Anúncio

Collapse
No announcement yet.

o que acham desta situação ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    o que acham desta situação ?

    Viva ! há perto de 3 meses arranjei um trabalho como distribuidor de peças automóveis , é um trabalho que gosto , com contrato , ferias , etc tudo dentro da lei ( antes trabalhava e ganhava pela porta do cavalo ) bem , resulta que para trabalhar nesta empresa tinha que ter uma carrinha comercial , então fui buscar as minhas poupanças duma vida no banco e fui comprar uma berlingo , trabalhei normal 1 mês ( nesse mes tive que meter 2 pneus , fazer insp. mudar oleo e filtro ) ao segundo mes a bomba injectora teve um problema e o arranjo foram 350 euros , trabalhei mais um mes , há 10 dias atras queimou a junta começou a deitar fumo e deitar agua fora e a não pegar a carrinha ficou parada , faço uma media de 300 kms diários , para não ficar parado e sem trabalho pedi emprestado um dinheiro ao meu irmão e fui comprar uma kangoo mais recente ate agora tudo ok. ( tenho trabalhado 15 dias na kangoo sem problemas )

    As minhas duvidas são ; o que tenho recebido até agora de ordenado não deram para as despeças relativas as carrinhas , será que compensa ter um trabalho e escafiar a carrinha sabendo que as peças são caras ?

    Procurar outro trabalho poderia ser , só que eu gosto do que faço mas tambem não é bom trabalhar para aquecer , mas tambem pode agora correr tudo bem com a carrinha que tenho agora ( ou não )

    O que seria ha opção mais sensata ?

    P.S a vida de pobre é lixada.

    #2
    Não recebes nada pela utilização da tua carrinha?

    E o "tudo legal"?

    Comentário


      #3
      o teu dilema é exactamente o mesmo de qualquer pessoa que abre um negócio: saber se os rendimentos cobrem o investimento inicial e se cobrirem, quanto tempo demora até chegar lá (o chamado break even).

      o problema aqui não é o investimento inicial - é normal haver investimento desde que haja retorno suficiente.

      assim, faz as contas de quanto gastaste com as carrinhas, quanto vais gastar em manutenção "normal" (dá uma margem confortável para surpresas), quanto vais ganhar por ano, e quantos anos demoras a recuperar o investimento.

      dependendo dessa conta, tens aí a tua resposta.

      Comentário


        #4
        Precisas é de outro mecânico, ou de aprenderes tu a fazer a manutenção na carrinha. Uma Berlingo ou Kangoo é do que mais há por aí e as peças não são nada caras.

        Comentário


          #5
          Recebes alguma compensação por km feito?

          É que a fazer 300 km diários, mesmo sem portagens, é uma despesa grande. É melhor contar com uns 0,20 a 0,25€/km para despesas com a carrinha. Se descontares esse valor ao que recebes e não sobrar muito, é melhor que penses noutra coisa para fazer.

          Comentário


            #6
            Deviam te dar um extra tb mensal, por a viatura ser tua....
            É tipo os carteiros, se a mota for deles, os CTT pagavam a gasolina...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
              Viva ! há perto de 3 meses arranjei um trabalho como distribuidor de peças automóveis , é um trabalho que gosto , com contrato , ferias , etc tudo dentro da lei ( antes trabalhava e ganhava pela porta do cavalo ) bem , resulta que para trabalhar nesta empresa tinha que ter uma carrinha comercial , então fui buscar as minhas poupanças duma vida no banco e fui comprar uma berlingo , trabalhei normal 1 mês ( nesse mes tive que meter 2 pneus , fazer insp. mudar oleo e filtro ) ao segundo mes a bomba injectora teve um problema e o arranjo foram 350 euros , trabalhei mais um mes , há 10 dias atras queimou a junta começou a deitar fumo e deitar agua fora e a não pegar a carrinha ficou parada , faço uma media de 300 kms diários , para não ficar parado e sem trabalho pedi emprestado um dinheiro ao meu irmão e fui comprar uma kangoo mais recente ate agora tudo ok. ( tenho trabalhado 15 dias na kangoo sem problemas )

              As minhas duvidas são ; o que tenho recebido até agora de ordenado não deram para as despeças relativas as carrinhas , será que compensa ter um trabalho e escafiar a carrinha sabendo que as peças são caras ?

              Procurar outro trabalho poderia ser , só que eu gosto do que faço mas tambem não é bom trabalhar para aquecer , mas tambem pode agora correr tudo bem com a carrinha que tenho agora ( ou não )

              O que seria ha opção mais sensata ?

              P.S a vida de pobre é lixada.
              Então alguma coisa está aí errada. Uma coisa é o salário e outra coisa é o uso de uma viatura para trabalho da empresa. Neste caso, das duas uma, ou a empresa faculta carrinha (compre ou alugue), pois estás a trabalhar para ela, ou então tem de pagar ao km pelo uso de viatura pessoal.

