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Recruta no Novo Emprego - Sim ou Não?

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    Recruta no Novo Emprego - Sim ou Não?

    Julgo que não existe um tópico do género e estava aqui a remoer num assunto que me faz um pouco de espécie...
    Nada melhor do que ler aqui umas opiniões da malta cheia de experiência e personalidade jurídica do FAHO relativamente ao seguinte tema:

    São a favor da "Recruta" quando iniciam um novo emprego?

    Vou dar uns exemplos:

    1.- Técnico de IT acaba de ser integrado na equipa de redes/sistemas do Continente, tem de fazer 2 semanas de loja a repor produtos, caixa e limpar o chão na loja do Modelo da "Amadora".


    2.- Assistente de Marketing da Primark que entrou a 1 de Junho de 2019 na sede desta cadeia de roupa, vai de ser ficar 1 semana a dobrar roupa de criança...

    3.- Administrativo que processa os salários do Mc Donalds é obrigado a passar 1 semana a virar hamburguêres e mais 2 dias na caixa.

    E etc...


    Isto tem um fundamento inicial importante (dizem as empresas): Aprender e entender ,no terreno, a área de negócio.
    Acham que isto traz alguma vantagem para quem tem de passar por isso?!


    Eu já trabalhei em lojas e acharia uma enorme tolice caso tivesse de ser sujeita a uma coisa dessas.
    O que é que se aprende com isso? Acho que é só mais uma forma das empresas encontrarem uma forma de que "somos todos iguais".
    Certo, e somos. Mas porquê que então uma pessoa que fica na caixa do Continente não vai fazer uma semaninha na sede ao Dep. de IT ou Contabilidade?!


    O que acham sobre este tema? Acham que é uma mais valia essa experiência no campo?

    #2
    Acho que sim. Pessoa que acaba de entrar no call-center da TAP deveria passar um mês a pilotar um A320 pela Europa fora.

    Comentário


      #3
      Na Mercadona tambem fazem isso ... todas as pessoas que entram passam pelo menos 1 mes na loja nas várias secções ... A mim parece-me bastante importante para perceberem todo o processo da empresa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
        Na Mercadona tambem fazem isso ... todas as pessoas que entram passam pelo menos 1 mes na loja nas várias secções ... A mim parece-me bastante importante para perceberem todo o processo da empresa.
        1 mês?!





        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
          Acho que sim. Pessoa que acaba de entrar no call-center da TAP deveria passar um mês a pilotar um A320 pela Europa fora.
          E um jovem piloto devia passar 1 mês a fazer revistas no detector de metais aos passageiros.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
            Na Mercadona tambem fazem isso ... todas as pessoas que entram passam pelo menos 1 mes na loja nas várias secções ... A mim parece-me bastante importante para perceberem todo o processo da empresa.
            Um comercial da DESENTOP tambem tem de estar 1 mês com ***** atè à cintura em funções de desentupimentos?

            Comentário


              #7
              Quando entrei na empresa onde trabalho actualmente (e os que continuam a entrar também) passei um mês a correr todos os sectores para ficar a conhecer o funcionamento da casa de cima a baixo.

              Depende da função mas, em abstrato, concordo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                1 mês?!






                Pelo menos 1 mes. Há casos de mais tempo como gestores de produto.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Um comercial da DESENTOP tambem tem de estar 1 mês com ***** atè à cintura em funções de desentupimentos?
                  Qualquer comercial devia passar um mês no helpdesk, a aturar clientes a pedir as funcionalidades que não existem mas que o comercial disse que tinha só para ganhar o negócio, e explicar que afinal não existem...

                  Comentário


                    #10
                    Mas, não percebo o vosso espanto. O Armando Vara foi Administrador da CGD mas esteve uns tempitos em estágio como mero bancário

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                      Pelo menos 1 mes. Há casos de mais tempo como gestores de produto.
                      Gestor de produto? Ok.
                      Então uma pessoa que o trabalho dela seja apenas assegurar a internet das lojas, tem de estar na caixa?

                      Processar salários em barda... 1 mês a repor produto nas prateleiras?

                      Técnico de HST na caixa do Continente, pesar fruta e a passar código de barras?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                        Qualquer comercial devia passar um mês no helpdesk, a aturar clientes a pedir as funcionalidades que não existem mas que o comercial disse que tinha só para ganhar o negócio, e explicar que afinal não existem...
                        A culpa é do comercial ou da chefia dele? Ou de quem lhe dá formação ?

