Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ser inspector da PJ

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ser inspector da PJ

    olá,

    tenho um filho de 16 anos, acabou o 10 ano com média 13.3 +/-

    ainda não encontrou bem a sua vocação

    agora falou-me de querer ser PJ na unidade nacional de combate ao tráfico de estupefacientes

    alguém sabe como se pode concorrer, que requisitos são obrigatórios, etc ?

    talvez seja uma motivação para ele, para se aplicar mais

    #2
    É pesquisar: "pj concurso"

    Comentário


      #3
      eu com 16 anos queria ser tanta coisa, especialmente as que não dessem muito trabalho, passados 7 anos acordei

      Comentário


        #4
        Sem curso superior digo-te já que é muito dificil porque a maioria dos candidatos sao advogados ....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
          Sem curso superior digo-te já que é muito dificil porque a maioria dos candidatos sao advogados ....
          É condição obrigatória.
          Já há muitos anos que não há agentes na PJ, é só inspectores ou seja tudo licenciado. A maioria em direito penso eu. Tambem há de psicologia / criminologia salvo erro.

          Mas pelo menos há uns 10 anos andei a ver e tinha de ter licenciatura obrigatoriamente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PriusFan Ver Post
            eu com 16 anos queria ser tanta coisa, especialmente as que não dessem muito trabalho, passados 7 anos acordei

            pois, eu sei, já tive 16 anos também

            mas pelo menos ele anda à procura, seria uma boa motivação para ele melhorar as notas, estudar com objectivos e motivação é bem diferente....mesmo que depois escolha outra coisa

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
              Sem curso superior digo-te já que é muito dificil porque a maioria dos candidatos sao advogados ....
              Sim... É a ideia que tenho. Haverá com diversos cursos mas a maioria será de direito.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                É condição obrigatória.
                Já há muitos anos que não há agentes na PJ, é só inspectores ou seja tudo licenciado. A maioria em direito penso eu. Tambem há de psicologia / criminologia salvo erro.

                Mas pelo menos há uns 10 anos andei a ver e tinha de ter licenciatura obrigatoriamente.
                é uma de várias licenciaturas que exigem, também li

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pedrobastos20
                  Deves ter confundido.

                  Ele disse-te que foi apanhado por um pj com estupefacientes no bolso...

                  Ou de lhe dizer que não fuma e até é completamente contra "essas cenas"


                  Um puto de 16 anos a querer ser moina? hummmm... ou a juventude está mesmo perdida ou é o que disse na frase anterior

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PriusFan Ver Post
                    Ou de lhe dizer que não fuma e até é completamente contra "essas cenas"

                    Um puto de 16 anos a querer ser moina? hummmm... ou a juventude está mesmo perdida ou é o que disse na frase anterior
                    Hehehe, eu acho bastante normal. Deve ter pensado bem e concluiu que nessa profissão ia conseguir mostrar muito trabalho. Porque realmente é fácil, principalmente nessas idades, saber-se onde pairam os ditos cujos.

                    No entanto, além de tudo o que já foi dito, eu também teria em consideração a forte possibilidade de dentro de alguns anos acabar-se o tráfico de estupefacientes. As leis estão a mudar. Mas pronto, sempre podia ir à procura de outra coisa, como por exemplo de verdadeiros criminosos, aqueles que sendo perigosos já dão algum trabalho e implicam correr sérios riscos.

                    -

                    Comentário


                      #11
                      O melhor que tem a fazer é fazer o 12ano, entrar em direito, no fim do curso feito, começar a trabalhar e assim que abrir concurso para inspetor, concorrer.
                      Espero ter ajudado

                      Uma nota: não é obrigatório curso de direito. Mas é o curso que oferece mais probabilidade de entrada porque existe uma % só para licenciados em direito.

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Altar: eu acho que tens aí uma excelente oportunidade de mostrar ao teu filho que a maioria das profissões implica um elevado nível de estudo e preparação.

                        E com isto não me refiro obrigatoriamente a estudos em ambiente universidade, falo de um modo genérico, formação, especialização.

                        Comentário


                          #13
                          Aproveito o tópico para perguntar se faz sentido terem acabado com os agentes da judiciária, é que havia agentes, e sub-inspectores ( os chamados chefes ) que não eram licenciados.

                          Mas admito que ao terem licenciatura em áreas como direito permita um melhor desempenho da profissão, quem sabe.

                          Comentário


                            #14
                            Conforme referido, terá de ter um licenciatura para poder concorrer quando abrirem concursos (limite de idade, 30 anos)

                            Depois há uma percentagem das vagas (que neste ultimo concurso foram de 35%), que estão condicionadas a serem entregues a candidatos licenciados em Direito.

                            Isto claro... numa primeira fase nos exames escritos (que incidem sobre legislação e competências dos agentes)... existindo depois ainda os exames físicos e por fim, os psico-tecnicos e entrevista pessoal.

