Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa a cidade mais congestionada da Península Ibérica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Lisboa a cidade mais congestionada da Península Ibérica

    Para refletir:


    https://abertoatedemadrugada.com/201...-transito.html


    TomTom revela relatório de trânsito mundial - Lisboa a cidade mais congestionada da Península Ibérica




    A TomTom divulgou o relatório TomTom Traffic Index 2019, que analisa o congestionamento de trânsito em mais de 400 cidades espalhadas pelo mundo, e onde Lisboa volta a ficar no topo do congestionamento na Península Ibérica.
    A TomTom divulgou os resultados do TomTom Traffic Index 2019, o relatório anual que analisa o congestionamento de trânsito em 403 cidades de 56 países, em 6 continentes. O estudo diz respeito aos dados de 2018, que este ano estão livremente disponíveis para todos através do website.

    De acordo com os resultados deste estudo internacional, Lisboa é, pela terceira vez consecutiva, a cidade mais congestionada da Península Ibérica, acima de grandes cidades espanholas como Madrid ou Barcelona.

    De acordo com o estudo, que tem como objectivo identificar problemas associados ao trânsito e analisar as suas causas, Lisboa caiu 15 lugares no ranking, ocupando agora a 77ª posição. Isto significa que os condutores da capital passam em média 32% de tempo adicional presos em filas de trânsito. Esta percentagem, que se manteve estável em relação ao ano anterior, indica que os lisboetas perdem cerca de 42 minutos por dia no trânsito, o que, no final de um ano, representa perto de 160 horas de tempo gasto em deslocações.


    O Porto, pelo contrário, viu o seu índice de tráfego aumentar, subido 4 lugares no ranking e ocupando a posição 121. Ainda assim, apresenta um nível abaixo de Lisboa (28%), embora tenha aumentado um ponto percentual face a 2017. Na invicta, os condutores perdem 38 minutos no trânsito, somando um total de cerca 145 horas anuais.

    O final do dia (entre as 18h e as 19h) acarreta os principais problemas de congestionamento de trânsito, sobretudo no final da semana, tanto em Lisboa como no Porto. Analisando os níveis de tráfego nas autoestradas, estes situam-se nos 23% em Lisboa e 19% no Porto. Já fora das vias rápidas, o congestionamento aumenta para 33% tanto em Lisboa, como no Porto.


    Além das duas principais cidades portuguesas, o TomTom Traffic Index englobou as cidades do Funchal (16%, 336ª posição), Braga (16%, 342ª posição) e Coimbra (14%, 371ª posição). De acordo com o relatório da TomTom, no Funchal e em Braga, os condutores passam uma média de 21 minutos por dia no trânsito, e em Coimbra, 16 minutos. Tal como acontece em Lisboa e no Porto, o período de maior congestionamento é ao final do dia, sobretudo às sextas-feiras.



    A nível global, Bombaim lidera o pódio em 2019, com os condutores da cidade indiana a passarem 65% de tempo adicional no trânsito. Segue-se a capital da Colomba, Bogotá (63%), Lima, no Perú (58%), Nova Deli, também na Índia (58%) e a capital Russa, Moscovo (56%), encerrando o top cinco das cidades mais congestionadas do mundo. Com Moscovo a liderar a lista europeia, Istambul (53%) alcança um sólido segundo lugar com Bucareste (48%), São Petersburgo (47%) e Kiev (46%) a fecharem o top 5 deste ranking indesejado. As cidades de Bruxelas (37%), Londres (37%) e Paris (36) ocupam a 11º, 12º e 13º posição, respectivamente. Já na América do Norte, as cinco cidades mais congestionadas são Cidade do México (52%), Los Angeles (41%), Vancouver (38%), Nova Iorque (36%) e São Francisco (34%).

    O congestionamento do tráfego aumentou globalmente durante a última década, e quase 75% das cidades incluídas no relatório do novo TomTom Traffic Index apresentaram níveis de congestionamento superiores ou estáveis entre 2017 e 2018, com apenas 90 cidades a registar reduções significativas.

    #2
    Das duas uma ou o Medina melhora as acessibilidades ou piora baixando os limites de velocidade nas vias.
    A malta do Funchal é que caramba, numa ilha, e mesmo assim ficam presos no transito...com tantos declives era investir numa rede de teleféricos...ou monorail...obviamente pagos pelo governo da república.

    Comentário


      #3
      Isto só lá vai com uma taxa de congestao de uns 5€, como foi implementado em Londres.

      Comentário


        #4
        Eu nasci em Lisboa e posso dizer que me sinto orgulhoso. E com os níveis de stress é normal que a criminalidade aumente. Eu já achava que os semáforos tinham sido criados para aumentar o consumo de petróleo e agora isto? Está tudo ligado! Só não vê quem não quer.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Isto só lá vai com uma taxa de congestao de uns 5€, como foi implementado em Londres.
          E vais castigar uns funchalenses? Não basta estarem numa ilha?