              Se és prestador de serviços, então tens de fazer contas à vida e cobrar em função dos serviços prestados tendo em conta as despesas que tens.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                Viva ! há perto de 3 meses arranjei um trabalho como distribuidor de peças automóveis , é um trabalho que gosto , com contrato , ferias , etc tudo dentro da lei ( antes trabalhava e ganhava pela porta do cavalo ) bem , resulta que para trabalhar nesta empresa tinha que ter uma carrinha comercial , então fui buscar as minhas poupanças duma vida no banco e fui comprar uma berlingo , trabalhei normal 1 mês ( nesse mes tive que meter 2 pneus , fazer insp. mudar oleo e filtro ) ao segundo mes a bomba injectora teve um problema e o arranjo foram 350 euros , trabalhei mais um mes , há 10 dias atras queimou a junta começou a deitar fumo e deitar agua fora e a não pegar a carrinha ficou parada , faço uma media de 300 kms diários , para não ficar parado e sem trabalho pedi emprestado um dinheiro ao meu irmão e fui comprar uma kangoo mais recente ate agora tudo ok. ( tenho trabalhado 15 dias na kangoo sem problemas )

                As minhas duvidas são ; o que tenho recebido até agora de ordenado não deram para as despeças relativas as carrinhas , será que compensa ter um trabalho e escafiar a carrinha sabendo que as peças são caras ?

                Procurar outro trabalho poderia ser , só que eu gosto do que faço mas tambem não é bom trabalhar para aquecer , mas tambem pode agora correr tudo bem com a carrinha que tenho agora ( ou não )

                O que seria ha opção mais sensata ?

                P.S a vida de pobre é lixada.
                Despesa com peças?

                Comentário


                  #9
                  Especifica essa parte do trabalho..tens contrato de trabalho ou estas a recibos verdes? Tens contrato e tens de usar o teu carro...?

                  Comentário


                    #10
                    Ah, e outro aparte:

                    P.S a vida de pobre é lixada.
                    É mais lixada ainda quando deixamos que nos comam de cebolada e trabalhar às nossas custas. Preferia morrer à fome do que gastar dinheiro para trabalhar.

                    Comentário


                      #11
                      Isso de "tudo legal" não deve ser bem verdade … isso não é um emprego, é um negócio e, ao que parece, um mau negócio para ti. Quem emite os documentos de transporte das peças? Se não tens uma empresa de transportes não podes transportar legalmente na tua carrinha de mercadorias peças que são do "patrão". Põe-te fino e não passes "naquela" rotunda de Valongo que ficas logo sem carrinha …

                      Comentário


                        #12
                        Para trabalhares com a tua carrinha têm que te dar pelo menos 0,40€ por km, menos que isso estás a trabalhar para as despesas, não te esqueças de contabilizar o selo, o seguro ( que por ser comercial é mais caro) e a IPO além dos normais pneus, óleos filtros, etc.
                        Resumindo, se te estão a pagar menos de 150€/dia mais IVA podes ir procurar outro trabalho.

                        Comentário


                          #13
                          Quando fui a entrevista disseram 1100 euros ordenado base menos a segurança social , quando disseram isso fiquei com os olhos em bico , como sou um gajo muito impulsivo assinei logo o contrato , e fui buscar a carrinha com o dinheirito que tinha no banco , no entanto gasto uma media de 80 euros semanais em gasoleo , as despesas da carrinha são brutais , ( seja na berlingo ou na kangoo vou gastar sempre em oleos , filtros , pneus etc ) ate agora todos os meses só gastei dinheiro na berlingo .

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                            Quando fui a entrevista disseram 1100 euros ordenado base menos a segurança social , quando disseram isso fiquei com os olhos em bico , como sou um gajo muito impulsivo assinei logo o contrato , e fui buscar a carrinha com o dinheirito que tinha no banco , no entanto gasto uma media de 80 euros semanais em gasoleo , as despesas da carrinha são brutais , ( seja na berlingo ou na kangoo vou gastar sempre em oleos , filtros , pneus etc ) ate agora todos os meses só gastei dinheiro na berlingo .
                            ... e aí está a razão pela qual, segundo as tuas palavras, "és pobre".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                              ... e aí está a razão pela qual, segundo as tuas palavras, "és pobre".
                              Sim , sou , porque ?

                              Não tenho preconceitos em assumir a minha pobreza.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                                Sim , sou , porque ?