                        Comentário


                          #13
                          Até devia ir fazer limpeza em casa dos patrões.

                          ...

                          Mais uma ideia nada peregrina aqui "lançada", como quem não quer a coisa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                            Quando entrei na empresa onde trabalho actualmente (e os que continuam a entrar também) passei um mês a correr todos os sectores para ficar a conhecer o funcionamento da casa de cima a baixo.

                            Depende da função mas, em abstrato, concordo.
                            Eu sou adepto de que a empresa deve é dar uma formação adequada sobre as áreas que tem e como funcionam.

                            Comentário


                              #15
                              Os exemplos que deste não parecem fazer muito sentido, mas mal também não faz, é sempre uma experiência que pode ajudar o trabalhador e a empresa.
                              Mas como regra geral parece-me bem.

                              Comentário


                                #16
                                A Unilever coloca todos os graduates que entram no Future Leaders Program (ciencia, marketing, HR) a fazer 2 meses de vendas em equipas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Eu sou adepto de que a empresa deve é dar uma formação adequada sobre as áreas que tem e como funcionam.
                                  Não é mesma coisa ouvir alguém dizer que tipo de roupa vendem e que tipo de cliente têm, ou passar 1 mês na loja a vender mesmo a roupa e a interagir com os clientes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nao faz sentido na maior parte das funcoes a nao ser que seja para uma posicao que tenha uma vertente de inovacao/melhoria de processos ligados com aquilo onde vai passar a "recruta".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                      Os exemplos que deste não parecem fazer muito sentido, mas mal também não faz, é sempre uma experiência que pode ajudar o trabalhador e a empresa.
                                      Mas como regra geral parece-me bem.
                                      O problema é que eu dei estes exemplos porque efectivamente são os me fazem confusão e são postos em prática.

                                      Por exemplo, a mim não me choca um Account Manager de uma empresa com fábrica de produtos, por exemplo: Químicos, Cimento, tintas, pão de forma, etc. faça um estágiozinho na área de produção desses produtos. Ok, estamos a falar de uma coisa a sério.

                                      Agora na área do varejo ou da roupa?!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Eu sou adepto de que a empresa deve é dar uma formação adequada sobre as áreas que tem e como funcionam.
                                        Uma coisa não invalida a outra, complementam-se.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                          Gestor de produto? Ok.
                                          Então uma pessoa que o trabalho dela seja apenas assegurar a internet das lojas, tem de estar na caixa?

                                          Processar salários em barda... 1 mês a repor produto nas prateleiras?

                                          Técnico de HST na caixa do Continente, pesar fruta e a passar código de barras?

                                          E no meio das piadas disseste algo importante, é que esse tem que conhecer todas as tarefas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                            Não é mesma coisa ouvir alguém dizer que tipo de roupa vendem e que tipo de cliente têm, ou passar 1 mês na loja a vender mesmo a roupa e a interagir com os clientes.
                                            Pois mas ela falou em dobrar roupa de criança....

                                            Mas ok eu percebi.

                                            Mas eu já dei suporte informático a bancos e não me colocaram como bancário, credo. Deram foi formação e demonstraram os equipamentos. Ok, é um exemplo, talvez outros casos se justifique mas nos que ela referiu, sinceramente e pelo menos de repente não me parece.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                              Julgo que não existe um tópico do género e estava aqui a remoer num assunto que me faz um pouco de espécie...
                                              Nada melhor do que ler aqui umas opiniões da malta cheia de experiência e personalidade jurídica do FAHO relativamente ao seguinte tema:

                                              São a favor da "Recruta" quando iniciam um novo emprego?

                                              Vou dar uns exemplos:

                                              1.- Técnico de IT acaba de ser integrado na equipa de redes/sistemas do Continente, tem de fazer 2 semanas de loja a repor produtos, caixa e limpar o chão na loja do Modelo da "Amadora".


                                              2.- Assistente de Marketing da Primark que entrou a 1 de Junho de 2019 na sede desta cadeia de roupa, vai de ser ficar 1 semana a dobrar roupa de criança...

                                              3.- Administrativo que processa os salários do Mc Donalds é obrigado a passar 1 semana a virar hamburguêres e mais 2 dias na caixa.

                                              E etc...


                                              Isto tem um fundamento inicial importante (dizem as empresas): Aprender e entender ,no terreno, a área de negócio.
                                              Acham que isto traz alguma vantagem para quem tem de passar por isso?!