          Lisboa...já não basta o custo das vias pagas em redor da capital para evitar alguns congestionamentos?
          5€? O tuga vai achar pouco concerteza...
          Menos acidentes e menos artolas daria um menor congestionamento....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TheSatanKiller Ver Post
            Eu nasci em Lisboa e posso dizer que me sinto orgulhoso. E com os níveis de stress é normal que a criminalidade aumente. Eu já achava que os semáforos tinham sido criados para aumentar o consumo de petróleo e agora isto? Está tudo ligado! Só não vê quem não quer.
            O Obtuso mudou de nickname?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
              E vais castigar uns funchalenses? Não basta estarem numa ilha?

              Lisboa...já não basta o custo das vias pagas em redor da capital para evitar alguns congestionamentos?
              5€? O tuga vai achar pouco concerteza...
              Menos acidentes e menos artolas daria um menor congestionamento....
              O nível de congestao no Funchal é diferente do que tens em Lisboa. Para além de que as deslocacoes sao em norma mais demoradas e mais extensas (em Lisboa).
              Se o tuga acha que 5€ é pouco, que se ponha a 20€ entao.
              Ao redor de Lisboa, só pagas as pontes, as AEs nao costumas pagar, a A8 só pagas em Loures, a A5 em Queijas, a A1 em Santa Iria da Azoia, A2 no Fogueteiro.

              Comentário


                #8
                Não sei é do que estão à espera para fazer uma ponte entre a Trafaria (A33) e Algés (CRIL).

                A quantidade de empresas a desloca(liza)r-se para a parte Ocidental de Lisboa/linha de Cascais começa a ser surreal. Mas ainda mais surreal é acharem que a 25 de Abril chega para dar vazão às ligações entre Lisboa e a margem sul...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Isto só lá vai com uma taxa de congestao de uns 5€, como foi implementado em Londres.
                  Eu acho que isto ia lá aproveitando o bom sistema de TP que existe, mas primeiro que haja vontade de o colocar a funcionar...

                  Mas o eleitoralismo de meter passes a 30€ e depois reduzir pessoal e material circulante...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                    Eu acho que isto ia lá aproveitando o bom sistema de TP que existe, mas primeiro que haja vontade de o colocar a funcionar...

                    Mas o eleitoralismo de meter passes a 30€ e depois reduzir pessoal e material circulante...
                    Os transportes públicos vao ser sempre piores do que o transporte particular e só sao usados casos sejam notoriamente mais baratos do que o transporte particular.
                    Concordo que o servico de transporte público actual tem muito para melhorar e que o panorama actual com a diminuicao drástica dos passes nao deve ser nada bom.

                    Comentário


                      #11
                      Décadas e milhões de contos depois, o investimento em faixas de rodagem foi mandado às urtigas para gastarem ao desbarato o dinheiro da taxa turística em caprichos de eleitoralismo barato.

                      E ainda não acabaram.

                      E, sim, vai piorar bem mais.

                      O paradigma da mobilidade foi deturpado por um punhado de políticos de algibeira, alimentados por mangas de alpaca, submissos e "wannabes" de políticos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        O nível de congestao no Funchal é diferente do que tens em Lisboa. Para além de que as deslocacoes sao em norma mais demoradas e mais extensas (em Lisboa).
                        Se o tuga acha que 5€ é pouco, que se ponha a 20€ entao.
                        Ao redor de Lisboa, só pagas as pontes, as AEs nao costumas pagar, a A8 só pagas em Loures, a A5 em Queijas, a A1 em Santa Iria da Azoia, A2 no Fogueteiro.
                        Pagas a CREL que é a mais importante.

                        Comentário


                          #13
                          Seja como for a cidade não suporta tantos carros e, por muito incómodo que seja, parece-me que isto só lá vai com mais transportes públicos.

                          edit: Aqui por Lisboa tudo o que se construiu nestes últimos 30 anos para facilitar o uso do automóvel, e foi muito, rapidamente ficou com a sua capacidade esgotada. Nem parques nem vias de ligação, nada parece chegar.
                          Editado pela última vez por Jbranco; 04 June 2019, 18:01.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Pagas a CREL que é a mais importante.
                            Nem de perto nem de longe. Há lancos da A5 com quase 5x mais tráfego do que o lanco com mais tráfego da A9. As AEs mais importantes, como seria de esperar sao as radiais e nao as circulares porque é pelas radiais que se entra efectivamente dentro da cidade.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              Seja como for a cidade não suporta tantos carros e, por muito incómodo que seja, parece-me que isto só lá vai com mais transportes públicos.
                              Eu gostava era de ver estudos sobre o aumento ou não do número de automóveis a entrar em Lisboa.


