htm

                                                    Um dos grupos sociais mais atuantes nos acontecimentos da Revolução Francesa foram, sem dúvida, os sans-culottes. Eles eram assim chamados pelo fato de utilizarem calças compridas e largas, contrariamente aos ricos, que usavam calças curtas e apertadas até a altura do joelho, chamadas de culottes.


                                                    a gravata é a evolução do lenço que o tipo da direita trás ao pescoço
                                                    já as calças que usamos atualmente derivam das calças do tipo da esquerda

                                                    a tipo da esquerda é o pobre, o da direita é o rico

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                      a gravata é inutil, ao contrário de todas a restante roupa masculina

                                                      faz tanta falta como um brinco na orelha ou um colar ao pescoço

                                                      sendo inutil não gosto de usar gravata e espero que um dia venha a ser totalmente esquecida
                                                      No que realço a bold, penso que isso será, talvez, um pensamento radical. No máximo poderás dizer que a gravata será facultativa em qualquer contexto (por mais formal que seja), mas esquecida também não.. pois há quem goste de a usar independentemente se é necessária ou não e isso deve-se respeitar. Pessoalmente, gosto de usar gravata mesmo quando não sou obrigado a tal. Acho que é um adereço que fica bem em certas formas de vestir, um toque de classe atrevo-me a dizer (ignorando os burlões que a desprestigiam para tentar enganar os mais incautos).. daí que teria mesmo pena se deixassem de fabricar gravatas algum dia...espero sinceramente que nunca venha a entrar em desuso!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Trabalhar de calções de chinelos é simplesmente estúpido.
                                                        Seja em que empresa for, público ou privado.

                                                        Falta de respeito para com os colegas e clientes / utentes e há que manter um mínimo de formalidade no local de emprego.
                                                        O que não invalida que soubesse muito bem nos dias mais quentes

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                          Há 30 anos quando via um funcionário de fato e gravata, ficava com a ideia que era uma instituição séria.

                                                          Hoje em dia fico com a ideia que são vendedores de banha de cobra.

                                                          Uma coisa que eu não suporto em particular são agentes imobiliários demasiado bem vestidos, mulheres como se fossem a um casamento e homens de fato e gravata.

                                                          Estive a ver uns apartamentos há uns tempos e apanhei alguns assim. Acreditem ou não, foram os que me inspiraram menos confiança, precisamente pela roupa.
                                                          Também tenho essa sensação, vendedor demasiado formal fico logo com a pulga atrás da orelha

                                                          Parece que está em "over compensating"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                            Trabalhar de calções de chinelos é simplesmente estúpido.
                                                            Seja em que empresa for, público ou privado.

                                                            Falta de respeito para com os colegas e clientes / utentes e há que manter um mínimo de formalidade no local de emprego.
                                                            O que não invalida que soubesse muito bem nos dias mais quentes
                                                            E se for uma empresa de animação turística, ou um bar de praia

                                                            Chinelos percebo, não temos que ver os pés dos colegas e até é restritivo em segurança etc.

                                                            Agora calções acho que depende do trabalho. Percebo que num banco não seja apropriado, mas se estiver atrás do balcão ninguém vê
                                                            É curioso, as mulheres nesse aspecto estão privilegiadas, podem ir com as pernas arejadas que ninguém leva a mal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X