                                              Eu já trabalhei em lojas e acharia uma enorme tolice caso tivesse de ser sujeita a uma coisa dessas.
                                              O que é que se aprende com isso? Acho que é só mais uma forma das empresas encontrarem uma forma de que "somos todos iguais".
                                              Certo, e somos. Mas porquê que então uma pessoa que fica na caixa do Continente não vai fazer uma semaninha na sede ao Dep. de IT ou Contabilidade?!


                                              O que acham sobre este tema? Acham que é uma mais valia essa experiência no campo?

                                              Sim, é uma tremenda mais valia. E mais, não devia ser só quando entram na empresa, mas devia haver períodos de refresh (digamos de 2 em 2 anos).

                                              Nada como estar próximo do cliente final, e sentir na pele as decisões que são tomadas nas Ivory Towers do Marketing e Gestão.


                                              Os gestores que não saem dos seus gabinetes, não conhecem o terreno nem falam com clientes, nem com as "linhas da frente", não tem forma de saber como o negócio vai nem como a marca é apresentada ao cliente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                E no meio das piadas disseste algo importante, é que esse tem que conhecer todas as tarefas
                                                Certo, mas uma coisa é conhecer.

                                                Outra é praticar...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                  Uma coisa não invalida a outra, complementam-se.
                                                  Mas depende sempre muito, acho que isso numa boa quantidade de cargos não faz sentido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                    Sim, é uma tremenda mais valia. E mais, não devia ser só quando entram na empresa, mas devia haver períodos de refresh (digamos de 2 em 2 anos).

                                                    Nada como estar próximo do cliente final, e sentir na pele as decisões que são tomadas nas Ivory Towers do Marketing e Gestão.


                                                    Os gestores que não saem dos seus gabinetes, não conhecem o terreno nem falam com clientes, nem com as "linhas da frente", não tem forma de saber como o negócio vai nem como a marca é apresentada ao cliente.
                                                    Nos exemplos que ela deu? Processar salários e virar pitéu ?.....

                                                    Técnico de redes e sistemas e....repor productos ?

                                                    Não, isso não faz sentido. Mas, o exemplo que deste já é outra coisa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                      Certo, mas uma coisa é conhecer.

                                                      Outra é praticar...
                                                      Sim, uma coisa é a teoria, outra é a pratica. E de teóricos (inúteis) está o mercado de trabalho cheio

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Certo. Trabalhas com excel? Vira masé hamburguers.

                                                        LOL

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                          Sim, é uma tremenda mais valia. E mais, não devia ser só quando entram na empresa, mas devia haver períodos de refresh (digamos de 2 em 2 anos).

                                                          Nada como estar próximo do cliente final, e sentir na pele as decisões que são tomadas nas Ivory Towers do Marketing e Gestão.


                                                          Os gestores que não saem dos seus gabinetes, não conhecem o terreno nem falam com clientes, nem com as "linhas da frente", não tem forma de saber como o negócio vai nem como a marca é apresentada ao cliente.
                                                          Gestores sim, mas há muitas outras posicoes que nao sao de gestao e que nao necessitam desse conhecimento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Certo. Trabalhas com excel? Vira masé hamburguers.

                                                            LOL

                                                            O problema da malta que só trabalha com excel (por exemplos os consultores fantásticos da Mckinsey) é que mal conhecem o mundo real, e aplicam modelos chapa 4 e acham que por exemplo se podem virar 15 hamburgers por minuto, em todo o lado... Eles nunca viraram nenhum, mas já viram um modelo que diz que é possível.


                                                            Mas depois esquecem-se que se contratarem miúdos de 16 anos e lhes pagarem o salário mínimo, eles só viram 10 por minuto....


                                                            Às vezes é só meter a malta do excel a virar hamburgers durante uma hora, para perceberem logo como é vida fora do excel... E que falta que lhes faz... E quem diz virar burgers, diz dobrar roupa, passar produtos na caixa, repor stock, fazer rotas de venda, suporte a cliente ao telefone, etc.


                                                            Se nada mais acontecer, cria-se pelo menos empatia entre as classes! Crítico em sociedades funcionais.


                                                            PS - um bom programa de TV que via de vez em quando nos states era este:

                                                            https://en.wikipedia.org/wiki/Underc...can_TV_series)

                                                            As *****$ que os donos das empresas viam quando se lembravam de ir às linhas, coisas que nem faziam ideia que acontecia (isto claro à boa maneira americana de fake e choro e drama em barda)...
                                                            Editado pela última vez por Rasec; 01 July 2019, 15:02.

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