                              ...2014 entravam em Lisboa 355 mil carros por dia, número que aumentou para 366 mil em 2015 e para 370 mil este ano (estimativa para o primeiro semestre do ano). Em 2010, ou seja, antes da chegada da troika, as deslocações de carro eram 367 500 mil por dia.
                              O peso do automóvel na cidade é cada vez maior. Cerca de 370 mil entram todos os dias na capital

                              In: https://leitor.expresso.pt/diario/03...dias-em-lisboa

                              In:
                              https://www.dn.pt/sociedade/interior...a-5467350.html


                              Ora em 2010 eram 370mil, em 2017 eram 370 mil também, mas o centro de Lisboa, devido aos turistas está completamente impossível de frequentar. Os números de 2018 não encontrei, mas ou já saíram ou estão para ser divulgados.
                              E como o objectivo não é construir circulares, mas sim reduzir faixas e estrangular trânsito, só tem tendência a piorar.

                              Mas pode ser que agora com passes a 40€ volte a reduzir o tráfego.

                              Comentário


                                #16
                                Não preciso de estudos, basta-me cá morar há 54 anos e ter olhos na cara. Quando comecei a conduzir em 1983 na maioria das famílias havia um carro. Agora é o carro do pai, da mãe e dos filhos. Para complicar as pessoas saíram de Lisboa para os subúrbios. Isto complicou-se imenso.

                                Existem imensos locais em Lisboa onde ainda há 20 anos sobrava estacionamento e onde agora encontrar um lugar é como encontrar uma agulha num palheiro, e isso apesar de entretanto o estacionamento ter passado a ser tarifado.

                                A ponte 25 de abril tinha duas faixas, o IC19 era uma estradinha... Não havia nem CRIL nem CREL, a 2ª circular era bem mais estreita. A A5 acabava no Estádio Nacional e lá ia tudo pela marginal que há 30 anos nem separador tinha. Etc. E no entanto, em geral, circulava-se e estacionava-se com maior facilidade há 30 anos do que hoje.

                                edit: A par do carro sempre tive moto. Há 30 anos complementava o carro com a moto, agora já vai sendo ao contrário, complemento a moto com o carro... E mesmo para as motos já vai faltando espaço!
                                Editado pela última vez por Jbranco; 04 June 2019, 18:32.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  Não preciso de estudos, basta-me cá morar há 54 anos e ter olhos na cara. Quando comecei a conduzir em 1983 na maioria das famílias havia um carro. Agora é o carro do pai, da mãe e dos filhos. Para complicar as pessoas saíram de Lisboa para os subúrbios. Isto complicou-se imenso.

                                  Existem imensos locais em Lisboa onde ainda há 20 anos sobrava estacionamento e onde agora encontrar um lugar é como encontrar uma agulha num palheiro, e isso apesar de entretanto o estacionamento ter passado a ser tarifado.

                                  A ponte 25 de abril tinha duas faixas, o IC19 era uma estradinha... Não havia nem CRIL nem CREL, a 2ª circular era bem mais estreita. A A5 acabava no Estádio Nacional e lá ia tudo pela marginal que há 30 anos nem separador tinha. Etc.
                                  Não queria entrar pelo óbvio e empírico, daí perguntar por estudos.


                                  Mas já agora empiricamente, desapareceram muitos lugares de estacionamento por Lisboa inteira não contabilizados, para além dos mal estacionados.

                                  Como haviam muitos descampados, os descampados eram parques de estacionamento. Foi assim quando estudava. Ao terminar a faculdade já não havia descampado na Universidade de Lisboa, mas havia outro do outro lado do Campo Grande que hoje também desapareceu.

                                  Aliás existe outro descampado que desapareceu e neste momento é um silo à espera de ser inaugurado. Já lá vão 6 meses.

                                  Lugares não pagos por Lisboa é a nova febre do ouro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Isto só lá vai com uma taxa de congestao de uns 5€, como foi implementado em Londres.
                                    Agora só falta ter os transportes públicos de londres.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Pagas a CREL que é a mais importante.
                                      E é caríssima !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um exemplo que me parece paradigmático é o da zona nas imediações do C.C. da Portela. Aquilo foi construído nos anos 70, até à década de 90 entre garagens dos próprios prédios e via pública o estacionamento chegava e sobrava. Agora quando vou lá visitar amigos vejo-me à rasca para estacionar, os lugares já não chegam nem para aqueles que lá moram, embora nada de novo tenha sido construído. As famílias é que têm mais carros.

                                        edit: Outro exemplo brutal é o da zona das moradias em Alvalade. O número de carros aumentou tanto que agora até já há parquímetros e zonas reservadas a residentes. E no entanto o número de moradias continua a ser o mesmo...

                                        O parque do C.C. das Amoreiras, quando aquilo foi construído em 85, chegava e sobrava. Mas de há uns anos a esta parte esgota.