                                Não tenho preconceitos em assumir a minha pobreza.
                                Não há que ter preconceitos. Mas tomar decisões erradas não ajuda a que saias dessa situação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Malta que é contabilista, caso seja recibo verde a despesa com o carro nao pode ficar como despesa e abater de uma forma qualquer? Há comerciais a uns 250€/mes em renting, isto nao seria uma opcao?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tambem pensei numa carrinha de aluguer , só que ia estar o tempo todo estressado basta um risquinho numa porta perco o dinheiro da caução , como é carrinha de trabalho não vão faltar riscos , prefiro uma coisinha minha e andar trabalhar descansado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                                      Tambem pensei numa carrinha de aluguer , só que ia estar o tempo todo estressado basta um risquinho numa porta perco o dinheiro da caução , como é carrinha de trabalho não vão faltar riscos , prefiro uma coisinha minha e andar trabalhar descansado
                                      É mesmo em renting, nao te preocupas como nada, manutencao, reparacao de avarias e pneus estao incluidos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por velhinh0 Ver Post
                                        Isso de "tudo legal" não deve ser bem verdade … isso não é um emprego, é um negócio e, ao que parece, um mau negócio para ti. Quem emite os documentos de transporte das peças? Se não tens uma empresa de transportes não podes transportar legalmente na tua carrinha de mercadorias peças que são do "patrão". Põe-te fino e não passes "naquela" rotunda de Valongo que ficas logo sem carrinha …
                                        Não vamos exagerar. O que interessa é a guia de transporte ou factura a acompanhar a mercadoria, e lá pode ser identificada a matrícula da viatura que faz o transporte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                          Para trabalhares com a tua carrinha têm que te dar pelo menos 0,40€ por km, menos que isso estás a trabalhar para as despesas, não te esqueças de contabilizar o selo, o seguro ( que por ser comercial é mais caro) e a IPO além dos normais pneus, óleos filtros, etc.
                                          Resumindo, se te estão a pagar menos de 150€/dia mais IVA podes ir procurar outro trabalho.
                                          O limite de isenção para ajudas de custo está nos 0,36€ por km. Acima disso fica sujeito a imposto e é preciso fazer outras contas. Penso que aqui é importante perceber se estes 0,36€ são suficientes para a despesa da carrinha.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                                            Tambem pensei numa carrinha de aluguer , só que ia estar o tempo todo estressado basta um risquinho numa porta perco o dinheiro da caução , como é carrinha de trabalho não vão faltar riscos , prefiro uma coisinha minha e andar trabalhar descansado
                                            O teu salário só paga o teu trabalho. É a empresa que tem de fornecer os meios para o trabalho. Se a carrinha é tua tens de cobrar o uso dela, de forma independente do salário (são coisas distintas).

                                            Comentário


                                              #23
                                              A empresa que pague os kms que o problema fica resolvido. 1100 de ordenado base menos a segurança social. E o IRS fica onde? Os 1100 são "líquidos", excepto SS? Isto está muito mal explicado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                Malta que é contabilista, caso seja recibo verde a despesa com o carro nao pode ficar como despesa e abater de uma forma qualquer? Há comerciais a uns 250€/mes em renting, isto nao seria uma opcao?
                                                Se for a recibo verde já será outro assunto e aí, num regime simplificado, 30% dos rendimentos são considerados despesa. Face à situação, talvez fosse útil ter contabilidade organizada para permitir deduzir todas as despesas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A segurança social pagas sobre que valor? E pagas os 100% ou o "patrão" paga uma porcentagem?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    O limite de isenção para ajudas de custo está nos 0,36€ por km. Acima disso fica sujeito a imposto e é preciso fazer outras contas. Penso que aqui é importante perceber se estes 0,36€ são suficientes para a despesa da carrinha.
                                                    Eu tenho empresa com alvará para distribuição terrestre de mercadorias, penso que ele também tenha aberto actividade com um CAE parecido, para uma Berlingo ou Kangoo ele não precisa do alvará porque não atinge o peso mínimo mas pelo menos a actividade ele deve ter aberto nas finanças e sendo a actividade dele a distribuição terrestre isso não altera o valor da isenção?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                                      Eu tenho empresa com alvará para distribuição terrestre de mercadorias, penso que ele também tenha aberto actividade com um CAE parecido, para uma Berlingo ou Kangoo ele não precisa do alvará porque não atinge o peso mínimo mas pelo menos a actividade ele deve ter aberto nas finanças e sendo a actividade dele a distribuição terrestre isso não altera o valor da isenção?
                                                      Uso de carro particular é 0,36€/km, independentemente da atividade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Cadillac explica aqui uma duvida que tenho, dizes que gastas 80€ de gasóleo por semana e fazes 300kms diários portanto são 1500 semanais isso dá um consumo real inferior a 4L/100kms, que berlingo ou kangoo é que tens que faz esses consumos? É que eu ja tive varias berlingo/partner e carros com o 1.9d da kangoo e nunca consegui consumos inferiores a 7 litros aos 100 com carga, e isto com pézinhos de lã porque geralmente os consumos dessas carrinhas andam nos 7,5/8L/100kms.
                                                        Tens aí umas contas muito mal feitas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                                                          Uso de carro particular é 0,36€/km, independentemente da atividade.
                                                          Mas o carro não é particular, ele está a fazer distribuição de bens de outrem, não pode ser feito em carro particular, ou não deve

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                                            Mas o carro não é particular, ele está a fazer distribuição de bens de outrem, não pode ser feito em carro particular, ou não deve
                                                            Aí é que reside o problema. Foi ele que comprou o carro, logo é particular.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X