                            Cada uma das fases é eliminatória...

                            Os concursos também não abrem com muita regularidade... a título de exemplo e de cabeça nos ultimos anos... um em 2006 outro em 2013 e recentemente em 2019...
                            Editado pela última vez por nto; 15 July 2019, 15:21.

                            Comentário


                              #15
                              Não seja preguiçosos; está tudo no site da PJ.


                              Nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;

                              Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;

                              Cumprimento das leis de vacinação obrigatória;

                              Cumprimento dos deveres militares ou de serviço cívico, quando obrigatório;

                              Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

                              b) Tenham idade inferior a 30 anos (não tenham completado os 30 anos), à data do termo do prazo de candidatura;

                              c) Sejam detentores de Licenciatura ou grau académico equivalente nos seguintes domínios, de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de março:
                              Administração e Gestão
                              Arquitetura e Urbanismo
                              Auditoria, Contabilidade e Fiscalidade
                              Biologia
                              Ciência Política e Relações Internacionais
                              Ciências da Comunicação e Informação
                              Ciências do Ambiente, Engenharia e Gestão do Ambiente, Engenharia
                              Florestal e Planeamento e Gestão do Território
                              Ciências Informáticas, Engenharia Informática, Sistemas e Tecnologias da Informação, Administração de Redes, Tecnologia de Redes e Segurança Informática
                              Ciências Policiais e Ciências Militares
                              Direito e Solicitadoria
                              Economia
                              Engenharia Civil
                              Estatística
                              Estudos de Segurança, Políticas de Segurança e Proteção Civil
                              Finanças e Teoria Financeira
                              Filosofia e Ética
                              História
                              Matemática
                              Psicologia
                              Sociologia, Criminologia e Ciências Forenses e Criminais

                              d) Sejam titulares de carta de condução de veículos ligeiros;

                              e) Não estejam abrangidos pelo estatuto de objetor de consciência.

                              https://www.policiajudiciaria.pt/wp-...-7605-2019.pdf

                              Comentário


                                #16
                                e não a certeza que com esses cursos se entra para a PJ

                                mas uma coisa eu sei, alguns desses cursos são um desastre cá fora

                                Ciências Informáticas, Engenharia Informática, e etc....sempre se safa muito bem cá fora

                                há também a possibilidade da escola superior da PSP, ou da GNR onde está um afilhado meu

                                vou-lhe mostrar que nada é fácil e que não há almoços grátis, tem que se aplicar mesmo

                                13.3 de média no 10º não vai muito longe....daí eu querer motivá-lo para algo, tipo se quer seguir os seus sonhos é lutar por eles

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                  e não a certeza que com esses cursos se entra para a PJ

                                  mas uma coisa eu sei, alguns desses cursos são um desastre cá fora

                                  Ciências Informáticas, Engenharia Informática, e etc....sempre se safa muito bem cá fora

                                  há também a possibilidade da escola superior da PSP, ou da GNR onde está um afilhado meu

                                  vou-lhe mostrar que nada é fácil e que não há almoços grátis, tem que se aplicar mesmo

                                  13.3 de média no 10º não vai muito longe....daí eu querer motivá-lo para algo, tipo se quer seguir os seus sonhos é lutar por eles



                                  Sempre há mais concursos para a PSP e GNR, que para a PJ.

                                  Comentário


                                    #18
                                    não é que mandei um email À PJ ?

                                    foram um bocado azedos


                                    responderam simplesmente isto :

                                    --------

                                    Muito boa tarde

                                    Para ter respostas ás suas questões, terá que entrar no site da Polícia Judiciária https://www.policiajudiciaria.pt/


                                    e abrir o separador “espaço público” e depois “procedimentos concursais”.



                                    Com os melhores cumprimentos,

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há muitos anos atrás eu concorri. Já tinha formação superior nessa altura, mas ainda bastava o 12.º tanto que me perguntaram porque estava a concorrer...

                                      Recordo-me que foram uma série de dias com bateria várias de testes, provas, entrevistas... sendo que a maioria delas era ali para as bandas de Loures (não me recordo o nome do sítio).

                                      Estava em boa forma física e fui passando nas várias fases... decidi um dia ir correr para a Costa da Caparica na areia e enfiei o pé num buraco na areia e fui fazer a prova do dia seguinte coxo, embora sem "ligar" o pé para não dar nas vistas.
                                      Um dos "examinadores" assim que me viu coxear perguntou o que se tinha passado e eu disse-lhe. Ainda me deu a oportunidade de tentar no dia seguinte, mas eu disse que não valia a pena. Com o pé inchado e a doer não valia a pena e tinha razão. A meio de uma prova de obstáculos (cadeiras, mesas e afins...) a dor foi tanta que tive de parar logo e acabou ali o meu sonho da judiciária!