                                        Podia estar aqui horas a dar exemplos concretos.
                                        Editado pela última vez por Jbranco; 04 June 2019, 19:11.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          Um exemplo que me parece paradigmático é o da zona nas imediações do C.C. da Portela. Aquilo foi construído nos anos 70, até à década de 90 entre garagens dos próprios prédios e via pública o estacionamento chegava e sobrava. Agora quando vou lá visitar amigos vejo-me à rasca para estacionar, os lugares já não chegam nem para aqueles que lá moram, embora nada de novo tenha sido construído. As famílias é que têm mais carros.

                                          edit: Outro exemplo brutal é o da zona das moradias em Alvalade. O número de carros aumentou tanto que agora até já há parquímetros e zonas reservadas a residentes. E no entanto o número de moradias continua a ser o mesmo...
                                          Minha irmã vive ali e é sempre um filme quando vou visitá-la...
                                          É mesmo como dizes, passamos de meio carro por família para 2 ou 3.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            Pagas a CREL que é a mais importante.
                                            E o mais parvo, é que bastava tirar essas portagens, para escoar grande parte do transito. Mas isso não interessa nada a quem tem escoltas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Um exemplo que me parece paradigmático é o da zona nas imediações do C.C. da Portela. Aquilo foi construído nos anos 70, até à década de 90 entre garagens dos próprios prédios e via pública o estacionamento chegava e sobrava. Agora quando vou lá visitar amigos vejo-me à rasca para estacionar, os lugares já não chegam nem para aqueles que lá moram, embora nada de novo tenha sido construído. As famílias é que têm mais carros.

                                              Morei na Portela durante 20 anos. Ao início tínhamos a garagem na cave com 2 pisos no predio (30 carrros). Depois começou-se a meter carros no pátio na frente do prédio (12 carros) e nos últimos anos o pátio das traseiras (10 carros). Aqueles que chegavam mais tarde tinham de o deixar fora dos limites do prédio...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                Das duas uma ou o Medina melhora as acessibilidades ou piora baixando os limites de velocidade nas vias.
                                                A malta do Funchal é que caramba, numa ilha, e mesmo assim ficam presos no transito...com tantos declives era investir numa rede de teleféricos...ou monorail...obviamente pagos pelo governo da república.

                                                Nah, Nah. O Português que é muito comodista ao ponto de ir de carro 5kms. Eu que moro no periferia do Porto (que deve ter metade do transito de Lisboa) vou de mota, e máximo dos máximos de TP.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Depende. Nem todos os que fazem 5KM de carro o fazem porque apetece.

                                                  Em lisboa, sobretudo com calor, é fantástico andar 5 min com 2 pc's um em cada mão e chegar ao cliente a transpirar e desidratado, tem 1 piada do catano.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Depende. Nem todos os que fazem 5KM de carro o fazem porque apetece.

                                                    Em lisboa, sobretudo com calor, é fantástico andar 5 min com 2 pc's um em cada mão e chegar ao cliente a transpirar e desidratado, tem 1 piada do catano.
                                                    Fazia 2km e picos por dia e de manha cedinho e ao por do sol faziam-se muito bem, a partir do meio da manhã até ao fim da tarde era para esquecer.

                                                    Os TP estão tão sub aproveitados que até dá pena, pelo menos a linha de sintra tem um potêncial enorme para se fazer uma coisa com pés e cabeça mas parece não está nos planos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Isto só lá vai com uma taxa de congestao de uns 5€, como foi implementado em Londres.
                                                      TE. É abrir a AE a esta mobilidade, espera, espera.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Depende. Nem todos os que fazem 5KM de carro o fazem porque apetece.

                                                        Em lisboa, sobretudo com calor, é fantástico andar 5 min com 2 pc's um em cada mão e chegar ao cliente a transpirar e desidratado, tem 1 piada do catano.

                                                        Então queres dizer que a maioria da população transporta 2 PCs e tem encontros todos os dias com cliente. È isso?

                                                        Eu chamo comodismo.

                                                        Na França também se queixavam dos preços do combustivel, mas durante o dia/tarde andavam eles a passear de carro, ao domingo o passeio deles é para as Areas Serviço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                          Então queres dizer que a maioria da população transporta 2 PCs e tem encontros todos os dias com cliente. È isso?

                                                          Eu chamo comodismo.

                                                          Na França também se queixavam dos preços do combustivel, mas durante o dia/tarde andavam eles a passear de carro, ao domingo o passeio deles é para as Areas Serviço
                                                          O quê dude ? wtf ? acho que não percebeste.....

                                                          Muitos usam o carro como ferramenta de trabalho e não para ir ao castelo de s.jorge tirar fotos !!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não sei se já vos disse mas pessoalmente quero mais é que Lisboa se ****.

                                                            Quem concorda comigo que levante a mão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X