                                      Moral da história: ele que estude bastante até ao final do secundário e logo pensa o que quer fazer da vida! Pode nem sequer ser optar pelo ensino superior!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Será uma ideia muito estapafúrdia ele após o 12º apostar no ingresso de PSP ou GNR ou similar, para ter uma ideia de como é a vida de polícia ? Enquanto está lá tambem poderá depois estudar para tirar um curso superior e quem sabe depois concorrer à judiciária mas pelo menos não apostava logo nisso sem saber se gosta ou não de ser polícia.

                                        E tanto a judiciária como as divisões de investigação da PSP e GNR são fantásticas, fazem óptimo trabalho e andam na rua completamente " invisíveis " . Nada de estrelinhas à cintura ou armas à vista como nos filmes americanos

                                        Mas deixa-me dizer-te que é uma vida dura, conheço quem tenha familiares nas equipas de investigação da PSP ou GNR e por vezes ficam 2 ou 3 noites sem ir a casa....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                          olá,

                                          tenho um filho de 16 anos, acabou o 10 ano com média 13.3 +/-

                                          ainda não encontrou bem a sua vocação

                                          agora falou-me de querer ser PJ na unidade nacional de combate ao tráfico de estupefacientes

                                          alguém sabe como se pode concorrer, que requisitos são obrigatórios, etc ?

                                          talvez seja uma motivação para ele, para se aplicar mais
                                          tem que tirar um curso
                                          preferencialmente direito ( tem 70% das vagas julgo)
                                          estou a falar de cor, mas inspector só com curso superior ( o de direito garante muitas vagas, talvez 70%),

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Conforme referido, terá de ter um licenciatura para poder concorrer quando abrirem concursos (limite de idade, 30 anos)

                                            Depois há uma percentagem das vagas (que neste ultimo concurso foram de 35%), que estão condicionadas a serem entregues a candidatos licenciados em Direito.

                                            Isto claro... numa primeira fase nos exames escritos (que incidem sobre legislação e competências dos agentes)... existindo depois ainda os exames físicos e por fim, os psico-tecnicos e entrevista pessoal.

                                            Cada uma das fases é eliminatória...

                                            Os concursos também não abrem com muita regularidade... a título de exemplo e de cabeça nos ultimos anos... um em 2006 outro em 2013 e recentemente em 2019...
                                            sim 35%, julgava que era mais

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                              Sem curso superior digo-te já que é muito dificil porque a maioria dos candidatos sao advogados ....
                                              é impossível sem curso superior
                                              só para outra carreira inferior

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                e não a certeza que com esses cursos se entra para a PJ

                                                mas uma coisa eu sei, alguns desses cursos são um desastre cá fora

                                                Ciências Informáticas, Engenharia Informática, e etc....sempre se safa muito bem cá fora

                                                há também a possibilidade da escola superior da PSP, ou da GNR onde está um afilhado meu

                                                vou-lhe mostrar que nada é fácil e que não há almoços grátis, tem que se aplicar mesmo

                                                13.3 de média no 10º não vai muito longe....daí eu querer motivá-lo para algo, tipo se quer seguir os seus sonhos é lutar por eles
                                                basta tirar o curso numa lusíada da vida e anda tranquilo
                                                inchas 350€ por mes
                                                se tiver mas notas inchas 50 ou assim para "recorrer"
                                                se tiver a correr mal ameaças que o tiras de lá

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                  sim 35%, julgava que era mais
                                                  Neste último concurso, foi de 35%... não invalidade que possa ser mais ou menos, num próximo (tal como já aconteceu em outros anteriores).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Neste último concurso, foi de 35%... não invalidade que possa ser mais ou menos, num próximo (tal como já aconteceu em outros anteriores).
                                                    eu na altura ia concorrer
                                                    nao tinha carta

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                      eu na altura ia concorrer
                                                      nao tinha carta


                                                      Pois... tal como ter licenciatura é requisito, carta de condução também o é.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Pois... tal como ter licenciatura é requisito, carta de condução também o é.
                                                        um grande amigo meu disse "concorre"
                                                        peguei na papelada , tudo certinho
                                                        ....
                                                        ....
                                                        nao tinha carta! wtf
                                                        foi no limite dos meus 30. agora acabaram os concursos, so o cej mesmo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          até aos 30 dá para arranjar um tacho na psp, gnr, asae, pj , guarda prisional, ... etc
                                                          mil oportunidades!!!

                                                          basta o 12º para começar

                                                          depois dos 30 acaba e fica o mercado privado... que em portugal não é lá grande ideia!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                            um grande amigo meu disse "concorre"
                                                            peguei na papelada , tudo certinho
                                                            ....
                                                            ....
                                                            nao tinha carta! wtf
                                                            foi no limite dos meus 30. agora acabaram os concursos, so o cej mesmo
                                                            Ao menos ainda podes ir para o melhor de todos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X